
O metronidazol é um remédio antimicrobiano indicado para o tratamento da giardíase, amebíase, tricomoníase, vaginite causada por Gardnerella vaginalis e outras infecções causadas por bactérias e protozoários sensíveis a esta substância.
Qual a ação do metronidazol?
Metronidazol possui ação antibacteriana e antiprotozoária. Conheça suas indicações, apresentações e modo de uso. Veja a bula do medicamento. Giardíase, em outras palavras, infecção do intestino delgado causada pelo protozoário flagelado, conhecido como Giardia lamblia; Amebíase, ou seja, infecção causada por qualquer uma de várias amebas );
Qual o tempo de absorção do metronidazol?
Após administração oral, o metronidazol é rapidamente absorvido, no mínimo 80% em menos de 1 hora. O pico sérico obtido após administração oral é semelhante ao obtido após administração de doses equivalentes por via intravenosa.
Quem tem hipersensibilidade ao metronidazol é contraindicado?
Metronidazol é contraindicado em pacientes com histórico de hipersensibilidade ao metronidazol ou outro derivado imidazólico e/ou aos demais componentes do produto. Exclusivo gel vaginal: Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica.
Como o metronidazol afeta o metabolismo hepático?
O uso de antiácidos orais contendo alumínio ou magnésio interfere na absorção do metronidazol, reduzindo sua biodisponibilidade em aproximadamente 15 a 20% 3. Por sua vez, o metronidazol diminui o metabolismo hepático da varfarina, carbamazepina e da fenitoína 3.

Como usar metronidazol para amebíase?
Posologia, dosagem e instruções de uso de MetronidazolGiardíase – 250 mg, 3 vezes ao dia, por 5 dias.Amebíase – Amebíase intestinal: 500 mg, 4 vezes ao dia, durante 5 a 7 dias. … Infecções por bactérias anaeróbias: 400 mg (1 comprimido de 400 mg três vezes ao dia, durante 7 dias ou à critério médico.
Qual é a ação do metronidazol?
Esse medicamento age de forma local através do dano oxidativo ao DNA celular, que ocorre quando elétrons são doados pelos microrganismos susceptíveis para a molécula de metronidazol, havendo então a liberação de radicais livres.
Como o metronidazol age no organismo?
O metronidazol age interrompendo a produção de material genético pelas bactérias. Consequentemente, as bactérias morrem. O tinidazol funciona de modo semelhante. O metronidazol é geralmente tomado por via oral, mas pode ser administrado por via intravenosa.
Para que serve o antibiótico metronidazol?
O metronidazol é um agente antimicrobiano potente, e é utilizado há mais de 55 anos para tratar infecções por bactérias, amebas e protozoários.
Quem usa metronidazol pode ter relação?
Existe também metronidazol de uso vaginal, não há proibição na relação sexual , a prudencia aconselha não realizar atividade sexual neste período de uso , porque pode causar desconforto á parceira, extravasar a medicação vaginal e evitar penetração de penis contaminados.
Qual o princípio ativo de metronidazol?
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. FLAGYL® pediátrico tem como princípio ativo o derivado benzoil do metronidazol, que permite apresentá-lo na forma farmacêutica suspensão. Cada 200 mg de benzoilmetronidazol corresponde a 125 mg de metronidazol.
Quanto tempo o metronidazol leva para sair do organismo?
Após a administração de uma dose única de 500 mg de metronidazol, o nível plasmático médio é de 10 µg/ml, uma hora após a administração. A meia-vida plasmática é de 8 -10 horas.
Quanto tempo leva para o metronidazol sair do corpo?
A meia vida desse medicamento é de 8-10 horas, ou seja, ele fica no seu organismo por esse tempo, não devendo ingerir álcool nesse período.
Estou tomando metronidazol e continuo com corrimento?
O tratamento prolongado pode causar destruição da flora vaginal e favorecer o crescimento da candida na vagina, Se vc estiver com corrimento branco, espesso, parecendo uma pasta, acompanhado de coceira, você pode estar com candidíase vaginal..
Como tomar o metronidazol para corrimento?
Remédios indicados: No caso de corrimento amarelado, o ginecologista pode recomendar o uso de:Metronidazol 500 mg de 12/12h uso oral, durante 7 dias consecutivos;Metronidazol gel 0,75%, uso intravaginal, por 5 noites;Clindamicina creme 2% uso intravaginal, por 7 noites.
Qual o melhor antibiótico para infecção no útero?
Remédios para inflamação no útero Em caso de inflamação no útero causada por vírus ou bactérias, o ginecologista pode indicar o uso de antibióticos ou antivirais como a clindamicina, aciclovir ou metronidazol, que podem ser indicados na forma de comprimidos ou de pomada, podendo o tratamento ser feito em casa.
O que é tricomoníase feminina?
A vaginite por Trichomonas (tricomoníase) é uma infecção vaginal causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. A vaginite por Trichomonas costuma ser transmitida sexualmente. Ela pode causar um corrimento verde ou amarelo, que pode ser abundante, ter odor fétido e ser acompanhado de coceira ou irritação.
Como ocorre a transmissão da amebíase?
A transmissão da amebíase ocorre através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes com cistos maduros da ameba.
O que é amebíase?
Amebíase é uma infecção intestinal causada pelo protozoário Entamoeba histolytica, mais conhecido como ameba. O protozoário também pode invadir tecidos além dos intestinos, dando origem à forma extra-intestinal da doença.
O que é o metronidazol e para que serve
O metronidazol é um medicamento antimicrobiano que funciona contra certas doenças causadas por bactérias ou protozoários.“ Metronidazol é indicado para tricomoníase, vaginite, uretrite, giardíase, amebíase e outras infecções por bactérias”, exemplifica a farmacêutica-bioquímica Maria Aparecida Nicoletti, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP)..
Para comprar precisa de receita?
O metronidazol só é adquirido com prescrição médica, que fica retida na farmácia. Isso porque seu uso indiscriminado favorece a resistência bacteriana e causa reações adversas sérias.
Quais os cuidados a serem tomados no tratamento
Antimicrobianos, em geral, não podem ser administrados quando há ingestão de bebidas alcoólicas. “A associação com álcool provoca uma reação que gera palpitações, calor, vermelhidão na face, falta de ar, mal-estar intenso, náuseas e vômitos”, informa Maria Aparecida.
Modo de ação do medicamento metronidazol
Metronidazol é um anti-infeccioso, então, apresenta atividade antimicrobiana, que abrange exclusivamente microorganismos anaeróbios, e atividade antiparasitária.
A absorção máxima ocorre entre 1 a 2 horas.
Metronidazol e álcool
Não deve ingerir bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool em sua formulação durante e no mínimo 1 dia após o tratamento com metronidazol, devido à possibilidade de efeito antabuse, com aparecimento de rubor ( vermelhidão ), vômito e taquicardia ( aceleração do ritmo cardíaco ).
Metronidazol e hepatotoxicidade
Foram reportados casos de hepatotoxicidade severa ( toxicidade no fígado )/ insuficiência hepática aguda ( redução da função do fígado ), incluindo casos fatais, com início muito rápido após o começo do tratamento, em pacientes com:
Uso de metronidazol em grávidas e lactantes
O uso de metronidazol durante a gravidez deve ser cuidadosamente avaliado visto que atravessa a barreira
placentária e seus efeitos sobre a organogênese ( formação das células que estão formando o feto) fetal humana ainda são desconhecidos.
Pacientes com encefalopatia hepática
Antes de tudo, encefalopatia hepática é a disfunção do sistema nervoso central em associação com falência hepática. Estes pacientes devem ter cautela quanto ao uso de metronidazol, pois o mesmo é metabolizado pelo fígado. Siga a orientação de seu médico.
Alterações na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Você não deve dirigir veículos ou operar máquinas caso estes sintomas ocorram: confusão, tontura, alucinações, convulsões ou alterações visuais (vide Quais os males que este medicamento pode me causar?).
Em casos de esquecimento da dose
Caso esqueça de tomar uma dose, tome-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte espere por este horário. Nunca tome duas doses ao mesmo tempo.
¿ O que é metronidazol e para que serve?
O metronidazol é um anti-infeccioso da família dos nitro-5-imidazóis, que apresenta espectro de atividade antimicrobiana que abrange exclusivamente microorganismos anaeróbios.
¿ Como é metabolizado o metronidazol?
O metronidazol é metabolizado no fígado por oxidação em dois metabólitos. O principal metabólito é o alcoólico que possui atividade bactericida sobre micro-organismos anaeróbios, de aproximadamente 30% quando comparado ao metronidazol, e uma meia-vida de eliminação de 11 horas. O metabólito ácido tem uma atividade bactericida de 5%.
¿ Quantas veces a día puedo tomar metronidazol 400 mg?
400 mg (1 comprimido de Metronidazol comprimidos 400 mg três vezes ao dia, durante 7 dias ou à critério médico). Tomar após as refeições.
¿ Quanto metronidazol por kg de peso?
Mesmo esquema utilizado no adulto, sendo que a dose é de 4,5 mL (22,5 mg de metronidazol) por quilograma de peso.
¿Como tomar o medicamento acetaminophen?
Os comprimidos devem ser deglutidos inteiros, sem mastigar, com quantidade suficiente de líquido (aproximadamente 1 copo de água).
O que é metronidazol?
O Metronidazol é um antibiótico, com atividade antiparasitária que abrange exclusivamente os microrganismos anaeróbios e na atividade antiparasitária. Por ser um bactericida, ou seja, age destruindo diretamente as bactérias.
Contraindicações
O mertronidazol é contraindicado em pacientes com histórico de hipersensibilidade ao mesmo, bem como a outro derivado imidazólico ou aos demais componentes do produto.
Como tomar e como usar
Para infecções parasitárias, no caso, Tricomoníase, a dose recomendada é de 2g, em dose única ou 250mg, 2 vezes ao dia, durante 10 dias ou 400mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias.
¿Quanto é raro o medicamento acetaminophen?
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
¿ Como tomar o medicamento aeruginosa?
Você deve tomar os comprimidos inteiros por via oral, com quantidade suficiente de líquido (aproximadamente 1 copo d´água). Tomar após as refeições.
Mecanismo e espectro de ação
O metronidazol pertence à classe dos nitroimidazólicos, sendo utilizado como agente antiparasitário e antibiótico para organismos anaeróbios .
Farmacocinética e Farmacodinâmica do Metronidazol
Após a administração oral, a absorção do Metronidazol geralmente é completa e sua meia-vida (t 1/2 ) no plasma é de 8 horas 1. Dessa forma, o uso de metronidazol oral é preferível ao endovenoso em pacientes que consigam deglutir 2.
Indicações
O uso do metronidazol está indicado para o tratamento de amebíase e tricomoníase, assim como contra infecções por bactérias anaeróbicas em diversos sítios, incluindo endocardites, infecções no sistema nervoso central e infecções ósseas 4.
Contraindicações
Não há ainda comprovação da segurança do uso de metronidazol em gestantes e, dessa forma, este está restrito para casos realmente necessários e, de preferência, após o primeiro trimestre de gestação 3,4.
Efeitos adversos
Os efeitos adversos gastrointestinais são os mais comuns e incluem náuseas, vômitos, desconforto abdominal, boca seca, gosto metálico e diarreia ou constipação 2,3 . Outros efeitos incluem cefaleia e, raramente, pancreatite e hepatite 1,2 . Entre os efeitos no trato geniturinário, destaca-se a coloração vermelho/marrom escura da urina.
Interações medicamentosas
A metabolização do metronidazol é acelerada pela prednisona, fenobarbital, rifampicina e possivelmente pelo etanol e aparentemente inibida pela cimetidina 1,3 . O uso de antiácidos orais contendo alumínio ou magnésio interfere na absorção do metronidazol, reduzindo sua biodisponibilidade em aproximadamente 15 a 20% 3.
Epidemiologia e Patogênese
A infecção pelas E. dispar e E. moshkovskii são mais frequentes do que pela E. histolytica, mas apenas esta última apresenta manifestações clínicas, a prevalência da infecção pela E.hystolytica chega a 4 a 10 por cento em países em desenvolvimento. A aquisição da infecção é por água ou comida contaminada, com ingestão de cistos contaminados.
Manifestações clínicas
Em pacientes com colonização assintomática, o diagnóstico é obtido através de exames protoparasitológicos de rotina, alguns fatores influenciam no desenvolvimento da infecção, que pode levar à doença assintomática ou invasiva, incluíndo a cepa de E. histolytica e fatores do hospedeiro, como a suscetibilidade genética, idade e estado imunológico .
Diagnóstico
O diagnóstico da amebíase intestinal ocorre principalmente através da detecção do parasita nas fezes. A demonstração de cistos ou trofozoítos nas fezes sugere amebíase intestinal, mas a microscopia não pode diferenciar entre E. histolytica e cepas de espécies não patogênicas.
Tratamento
Todas as infecções por E. histolytica têm indicação de tratamento, mesmo em pacientes assintomáticos, devido ao risco de desenvolvimento de doença invasiva.
