
Qual é o músculo supra-espinhal?
A espinha da escápula também separa o supra-espinhal do músculo infra-espinhal, que se origina abaixo da espinha. Origina-se do mesênquima da camada somática do mesoderma lateral do embrião. A contração do supra-espinhal leva à ( 1º abdução horizontal *2ª rotação externa ou lateral, *3ª rotação externa do ombro e do braço, na articulação do ombro.
Qual é a função do músculo espinal?
A contração unilateral dos eretores da espinha resulta na flexão lateral (ipsilateral) e na rotação das colunas cervical, torácica e lombar. Por outro lado, a contração bilateral dos eretores da espinha gera a extensão da cabeça, do pescoço e das vértebras cervicais, torácicas e lombares.
Onde fica o supra-espinal?
O músculo supra-espinal é um dos músculos do manguito rotador , junto com os músculos infra-espinal , redondo menor e subescapular . O supra-espinal está localizado profundamente ao músculo trapézio na região escapular posterior, estendendo-se da fossa supra-espinal da escápula até o úmero proximal.
Quais são os sintomas da tendinopatia de supraespinhal?
Profissões que exigem a elevação repetida do membro superior também tem mais risco de ter a tendinopatia de supraespinhal, como professores, pintores e carpinteiros. Os sintomas mais frequentes da tendinopatia de supraespinhal são dor, rigidez, enfraquecimento e “fisgadas” quando o braço é usado na posição de flexão-rotação interna.

Qual a ação do músculo supra espinhoso?
O supraespinhal é um músculo profundo do ombro que se insere nos 3/4 internos da fossa supra-espinhosa e compõe os músculos do manguito rotador. Origina-se na fossa supraespinal escapular. Insere-se na face superior do tubérculo maior e tem a função de auxiliar o deltóide na abdução dos braços e como estabilizador.
Quais são as ações do supra-espinhal na articulação do ombro?
Ações. A contração do supra-espinhal leva à ( 1ºabdução horizontal *2ª rotação externa ou lateral, *3ª rotação externa do ombro e do braço, na articulação do ombro. Ele é freqüentemente descrito como o inciador da abdução, já que é o principal músculo agonista desse movimento.
Qual movimento do supra espinhoso?
O músculo supraespinhoso (supraespinhal) realiza abdução do ombro, especialmente abdução acima de 60 graus. Finalmente, o músculo infraespinhoso (infraespinhal) é um forte rotador lateral (externo) e adicionalmente colabora tanto com a abdução quanto com a adução.
Qual é a função do manguito rotador?
A principal função do Manguito Rotador é de estabilizar e proteger a articulação gleno-umeral, ou seja, manter a cabeça do úmero bem encaixada na cavidade glenóide. Devido a sua capacidade de auxiliar nos movimentos rotacionais do ombro, recebe o nome de rotador.
Quem inerva o músculo supra espinhoso?
O nervo supra-escapular é ramo motor que tem origem no tronco superior, formado pelos ramos C5 e C6 do plexo braquial; inerva os músculos supra-espinhal e infra-espi-nhal e, durante seu trajeto pela escápula, passa por duas incisuras, que são locais onde o nervo pode sofrer compressão.
Qual é o tipo de articulação do ombro?
A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.
Como é feito o teste de Neer?
Como é feito o teste de Neer? Com o paciente em pé, ou sentado, eleva-se o ombro a 90º e o cotovelo também, a 90º, com rotação passiva para dentro. Caso o paciente não consiga realizar o movimento ou reclamar de dor na região anterior, ou lateral do ombro enquanto realiza o movimento.
Quais são os músculos manguito rotador?
O manguito rotador é o grupo de músculos e tendões que se inserem (prendem) na região proximal do úmero (osso do braço). É formado por 4 músculos do ombro: o subscapular, o supraespinhal, o infraespinhal e o redondo menor.
Para que serve o teste de apley ombro?
Assim, o teste de Apley permite avaliar os tendões do manguito rotador, uma estrutura do ombro formada por quatro músculos, responsáveis pela estabilização do ombro: supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor.
Qual é a função do músculo deltóide?
A ação deste músculo permite a elevação lateral do braço, até aos 90 graus. Com fixação também no úmero e na escápula, existem outros quatro músculos que vão, em conjugação com o deltoide, permitir o movimento para a frente e para trás do braço: supra-espinal, sub-espinal, redondo maior e redondo menor.
Origem e inserção
Os músculos espinhais são fascículos delgados e planos, de comprimentos variados, que ocupam a região medial da coluna dos músculos eretores da espinha.
Relações
O ponto de inserção do espinhal do pescoço em C2 é inferior ao dos músculos reto posterior da cabeça e oblíquo inferior da cabeça. A porção cervical também é medial ao músculo semiespinhal da cabeça.
Inervação
O músculo espinhal é inervado ao longo de seu curso pelos ramos laterais dos ramos dorsais dos nervos espinhais adjacentes (cervicais, torácicos e lombares).
Funções
O músculo espinhal age sinergicamente com os outros músculos eretores da espinha para executar duas funções principais. A contração unilateral dos eretores da espinha resulta na flexão lateral (ipsilateral) e na rotação das colunas cervical, torácica e lombar.
Origem das Supraspinatus
O músculo supra-espinal resulta de uma depressão pouco profunda no corpo do escapular acima da sua coluna vertebral, também conhecida como a fossa supra-espinhal.
Nerve de Supraspinatus
O músculo supra-espinhoso é alimentado pelo nervo supra-escapular, que vem do pescoço. Ele passa no lado de fora através do triângulo de trás do pescoço e através da omoplata (escapular entalhe) na parte mais fina (superiores margem) da escápula.
Ação da Supraspinatus
A contração do músculo supra-espinhal leva a abdução (movimento para fora do corpo) do braço na articulação do ombro. O músculo supra-espinhal é uma das principais estruturas de suporte do manguito rotador, que circundam o ressalto.
Outros benefícios do supra-espinhal
O supra-espinhal, também ajuda a estabilizar a articulação do ombro, pressionando a cabeça do osso do braço (úmero) firmemente contra a cápsula do ombro (glenóide fossa) da escápula.
Tipos de lesões supra espinhal
As lesões da supra espinhal podem se manifestar de duas principais formas: parcialmente ou de maneira completa. Entenda como cada tipo de lesão funciona.
Principais sintomas de uma lesão no supraespinhal
Os sintomas de uma lesão no supraespinhal dependem da gravidade do problema, principalmente considerando se a lesão foi parcial ou completa. No entanto, os principais sintomas associadas a ela são:
Exames para diagnóstico de dores no supraespinhal
Se o paciente não procurar um médico ortopedista, os sintomas podem se intensificar bem com a doença evoluir, comprometendo mais locais. Considerando isso, é essencial que seja feito um diagnóstico para identificar a lesão na supraespinhal.
Tratamento para lesão supraespinhal
Após o diagnóstico, então, o tratamento pode ser definido pelo médico. Há vários caminhos que o profissional pode orientar para que a lesão da supraespinhal seja resolvida. Entre elas, podemos citar tratamentos conservadores, terapias alternativas, cirurgia e fisioterapia.
Conclusão
Ao longo do texto, a gente pode te mostrar o que é o supra espinhal, quais são as lesões que ele pode sofrer e quais são as melhores formas de tratar esse problema.
Fase inflamatória
As forças geradas pelas correntes acústicas alteram a permeabilidade da membrana da plaqueta, levando à liberação de serotonina. Isso também inclui a liberação de histamina dos mastócitos e fatores liberados dos macrófagos.
Fase de cicatrização
A terceira e última fase é a de maturação ou remodelagem, também chamada de fase de fibrose, onde o tecido de granulação é substituído pelo fibroso, quando o colágeno e os fibroblastos se realinham, tentando se adaptar à orientação e função do tecido original.
Causas da Tendinopatia de Supraespinhal
O desenvolvimento da dor crônica nos tendões humanos que são sujeitos constantemente à cargas prolongadas, como o tendão supraespinhal, sugere que movimentos repetitivos podem levar à uma lesão.
Fatores de risco
A tendinopatia de supraespinhal costuma ocorrer em pessoas que realizam movimentos repetitivos de elevação do braço acima da cabeça, associado com força e posição estática do mesmo.
Sintomas da Tendinopatia de Supraespinhal
Os sintomas mais frequentes da tendinopatia de supraespinhal são dor, rigidez, enfraquecimento e “fisgadas” quando o braço é usado na posição de flexão-rotação interna. O paciente pode ainda sentir dificuldade de dormir sobre o lado afetado, dificuldade no desempenho de atividades diárias rotineiras e de atividades acima da cabeça.
Diagnosticando a Tendinopatia
O diagnóstico pode ser feito através da referente dor na região da inserção do supraespinhal, seguindo sua palpação, e ainda para confirmação da patologia através dos exames de imagem.
Tipos de tratamento
Já com relação aos tipos de tratamentos, podemos destacar: Fisioterapia e Cirurgia onde cada um age de uma forma específica no caso de tendinopatia do supraespinhal.
