O princípio ativo do Plasil é o cloridrato de metoclopramida. A ação do Plasil se dá pelos seus efeitos antieméticos e procinéticos. O antiemético serve para diminuir a náusea e o vômito enquanto que o procinético ajuda a esvaziar o estômago mais rapidamente.
Quais são os efeitos do Plasil?
Como o Plasil funciona? A metoclopramida, substância ativa de Plasil é um medicamento que age no sistema digestório (grupo de órgãos do corpo, como por exemplo, estômago, intestino, entre outros, responsável pela digestão dos alimentos) no alívio de náuseas (enjoo) e vômitos. Quais as contraindicações do Plasil?
Quais são os fatores de risco do Plasil?
Plasil pode induzir Torsade de Pointes (tipo de alteração grave nos batimentos cardíacos), portanto, recomenda-se cautela em pacientes que apresentam fatores de risco conhecidos para prolongamento do intervalo QT (intervalo medido no eletrocardiograma, que quando aumentado, associa-se ao aumento do risco de arritmias e até morte súbita), isto é:
Quanto tempo dura a injeção de Plasil?
A injeção intravenosa de Plasil deve ser feita lentamente, durando no mínimo 3 minutos, para evitar o aparecimento de ansiedade e agitação transitórias, porém intensas, seguido de sonolência, que pode ocorrer com administração em tempo menor do que 3 minutos.
Posso tomar Plasil durante a gravidez?
Se necessário, o uso de Plasil pode ser considerado durante a gravidez. Devido às suas propriedades farmacológicas, assim como outras benzamidas, caso Plasil seja administrado antes do parto, distúrbios extrapiramidais em recém-nascidos não podem ser excluídos.
Para que o Plasil é indicado?
Este medicamento é destinado ao tratamento de: – distúrbios da motilidade gastrintestinal e -náuseas e vômitos de origem central e periférica (cirurgias, doenças metabólicas e infecciosas, secundárias a medicamentos). PLASIL é utilizado também para facilitar os procedimentos radiológicos do trato gastrintestinal.
Qual é a ação do Plasil?
A metoclopramida, substância ativa de PLASIL é um medicamento que age no sistema digestório (grupo de órgãos do corpo, como por exemplo, estômago, intestino, entre outros, responsável pela digestão dos alimentos) no alívio de náuseas e vômitos.
Quem não pode tomar Plasil?
Esta medicação é contraindicada também para crianças menores que 1 ano.
Quem tem pressão alta pode tomar Plasil?
Plasil não interfere na pressão arterial.
Indicação
O Plasil é indicado no tratamento de alterações da movimentação do sistema digestivo como em enjoos e vômitos de origem cirúrgica, doenças metabólicas e infecciosas, secundárias a medicamentos.
Efeitos Colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são sonolência, sintomas extrapiramidais, síndrome parkinsoniana, inquietude, depressão, diarreia, fraqueza e pressão baixa.
Advertências e Precauções
O tratamento com Plasil não deve exceder 3 meses devido ao risco de movimentos repetitivos, involuntários e não-intencionais que às vezes continua ou aparece mesmo após ao tratamento e o intervalo entre cada administração deve ser respeitado.
Superdosagem
Sintomas de superdose podem incluir tremor de extremidade, aumento do músculo, rigidez muscular e sonolência, diminuição do nível de consciência, confusão e alucinações. Nesses casos deve-se proceder ao tratamento sintomático habitual. Os sintomas geralmente desaparecem em 24 horas.
Plasil Comprimido, para o que é indicado e para o que serve?
Este medicamento é destinado ao tratamento de enjoos e vômitos de origem central e periférica (cirúrgica, doenças metabólicas e infecciosas, secundárias a medicamentos).
Como o Plasil Comprimido funciona?
A metoclopramida, substância ativa de Plasil é um medicamento que age no sistema digestório (grupo de órgãos do corpo, como por exemplo, estômago, intestino, entre outros, responsável pela digestão dos alimentos) no alívio de náuseas e vômitos.
O que devo fazer quando me esquecer de usar o Plasil Comprimido?
Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.
Quais cuidados devo ter ao usar o Plasil Comprimido?
Podem aparecer sintomas extrapiramidais (tremor de extremidade, aumento do estado de contração do músculo, rigidez muscular), particularmente em crianças e adultos jovens e/ou quando são administradas altas doses. Essas reações são completamente revertidas após a interrupção do tratamento. Tratamento dos sintomas pode ser necessário.
Resultados de Eficácia
A eficácia e a segurança antiemética de Cloridrato de Metoclopramida podem ser comprovadas no estudo de Strum S.B. et al (1982) envolvendo 38 pacientes que potencialmente desenvolveriam náuseas e vômitos em tratamento quimioterápico.
Características Farmacológicas
Cloridrato de Metoclopramida é um produto de síntese original dotado de características químicas farmacológicas e terapêuticas peculiares; sua substância ativa Cloridrato de Metoclopramida é quimicamente o cloridrato de (N-dietilaminoetil)-2- metoxi-4-amino-5-cloro-benzamida.
Plasil – Indicações
Este medicamento é destinado ao tratamento de:
-distúrbios da motilidade gastrintestinal e
-náuseas e vômitos de origem central e periférica (cirurgias, doenças metabólicas e infecciosas, secundárias a medicamentos).
Plasil é utilizado também para facilitar os procedimentos radiológicos do trato gastrintestinal.
Contra-indicações de Plasil
Plasil é contraindicado nos seguintes casos:
-em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade à metoclopramida ou a qualquer componentes da fórmula;
-em que a estimulação da motilidade gastrintestinal seja perigosa, como por exemplo, na presença de hemorragia gastrintestinal, obstrução mecânica ou perfuração gastrintestinal;
-em pacientes com histórico de discinesia tardia induzida por neurolépticos ou metoclopramida;
-em pacientes com feocromocitoma suspeita ou confirmada, pois pode desencadear crise hipertensiva, devido à provável liberação de catecolaminas do tumor.
Advertências
Podem ocorrer sintomas extrapiramidais, particularmente em crianças e adultos jovens e/ou quando são administradas altas doses (vide ?Reações Adversas?). Essas reações são completamente revertidas após a interrupção do tratamento.
Interações medicamentosas de Plasil
Combinação contraindicada: levodopa ou agonistas dopaminérgicos e metoclopramida possuem antagonismo mútuo.
Combinações a serem evitadas: álcool potencializa o efeito sedativo da metoclopramida.
Combinações a serem levadas em consideração:
-Anticolinérgicos e derivados da morfina: anticolinérgicos e derivados da morfina têm ambos antagonismo mútuo com a metoclopramida na motilidade do trato digestivo.
-Depressores do sistema nervoso central (derivados da morfina, hipnóticos, ansiolíticos, anti-histamínicos H1 sedativos, antidepressivos sedativos, barbituratos, clonidina e substâncias relacionadas): o efeito sedativo dos depressores do SNC e da metoclopramida são potencializados.
-Neurolépticos: metoclopramida pode ter efeito aditivo com neurolépticos para a ocorrência de problemas extrapiramidais.
-Medicamentos serotoninérgicos: o uso de metoclopramida com medicamentos serotoninérgicos, tais como inibidores seletivos de receptação de serotonina (ISRSs) podem aumentar o risco ou síndrome serotoninérgica.
-Devido aos efeitos pró-cinéticos da metoclopramida, a absorção de certos fármacos pode estar modificada.
-Digoxina: metoclopramida diminui a biodisponibilidade da digoxina.
Características farmacológicas
Propriedades farmacodinâmicas
Plasil é um produto de síntese original dotado de características químicas farmacológicas e terapêuticas peculiares; sua substância ativa metoclopramida é quimicamente o cloridrato de (N-dietilaminoetil)-2-metoxi-4-amino-5-cloro-benzamida.
A metoclopramida, antagonista da dopamina, estimula a motilidade muscular lisa do trato gastrintestinal superior, sem estimular as secreções gástrica, biliar e pancreática.
Resultados de eficácia
A eficácia e a segurança antiemética de Plasil ? Metoclopramida ? podem ser comprovadas no estudo de Strum S.B. et al (1982) envolvendo 38 pacientes que potencialmente desenvolveriam náuseas e vômitos em tratamento quimioterápico.
Grumberg et al.
Plasil – Bula para o Paciente
1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este medicamento é destinado ao tratamento de alterações da movimentação do sistema digestivo como em enjoos e vômitos de origem cirúrgica, doenças metabólicas e infecciosas, secundárias a medicamentos.
Para que serve Plasil
Este medicamento é destinado ao tratamento de alterações da movimentação do sistema digestivo como em enjoos e vômitos de origem cirúrgica, doenças metabólicas e infecciosas, secundárias a medicamentos.
Ação esperada de Plasil
A metoclopramida, substância ativa de PLASIL é um medicamento que age no sistema digestório (grupo de órgãos do corpo, como por exemplo, estômago, intestino, entre outros, responsável pela digestão dos alimentos) no alívio de náuseas e vômitos.
Precauções e advertências de Plasil
Esta bula sofreu aumento de tamanho para adequação a legislação vigente da ANVISA. Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento.
Uso de Plasil na gravidez e amamentação
Estudos em grávidas não indicaram má formação fetal ou toxicidade neonatal durante o primeiro trimestre da gravidez. Uma quantidade limitada de informações em grávidas indicou não haver toxicidade neonatal nos outros trimestres. Estudos em animais não indicaram toxicidade reprodutiva.
Uso de Plasil
Distúrbios da motilidade gastrintestinal. Náuseas e vômitos de origem central e periférica (cirurgias, doenças metabólicas e infecciosas, secundárias a medicamentos). Para facilitar os procedimentos radiológicos do trato gastrintestinal.
Precauções especiais
Conservar em lugar fresco e ao abrigo da luz. Prazo de validade: vide cartucho. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Siga corretamente as instruções de seu médico quanto ao emprego do produto, não interrompendo ou modificando o tratamento sem antes consultá-lo.
Efeitos adversos e efeitos colaterais
Efeitos Colaterais de Plasil
As mais frequentes são inquietação, sonolência, fadiga e lassidão, que ocorrem em aproximadamente 10% dos pacientes. Com menor frequência pode ocorrer insônia, cefaléia, tontura, náuseas, sintomas extrapiramidais, galactorréia, ginecomastia, erupções cutâneas, incluindo urticária ou distúrbios intestinais.
Perguntas sobre Plasil
Plasil aumenta o leite materno? tomei quando amamentei meu primeiro filho, mas ele apareceu c intolerância a lactose. Pode ser devido eu ter tomado Plasil pra aumentar o leite?
Indicação
Posologia
Efeitos Colaterais
Contraindicações
Advertências E Precauções
Mecanismo de Ação
- Como funciona?
A metoclopramida, substância ativa de Plasil é um medicamento que age no sistema digestório no alívio de náuseas e vômitos.
Superdosagem
Plasil – Indicações
contra-indicações de Plasil
Advertências
Interações Medicamentosas de Plasil
Reações Adversas / Efeitos Colaterais de Plasil
Plasil – Posologia
Superdosagem
Características farmacológicas
-
Propriedades farmacodinâmicas Plasil é um produto de síntese original dotado de características químicas farmacológicas e terapêuticas peculiares; sua substância ativa metoclopramida é quimicamente o cloridrato de (N-dietilaminoetil)-2-metoxi-4-amino-5-cloro-benzamida. A metoclopramida, antagonista da dopamina, estimula a motilidade muscular lisa d…
See more on noticias.4medic.com.br