Qual a açao do supra espinhoso

image

Full
Answer

Quais são os sintomas da lesão do supra-espinhal?

Um movimento violento pode esticar o supra-espinhal, por exemplo, durante um lançamento, neste caso, a lesão ocorre se o tendão está inflamado porque está enfraquecido e é menos elástico do que o músculo.

Qual a função do músculo supraespinhoso?

Esse músculo oferece tensão passiva contra o deslocamento para baixo do úmero, se levarmos em consideração apenas o peso do braço. Entretanto, se o braço está segurando alguma carga, o músculo supraespinhoso contrai para aumentar a compressão do úmero na cavidade glenoide.

Quais são os sintomas da tendinopatia do supraespinhal?

A dor no ombro é o principal sintoma da tendinopatia do supraespinhal. A dor é geralmente localizada na região superior e posterior do ombro. Além disso, a dor pode se apresentar gradual conforme o paciente desenvolva tarefas e movimentos de rotação e elevação com o ombro. A localização da dor é frontal, lateral e atrás do ombro, …

Onde fica o supra-espinal?

O músculo supra-espinal é um dos músculos do manguito rotador , junto com os músculos infra-espinal , redondo menor  e subescapular . O supra-espinal está localizado profundamente ao músculo trapézio  na região escapular posterior, estendendo-se da fossa supra-espinal da escápula  até o úmero  proximal.

image


Tendinites do Ombro (Tendinites da Coifa dos Rotadores)

As tendinites da coifa dos rotadores são inflamações dos tendões ao redor da articulação do ombro, levando muitas vezes os pacientes a procurar o seu médico especialista do ombro.


Tendinites do Supra-Espinhoso

A tendinite do supra espinhoso origina geralmente uma dor na face lateral do ombro, com frequente irradiação para o braço.


Tendinites do Bicípite (Tendinite Bicipital)

A tendinite bicipital surge quando o doente pratica exercícios repetidos de flexão/antepulsão do cotovelo e ombro com cargas elevadas.


Tendinites do Subescapular

A tendinite do subescapular é uma forma mais rara de tendinite do ombro estando geralmente associada a bursite e conflito subcoracóideo. Trata-se de uma lesão de sobre-uso do ombro, desencadeada por movimentos repetidos de rotação interna da articulação.
Origina dor na face anterior do ombro de carater inflamatório.


O que é a lesão do tendão do supra-espinhoso (ou supra-espinhal)?

É a ruptura do supra-espinhoso, ou seja, um dos tendões que compõem o manguito rotador que serve para rodar externamente e internamente o ombro.
O manguito rotador serve para manter a parte superior do braço (úmero) unido a escápula e o resto do tronco, são os músculos que evitam a luxação do ombro.


Quais são as causas da lesão ou ruptura do supra espinhoso ?

As causas da lesão do tendão do supra-espinhal podem ser diferentes, em alguns casos, o indivíduo é predisposto, em outros é o resultado de um trauma ou alongamento, mas também pode ser um lento processo de inflamação crônica do tendão e degeneração devido ao desgaste.
Se uma pessoa tem o acrômio muito perto da cabeça do úmero (distância inferior a 1 cm), o supra-espinhal tem menos espaço disponível e esfrega durante os movimentos, causando atrito e inflamação, é definido como síndrome do impacto (ou choque) subacromial.
Os adultos ou idosos que sofrem de inflamação crônica do supra-espinhal vão a encontro a uma degeneração e enfraquecimento do tendão que a longo do tempo sofrem um esgarçamento das fibras.
Os desportistas lançadores (tênis, basquetebol, jogadores de vôlei) podem desenvolver uma tendinite do supra-espinhal com espessamento, até tornar-se maior do que o canal onde deve escorrer, portanto, esfrega contra o acrômio durante o movimento.
Um movimento violento pode esticar o supra-espinhal, por exemplo, durante um lançamento, neste caso, a lesão ocorre se o tendão está inflamado porque está enfraquecido e é menos elástico do que o músculo.
O tipo de trabalho também pode provocar a degeneração do tendão, quem trabalha com o cotovelo acima do nível do ombro como os pintores tem mais probabilidade de desenvolver uma inflamação crônica e uma lesão do supra-espinhal.
A ruptura do tendão pode ter uma origem pós-traumática, na verdade uma queda direta sobre o acrômio (a parte externa do ombro) provoca um inchaço do supra-espinhal que pode quebrá-lo.
Uma luxação do ombro sempre causa alongamento dos músculos e tendões do manguito rotador, em casos mais extremos pode quebrá-los..


Quais são os sintomas da lesão do tendão do supra-espinhal?

O principal sintoma é a dor na área afetada pela lesão, mas mesmo antes do braço porque muitas vezes a lesão do supra-espinhal é acompanhada de inflamação da cabeça longa do tendão do bíceps.
Os pacientes se queixam de dor tão forte que não conseguem dormir à noite.
Os movimentos mais dolorosos são abdução lateral do braço, amarrar o sutiã, pegar a carteira, pentear o cabelo etc.
Nas articulações se forma um derramamento de líquido que não podemos ver.
A dor pode irradiar para o ombro, braço e pescoço por conta da má postura e uso inadequado.


Como diagnosticar a lesão ou ruptura do tendão do supra-espinhal?

O ortopedista é o médico especialista mais adequado para avaliar uma lesão no ombro porque é o único capaz de realizar a cirurgia.
Os exames de imagem mais indicados são a ultrassonografia em comparação com o outro ombro e a ressonância magnética porque mostram os tecidos moles: músculos, tendões e ligamentos e a radiografia mostra apenas os ossos.
O ortopedista irá prosseguir com a inspeção e a palpação da área dolorosa.
A articulação do ombro é aquela mais móvel do corpo humano, porque consegue fazer os movimentos de flexão, extensão, adução, abdução e rotação externa.
O especialista antes tenta mover o braço em todas as direções para avaliar qualquer limitação especialmente na elevação e rotação.
Na segunda parte da consulta tentará o exame muscular específico para os músculos: o teste de Neer é efetuado levantando o ombro e fazendo uma abdução de cerca 30° e girando internamente, se o efeito é uma dor aguda o teste é positivo..


Qual o melhor tratamento para a lesão ou ruptura do tendão do supra-espinhal?

Depois de avaliar cuidadosamente a condição do paciente, o cirurgião ortopédico decidirá se existe uma indicação para a intervenção cirúrgica, dependendo da idade do paciente e das atividades que gostaria de fazer todos os dias.
A reconstrução do manguito rotador é realizada em um paciente jovem que pode suportar a reabilitação, enquanto se tenta evitar a cirurgia em idosos.
Se o médico acredita que o tratamento cirúrgico não é apropriado, irá direcionar o paciente para a fisioterapia e reabilitação.
Durante a cirurgia, o ortopedista monitora e avalia o dano real porque a ressonância não reflete exatamente a situação interna.
Depois de ver a extensão da lesão, o cirurgião vai limpar a articulação removendo o tecido necrótico ou danificado, puxa o tendão e fixa o osso com ganchos de metal e fios não absorvíveis.
De acordo com a condição do ombro é possível que o ortopedista tenha de fazer uma lavagem articular ou substituir o labrum ou lábio glenóidal..


Qual reabilitação precisa após a reconstrução do manguito rotador?

No pós-operatório o paciente deve manter uma órtese durante um período que varia de 20 a 40 dias dependendo do tipo de cirurgia, o tamanho da lesão e o protocolo usado pelo cirurgião.
Assim que o paciente remove a órtese, é necessário começar a fazer exercícios de reabilitação para recuperar o movimento sem dor, recuperação da amplitude articular e força muscular..


Tempo de recuperação pós-cirurgia para a lesão do tendão supra-espinhal

O tempo de recuperação é longo, é necessário manter a órtese por 20 dias e depois serve uma longa reabilitação para recuperar o movimento, força e para reduzir a dor.


Diagnóstico da tendinopatia do supraespinhal

O diagnóstico de tendinite do ombro é feito pela clínica e recorrendo a exames complementares de imagem, como ultrassonografia do ombro, raio-x (para afastar tendinopatias calcificadas, fraturas), tomografia computadorizada ou ressonância magnética6.


Tendinopatia tem cura?

O tratamento conservador (ou seja, fisioterapia, acupuntura e remédios) é geralmente suficiente, ou seja, são raros os casos que necessitam de tratamento cirúrgico (operação)8.


Quem sofre de tendinite do supra-espinhoso?

A tendinite insercional do supra-espinhal (na parte final) é muito freqüente, é a inflamação mais comum da articulação do ombro. Esse problema geralmente ocorre em pessoas com idades entre 25-60 anos.


Fatores de risco da tendinite do supra-espinhoso

Geralmente, a tendinite é a conseqüência de um desgaste crônico do tendão supra-espinhal devido sua passagem sob o acrômio.


Causas da tendinite do supra-espinhoso

A inflamação pode persistir por anos até se torna crónica se não é tratada adequadamente.
O princípio da formação de aderências no tecido cicatricial explica como pode ocorrer.
Por exemplo: um jovem nadador durante uma braçada lesiona algumas fibras do tendão supra-espinhal.
Só se sente um pouco de dor, mas depois de alguns dias o ferimento parece cicatrizar espontaneamente.
Infelizmente, é possível que com a cura se formam algumas aderências de cicatriz no tendão.
Anos mais tarde, o mesmo paciente corre para o aeroporto carregando malas pesadas na mão, depois sentirá dor no mesmo ombro por uma semana.


Sinais e sintomas da tendinite do supra-espinhoso

Início da dor
A dor no ombro pode ocorrer de repente com uma sensação de puxão como resultado de uma lesão.
É possível que os sintomas ocorram gradualmente ao realizar tarefas com os braços acima da cabeça, mais parecido como a síndrome do impacto do ombro.


Teste

O teste ortopédico para a tendinite do supra-espinhal é positivo se você sente dor durante o movimento de abdução contra resistência. Se pode haver um arco doloroso quando o braço é abduzido do corpo entre 70 e 110 graus porque as fibras do tendão são comprimidas entre a cabeça do úmero e o acrômio.


Exames de imagem

Uma radiografia pode mostrar uma calcificação do ombro (cristais de cálcio) em caso de tendinite crônica.


Qual é o tratamento para a tendinite do supra-espinhal do ombro?

O repouso é importante durante a fase aguda (inicial) da tendinite para permitir a inflamação de cicatrizar (pode ser útil analgésicos e antiinflamatórios não esteróides ).

image

Leave a Comment