Qual a açao do tramal

image

O Tramal é um remédio que contém tramadol na sua composição, uma forte substância analgésica que age no sistema nervoso central e que está indicada para o alívio da dor de intensidade moderada a grave. Dessa forma, o médico pode indicar o uso desse medicamento em caso de de dor de costas, neuralgia ou osteoartrite.

Full
Answer

O que é o tramal e para que serve?

Tramal® (cloridrato de tramadol) é um potente analgésico da classe dos opioides, indicado para dor de intensidade moderada a grave. Sua ação se dá nas células nervosas específicas da medula espinhal e cérebro (sistema nervoso central) levando ao alívio da dor. Tramal® é o mesmo que morfina?

Por que o tramal é perigoso para a saúde?

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. A presença de qualquer outro problema de saúde pode sofrer interferência com o uso de Tramal®.

Quais são os riscos de tomar tramal?

Tramal® tem potencial baixo de causar dependência. O risco aumenta quando as doses são superiores à dose máxima indicada (400mg/dia). Uso prolongado de Tramal® pode levar à dependência química e física, assim como o desenvolvimento de tolerância (fenômeno em que uma determinada dose da medicação já não é capaz de atingir o efeito desejado).

Quais as contraindicações do tramal?

Uma a duas cápsulas de Tramal (equivalente a 50 ou 100 mg de cloridrato de tramadol). Dependendo da dor o efeito dura cerca de 4 a 8 horas. Tramal cápsulas não é adequado para crianças abaixo de 12 anos de idade. Em pacientes idosos (acima de 75 anos) a excreção de tramadol pode ser atrasada.

image


Como age o Tramal no organismo?

O tramadol combina efeitos opioide fraco e antidepressivo. Por isso, ele é conhecido como analgésico dual ou misto de ação central, cujo mecanismo de ação (farmacodinâmica) começa pela ligação e ativação de receptores opioides (neurotransmissores encarregados da regulação e sensação da dor, como a endorfina).


O que é Tramal e para que serve?

Tramal é indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave.


Quais são os efeitos do Tramal?

Alucinação, confusão, distúrbios do sono, delírios, ansiedade e pesadelos. As reações adversas psíquicas podem ocorrer após administração de Cloridrato de Tramadol que varia individualmente em intensidade e natureza (dependendo da personalidade do paciente e duração do tratamento).


Para que tipo de dor serve o tramadol?

Cloridrato de tramadol é um analgésico que pertence à classe dos opioides que age no sistema nervoso central. Desta forma alivia a dor agindo nas células nervosas específicas da medula espinhal e cérebro.


Tem morfina no Tramal?

Tramal é o mesmo que morfina? Não. O Tramal contém tramadol que é uma substância extraído do ópio, assim como a morfina. Embora sejam ambos opioides usados como analgésicos, são moléculas diferentes, com indicações também diferentes, sendo que a morfina é usado em situações mais extremas.


Qual é o analgésico mais forte que existe?

O AT-121 é mais poderoso do que a morfina no alívio da dor, não produz efeitos colaterais perigosos e – o que é importante – não é viciante.


Quanto tempo dura o efeito do Tramal no organismo?

Na verdade o tramadol é excretado em até 12 horas em uma pessoa saudável. Pode haver alterações no tempo se houver problemas renais por exemplo.


Faz mal tomar muito Tramal?

Após tomar doses muito altas, podem ocorrer pupilas muito contraídas, vômito, queda da pressão sanguínea, batimento cardíaco acelerado, colapso, distúrbios de consciência podendo levar ao coma, convulsões e depressão respiratória até parada respiratória. Em tais casos um médico deve ser chamado imediatamente.


Quanto tempo dura o efeito do tramadol no organismo?

O início de ação do tramadol é relativamente rápido, havendo alívio da dor após 30 a 60 minutos. O efeito analgésico pode durar de 4 a 8 horas, dependendo da causa e da intensidade da dor. O pico de ação costuma ser com 2 a 3 horas.


Qual é o melhor relaxante muscular?

Relaxantes musculares mais comunsCarisoprodol (Mioflex)Ciclobenzaprina (Miosan)Orfenadrina (Dorflex, Ana-Flex)Tizanidina (Sirdalud)


Quando o anti-inflamatório não resolve a dor?

Por outro lado, quando a dor é forte, a utilização de apenas um anti-inflamatório não faz regredir o quadro. Não se pode esquecer de que os anti-inflamatórios não estereoidais têm um efeito teto. A partir de determinada dose, não aumentam a analgesia, ou seja, não mais ajudam a aliviar a dor.


Para que serve o cloridrato de tramadol e paracetamol?

Cloridrato de Tramadol + Paracetamol é indicado para dores moderadas a severas de caráter agudo, subagudo e crônico.


Como o Tramal funciona?

Cloridrato de tramadol, a substância ativa do Tramal é um analgésico que pertence à classe dos opioides que age no sistema nervoso central. Desta forma alivia a dor agindo nas células nervosas específicas da medula espinhal e cérebro.


O que devo fazer quando me esquecer de usar o Tramal?

Se você não receber Tramal é provável que a dor volte. Você não deve receber uma dose dupla para compensar as doses individuais esquecidas, simplesmente continue recebendo Tramal solução injetável como antes.


Resultados de Eficácia

O Cloridrato de Tramadol foi administrado em dose única e oral de 50, 75 e 100mg a pacientes com dores geradas após procedimentos cirúrgicos e cirurgias bucais (extração de molares impactados).


Características Farmacológicas

O Cloridrato de Tramadol é um analgésico opioide de ação central. É um agonista puro não seletivo dos receptores opioides μ (mi), δ (delta) e κ (kappa), com uma afinidade maior pelo receptor μ (mi).


Posologia

O medicamento deve ser tomado conforme for orientado pelo médico e a dose deve ser ajustada à intensidade da dor e a menor dose analgésica deve ser tomada.


Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são tonturas, dor de cabeça, sonolência, náuseas, vômitos, prisão de ventre, boca seca, aumento do suor e cansaço.


Contraindicações

O Tramal não deve ser usado em pessoas alérgicas ao cloridrato de tramadol ou a qualquer componente do medicamento, em casos de intoxicação aguda com álcool, uso pílulas para dormir, analgésicos ou outras drogas psicotrópicas.


Superdosagem

Após tomar doses muito altas, podem ocorrer pupilas muito contraídas, vômito, queda da pressão sanguínea, batimento cardíaco acelerado, colapso, distúrbios de consciência podendo levar ao coma, convulsões e depressão respiratória até parada respiratória.


O que é o cloridrato de tramadol?

O cloridrato de tramadol, também conhecido pelo nome comercial Tramal, é um analgésico opioide indicado habitualmente no tratamento da dor de moderada a grande intensidade, como nos casos de dor oncológica, pós-operatório e traumas.


Mecanismo de ação

O tramadol age de forma semelhante às endorfinas, que são neurotransmissores naturais relacionados à dor e à sensação de bem-estar. As endorfinas agem ligando-se aos receptores μ opioides do cérebro diminuindo as mensagens de dor que chegam ao sistema nervoso central.


Indicações

O tramadol está indicado para as dores moderadas a intensas de caráter agudo, subagudo ou crônico, principalmente quando os analgésicos e os anti-inflamatórios comuns não apresentam resposta satisfatória. Em geral, não se indica o início de opioides até que a dose máxima dos analgésicos comuns tenha sido alcançada sem sucesso no controle da dor.


Composição

Cada cápsula de tramadol contém 50 mg ou 100 mg de cloridrato de tramadol.
Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio e sílica coloidal anidra.


Posologia – como tomar?

As doses de tramadol devem ser tituladas até se atingir o efeito analgésico apropriado. Deve-se sempre usar a menor dose efetiva pelo menor período de tempo possível. A associação com analgésicos comuns, como paracetamol e dipirona, tem ação sinérgica e ajuda a reduzir as doses dos opioides.


Síndrome de abstinência – interrupção do tratamento após uso prolongado

Os pacientes que fazem uso de opiáceos por várias semanas podem criar dependência, desenvolvendo síndrome de abstinência se for feita uma interrupção súbita do fármaco. O ideal é que seja feito um desmame do medicamento, com reduções de 25% da dose a cada poucos dias.


Intoxicação pelo tramadol

A intoxicação pelo tramadol costuma provocar os mesmos sintomas que se observam nas intoxicações por outros opiáceos. Os sinais e sintomas mais comuns são: pupilas pequenas, tremores, vômitos, crise convulsiva, rebaixamento do nível de consciência, hipotensão arterial, colapso cardiovascular e depressão respiratória.


2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Cloridrato de tramadol, a substância ativa do Tramal é um analgésico que pertence à classe dos opioides que age no sistema nervoso central. Desta forma alivia a dor agindo nas células nervosas específicas da medula espinhal e cérebro.


7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Se você esquecer-se de tomar as cápsulas é provável que a dor volte. Não tome uma dose dupla para compensar as doses individuais esquecidas, simplesmente continue tomando as cápsulas como antes.


MEDICAMENTO

NOVO – Registro Eletrônico de Medicamento Novo Notificação de Alteração de Texto de Bula – RDC 60/12 Notificação de Alteração de Texto de Bula – RDC 60/12 Data de aprovação Itens de bula Dados das alterações de bulas Versões Apresentações (VP/VPS) relacionadas 01/06/2015 N/A primeira bula


Definição

O tramadol, muito conhecido pelo marca de referência, Tramal®, é um analgésico da classe dos opióides. É um análogo sintético da codeína. Possui efeito eficaz semelhante à morfina no tratamento de dores leves a moderadas, mas é menos eficaz em dores graves e/ou crônicas.


Mecanismos de ação

É considerado um agonista fraco nos receptores de opioides e também é um inibidor fraco da captura de norepinefrina. Também possui ação inibitória da recaptação de serotonina.


Farmacocinética e farmacodinâmica

O tramadol pode ser administrado por via oral, intramuscular ou intravenosa. É metabolizado no fígado e, apesar da fraca afinidade com os receptores opióides , o metabólito O-desmetilado principal do tramadol é até 4x mais potente.


Contraindicações

Seu uso é contraindicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade ao tramadol, opioides ou qualquer componente da formulação ou em pacientes pediátricos <12 anos de idade.


Efeitos adversos do Tramadol

Seus principais efeitos adversos são no trato gastrintestinal, como constipação, náuseas, xerostomia e dispepsia. Também pode ocasionar efeitos no SNC como tontura, sonolência, cefaléia e vertigem.


Interações medicamentosas

Deve ser evitado o uso de tramadol com inibidor da monoamina oxidase e com outros fármacos que reduzam o limiar convulsivo. Além disso, traz consigo o risco de síndrome da serotonina, principalmente quando combinado com outros agentes serotoninérgicos.

image

Leave a Comment