
Os anti-inflamatórios são divididos em dois grandes grupos, os AINE’s e os AIE’s Os antiinflamatórios esteroidais (AIEs) atuam diretamente sobre as fosfolipases (citadas no post “Eicosanóides”), impedindo dessa forma toda a cascata da inflamação.
Qual a diferença entre AIE e Aine?
Qual a diferença entre AIEs e AINEs? Apesar de terem a mesma finalidade anti-inflamatória, a principal diferença entre essas classes medicamentosas é o mecanismo de ação. Essa questão fica clara ao evidenciar que o AINEinibe a enzima COX. Enquanto o AIE(Anti-inflamatório esteroide) induz um gene que inativa a fosfolipase A2.
Como os AINEs atuam no organismo?
O mecanismo de ação conhecido como cascata do ácido araquidônico começa na lesão, já que o corpo libera uma outra enzima, chamada fosfolipase A2. Essa, por sua vez, acaba formando o ácido araquidônicoque compõe a membrana celular. Através da sua oxidação, a enzima ciclo-oxigenase, conhecida como COX, é ativada.
Quais são os efeitos farmacológicos dos AINEs?
As ações farmacológicas dos AINES são: efeito anti-inflamatório (inibem a vasodilatação, diminuem o aumento de fluxo local e o edema gerado em função das prostaglandinas); efeito analgésico (impedem a ação das prostaglandinas nas fibras nervosas nociceptivas, pois a prostaglandina atuando nessas fibras sensibiliza … Quais os efeitos dos AINEs?

Qual o mecanismo de ação dos AINEs e do AIES?
Albuquerque e colaboradores (2013) descreveram que os AINES e AIES atuam inibindo essa cascata a fim de sanar a inflamação. Cada medicamento atua em uma fase específica da cascata do ácido araquidônico, inibindo principalmente a atividade de duas enzimas, a cicloxigenase ou a lipoxigenase.
Qual a diferença entre AINEs e AIES?
O uso de AINEs, que atuam por mecanismos irre- versíveis de inibição das COXs (ex.: sali- cilatos), na fase final da gravidez, pode comprometer o trabalho de parto. A ação anti-inflamatória dos AIEs dá-se, através da indução da expressão do gene da liporcortina que, depois de sintetizada, inativa a fosfolipase A2.
Qual o efeito dos AINEs?
Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.
Quais são as ações farmacológicas dos AINEs?
As ações farmacológicas dos AINES são: efeito anti-inflamatório (inibem a vasodilatação, diminuem o aumento de fluxo local e o edema gerado em função das prostaglandinas); efeito analgésico (impedem a ação das prostaglandinas nas fibras nervosas nociceptivas, pois a prostaglandina atuando nessas fibras sensibiliza …
Qual a diferença entre AINEs e corticosteróides?
Os anti-inflamatórios corticoides devem ser usados por curtos períodos, pois apresentam problemas de interação com outros medicamentos e também efeitos colaterais, como aumento de peso, náusea e insônia. Já os Aines são utilizados para tratar problemas mais simples, como artrite, artrose e cólicas menstruais.
Qual é a função do anti-inflamatório?
Anti-inflamatórios impedem ou amenizam o transporte de células do sistema imunológico para a região lesionada, minimizando os sintomas da inflamação. A inflamação é uma resposta do sistema imunológico a uma infecção ou lesão dos tecidos.
Como agem os AINE como o ácido acetilsalicílico?
Todos os AINES agem como antiagregantes plaquetários, mas o AAS (ácido acetilsalicílico) é o fármaco dessa classe que exibe maior efeito sobre as plaquetas. Esse efeito colateral é frequentemente aproveitado nos pacientes com elevado risco de infarto ou AVC.
Quais as contraindicações dos AINEs?
Quando em uso de AINEs, podem ocorrer alterações plaquetárias, que acarretam, consequentemente, em alterações da hemostasia primária. O tipo de alteração a ocorrer varia de acordo com o tipo de AINEs que está sendo utilizado, podendo ocorrer tanto sangramentos, quanto trombos por agregação plaquetária aumentada.
Como são classificados os AINEs?
Os AINEs pertencem a duas grandes classes: Inibidores não seletivos da COX; Inibidores seletivos da COX-2. Os AINEs com ação predominante sobre a COX- 1 são: ácido acetilsalicílico (AAS), indometacina, ibuprofeno, fenoprofeno, cetoprofeno e piroxican.
Qual é a ação do ibuprofeno?
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE). Trata-se de um princípio ativo que age contra inflamações não tão intensas, sendo comumente indicado contra febre e dores diversas. Ele está disponível em remédios com diferentes nomes, de marcas distintas.
Quais seriam os benefícios da utilização de AINEs seletivos?
Esses AINEs, como a aspirina, reduzem a produção plaquetária de TXA2, devido ao bloqueio da COX-1, e previnem a trombose arterial (Figura 2). Recentemente, tem sido postulado que os inibidores seletivos da COX-2 aumentam o risco cardiovascular.