
Os medicamentos antieméticos são tipos de produtos químicos que ajudam a aliviar os sintomas de náusea ou vômito. Os medicamentos antieméticos também podem ser usados para tratar náuseas e vômitos causados por outros medicamentos, enjoo frequente de movimento, infecções ou gripe estomacal.
Quais são os mecanismos de ação dos Antieméticos?
Mecanismos de ação dos Antieméticos Como dito anteriormente, diversos fármacos podem ser utilizados para controle da êmese e das náuseas. Seus principais mecanismos de ação consiste no antagonismo dos receptores dos neurotransmissores envolvidos nessa fisiologia.
Quais são os efeitos colaterais dos Antieméticos?
Os antieméticos geralmente são bem tolerados, mas podem ter efeitos colaterais potenciais, como constipação ou diarreia, dor de cabeça, fadiga, mal-estar, tontura, desmaio, visão turva, boca seca ou fotossensibilidade.
Quais são os diferentes tipos de medicamentos Antieméticos?
Os medicamentos antieméticos mais populares administrados em hospitais são ondansetrona, metoclopramida, prometazina e proclorperazina. No entanto, estes são apenas um guia aproximado e os medicamentos usados podem variar de acordo com os regulamentos do hospital.
Qual o melhor antiemético para náusea pós-operatória?
Como metoclopramida, domperidona e clorpromazina, estão entre os antieméticos mais comumente usados e também são indicados para náusea pós-operatória e enjoo. Anti-h1

Quais os principais efeitos dos fármacos anti eméticos?
Aumenta o tônus do esfíncter esofágico superior, evitando o refluxo. Aumenta as contrações gástricas, relaxa o esfíncter pilórico e o bulbo duodenal e aumenta os peristaltismos do duodeno e jejuno, acelerando o esvaziamento gástrico.
Qual mecanismo de ação dos Anti-eméticos?
Os antieméticos de ação central bloqueiam os impulsos nos centros mais elevados e no centro emético, incluindo anticolinérgicos muscarínicos, os antidopaminérgicos que bloqueiam os receptores dopaminérgicos na zona quimiorreceptora de disparo.
O que é efeito antiemético?
1. [ Farmácia ] Que faz cessar ou evita o vómito . 2. [ Farmácia ] Substância que evita o vómito .
Para quais situações os Anti-eméticos são recomendados?
Os antieméticos são indicados apenas nos casos de desidratação leve a moderada, com vômitos persistentes que interferem na terapia de reidratação oral. Na desidratação grave, a hidratação deve ser feita por via intravenosa, assim, não se deve aguardar o efeito do antiemético para iniciar sua correção [1].
O que é anti eméticos exemplos?
Antieméticos são fármacos para evitar a emese (vômito). Os fármacos antieméticos são utilizados para prevenir a cinetose a êmese da gestação, as êmeses causadas por medicamentos e as pós-cirúrgicas, bem como vômitos decorrentes da radioterapia.
O que é antiemético para cães?
Os antieméticos estão na categoria de remédio para enjoo cachorro, ou seja, agem no trato digestivo, principalmente no estômago, a fim de controlar ou suprimir as causas dos enjoos e, por consequência, do vômito.
Quais as medicações Anti-eméticos?
Medicamentos AntieméticosVonau Flash 4mg Biolab 10 comprimidos. … Bromoprida 10mg Genérico Medley – 20 Cápsulas. … Digeplus 7mg+40mg+50mg Aché 30 Cápsulas. … Vonau Flash 4mg Biolab Menta 10 Comprimidos. … Vonau Flash 8mg Biolab 30 Comprimidos. … Vonau Flash 4mg Biolab 30 Comprimidos. … Motilium 10mg Janssen Cilag 90 Comprimidos.More items…
Vômitos e náuseas
Náuseas e vômitos são sintomas comuns que podem ser causados por muitos distúrbios diferentes. Náuseas e vômitos podem ocorrer em condições que afetam o próprio sistema digestivo ou em associação com condições mais generalizadas, como gripe, enxaqueca ou meningite.
O que são os medicamentos antieméticos?
O antiemético é um medicamento utilizado para o tratamento e prevenção de náuseas e vômitos. Esses medicamentos são encontrados de várias formas, como cápsulas e comprimidos, em forma líquida, como supositórios retais, adesivos, e injeções intravenosas e intramusculares.
Como funcionam os medicamentos antieméticos?
Os antieméticos atuam nas vias neurais envolvidas no vômito, bloqueando receptores específicos que respondem às moléculas de neurotransmissores, como serotonina, dopamina e histamina.
Qual a função dos Antieméticos?
Os antieméticos tratam ou previnem náuseas e vômitos. As causas comuns de náusea e vômito incluem enjoo , gastroenterite (cólica estomacal), dor, enxaqueca, obstrução intestinal, radioterapia, medicamentos opióides, quimioterapia e anestesia durante a cirurgia. Os antieméticos também tratam as náuseas associadas à gravidez, como enjoo matinal.
Tipos de antieméticos
Existem algumas classes de medicamentos antieméticos, que são categorizados com base no receptor predominante sobre o qual atuam. Escolher o mais adequado é fundamental para aumentar a eficácia e minimizar os efeitos colaterais.
Principais substâncias de antieméticos
Dentro dos tipos principais de antieméticos, existem algumas substâncias mais comuns que são usadas para prevenção e tratamento de náuseas e vômitos, Veja a seguir algumas dessas substâncias.
Antieméticos naturais
Embora a medicina convencional opte por antieméticos e outros medicamentos para aliviar as náuseas e vômitos, também existem remédios naturais para esses problemas, alguns dos quais você já tem em sua cozinha.
Medicamentos antieméticos para cirurgia
As pessoas que necessitam de anestesia para se submeter à cirurgia freqüentemente se queixam de náuseas e vômitos após a cirurgia. Alguns tipos diferentes de medicamentos podem ajudar nisso, como bloqueadores dos receptores de serotonina, bloqueadores dos receptores de dopamina e alguns corticosteróides.
Medicamentos antieméticos para pacientes com câncer e quimioterapia
O tratamento quimioterápico geralmente causa náusea e vômito. Os médicos podem prescrever diferentes antieméticos antes e após o tratamento quimioterápico para ajudar a prevenir os sintomas e permitir que a pessoa tenha uma qualidade de vida mais alta.
Antieméticos durante a gravidez
Mulheres grávidas com enjoo matinal podem usar medicamentos antieméticos para reduzir seus sintomas. Geralmente, eles são prescritos apenas em situações graves, como se uma mulher tem hiperêmese gravídica ou onde náuseas e vômitos interferem na vida cotidiana.

definição
-
Antiemético é o nome ofertado à classe de medicamentos que tem como foco o tratamento de náuseas e vômitos. Esses sintomas são relativamente frequentes na vida cotidiana. Ocorrem no início da gestação, está presente em diversas doenças e infecções, além de serem efeitos colat…
Classes Medicamentosas
- Antagonista muscarínico
A escopolamina é a principal droga anticolinérgica. É um antiemético eficaz controle de náuseas e vômitos por intoxicações alimentares, profilaxia contra cinetose ou no pós-operatório. Entretanto, é pouco eficaz num quadro emético bem estabelecido. Pode ser administrada por vi… - Antagonistas dopaminérgicos
Três classes de antagonistas do receptor de dopamina podem ser usados em pacientes com náuseas ou vômitos: 1. Fenotiazinas 2. Butirofenonas 3. Benzamidas Fenotiazinas – As fenotiazinas foram o primeiro grupo de medicamentos a demonstrar atuação na prevenção da ê…
Indicações Dos Antieméticos
-
Os antieméticos podem ser utilizados para melhora dos sintomas de náuseas e vômitos nas condições de: 1. Êmese gravídica 2. Êmese causada como efeito adverso de outros medicamentos 3. Êmese pós anestésica 4. Êmese e náusea pós quimioterapia 5. Tratamento de Profilaxia de cinetose
Interações Medicamentosas
- Difenidramina – pode reduzir o efeito da codeína, do tramadol e do tamoxifeno.
- Benzodiazepínicos – deve evitar uso associado com álcool devido ao efeito depressor do SNC
Fármacos Antieméticos
- Antagonistas dos receptores serotoninérgicos
Compostos pela ondansetrona, dolasetrona e granisetrona. São os mais indicados na êmese provocada por radioterapiae quimioterapia do câncer. Os receptores serotoninérgicos 5-HT3, quando ativados, provocam a náusea e vômito. O uso abusivo de álcool, consumo de alguns fár… - Antagonistas dos receptores D2
Os antidopaminérgicos atuam bloqueando os receptores dopaminérgicos na zona quimiorreceptora de disparo. Os receptores dopaminérgicos que ativam o centro do vômito são do subtipo D2. Uma vez ativados, provocam a náusea e êmese. Os fármacos que atuam nesta vi…
anti-histamínicos
-
Compostos pela prometazina, difenidramina, clorfeniramina, meclizina e dimenidrinato. Atuam como antagonistas do receptor de histamina H1. Eficazes contra alguns tipos de vômitos.
Anticolinérgicos
-
Os fármacos anticolinérgicos muscarínicos, bloqueiam, por antagonismo competitivo, os receptores muscarínicos para a acetilcolina.
Canabinóides
- Dronabinol
É um canabinóide (delta-9-tetrahidrocanabinol) que atua como agonista do receptor canabinóide do subtipo CB1, nos neurôniosdo centro do vômito. Indicados na êmese provocada por quimioterapia do câncer, quando os demais antieméticos não mostram eficácia. Bibliografia: B…