
Quais são os malefícios dos parabenos?
“O acúmulo de parabeno no organismo, segundo estudos, pode gerar doenças como câncer de mama, melanoma e afetar a fertilidade. Entretanto, essas pesquisas foram feitas com doses muito altas, que não são encontradas nos produtos do nosso cotidiano.
Quais são os anexos da pele?
A pele possui algumas estruturas especializadas que auxiliam em diversas funções do corpo. Essas estruturas são os chamados anexos da pele e incluem os pelos, unhas e glândulas sebáceas e …
Quais são as consequências do parabeno?
De acordo com a médica, a substância desencadeia alergias, irritações e sensibilizações cutâneas. “O acúmulo de parabeno no organismo, segundo estudos, pode gerar doenças como câncer de mama, melanoma e afetar a fertilidade.
Quais são as funções da pele?
A pele é o maior órgão do corpo humano, recobrindo cerca de 7500 cm 2 de um indivíduo adulto. Esse órgão protege nosso corpo contra atrito, patógenos, perda excessiva de água e atua em sua termorregulação. Além disso, contém receptores que permitem a percepção de dor, tato, temperatura e pressão. A pele apresenta uma estrutura com duas camadas …

1. Dermatite de contato
A dermatite de contato é uma reação inflamatória que ocorre quando uma substância entra em contato com a pele do rosto, sendo identificada através do aparecimento de pápulas ou vesículas que coçam e que levam a vermelhidão ou formação de crostas descamativas na pele.
2. Reação a cosméticos
Os cosméticos abrangem qualquer produto aplicado no corpo, seja de origem animal, vegetal ou feito com substâncias químicas sintéticas que são usadas para limpar, proteger ou para disfarçar imperfeições e usadas para beleza, como é o caso da maquiagem.
3. Dermatite atópica
A dermatite atópica é uma doença crônica que atinge principalmente crianças e surge por causa de fatores genéticos e alterações na barreira da pele. Os sintomas podem aparecer como uma alergia no rosto e se manifesta através do ressecamento excessivo da pele, coceira e pela presença de eczema, que é uma mancha descamativa sobre a pele.
4. Uso de medicamentos e alimentos
O uso de determinados medicamentos, como a aspirina e antibióticos à base de penicilina, pode provocar o surgimento de reações alérgicas, inclusive a alergia no rosto, em que pode ser percebida vermelhidão e coceira da pele da face.
5. Exposição solar
A exposição solar pode gerar alergia no rosto em algumas pessoas, pois leva ao surgimento da chamada fotossensibilidade aos raios ultravioletas, que podem se instalar mesmo em poucos minutos de exposição ao sol.
6. Urticária colinérgica
A urticária colinérgica se caracteriza por uma alergia na pele, que pode aparecer no rosto, que surge devido ao aumento da temperatura do corpo, sendo muito comum após a realização de exercícios físicos e banho com água quente.
Considerações finais
O câncer de pele, no Brasil, corresponde a 33% de todos os diagnósticos de neoplasias, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença é provocada por um crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele, e seus tipos são classificados de acordo com a camada afetada.
Carcinoma Basocelular (CBC)
O CBC que afeta as células da camada basal é a neoplasia de pele mais comum, acometendo geralmente pacientes com mais de 40 anos e que tenham tendência a queimaduras solares. Sua ocorrência é mais prevalente em áreas com maior exposição ao sol, como o segmento cefálico e o tronco.
Carcinoma Escamocelular (CEC)
O CEC se desenvolve no epitélio escamoso e é o segundo tipo mais comum de neoplasia da pele, podendo ocorrer também em mucosas. A doença acomete, geralmente, indivíduos com mais de 50 anos, embora, nos últimos anos, venha ocorrendo um aumento da incidência entre pacientes de 20-30 anos.
Considerações finais
Por fim, é importante salientar que o diagnóstico só vai ser confirmado pelo patologista.
Quais são as Principais Causas de Alergias na Pele?
Leva pelo menos 10 dias para se tornar sensível a algo após seu primeiro contato com ele. Você pode até ser capaz de tocar em algo por anos antes de ter uma reação alérgica a ele.
Dermatite Atópica (Eczema)
Eczema é a condição da pele mais comum, especialmente em crianças. Afeta um em cada cinco bebês, mas apenas cerca de um em cada cinquenta adultos. Acredita-se agora que seja devido ao “vazamento” da barreira da pele, o que faz com que ela seque e torne-se propensa à irritação e inflamação por muitos fatores ambientais.
Urticária
Urticárias são uma inflamação da pele desencadeada quando o sistema imunológico libera histamina. Isso faz com que pequenos vasos sanguíneos vazem, o que leva ao inchaço da pele. Inchaço nas camadas profundas da pele é chamado angioedema. Existem dois tipos de urticária, aguda e crônica.
Como Faço Para Descobrir a o que Eu Sou Alérgico?
Seu médico pode verificar para ver o que você está reagindo, mas encontrar a causa exata pode ser difícil. Os testes de pele podem mostrar apenas o que você é sensível. Eles não podem dizer o que tocou sua pele em um ponto específico em um dia específico.
1. Salmão
O salmão é rico em ômega-3, especialmente o DHA, que é um tipo de gordura boa e que faz parte da membrana das células da pele, responsável por manter a pele macia, hidratada, flexível e sem rugas.
3. Laranja
A laranja é uma excelente fonte de vitamina C, que é importante para a formação do colágeno, contribuindo para uma pele mais firme, saudável e sem flacidez, além de ter ação antioxidante prevenindo o dano dos radicais livres às células e, consequentemente, o envelhecimento precoce da pele.
4. Castanha-do-pará
A castanha-do-pará é rica em gorduras boas como o ômega 3, além de selênio, magnésio, cobre, fósforo, manganês e vitaminas B1 e E, que têm ação anti-inflamatória, o que reduz a inflamação e a vermelhidão características da acne, ajuda a manter as células da pele saudáveis e estimula o rejuvenescimento celular.
5. Batata doce
A batata doce é rica em vitamina C e betacarotenos, que são convertidos em vitamina A no corpo, importante para manter a pele saudável, além de agir como um antioxidante, ajudando a proteger a pele dos danos causados pelos raios UVA e UVB do sol, prevenindo queimaduras de sol e mantendo a pele úmida, firme, bonita e saudável.
6. Aveia
A aveia é um cereal rico em vitaminas B1, B3, B6 e E, zinco, ácido fólico e aventramida que ajudam a manter a pele hidratada, formando uma barreira na superfície das células que retêm água na pele, facilitam o desenvolvimento de células saudáveis da pele e ajudam a combater o envelhecimento precoce, principalmente a formação de rugas e linhas de expressão..
7. Beterraba crua
A beterraba crua possui uma substância chamada ácido carboxipirrolidônico, que ajuda a manter as células da pele bem hidratadas, além de ser rica em vitamina A e C, betalaínas, carotenóides, compostos fenólicos e flavonoides que funcionam como potentes antioxidantes e ajudam a proteger as células do dano oxidativo causado pelos radicais livres.
8. Melancia
A melancia é rica em vitaminas A, B, C e E, carotenóides, como o licopeno, com ação antioxidante que ajudam a proteger a pele dos danos foto oxidativos e assim evitar o envelhecimento precoce.
