Qual a açao farmacologica do losartana

image

A principal ação do losartan é resultante do bloqueio do receptor tipo i (AT1) da AII, resultando em inibição da vasoconstrição e diminuição da síntese de aldosterona.

Full
Answer

Quais são os efeitos adversos da Losartana?

Hipercalemia (elevação do potássio sanguíneo): a elevação do potássio no sangue é um efeito adverso relativamente comum e perigoso, já que ele pode provocar arritmias cardíacas fatais. A hipercalemia ocorre em cerca de 4% dos pacientes e é um dos principais motivos para suspensão da losartana.

Qual é o genérico de losartan?

Esta substância pode ser encontrada nas dosagens 25 mg, 50 mg e 100 mg, em farmácias convencionais, sob a forma de genérico ou com diferentes nomes comerciais como Losartan, Corus, Cozaar, Torlós, Valtrian, Zart e Zaarpress, por exemplo, por um preço que pode rondar entre os 15 e 80 reais, o que depende do laboratório, …

Quanto tempo dura a excreção de losartan?

O losartan apresenta uma meia-vida de eliminação terminal (t1/2β) de 2 horas; para o metabólito ativo o valor varia entre 6 e 9 horas. Um terço da excreção é pela via urinária e o restante por excreção biliar.

Qual a importância da Losartana para a hipoglicemia?

(Klasco, 2012) A losartana atenua ligeiramente as respostas hormonais e sintomáticas da hipoglicemia, reduzindo a percepção do paciente. Por isso, deve ser empregada com cuidado em pacientes diabéticos.

image


Qual é o mecanismo de ação da losartana?

A losartana tem um mecanismo de ação que bloqueia o receptor de uma substância endógena que eleva a pressão: a Angiotensina II. Ela é produzida pelo organismo para manter o equilíbrio orgânico. Quando a sua produção aumenta, o que pode acontecer durante o processo natural do envelhecimento, a hipertensão se instala.


Qual é a função do losartana?

Losartana é indicada para pacientes com hipertensão, também conhecida como pressão alta, ou que enfrentam algum caso de insuficiência cardíaca. O medicamento atua reduzindo os riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e de ataques cardíacos, oferecendo mais tranquilidade e qualidade de vida para os pacientes.


Qual a forma farmacêutica da losartana?

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Comprimido revestido – embalagens contendo 30 comprimidos revestidos.


Qual é a interação medicamentosa do losartana?

Losartana Potássica pode ser administrado com outros agentes anti-hipertensivos (por exemplo, diuréticos, bloqueadores dos canais de cálcio, alfa ou betabloqueadores e agentes de ação central) e também com insulina e outros agentes hipoglicemiantes comumente utilizados (como sulfonilureias, glitazonas e inibidores da …


É verdade que losartana dá câncer?

Não, losartana não causa câncer. O lote que tem impurezas pode causar, a longo prazo, alguma coisa.


Quais os males que o losartana pode causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com losartana incluem tonturas, diminuição da pressão arterial, hipercalemia, cansaço excessivo e vertigens.


Qual a forma de apresentação da losartana?

Comprimido revestido de 50 mg em embalagem com 15, 30, 60, 90, 120, 200, 280, 400 ou 500 comprimidos revestidos. Comprimido revestido de 100 mg em embalagem com 15, 30, 100, 150, 200 ou 280 comprimidos revestidos.


Qual a via de administração do losartana?

As farmacocinéticas da losartana e de seu metabólito ativo são lineares com doses de losartana potássica de até 200 mg, administradas por via oral.


O que é um medicamento iECA?

O que é ECA e iECA? A ECA ou enzima de conversão de angiotensina é uma das enzimas importantes no controle do sistema cardiovascular. Assim, inibidores da ECA (iECA) são medicamentos bastante utilizados no tratamento de doenças Dr. Marcos Tadashi K.


Como saber interações medicamentosas?

Interação medicamentosa do tipo medicamento-exame laboratorial. Durante o tratamento com amoxicilina, o exame de urina pode encontrar-se alterado, indicando uma falsa presença de glicose na urina. Sempre que for fazer algum tipo de exame laboratorial, informe os medicamentos que estiver utilizando.


O que são interações entre medicamentos?

A interação medicamentosa ocorre quando você faz o uso de mais de um medicamento. Também existem interações entre o medicamento e certos alimentos ou bebidas. Isso pode diminuir a eficácia dos seus medicamentos, aumentar os efeitos colaterais inesperados ou até mesmo a sua toxidade no organismo.


Qual a interação medicamentosa do hidroclorotiazida?

A hidroclorotiazida apresenta interações com oito medicamentos: três anti- hipertensivos, atenolol, captopril e enalapril; dois hipoglicemiantes, insulina e metformina; Page 5 Anais CIEH (2015) – Vol. 2, N.1 ISSN 2318-0854. também com o omeprazol, um antiulceroso; a amitriptilina, um antidepressivo tricíclico e o …


O que é o losartan?

A losartana potássica, também conhecida como losartan, é um fármaco que pertence à classe dos antagonistas do receptor da angiotensina II (ARA II), que é muito utilizada no tratamento da hipertensão arterial.


Mecanismo de ação

A losartana, assim como qualquer medicamento da classe dos ARA II, age impedindo a ação de um hormônio chamado angiotensina II, que é um dos responsáveis pelo controle da pressão arterial.


Efeitos colaterais

Apesar de ser um fármaco seguro, alguns efeitos colaterais do losartan são relativamente frequentes. Vamos falar apenas dos mais comuns e dos mais graves.


Propriedades

É o primeiro derivado de uma nova geração de medicamentos denominados antagonistas da angiotensina II (ATII), que desenvolve um efeito gradual e prolongado sobre os valores sisto-diastólicos de indivíduos hipertensos.


Posologia

A dose média aconselhada é de 50 mg em uma tomada diária. Em indivíduos idosos ( > 75 anos) ou com deterioração das funções hepática ou renal aconselha-se iniciar o tratamento com 25 mg. Em indivíduos hipertensos refratários ou que não respondem à dose habitual pode-se chegar a 100 mg diários, mas não se obtiveram melhorias com doses maiores.


Efeitos secundários

Geralmente apresenta uma ótima tolerância, mas alguns pacientes apresentaram ocasionalmente ( < 1%) tonturas, exantema cutâneo, hipotensão ortostática, valores elevados de TGP que se normalizam ao suspender o tratamento. À diferença dos inibidores da enzima conversora da angiotensina, a incidência de tosse seca é menor (3% vs.


Precauções

Aconselha-se empregar com precaução em pacientes com insuficiências renal ou hepática grave, estenose da artéria renal e antecedentes de alergia ou hipersensibilidade.


Interações

O emprego de diuréticos poupadores de potássio pode incrementar a potassemia. Não foram registradas interações significativas com o emprego simultâneo de antagonistas de cálcio, betabloqueadores e diuréticos tiazídicos. A combinação com hidroclorotiazida pode potencializar a resposta hipotensiva.


Para que serve

A losartana postássica liga-se ao receptor de angiotensina, inibindo a sua atividade e resultando na dilatação dos vasos sanguíneos. Assim, esse medicamento pode ser indicado pelo cardiologista nas seguintes situações:


Como tomar

A dose recomendada deve ser orientada por um clínico geral ou cardiologista, pois varia de acordo com o objetivo do tratamento, os sintomas apresentados pela pessoa, idade, outros remédios que estejam sendo utilizados e a resposta do organismo ao medicamento.


Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com losartana incluem tonturas, diminuição da pressão arterial, hipercalemia, cansaço excessivo e vertigens.


Definição

A Losartana Potássica é um medicamento da classe dos bloqueadores de angiotensina II, comumente usado no tratamento de hipertensão arterial e insuficiência cardíaca, quando inibidores de ECA já não são mais recomendados.


Apresentação da Losartana Potássica

A Losartana Potássica atua no bloqueio dos receptores (antagonista de receptor) AT1 da angiotensina II, de forma oral. Com o bloqueio da AT1, há inibição da vasoconstrição e diminuição da síntese de aldosterona. Assim, haverá uma diminuição da pressão arterial.


Mecanismos de ação

A angiotensina II tem ação vasoconstrictora e de maior absorção de sódio pelos rins, de forma indireta pela síntese de aldosterona, levando, consequentemente, a um aumento da reabsorção de água e aumento da pressão arterial.


Farmacodinâmica e Farcamocinética

A principal ação do losartan é resultante do bloqueio do receptor tipo i (AT1) da AII, resultando em inibição da vasoconstrição e diminuição da síntese de aldosterona.


Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Losartana Potássica maior do que a recomendada?

Os dados disponíveis sobre superdose em humanos são limitados. As manifestações mais prováveis de superdose seriam hipotensão e taquicardia; bradicardia poderia ocorrer por estimulação parassimpática (vagal). Se ocorrer hipotensão sintomática, deve-se instituir tratamento de suporte.


Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Losartana Potássica com outros remédios?

Nos estudos clínicos de farmacocinética realizados com hidroclorotiazida, digoxina, varfarina, cimetidina, fenobarbital, cetoconazol e eritromicina, não foram identificadas interações medicamentosas de importância clínica. Houve relatos de redução dos níveis do metabólito ativo pela rifampicina e pelo fluconazol.


Quais cuidados devo ter ao usar o Losartana Potássica?

O uso de fármacos que atuam no sistema renina-angiotensina, durante o segundo e o terceiro trimestre da gravidez, diminui a função renal fetal e aumenta a morbidade, e a morte fetal e a neonatal. O oligoidrâmnio resultante pode estar associado com hipoplasia pulmonar e deformações ósseas fetais.


Resultados de Eficácia

Em estudos clínicos, a administração de Losartana Potássica em dose única diária a pacientes com hipertensão essencial leve à moderada propiciou reduções estatisticamente significativas das pressões arteriais sistólica e diastólica; nos estudos clínicos, o efeito anti-hipertensivo foi mantido por até um ano.


Características Farmacológicas

Losartana Potássica, o primeiro de uma nova classe de agentes para o tratamento da hipertensão e da insuficiência cardíaca, é um antagonista do receptor (tipo AT 1) da angiotensina II.

image


Indicação


Posologia


Efeitos Colaterais

  • Quais os males que pode me causar?
    Os efeitos colaterais mais comuns são tontura, pressão arterial baixa, fadiga, diminuição dos níveis de açúcar no sangue, alteração no funcionamento dos rins com produção de pouca urina, excesso de potássio no sangue, anemia e aumento de ureia ou creatinina no sangue. Podem su…

See more on bulario.com


Contraindicações

  • Quando não devo usar?
    Não deve ser utilizado em mulheres grávidas ou durante a amamentação, assim como em crianças com menos de 18 anos. Em caso de alergia a qualquer componente da fórmula ou problemas de fígado, também não se deve tomar este remédio.

See more on bulario.com


Mecanismo de Ação

  • Como funciona?
    Losartana potássica aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos para ajudar o coração a bombear o sangue para todo o corpo com mais facilidade e diminuir a pressão arterial. No caso de insuficiência cardíaca, este medicamento ajuda a melhorar o funcionamento do coração e a red…

See more on bulario.com


Advertências E Precauções

  • O que devo saber antes de usar?
    Antes de se começar a tomar Losartana potássica, deve-se informar o médico no caso de: 1. História de inchaço de lábios, garganta ou língua; 2. Vômitos ou diarreia excessivos; 3. Bloqueio dos vasos sanguíneos que levam sangue ao rim; 4. Transplante recente do fígado; 5. Insuficiênc…

See more on bulario.com


Superdosagem

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
    No caso de se tomar dose superior à indicada, podem surgir sintomas como pressão arterial baixa e aumento do batimento cardíaco, devendo-se dirigir para o hospital com urgência para consultar um médico.

See more on bulario.com


Armazenamento

  • Onde como e por quanto tempo posso guardar?
    Conservar à temperatura ambiente, entre os 15ºC e os 30ºC, protegido da luz ou umidade, até à data de validade indicada na caixa.

See more on bulario.com


O Que É O Losartan?

Image
A losartana potássica, também conhecida como losartan, é um fármaco que pertence à classe dos antagonistas do receptor da angiotensina II (ARA II), que é muito utilizada no tratamento da hipertensão arterial. Além de ser um medicamento anti-hipertensivo, a losartana também pode ser indicada como part…

See more on mdsaude.com


anti-hipertensivos Ara II

  • A losartana potássica é apenas um dos vários fármacos que pertencem à classe dos antagonistas do receptor da angiotensina II. Os outros medicamentos disponíveis dessa classe são: 1. Candesartana. 2. Irbesartana. 3. Olmesartana. 4. Telmisartana. 5. Valsartana. Todos os ARA II apresentam o mesmo mecanismo de ação, compartilham de praticamente os mesmos e…

See more on mdsaude.com


Mecanismo de Ação

  • A losartana, assim como qualquer medicamento da classe dos ARA II, age impedindo a ação de um hormônio chamado angiotensina II, que é um dos responsáveis pelo controle da pressão arterial. A angiotensina II estimula a contração dos vasos sanguíneos e uma maior absorção de sódio pelos rins, ações essas que resultam em elevação da pressão arterial. A…

See more on mdsaude.com


Indicações

  • A losartana deve ser prescrita sempre que o médico entender que a inibição da angiotensina II possa trazer benefícios ao paciente. As situações que se encaixam nesse quadro são: 1. Tratamento da hipertensão arterial. 2. Tratamento da insuficiência cardíaca. 3. Tratamento da hipertrofia do ventrículo esquerdo (espessamento da parede do coração). 4. Redução da protein…

See more on mdsaude.com


Nomes Comerciais

  • A losartana potássica está presente no mercado já há muitos anos e pode ser facilmente encontrada sob a forma de medicação genérica. Entre os nomes comerciais, o mais famoso é o Cozaar, do laboratório Merck Sharp & Dohme, que é considerado o medicamento de referência para a substância losartana. Além do Cozaar, outros nomes comerciais facilmente encontrado…

See more on mdsaude.com


Como Tomar

  • A losartana potássica é comercializada em comprimidos de 25 mg, 50 mg e 100 mg. A dose inicial habitual é de 50 mg diários, 1 vez ao dia, com ajustes a cada 1 ou 2 semanas até se obter o controle da pressão arterial. Nos pacientes idosos ou que fazem uso de um diurético, a dose inicial deve ser de 12,5 a 25 mg, com incrementos a cada 1 ou 2 semanas,conforme a resposta …

See more on mdsaude.com


Efeitos Colaterais

  • Apesar de ser um fármaco seguro, alguns efeitos colaterais do losartan são relativamente frequentes. Vamos falar apenas dos mais comuns e dos mais graves. Hipotensão:assim como acontece com qualquer medicamento anti-hipertensivo, a hipotensão arterial é um dos efeitos colaterais possíveis da losartana. A hipotensão ocorre em cerca de 5% dos pacientes. Os sinto…

See more on mdsaude.com


Contraindicações

  • A losartana potássica é contraindicada nos pacientes com história de reação alérgica a qualquer medicamento da classe dos ARA II. O medicamento também não deve ser prescrito para pessoas com estenose bilateral da artéria renal, com níveis sanguíneos de potássio elevados ou no limite superior da normalidade ou durante períodos de agravamento agudo da função renal. A losarta…

See more on mdsaude.com


Interações Medicamentosas

  • A administração conjunta da losartana com os seguintes fármacos deve ser evitada: 1. Alisquireno (Rasilez): maior risco de hipercalemia e hipotensão. 2. Anti-inflamatórios: maior risco de hipercalemia, hipotensão e lesão renal aguda. 3. Medicamentos da classe dos IECA: maior risco de hipercalemia e hipotensão. 4. Lítio: maior risco de toxicidade pelo lítio. A administraçã…

See more on mdsaude.com


Referências

  1. Losartana Potássica – Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. – Comprimido revestido – 50 mg e 100 mg – Bula.
  2. Aradois losartana potássica – Comprimido revestidos 50 mg / 100 mg Biolab Sanus Farmacêutica Ltda – Bula.
  3. Losartan potassium – Drug Summary– Physicians’ Desk Reference (PDR).
  1. Losartana Potássica – Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. – Comprimido revestido – 50 mg e 100 mg – Bula.
  2. Aradois losartana potássica – Comprimido revestidos 50 mg / 100 mg Biolab Sanus Farmacêutica Ltda – Bula.
  3. Losartan potassium – Drug Summary– Physicians’ Desk Reference (PDR).
  4. Renin-angiotensin system inhibition in the treatment of hypertension – UpToDate.


definição


Apresentação Da Losartana potássica


Mecanismos de Ação


Farmacodinâmica Efarcamocinética

  • A principal ação do losartan é resultante do bloqueio do receptor tipoi (AT1) da AII, resultando em inibição da vasoconstrição e diminuição dasíntese de aldosterona. Tem sido demonstrado que pacientes com falha cardíacacrônica apresentaram significativa melhora nas condições hemodinâmicas apósreceberem tratamento com losartan (50 mg uma vez ao dia)…

See more on sanarmed.com


Indicações


Contraindicações


Efeitosadversos Mais Comuns


Interaçõesmedicamentosas

Leave a Comment