Como funciona o trato gastrointestinal?
O intestino delgado se une ao intestino grosso, cuja primeira parte é o cólon, um tubo muscular com cerca de um metro e meio de comprimento. O cólon absorve a água e os nutrientes minerais da matéria alimentar restante.
Quais são as superfícies do trato gastrointestinal?
FÁRMACOS QUE ATUAM SOBRE O TRATO GASTROINTESTINAL A parede do trato gastrointestinal tem duas superfícies, a mucosa e a serosa. A superfície mucosa fica voltada para o lúmen, e a superfície serosa voltada para o sangue.
Quais as doenças gastrointestinais?
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica grave do trato gastrointestinal. Afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode atingir qualquer parte do trato gastrointestinal.
Quais são os fármacos que diminuem a acidez gástrica?
, é eficaz a administração de dose única diária de cimetidina 800 mg, famotidina 40 mg ou nizatidina 300 mg, administradas ao deitar ou após o jantar, durante 6 a 8 semanas.
Quais são os medicamentos que agem no trato gastrointestinal?
PRINCIPAIS REPRESENTANTES DE FÁRMACOS QUE AGEM NO TGIAntagonistas do receptor H2da histamina.Inibidores da bomba de prótons.Antiácidos.Protetores da mucosa gástrica.Fármacos antieméticos.Purgativos.Antiespasmódicos.
Como um fármaco é absorvido pelo trato gastrointestinal?
A absorção de diversos fármacos no trato gastrointestinal é influenciada pela Gp-P, uma glicoproteína de membrana plasmática codificada pelo gene MDR1, também conhecido como gene ABCB1. Este gene confere resistência à múltiplas drogas, protegendo o organismo da ação de xenobióticos.
Quais processos ocorrem no trato gastrointestinal?
O trato GI processa os alimentos para obter energia e livrar o corpo de resíduos sólidos. Depois que os alimentos são mastigados e engolidos, passam pelo esôfago, onde um tubo transporta os alimentos da garganta até o estômago. O esôfago se junta ao estômago logo abaixo do diafragma.
O que são fármacos gastrointestinal?
Fármacos comumente responsáveis incluem antiácidos com magnésio, antibióticos, vermífugos, citotóxicos (usados como quimioterápicos no tratamento do câncer), colchicina, digoxina, metais pesados, laxativos, imunoterapia e radioterapia. O uso de antibióticos pode levar à diarreia induzida por Clostridioides difficile.
Quais os fatores que influenciam na absorção dos fármacos?
A distribuição é afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico- químicas da substância. Os fármacos pouco lipossolúveis, por exemplo, possuem baixa capacidade de permear membranas biológicas, sofrendo assim restrições em sua distribuição.
Quais os mecanismos de absorção de fármacos a partir do TGI?
Dependendo das propriedades químicas, os fármacos podem ser absor- vidos do TGI por difusão passiva, difusão facilitada, transporte ativo ou endocitose (Fig. 1.6).
Quais processos fisiológicos possibilitam ao trato gastrointestinal exercer sua função?
Para isso, é necessário que ocorram alguns processos, como digestão, absorção, secreção e motilidade, esses que são interligados e regulados por princípios neurócrinos via sistema nervoso autônomo (SNA) e sistema nervoso entérico (SNE), endócrinos e parácrinos.
Como ocorre a motilidade gastrointestinal?
A motilidade GI caracteriza-se por padrões distintos de atividade contrátil durante os períodos de jejum e pós-prandial. Isto é particularmente evidente no estômago e no intestino delgado. O período de jejum é caracterizado por um fenômeno motor cíclico denominado complexo motor migratório.
Quais são as estruturas que compõem o trato gastrointestinal superior?
O trato gastrointestinal superior é composto pela boca, pela faringe, pelo esófago e pelo estômago.
Qual fármaco do trato gastrointestinal e antidiarreico?
Antimicrobianos – eliminam microorganismos causadores de infeções do trato gastrointestinal (ampicilina, ciprofloxacina, trimetoprim)
Para que serve o medicamento omeprazol?
O omeprazol é indicado para o tratamento dos seguintes sintomas e condições: Úlceras gástricas (do estômago) Úlceras duodenais (do intestino) Refluxo gastroesofágico (retorno do suco gástrico do estômago para o esôfago)
Quais são as 05 categorias de medicamentos que atuam no sistema digestório?
8.3 Farmacologia do Sistema Digestivo: • Antiácidos, Catárticos, Laxantes, Constipantes, Digestivos, Eméticos e Antieméticos.
Função digestiva do trato gastrointestinal
A digestão é o processo que converte os nutrientes dos alimentos em produtos capazes de serem absorvidos pelas células da mucosa. A digestão inclui processos
físicos, como a mastigação e contração do TGI, que trituram e misturam o alimento com as secreções digestivas e o propelem ao longo do canal alimentar.
Secreção
Durante o processo de digestão, são secretados grandes volumes de líquido no lúmen do TGI. As secreções, como uma das funções do trato gastrointestinal, originam-se de glândulas exócrinas (glândulas salivares, pâncreas, vesícula biliar) e das células epiteliais que revestem o lúmen intestinal (ou de glândulas que se conectam com o lúmen).
A motilidade é uma das funções do trato gastrointestinal mais importante
As secreções e o conteúdo luminal são propelidos da boca até o ânus e misturados por um processo denominado motilidade, devido às contrações coordenadas do músculo liso.
Absorção dos nutrientes
Os produtos da digestão (aminoácidos, pequenos peptídios, monossacarídios, ácidos graxos) são retidos no organismo pelo processo de absorção. As moléculas absorvidas podem passar através (via transcelular) ou entre (via paracelular) as células epiteliais que revestem o intestino para penetrar no sangue circulante ou no sistema linfático.
Defesa como uma das funções do trato gastrointestinal imprescindível
A mucosa do TGI representa a maior superfície do corpo exposta ao ambiente, e o intestino, a exemplo da pele, precisa proteger o corpo do ambiente externo. As defesas envolvem a proteção contra toxinas, bactérias e vírus ingeridos, bem como contra as bactérias e toxinas que normalmente existem no intestino grosso.
Regulação do equilíbrio eletroquímico
O intestino delgado recebe diariamente 8 a 9 ℓ de líquido com eletrólitos e secreta mais 1 ℓ e eletrólitos por dia. A maior parte do líquido é absorvida. Por conseguinte, é necessário que a secreção e a absorção sejam reguladas para manter o equilíbrio.
Excreção
Os produtos alimentares não-digeridos, as bactérias e certos metais pesados (p. ex., cobre e ferro excretados na bile) são excretados nas fezes. Veja também a o processo da formação da urina.