Qual a açao fisiologica da manipulaçao

image

Quais são os efeitos colaterais da manipulação articular?

Por causa da alta velocidade das técnicas de manipulação, o uso destas está associado a certos efeitos colaterais (rompimento de vasos sanguíneos, lesão nervosa, entre outros). Portanto, somente terapeutas habilidosos e com anos de experiência clínica deveriam executar a manipulação articular.

Qual a importância da fisiologia humana?

A fisiologia humana preocupa-se com o entendimento do funcionamento do corpo humano, integrando, desse modo, conhecimentos químicos, físicos e, é claro, anatômicos. Essa área estuda desde as células até os sistemas que compõem o corpo.

Quais são os temas abordados na fisiologia?

Na Fisiologia, estuda-se como o organismo funciona. A circulação sanguínea é um dos temas abordados nessa área. A fisiologia humana preocupa-se com o entendimento do funcionamento do corpo humano, integrando, desse modo, conhecimentos químicos, físicos e, é claro, anatômicos. Essa área estuda desde as células até os sistemas que compõem o corpo.

Qual a origem da fisiologia?

O estudo da fisiologia iniciou-se na Grécia por volta de 2500 anos atrás. O termo fisiologia é oriundo das palavras gregas phýsis e logos, que, juntas, significam literalmente “conhecimento da natureza”.

image


Quais as principais aplicações da manipulação vertebral?

A manipulação vertebral é comumente utilizada por terapeutas corporais do mundo inteiro com intuito de melhorar a mobilidade articular, inibir músculos hiperativos e causar hipoalgesia, ou seja, redução do limiar nociceptivo.


Qual o objetivo da manipulação articular?

Mobilização e manipulação articular Ela é capaz de tratar problemas de compressão e inflamação dos nervos, seja qual for sua extensão.


Qual a diferença de mobilização e manipulação?

A manipulação é um ajuste que envolve um movimento curto, de alta velocidade e baixa amplitude, que empurra a articulação além de sua faixa normal (barreira anatômica) de movimento, em oposição a mobilização, onde a articulação é movida dentro de sua amplitude normal de movimento.


Qual a diferença entre manipulador e articulador?

A articulação relacional é o envolvimento das pessoas nos objetivos e atende o processo de ganha/ganha. Todos ficam bem quando ela é executada. Já a manipulação, diferente da articulação, é uma ação onde somente uma pessoa sai ganhando, ou seja, o manipulador.


O que é a mobilização articular?

A mobilização articular refere-se aos movimentos acessórios passivos que visam à recuperação da artrocinemática, ou seja, dos movimentos de giro, rolamento e deslizamento entre as superfícies articulares3,4.


Como é mobilização?

DICA O que é mobilização? É um tipo de exercício que serve para movimentar as articulações dos braços (ombro, cotovelo, punho) e das mãos; das pernas (quadril, joelho, tornozelo) e pés. Para que serve a mobilização? A mobilização serve para movimentar as articulações e evitar que fiquem enrijecidas (enferrujadas).


O que é mobilização na fisioterapia?

A mobilização passiva é uma técnica de terapia manual passiva, realizada pelo fisioterapeuta, que exige habilidade, podendo ser aplicada às articulações e aos tecidos moles relacionados com velocidades e ADM variadas, com movimentos fisiológicos ou acessórios terapêuticos.


O que é a mobilização neural?

A Mobilização Neural (MN) é uma técnica que tem como objetivo restaurar o movimento e a elasticidade do SN, o que promove o retorno às suas funções normais e a redução do quadro sintomático (9). Embora a MN não seja amplamente conhecida, essa ideia de aplicar um tratamento mecânico para o tecido neural não é nova.


1. Desidratação

O soro fisiológico pode ser usado para o tratamento da falta de líquidos ou sal no organismo, que pode ocorrer devido a episódios de diarreia, vômitos, aspiração gástrica, fístula digestiva, suor excessivo, queimaduras extensas ou hemorragias. Veja como identificar a desidratação .


2. Limpeza dos olhos

O soro fisiológico 0,9% pode também ser utilizado para limpeza dos olhos, mas deve-se sempre usar uma embalagem fechada e esterilizada. Para isso, o ideal é optar pelas embalagens individuais de utilização única, que podem ser encontradas em farmácias ou no supermercado.


3. Lavagem de queimaduras ou feridas

A lavagem de queimaduras ou feridas com soro fisiológico é um dos procedimentos mais usados e seguros para a limpeza de feridas, pois é uma solução não tóxica para a pele e não danifica os tecidos em cicatrização.


4. Inalações com soro

A inalação por nebulização com soro fisiológico é um ótimo tratamento para a sinusite, gripes ou resfriados, pois ajuda a umidificar as vias aéreas e a fluidificar as secreções, desobstruindo as vias respiratórias e facilitando a respiração.


5. Lavagem do nariz

Uma ótima forma de desentupir o nariz, consiste em fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico e uma seringa sem agulha, porque através da força da gravidade a água entra por uma narina e sai pela outra, sem causar dor ou desconforto, eliminando as secreções.


6. Limpeza do rosto

O soro fisiológico também pode ser uma ótima opção para lavar e cuidar do rosto, pois não altera o pH da pele, é bem absorvido deixando a pele do rosto mais macia e hidratada, além de promover uma eliminação mais profunda das impurezas. Veja outros benefícios do soro fisiológico para o rosto.


7. Veículo de medicamentos

Em certas situações, o soro fisiológico 0,9% estéril também pode ser usado como veículo de medicamentos, para posteriormente poderem ser administrados diretamente na veia, ou ser utilizado para diluir medicamentos na forma de pó antes de serem aplicados diretamente no músculo.


A anatomia do medo: o sequestro da amígdala

Helena sofreu um acidente de trânsito há seis meses quando levava sua filha ao colégio. Ambas saíram ilesas, mas a lembrança do acidente e o impacto psicológico do mesmo continuam na sua mente como uma ferida aberta que está afetando seriamente sua qualidade de vida.


A camada mais antiga do seu cérebro

Toda a informação que entra através dos sentidos passa pela amígdala, uma estrutura muito pequena do nosso sistema límbico que constitui a área mais antiga do cérebro, regulada exclusivamente pelas nossas emoções.


A psicologia do medo e a importância de lidar com essa emoção

Se existe uma dimensão realmente desgastante para o ser humano é o medo psicológico.


5 segredos para dissuadir seus medos

Agora que já entendemos a anatomia do medo, vamos ver alguns segredos que podem nos ajudar a permitir que essa emoção condicione o nosso comportamento apenas para o nosso bem:


Tipos: relações térmicas entre animais

Na fisiologia animal, existem vários termos e categorias usados ​​para descrever as relações térmicas entre os organismos. Cada um desses grupos de animais possui adaptações especiais – fisiológicas, anatômicas ou anatômicas – que os ajudam a manter a temperatura corporal em uma faixa apropriada.


Fisiologia da termorregulação

Como qualquer sistema, a regulação fisiológica da temperatura corporal requer a presença de um sistema aferente, um centro de controle e um sistema eferente.


Mecanismos de termorregulação

Os mecanismos para regular a temperatura variam entre o tipo de estímulo recebido, ou seja, se é um aumento ou diminuição da temperatura. Então, usaremos esse parâmetro para estabelecer uma classificação dos mecanismos:


Alterações da termorregulação

O corpo experimenta pequenas e delicadas mudanças de temperatura ao longo do dia, dependendo de algumas variáveis, como ritmo circadiano, ciclo hormonal, entre outros aspectos fisiológicos.

image

Leave a Comment