A dose recomendada para adultos é de 100 mg por dia. Esta dose pode ser administrada 1 vez por dia, 1 comprimido de Atenolol 100 mg, ou dividida em 2 doses diárias, 2 comprimidos de Atenolol 50 mg por dia. Tratamento de batimentos cardíacos irregulares
Qual é a dose recomendada para o tratamento do atenolol?
A dose recomendada para adultos varia de 50 a 100 mg, 1 comprimido de Atenolol 50 mg ou 1 comprimido de Atenolol 100 mg, por dia. A dose recomendada para adultos é de 100 mg por dia. Esta dose pode ser administrada 1 vez por dia, 1 comprimido de Atenolol 100 mg, ou dividida em 2 doses diárias, 2 comprimidos de Atenolol 50 mg por dia.
Como é a absorção do atenolol após a administração oral?
A absorção do Atenolol após a administração oral é aproximadamente 40-50%, com picos de concentração plasmática que ocorrem 2 – 4 horas após a administração da dose. Os níveis sanguíneos de Atenolol são consistentes e sujeitos à pequena variabilidade.
Quais são os sintomas da superdosagem de atenolol?
Superdosagem de Atenolol Os seguintes sintomas podem ocorrer no caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de atenolol: bradicardia (batimento lento do coração), hipotensão (pressão baixa), insuficiência cardíaca aguda e broncoespasmo (chiado no peito).
Por que não é recomendado o uso de atenolol em crianças?
Não há experiência clínica em crianças, por esta razão, não é recomendado o uso de atenolol em crianças. Este medicamento pode causar doping. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Quais as doses de atenolol?
angina: iniciar com 50 mg, em dose única diária; aumentar gradativamente até atingir, 1 semana após, aproxidamente 100 mg por dia. hipertensão: iniciar com 25 a 50 mg, em dose única diária; aumentar gradativamente até atingir, em 2 semanas, 50 a 100 mg por dia. Limite de dose: 200 mg por dia.
Qual é a contra indicação do atenolol?
ATENOLOL, ASSIM COMO OUTROS BETA-BLOQUEADORES, NÃO DEVE SER USADO NOS SEGUINTES CASOS: PACIENTES COM CONHECIDA HIPERSENSIBILIDADE AO ATENOLOL OU A OUTROS COMPONENTES DA FÓRMULA; BRADICARDIA; CHOQUE CARDIOGÊNICO; HIPOTENSÃO; ACIDOSE METABÓLICA; DISTÚRBIOS GRAVES DA CIRCULAÇÃO ARTERIAL PERIFÉRICA; BLOQUEIO CARDÍACO DE …
Qual é a eficácia do atenolol?
Embora os dados com uso de atenolol sejam muito limitados, a propriedade importante do bloqueio dos receptores beta-1 para a eficácia sugere que os betabloqueadores reduzem a mortalidade em 25-30% como foi observado com agentes não- seletivos (propranolol e timolol) e beta-seletivos (metoprolol).
Qual é o mecanismo de ação do atenolol?
Definição. O Atenolol é um anti-hipertensivo da classe dos betabloqueadores, indicado como coadjuvante para o tratamento de hipertensão, infarto do miocárdio, arritmias supraventriculares, enxaqueca e angina.
Qual o melhor remédio para pressão alta losartana ou atenolol?
A losartana é uma excelente primeira opção no tratamento da hipertensão, enquanto os betabloqueadores (família do atenolol) são a quinta opção – ou utilizados em situações específicas como pós infarto.
Qual é o melhor horário para tomar o atenolol?
Atenolol deve ser administrado por via oral, com água, de preferência no mesmo horário todos os dias. O paciente não deve utilizar Atenolol se estiver em jejum por tempo prolongado.
Quanto tempo demora para fazer efeito o atenolol?
Além disso, este medicamento também é recomendado no controle de arritmias cardíacas e no tratamento precoce e tardio após casos de infarto do miocárdio. A ação significativa de Atenolol acontece dentro de 1 hora após a sua administração por via oral, atingindo o efeito máximo de 2 a 4 horas.
Qual o melhor betabloqueador para ansiedade?
Vale lembrar que os betabloqueadores mais eficazes nas suas indicações são os que tem boa penetração na barreira hemato-encefálica, como o propranolol e o pindolol.
Porque o atenolol causa impotencia?
Atenolol não causa disfunção erétil. Entretanto, se você achar que uma medicação causa disfunção erétil ela irá com certeza causar esse problema. O aspecto mais importante da disfunção erétil por medicações é o fator medo / insegurança – se você achar que a medicação faz mal, ela irá fazer mal.
Qual é o mecanismo de ação do propranolol?
É um bloqueador não seletivo (bloqueia B1 e B2). Diminui a frequência cardíaca (bloqueio B1), a pressão arterial (possivelmente por diminuir o débito cardíaco e a inibição da liberação de renina pelos rins). Funciona com antianginoso por diminuir a demanda de oxigênio pelo miocárdio.
Qual o mecanismo de ação do anlodipino?
O anlodipino é um inibidor do influxo de cálcio (bloqueador do canal lento de cálcio ou antagonista do íon cálcio) e inibe o influxo transmembrana do íon cálcio no interior dos músculos cardíacos e liso. O mecanismo de ação se dá através do efeito relaxante direto na musculatura vascular lisa.
Qual é o mecanismo de ação do captopril?
O mecanismo de ação do captopril, inibindo a con- versão de angiotensina I para II, reduz os efeitos da angio- tensina II, como, vasoconstrição, liberação de aldosterona, lesão endotelial e síntese protéica vascular e miocárdica 5.
Qual remédio para pressão alta têm menos efeitos colaterais?
Os mais indicados são os tiazídicos, pois possuem maior efeito anti-hipertensivo. No entanto, eles não são livres de efeitos colaterais, podendo causar hipocalemia e hipomagnesemia.
O que fazer para baixar a pressão arterial rápido?
Consuma alimentos ou chás diuréticos. … Mantenha-se hidratado. … Evite cafeína e álcool. … Coma frutas ou vegetais frescos. … Não consuma alimentos ultraprocessados. … Faça um exercício de respiração. … Use o medicamento receitado pelo médico.
Para que serve o medicamento atenolol 50 mg?
Indicações de uso. Atenolol é indicado para pacientes com hipertensão arterial, angina pectoris (dor no peito ao esforço), arritmias cardíacas e infarto do miocárdio.
Qual remédio para pressão alta não causa impotência?
A disfunção é muito dependente da dose da medicação utilizada e da resposta individual de cada paciente . Os Diuréticos ( hidroclorotiazida , furosemida , amilorida e clortalidona ) são os que produzem maior disfunção . Os Betabloqueadores ( Atenolol, Metoprolol ) usados na hipertensão produzem menores efeitos .
Indicação
Atenolol é indicado para o controle da hipertensão, angina de peito e arritmias, podendo ser usado no tratamento do infarto do miocárdio ou após o infarto, em adultos.
Efeitos Colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Atenolol podem incluir cansaço extremo, mãos e pés frios, tontura, alterações de humor, queda de pressão, desmaio, problemas de estômago e intestino ou boca seca.
Contraindicações
Atenolol está contraindicado para pacientes com doenças ou problemas de coração, pressão baixa ou muito baixa, problemas de circulação, pacientes com má alimentação ou com feocromocitoma e para pacientes com alergia ao Atenolol ou a outros componentes da fórmula.
Mecanismo de Ação
Atenolol é um composto que pertence à classe dos anti-hipertensivos, que atua sobre os receptores do coração e da circulação. Quando usado continuamente, Atenolol é assim capaz de reduzir a pressão arterial.
Advertências e Precauções
Antes de usar Atenolol, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretendendo engravidar ou amamentando, tiver mais de 60 anos, doenças ou problemas nos rins, coração ou tireoide, problemas pulmonares como asma ou falta de ar, diabetes ou níveis baixos de açúcar no sangue, tiver historial de angina no peito ou se estiver a tomar outros medicamentos..
Superdosagem
Em caso de toma excessiva de Atenolol, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Atenolol podem incluir diminuição dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, insuficiência cardíaca ou broncoespasmo.
O que é o atenolol?
O atenolol é um fármaco que pertence à classe dos beta-bloqueadores, habitualmente utilizado no tratamento da hipertensão arterial, da doença isquêmica coronariana e em alguns tipos de arritmias cardíacas.
Mecanismo de ação
O atenolol é um medicamento que faz parte da classe dos betabloqueadores, também chamados de bloqueadores beta-adrenérgicos. Outros fármacos conhecidos desta classe são: propranolol, bisoprolol, metoprolol, nebivolol, carvedilol e timolol.
Contraindicações
O atenolol não deve ser utilizado por nenhum paciente que apresente elevado risco de efeitos adversos relacionados ao bloqueio beta-1. Entre eles podemos citar os indivíduos que apresentam:
Interações medicamentosas
A administração conjunta do atenolol com os seguintes fármacos deve ser feita com cautela e monitorização dos riscos, pois há risco elevado de bradicardia:
Como usar
O atenolol deve ser usado por via oral, com um copo de água, sempre no mesmo horário todos os dias. O comprimido de atenolol de 25 mg deve ser ingerido inteiro, sem partir e sem mastigar. Já os comprimidos de 50 mg e 100 mg podem ser partidos.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com atenolol são tontura, cansaço, mãos e pés frios, depressão mental, insuficiência cardíaca ou embolia pulmonar.
Atenolol – Indicações
O produto está indicado para o controle da hipertensão arterial; controle da angina pectoris; controle de arritmias cardíacas; tratamento do infarto do miocárdio e na intervenção precoce e tardia após infarto do miocárdio.
Contra-indicações de Atenolol
O Atenolol não deve ser administrado em pacientes pediátricos.
Assim como outros betabloqueadores, não deve ser usado na presença de:
Conhecida hipersensibilidade ao Atenolol e a outros componentes da fórmula; bradicardia sinusal; choque cardiogênico; hipotensão; acidose metabólica; distúrbios graves da circulação arterial periférica; bloqueio cardíaco de segundo ou terceiro grau; síndrome do nodo sinusal; feocromocitoma não tratado; insuficiência cardíaca descompensada..
Advertências
Embora contraindicado em insuficiência cardíaca descompensada (ver Contraindicações), Atenolol pode ser usado em pacientes cujos sinais de insuficiência cardíaca tenham sido controlados.
Uso na gravidez de Atenolol
Categoria de risco na gravidez: D
O Atenolol atravessa a barreira placentária e aparece no sangue do cordão umbilical.
Não foram realizados estudos sobre o uso de Atenolol no primeiro trimestre e a possibilidade de danos fetais não pode ser excluída.
Interações medicamentosas de Atenolol
O uso combinado de betabloqueadores e antagonistas do canal de cálcio com efeitos inotrópicos negativos, como por exemplo, verapamil e diltiazem podem levar a um aumento destes efeitos, particularmente em pacientes com função ventricular comprometida e/ou anormalidades de condução sinoatrial ou atrioventricular.
Atenolol – Posologia
Adultos
Hipertensão: a maioria dos pacientes responde a uma dose única oral diária de
50 – 100 mg.
Superdosagem
Os sintomas de superdose podem incluir bradicardia, hipotensão, insuficiência cardíaca aguda e broncoespasmo. O broncoespasmo pode, normalmente, ser revertido por broncodilatadores.
Como usar o Atenolol?
Atenolol deve ser administrado por via oral, com água, de preferência no mesmo horário todos os dias. O paciente não deve utilizar Atenolol se estiver em jejum por tempo prolongado.
Posologia do Atenolol
A maioria dos pacientes responde a 1 dose única oral diária de 50 a 100 mg. O efeito pleno será alcançado após 1 ou 2 semanas. Pode-se conseguir uma redução adicional na pressão arterial combinando-se Atenolol com outros agentes anti-hipertensivos.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Atenolol com outros remédios?
O uso combinado de betabloqueadores e bloqueadores do canal de cálcio com efeitos inotrópicos negativos, como por exemplo, verapamil e diltiazem, pode levar a um aumento destes efeitos, particularmente em pacientes com função ventricular comprometida e/ou anormalidades de condução sinoatrial ou atrioventricular.
Resultados de Eficácia
Os efeitos clássicos de fármacos betabloqueadores são ampla e efetivamente usados para iniciar o tratamento da hipertensão em homens adultos e mulheres de qualquer idade.
Características Farmacológicas
O atenolol é um bloqueador beta-1 seletivo (isto é, age preferencialmente sobre os receptores adrenérgicos beta-1 do coração), no entanto, a seletividade diminui com o aumento da dose. O atenolol não possui atividade simpatomimética intrínseca nem atividade estabilizadora de membrana.
Para que serve Atenolol
O atenolol é indicado para o controle da hipertensão arterial (pressão alta), controle da angina pectoris (dor no peito ao esforço), controle de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio e tratamento precoce e tardio após infarto do miocárdio.
Ação esperada de Atenolol
O atenolol age preferencialmente sobre os receptores localizados no coração e na circulação, reduzindo a pressão arterial, quando usado continuamente.
Interações medicamentosas de Atenolol
O atenolol deve ser utilizado com cuidado em pacientes que estão tomando os seguintes medicamentos: verapamil, diltiazem, nifedipino, glicosídeos digitálicos, clonidina, disopiramida, amiodarona, adrenalina (agentes simpatomiméticos), indometacina ou ibuprofeno (para alívio da dor) e anestésicos.
Reações adversas de Atenolol
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): bradicardia (batimentos lentos do coração), mãos e pés frios, alterações gastrointestinais e fadiga (cansaço).
Superdosagem de Atenolol
Os seguintes sintomas podem ocorrer no caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de atenolol: bradicardia (batimento lento do coração), hipotensão (pressão baixa), insuficiência cardíaca aguda e broncoespasmo (chiado no peito).
Hipertensão
A maioria dos pacientes responde a 1 dose única oral diária de 50 a 100 mg. O efeito pleno será alcançado após 1 ou 2 semanas. Pode-se conseguir uma redução adicional na pressão arterial combinando-se Atenolol com outros agentes anti-hipertensivos.
Angina
A maioria dos pacientes com angina pectoris responde a 1 dose única oral diária de 100 mg ou 50 mg administrados 2 vezes ao dia. É improvável que se obtenha benefício adicional com o aumento da dose.
Infarto do Miocárdio
Para pacientes que se apresentarem alguns dias após sofrerem um infarto agudo do miocárdio, recomenda-se 1 dose oral de 100 mg diários de Atenolol para profilaxia a longo prazo do infarto do miocárdio.
Insuficiência Renal
Uma vez que Atenolol é excretado por via renal, a dose deve ser reduzida nos casos de comprometimento grave da função renal. Não ocorre acúmulo significativo de Atenolol em pacientes que tenham clearance de creatinina superior a 35 mL/min/1,73m 2 (a faixa normal é de 100-150 mL/min/1,73m 2 ).
Indicação
Posologia
- Como usar?
Tratamento da Hipertensão 1. A dose recomendada para adultos varia de 50 a 100 mg, 1 comprimido de Atenolol 50 mg ou 1 comprimido de Atenolol 100 mg, por dia. Tratamento da Angina 1. A dose recomendada para adultos é de 100 mg por dia. Esta dose pode ser administr…
Efeitos Colaterais
- Quais os males que pode me causar?
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Atenolol podem incluir cansaço extremo, mãos e pés frios, tontura, alterações de humor, queda de pressão, desmaio, problemas de estômago e intestino ou boca seca.
Contraindicações
- Quando não devo usar?
Atenolol está contraindicado para pacientes com doenças ou problemas de coração, pressão baixa ou muito baixa, problemas de circulação, pacientes com má alimentação ou com feocromocitoma e para pacientes com alergia ao Atenolol ou a outros componentes da fórmula.
Mecanismo de Ação
- Como funciona?
Atenolol é um composto que pertence à classe dos anti-hipertensivos, que atua sobre os receptores do coração e da circulação. Quando usado continuamente, Atenolol é assim capaz de reduzir a pressão arterial. Após a administração de oral de Atenolol, os picos de concentração d…
Advertências E Precauções
- O que devo saber antes de usar?
Antes de usar Atenolol, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretendendo engravidar ou amamentando, tiver mais de 60 anos, doenças ou problemas nos rins, coração ou tireoide, problemas pulmonares como asma ou falta de ar, diabetes ou níveis baixos de açúcar no sangu…
Superdosagem
- O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
Em caso de toma excessiva de Atenolol, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Atenolol podem incluir diminuição dos batimentos cardíacos, aumento da pr…
O Que É O Atenolol?
-
ABLOK (Biolab Sanus); ANGIPRESS (Biosintética); ANTENOBAL (Baldacci); ATENOPRES (Hexal); PLENACOR(Bago)
See more on medicinanet.com.br
Mecanismo de Ação
para Que Serve – Indicações
Como Tomar
Nomes Comerciais
Efeitos Colaterais
-
O atenolol é um medicamento que faz parte da classe dos betabloqueadores, também chamados de bloqueadores beta-adrenérgicos. Outros fármacos conhecidos desta classe são: propranolol, bisoprolol, metoprolol, nebivolol, carvedilol e timolol. Os fármacos betabloqueadores agem impedindo a ação da adrenalina e da noradrenalina sobre os receptores beta que estão present…
Contraindicações
-
As ações betabloqueadoras sobre os receptores beta-1 fazem com que o atenolol seja útil no tratamento das seguintes situações: 1. Hipertensão arterial. 2. Angina de peito. 3. Infarto do miocárdio. 4. Insuficiência cardíacanão descompensada. 5. Arritmias cardíacasque cursam com frequências cardíacas elevadas. A redução do trabalho cardíaco pela inibição dos receptores be…
Interações Medicamentosas
-
O atenolol pode ser encontrado em comprimidos de 25 mg, 50 mg e 100 mg. Posologia na hipertensão:Dose inicial de 25 a 50 mg por dia. A dose pode ser elevada até 100 mg por dia em dose única diária. Doses acima de 100 mg/dia não trazem benefícios no controle da pressão arterial e ainda aumentam o risco de efeitos colaterais. Posologia na angina de peito:50 a 100 …
Referências
-
O atenolol já está presente no mercado há muitos anos e pode ser facilmente encontrado sob a forma de medicação genérica. Os preços do atenolol variam muito de acordo com a marca e a dosagem. Pesquise bem as opções, pois os preços das caixas podem variar desde R$ 1,50 (30 comprimidos de 25 mg do medicamento genérico) até R$ 90,00 (30 comprimidos de 100 mg d…