
Quem recebe a nota promissória?
O tomador, ou beneficiário, é quem deve receber o pagamento. Essa pessoa fica com a nota até o momento da cobrança. Se todos os campos obrigatórios estiverem preenchidos de forma correta, a nota promissória vale como um documento legal.
Quando a nota promissória pode ser negativada?
Caso não seja paga na data prometida, a nota promissória pode ser negativada no SERASA ou SPC, desde que respeitado o prazo máximo de 5 anos a partir da data de vencimento. Por exemplo, um título com vencimento em 01/12/2020 só pode permanecer negativado até 30/11/2025, data em que completa 5 anos. Não existe prazo mínimo negativação.
Quais são os elementos que a nota promissória deve conter?
A Lei Uniforme inclui entre os elementos que a Nota Promissória deve conter, mais os seguintes: a época do pagamento e a indicação do lugar em que foi passada. Mas estes não são requisitos essenciais… (Destacamos).
Como saber se a Nota Promissória está em branco?
Além disso, há outras informações importantes, como endereço do emitente e nome e CPF (ou CNPJ) tanto do emitente como do beneficiário. A nota promissória possui uma data de vencimento (quando deve ser paga). Caso ela esteja em branco, será pagável à vista.

Qual o prazo prescricional para execução de nota promissória?
Prazo para cobrar nota promissória só prescreve após seis anos de sua emissão. Como não há prazo especificado em lei para cobrar nota promissória no Judiciário, aplica-se no caso o limite de três anos do Código Civil a partir do fim do prazo dado ao portador, também de três anos.
Qual ação para cobrança de nota promissória?
Ação MonitóriaQuando o credor se depara com uma nota promissória prescrita, o mesmo ainda poderá cobrá-la judicialmente, mediante o ajuizamento da chamada Ação Monitória. A Ação Monitória é um procedimento originário do Direito Medieval Italiano e que com o tempo, evoluiu e obteve ampla adesão por parte do restante da Europa.
Como cobrar nota promissória prescrita?
Como primeira opção que o sacado da nota promissória prescrita terá para cobrar o valor indicado no título é ingressar com uma ação monitória contra o emitente da cártula vencida e não paga. A ação é fundamentada no artigo 700 e seguintes do Novo Código de Processo Civil.
O que interrompe a prescrição da nota promissória?
A execução judicial fundada na nota promissória tem o prazo prescricional de 03 anos, contados a partir da data do vencimento do título, conforme o disposto no artigo 70 da Lei Uniforme de Genébra – O ajuizamento da execução de título extrajudicial interrompe a fluência do prazo prescricional, que só volta a fluir após …
Onde executar uma nota promissória?
O credor pode protestar uma nota promissória vencida, desde que esteja corretamente preenchida e aconteça na praça (cidade) indicada para seu pagamento. A praça de pagamento é a cidade indicada para pagamento e não não se confunde com o domicilio das partes ou local de emissão.
O que é necessário para protestar uma nota promissória?
Para protestar uma nota promissória você deve apresentar a sua via original no SCPT (Serviço Central de Protesto de Títulos). Certifique-se de que a praça de pagamento da nota promissória seja a da capital de São Paulo para o apontamento nos 10 Tabeliães de Protesto da capital.
Como cobrar nota fiscal vencida?
A procedimento judicial de cobrança, utilizada para nota fiscal, chama-se de AÇÃO MONITÓRIA. Esse tipo de processo possui um procedimento especial onde, após o ajuizamento da ação, com todos os documentos necessários, o juiz irá intimar o devedor para que pague o débito em 15 dias ou apresente sua defesa.
O que acontece se eu não pagar uma nota promissória?
O que acontece se a nota promissória não é paga? Como informado acima, a nota promissória tem valor judicial. Isso significa que, caso ela não seja paga, o credor (a pessoa que ficou com o prejuízo) pode entrar com um processo na justiça para reaver o dinheiro.
Qual o prazo para protestar uma nota promissória vencida?
3 anosO prazo para apontamento de notas promissórias a protesto é de 3 anos contados da data de vencimento.
Qual a medida judicial em face do devedor da nota promissória vencida e não paga?
Na hipótese de a nota promissória ter vencido, sem que o credor tenha pago e não tenha sido cobrada no prazo legal (3 anos), ocorre então, a chamada prescrição da nota promissória, fazendo com que a nota promissória perca sua força executiva, não cabendo mais embasar qualquer outra ação de execução.
Introdução
Como um dos títulos de crédito mais utilizados nas transações comerciais realizadas em nosso país, a nota promissória, uma vez emitida e não paga, pode ser cobrada de diversas maneiras pelo seu credor, valendo-se de prazos e procedimentos adequados, muitos dos quais ainda desconhecidos por grande parte das pessoas que dela se utilizam na celebração dos seus negócios, sobretudo quando se está diante de uma nota promissória prescrita..
O conceito básico de Nota Promissória
O conceito de nota promissória pode ser definido como uma promessa de pagamento de uma certa quantia em dinheiro (ou entrega de coisa fungível) em determinado prazo, que é emitida por aquele que se compromete a pagar o valor previsto no título (devedor, sacador, beneficiário, subscritor ou tomador) em favor daquele que faz jus ao recebimento da quantia indicada no documento (tomador ou sacado), mediante o preenchimento dos requisitos legais de validade previstos na Lei Uniforme de Genébra (Decreto nº 57.663 /66)..
A natureza de título executivo extrajudicial
Segundo dispõe o novo código de processo civil (Lei nº 13.105 /15) no inciso I do seu artigo 784 (art. 585, I – CPC/1973) a nota promissória é um título executivo extrajudicial que uma vez não adimplido na data aprazada pode ser utilizado em ação judicial (execução de título extrajudicial) para fins de cobrança do valor indicado na cártula.
Prazo para ajuizamento da execução de título extrajudicial
De acordo com o artigo 70 da Lei Uniforme de Genébra ( Decreto nº 57.663/66) o credor da nota promissória (sacado) possui o prazo de 3 anos, a contar da data de vencimento, para promover a ação de execução de título extrajudicial contra o devedor do título.
Nota promissória prescrita. O que fazer com ela?
Na hipótese da ação de execução de título extrajudicial (baseada na nota promissória vencida e não paga) não ser distribuída no prazo legal, ocorre, então, a chamada prescrição da nota promissória, ou seja, o efeito jurídico por meio do qual a nota promissória (cártula ou documento) perde a sua força executiva, antes conferida pelo artigo 784, inciso I do CPC, não podendo mais embasar qualquer outra ação de execução..
A escolha pela ação monitória – Súmula 504 do STJ
A primeira opção que o sacado da nota promissória prescrita terá para cobrar o valor indicado no título é ingressar com uma ação monitória contra o emitente da cártula vencida e não paga, com fundamento no artigo 700 e seguintes do Novo Código de Processo Civil, no prazo de até 5 anos, a contar do vencimento da nota promissória, conforme já decidido pelo Superior Tribunal de Justiça ao editar a Súmula 504 nos seguintes termos:.
Prazo para ajuizamento da ação de locupletamento
O prazo para ajuizamento da ação de locupletamento prevista no artigo 48 do Decreto nº 2.044 /1908 é de 3 anos a contar do término do prazo para execução.
O que é uma Nota Promissória?
Primeiramente, a nota Promissória é tradicionalmente conhecida como promessa de pagamento. Portanto, aquele no qual emite assume um compromisso de pagar determinada quantia ao beneficiário em data pré-estabelecida. No Direito, a esse documento é um título de dívida líquida e certa, onde sequer se discute a origem.
Como preencher a nota promissória corretamente?
As notas promissórias podem ser adquiridas em blocos ou avulsas, ou impressas, sendo um título padrão, cujos dados vêm expressos a serem preenchidos. Os dados solicitados são: número da nota, vencimento, valor em moeda, a promessa de se pagar, a quem será pago, como, quando e onde.
Entenda o que é uma Nota Promissória e em quais situações você deve utilizá-la. Como fazer e quais as informações essenciais. Modelos simples em PDF e Word para imprimir
1. Como funciona a Nota Promissória? Como preenchê-la?
2. Nota Promissória como garantia em contrato e os cuidados que se deve ter ao preenchê-la.
3. Qual a diferença entre Cheque e Nota Promissória? O que é mais seguro?
4. Como endossar uma nota promissória? Quais os principais efeitos do endosso?
5. O que é o Protesto de uma Nota Promissória?
6.
5. O que é o Protesto de uma Nota Promissória?
É regulamentado pela lei nº 9.492/97. É ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento da obrigação originada em títulos de crédito e outros documentos dívida.
7. Prazo para realização do Protesto
Não existe prazo para protestar um título, uma vez que, segundo o art. 9.º da Lei nº 9.492/97, não cabe ao Tabelião investigar a ocorrência de prescrição ou caducidade.
8. Como pagar uma dívida protestada em cartório?
Previsto pela Legislação Federal n. 9.492/97, é uma forma de cobrança extrajudicial que determina que o devedor salde sua dívida dentro de um prazo de três dias úteis contados da protocolização do boleto. Caso isso não ocorra, o devedor pode ser protestado.
10. Quem é o avalista de um contrato? Como funciona o avalista?
É a pessoa responsável pelo pagamento de um empréstimo ou financiamento realizado por um terceiro, caso este não pague. Ou seja, é quem dá o aval e assume o risco de inadimplência.
12. Execução de Nota Promissória
Promover a execução da dívida significa agredir o patrimônio do devedor, tirando dele os bens necessários para o pagamento da dívida. Isto se dá através da penhora, avaliação e leilão dos bens do devedor, promovidos por ordem do juiz para o qual o processo for distribuído.
Dúvidas mais frequentes
Ela não precisa ser registrada em cartório para ser futuramente protestada se não for honrada. No entanto, é preciso ficar atento aos seguintes prazos de prescrição do título, conforme previsto na lei.

Introdução
O Conceito Básico de Nota Promissória
A Natureza de título Executivo Extrajudicial
Prazo para Ajuizamento Da Execução de título Extrajudicial
Nota Promissória Prescrita. O Que Fazer Com Ela?
A Escolha Pela Ação Monitória – Súmula 504 Do STJ
-
A primeira opção que o sacado da nota promissória prescrita terá para cobrar o valor indicado no título é ingressar com uma ação monitória contra o emitente da cártula vencida e não paga, com fundamento no artigo 700 e seguintes do Novo Código de Processo Civil, no prazo de até 5 anos, a contar do vencimento da nota promissória, conforme já decidid…
See more on eduardohermes.jusbrasil.com.br