
O DIU é um contraceptivo que associa facilidade de utilização ao bloqueio da fertilidade pelo tempo desejado. Isso significa prevenir a gravidez por muito mais tempo sem exigir compromisso periódico e permite o retorno da fertilidade depois da sua retirada, geralmente após a próxima menstruação.
Quais os tipos de Diu?
Sua eficácia chega a 99%! Existem dois tipos de DIU: o de cobre e o de progesterona. O DIU de cobre não contém hormônios e funciona dificultando a fecundação e impedindo que o ovo se fixe.
Qual a eficácia do DIU?
Já o DIU de cobre não libera hormônios, mas inviabiliza a sobrevivência do gameta masculino da mesma forma devido ao seu material. O cobre provoca uma inflamação no endométrio, criando um ambiente tóxico para os espermatozoides.
Quais são os sintomas do DIU?
O DIU é um contraceptivo que precisa ficar alocado bem na cavidade uterina. Raramente ele sai do lugar, mas quando acontece é fácil perceber pelos sintomas como dor abdominal, sangramento irregular e até umas pontadas na parede do útero. Shutterstock
Quanto tempo dura a leitura do DIU?
Tempo estimado de leitura: 6 minutos. Os anticoncepcionais intrauterinos, mais conhecidos pela sigla DIU (dispositivo intrauterino), são, atualmente, um dos métodos mais seguros e eficazes para evitar uma gravidez.

Qual é a principal função do DIU?
O DIU fornece uma opção não-cirúrgica para a prevenção da gravidez e é tão eficaz quanto a esterilização cirúrgica. Os anticoncepcionais intrauterinos modernos são feitos de plástico e libertam cobre ou um tipo de progesterona para aumentar a ação contraceptiva do dispositivo.
Qual a ação do DIU?
O cobre tem ação espermaticida, isto é, destrói os espermatozóides, impedindo sua penetração no útero. Já o DIU com hormônio libera a progesterona no útero gradualmente, por cinco anos. Esse hormônio altera a secreção do colo uterino impedindo e dificultando a penetração dos espermatozóides.
Qual é o mecanismo de ação do DIU hormonal?
Mecanismo de ação do DIU Acredita-se que o principal mecanismo de ação do dispositivo intrauterino é a transformação do ambiente uterino em um ambiente hostil aos espermatozoides, evitando a sua chegada até as trompas ou tendo efeito espermicida.
Como o DIU age para evitar a gravidez?
Tem haste revestida de cobre, como o próprio nome sugere, e não possui nenhum tipo de hormônio. Sua ação consiste na liberação de micropartículas do metal no útero, em pequenas quantidades. Assim, o endométrio (tecido que reveste o interior do útero), o muco e as trompas sofrem uma inflamação que impede a fecundação.
Quem usa o DIU menstrua?
O DIU de cobre não impede a ovulação, então você ainda menstruará. Mas é comum que as pessoas tenham fluxos menstruais mais intensos ou mais longos, bem como escape ou sangramentos não previstos, durante os primeiros meses de uso (10, 14).
Como o DIU fica dentro do útero?
Após colocado no interior do útero, o DIU fica com um ou dois fios que se estendem do colo do útero até parte da vagina. O DIU é um dispositivo colocado no interior do útero que pode ou não liberar hormônios.
Como o DIU Mirena age no organismo?
Trata-se de um modelo de dispositivo que realiza a liberação do hormônio progesterona. O Mirena é responsável por prevenir a gravidez de duas formas: impedindo a liberação do óvulo. Assim, tornando o muco cervical mais espesso e impedindo a subida de espermatozoides.
Como é a adaptação do DIU Mirena?
Nos primeiros 6 meses de uso do Mirena® ocorre um período de adaptação, para que a paciente ao término desse período fique com um padrão de sangramento favorável, isto é, em amenorreia, sangrar de vez em quando ou uma vez por mês. Por isso, é necessário paciência nos primeiros seis meses!
Quais são os DIU hormonal?
O que é DIU hormonal e quais existem no Brasil No Brasil, existem dois tipos de DIUs hormonais, o DIU Kyleena e o DIU Mirena. Ambos apresentam uma duração de 5 anos no organismo.
Quais são as 3 formas que o DIU hormonal age para evitar a gravidez?
Coisas importantes a saber: Dependendo do tipo de dispositivo intrauterino (DIU), a gravidez é evitada das seguintes formas: através do espessamento do muco cervical, do impedimento da entrada de espermatozóides no útero, da redução das chances de sobrevivência dos espermatozóides e da alteração do endométrio.
Qual a porcentagem de chance de engravidar usando DIU?
Quais as chances de engravidar com DIU? Como acontece com a maioria dos métodos contraceptivos, a probabilidade de uma mulher ficar grávida mesmo usando um dispositivo intrauterino são muito pequenas, em torno de 0,2% e 0,7%. Contudo, a possibilidade de engravidar não deixa de existir.
Tem período fértil com o DIU?
Com o uso do DIU de cobre e o DIU hormonal você continuará ovulando. Isto é, os dois tipos de DIUs não conseguem inibir ovulação e o efeito do DIU de cobre em evitar a gravidez é de ser espermicida pela reação inflamatória provocada pelo dispositivo.
DIU: o que é, quais os tipos e eficácia?
Existem vários métodos contraceptivos, mas nos últimos anos, o DIU se popularizou entre as mulheres graças à sua praticidade e eficácia; conheça mais sobre o Dispositivo Intrauterino.
DIU: o que é?
O Dispositivo Intrauterino é um objeto flexível de plástico em formato de T ou Y e mede cerca de 3 centímetros. Ele é inserido na cavidade uterina, onde pode permanecer por 5 a 10 anos, e não interfere nas relações sexuais. O procedimento é feito em consultório por um médico.
Tipos de DIU
No Brasil, atualmente, há dois tipos de DIU comumente utilizados: os de metal – DIU de cobre e o DIU Mirena®, que libera hormônios para impedir a fecundação.
3 dúvidas sobre o Dispositivo Intrauterino
Dentre as várias formas de se evitar uma gestação, o DIU se destaca como uma opção segura e prática. Ainda assim, algumas dúvidas podem surgir ao escolher passar pelo procedimento.
DIU Unimed-BH: orientações
Na Unimed-BH, a paciente pode receber orientações sobre o procedimento e encaminhamento diretamente com o ginecologista. Caso deseje obter mais informações sobre o assunto, basta entrar em contato por meio do número 4020-4020.
Introdução
Os anticoncepcionais intrauterinos, mais conhecidos pela sigla DIU (dispositivo intrauterino), são, atualmente, um dos métodos mais seguros e eficazes para evitar uma gravidez.
O que é o DIU?
O dispositivo intrauterino é um pequeno dispositivo de plástico em forma de T que costuma ser revestido com o metal cobre. No caso do SIU (DIU Mirena), o dispositivo é revestido com o hormônio progesterona, motivo pelo qual ele também é conhecido pelo nome alternativo de DIU hormonal.
Mecanismo de ação
Ao contrário do que muita gente pensa, o DIU não é um método abortivo. O mecanismo contraceptivo preciso ainda não foi totalmente elucidado, mas sabemos que o dispositivo intrauterino exerce seu efeito anticoncepcional de diversas formas, como, por exemplo:
Quem pode usar?
O DIU é um método contraceptivo indicado para quase todas as mulheres, mas ele é o ideal para aquelas que desejam um anticoncepcional de longa duração e que possa ser “esquecido”, já que, uma vez implantado, não é preciso fazer mais nada para que ele funcione adequadamente.
DIU de cobre ou DIU Mirena?
Para a maioria das mulheres, tanto o DIU quanto o SIU são excelentes opções de contracepção. Porém, dependendo das características pessoais, em alguns casos um tipo pode ser mais vantajosos que o outro. Exemplos:
Como é feita a implantação no útero?
O DIU pode ser inserido em qualquer momento do ciclo menstrual, contanto que se tenha certeza de que a paciente não encontra-se grávida. A sua eficácia é imediata, independentemente do momento do ciclo.
Efeitos adversos e complicações
Em cerca de 3 a 6% das pacientes, o dispositivo intrauterino pode sair espontaneamente no primeiro ano de uso. Este problema é mais comum em mulheres muito jovens, que que nunca tiveram filhos e ou que apresentem intenso fluxo menstrual.
Qual é a eficácia do DIU?
O dispositivo intrauterino ou DIU possui uma eficácia de 98 a 99%, o que indica que o seu uso faz com que as probabilidades de engravidar porque o dispositivo se moveu do seu sítio são bastante baixas.
Diu Mirena e diu de cobre
O DIU Mirena é um método anticoncepcional hormonal, uma vez que libera o hormônio progesterona aos poucos para que seja absorvido pela corrente sanguínea. Ele apresenta um risco de engravidar de apenas 0,2%, enquanto que o Diu de cobre demonstra um risco de 0.7%.
Quem pode usar diu e quando é contraindicado
Como acontece com diversos métodos contraceptivos, existem alguns casos nos quais não se recomenda usar DIU. Este método anticoncepcional está contraindicado se:
Vantagens do DIU
Depois da sua colocação, o dispositivo intrauterino protege contra a gravidez durante um período de 5 a 10 anos sem necessidade de retirá-lo em nenhum momento. Assim que você deseje engravidar, apenas precisa consultar o seu ginecologista para removê-lo e poderá conceber sem problemas.
Desvantagens do DIU
Além de estar contraindicado para certas mulheres, o DIU apresenta algumas desvantagens que devemos ter em conta antes de adotar o dispositivo intrauterino como método anticoncepcional:
Deslocamento do DIU: quais as causas e sintomas
O DIU é um contraceptivo que precisa ficar alocado bem na cavidade uterina. Raramente ele sai do lugar, mas quando acontece é fácil perceber pelos sintomas como dor abdominal, sangramento irregular e até umas pontadas na parede do útero. Shutterstock
Conheça as causas de deslocamento de DIU
Segundo o Dr. Alexandre, o número de mulheres que tiveram problemas com deslocamento do DIU é muito pequeno, mas pode acontecer. “A taxa de deslocamento depende do DIU, da experiência de quem o inseriu, do tempo de permanência e da própria paciente”.
Conheça os sintomas do deslocamento do DIU
Uma das formas de descobrir se o DIU está no local certo é ficar em alerta aos sinais do corpo. O Dr. Alexandre afirma que os sintomas mais comuns são cólicas e sangramento irregular.
DIU: como colocar e quais os cuidados
O DIU é um método contraceptivo de longa duração que pode ter validade de 5 a 10 anos, dependendo do tipo. O Dr Alexandre explica que não existe uma forma de evitar que o DIU se desloque no corpo da mulher, mas o acompanhamento já é o suficiente para saber se está tudo certo com o dispositivo.

Introdução
O Que É O Diu?
-
O dispositivo intrauterino é um pequeno dispositivo de plástico em forma de T que costuma ser revestido com o metal cobre. No caso do SIU (DIU Mirena), o dispositivo é revestido com o hormônio progesterona, motivo pelo qual ele também é conhecido pelo nome alternativo de DIU hormonal. O DIU (ou o SIU) deve ser implantado dentro do útero da mulher através da vagina pel…
Mecanismo de Ação
-
Ao contrário do que muita gente pensa, o DIU não é um método abortivo. O mecanismo contraceptivo preciso ainda não foi totalmente elucidado, mas sabemos que o dispositivo intrauterino exerce seu efeito anticoncepcional de diversas formas, como, por exemplo: 1. Alterações no muco cervical (muco do útero), estimuladas pelo cobre ou pela progesterona,…
Quem Pode usar?
-
O DIU é um método contraceptivo indicado para quase todas as mulheres, mas ele é o ideal para aquelas que desejam um anticoncepcional de longa duração e que possa ser “esquecido”, já que, uma vez implantado, não é preciso fazer mais nada para que ele funcione adequadamente. O dispositivo intrauterino também deve ser o método de escolha para as mulheres que desejam u…
Contraindicações
-
Existem poucas contraindicações absolutas ao uso do dispositivo intrauterino. As principais são: Anormalidades anatômicas do útero: útero bicorno, estenose cervical e grandes miomas que distorçam a cavidade uterina são fatores que impedem o uso do DIU. obs: miomas que não causem distorções relevantes do útero ou que não atrapalhem a implantação do DIU não são c…
Diu de Cobre Ou Diu Mirena?
-
Para a maioria das mulheres, tanto o DIU quanto o SIU são excelentes opções de contracepção. Porém, dependendo das características pessoais, em alguns casos um tipo pode ser mais vantajosos que o outro. Exemplos:
Como É feita A Implantação No útero?
-
O DIU pode ser inserido em qualquer momento do ciclo menstrual, contanto que se tenha certeza de que a paciente não encontra-se grávida. A sua eficácia é imediata, independentemente do momento do ciclo. Em geral, porém, para evitar a implantação do dispositivo em mulheres que engravidaram recentemente, mas desconhecem a situação, a maioria dos médicos opta por im…
Efeitos Adversos E Complicações
-
Em cerca de 3 a 6% das pacientes, o dispositivo intrauterino pode sair espontaneamente no primeiro ano de uso. Este problema é mais comum em mulheres muito jovens, que que nunca tiveram filhos e ou que apresentem intenso fluxo menstrual. A perfuração do útero durante a inserção do DIU ocorre em cerca de 0,1% das pacientes. Na maioria dos casos que isso ocorre …
Onde Comprar E Preço
-
O dispositivo intrauterino pode ser comprado em qualquer farmácia. O DIU de cobre custa entre R$ 50,00 e R$ 150,00. O DIU hormonal é bem mais caro, saindo por cerca de R$ 600,00 a R$750,00.
Referências
- Emergency Contraception: A Last Chance to Prevent Unintended Pregnancy– Princeton University.
- Emergency contraception– UpToDate.
- Canadian Contraception Consensus (Part 3 of 4): Chapter 7 – Intrauterine Contraception– The Society of Obstetricians and Gynaecologists of Canada.
- Emergency Contraception – American Academy of Pediatrics.