Qual o certo juçara ou Jussara?
O nome Jussara vem da palavra tupi ii’sara, que significa “coceira” ou “ardor” e era usada para designar os espinhos de uma palmeira que utilizavam como agulhas para tecer. O pó que saía dessa palmeira causava muita coceira na pele das pessoas, e por esse motivo jussara ou juçara foi o nome dado à árvore.
O que é juçara no Maranhão?
RESUMO – A Euterpe oleracea Mart. é conhecida popularmente no Maranhão como juçara. É uma espécie palmácea nativa da região amazônica que se destaca pela sua abundância nas áreas onde ocorre e por constituir importante fonte de diversos produtos, tanto de subsistência quanto comerciais.
Como é chamado o açaí no Maranhão?
No Maranhão, o famoso açaí é conhecido como juçara. Porém, não são exatamente a mesma fruta, conheça a diferença e conheça a festa tradicional da juçara em São Luís.
Qual é a diferença entre açaí e juçara?
“O açaí é mais utilizado para a produção de polpa de frutas. Os frutos tanto da juçara (euterpe edulis), quanto do açaí (euterpe oleracea) são muito parecidos e por isso são confundidos. Só que o fruto do açaizeiro vai ter uma oferta de polpa maior. A juçara é muito mais utilizada para a produção de palmito.
Tem juçara no Maranhão?
Juçara, o fruto nomeado de forma bem peculiar no Maranhão, foi o destaque deste sábado (26) no Repórter Mirante. O programa destacou as maravilhas da juçara e como o fruto participa da vida dos maranhenses. Pode-se dizer que parte da cultura do Maranhão gira em torno da juçara.
Como é chamado o açaí?
Por isso, há diversas denominações, como açaí-roxo ou preto, açaí-branco, açaí-açu, açaí-espada, açaí-sangue-de-boi etc. Por meio do açaizeiro, além do fruto, também se aproveitam as folhas, raízes, palmito e tronco.
Qual região e o açaí?
Região Norte do BrasilO açaizeiro é uma palmeira brasileira típica do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins, na Região Norte do Brasil. Nesses estados, o açaí é consumido com farinha de mandioca, tapioca, ou até mesmo na forma de pirão com farinha para acompanhar um peixe assado ou camarão.
Como se come açaí no Maranhão?
O povo do Maranhão adora açaí, mas é muito diferente do que estamos acostumados aqui no Espírito Santo (gelado como um sorvete, doce, misturado com leite em pó, guaraná, frutas…). Eles comem açaí natural, misturado com farofa, camarão, peixe… é “comida de sal” por lá.
Qual é a fruta juçara?
NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: JUÇARA vem do tupi guarani e significa “O que dá farpas ou lascas” isso devido a formação do tronco. Também chamada de Içara, Palmito doce, Palmito branco e Açaí da Mata Atlântica.
Como é a Árvore do açaí?
Características. É uma palmeira delgada e alta que pode atingir de 20 a 25 metros. Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, o que totaliza, em média, de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira e de 12 a 25 toneladas de frutos/ha/ano. Os troncos são lisos, roliços, longos, de cor clara, sem espinhos.
Qual é a fruta que faz o açaí?
Açaí, típico da região Amazônica, fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea, família Palmae) é muito utilizado pelos habitantes no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes.
Como se chama a palmeira do açaí?
Ficha Técnica. O açaí ou açaizeiro é uma palmeira nativa da região amazônica, cujos deliciosos frutinhos, são amplamente consumidos pela população local e vem conquistando o Brasil e o resto do mundo nas últimas décadas.
Quais os tipos de açaí que existem?
açaí é apreciado e faz parte da cultura de boa parte da região amazônica. TIPOS DE AÇAÍ: Oficialmente, temos 06 tipos de açaís catalogados no Brasil pela EMBRAPA.
Qual é o nome do pé de acerola?
A aceroleira se desenvolve e produz satisfatoriamente em clima tropical e subtropical, sendo resistente também a temperaturas próximas a zero grau centígrados. Cresce e produz satisfatoriamente quando as chuvas variam entre 1200 e 1600mm anuais, bem distribuídos.
Qual é o nome do fruto da palmeira?
Coquinho. O Projeto Juçara, desenvolvido durante 10 anos pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema), valorizou o fruto da palmeiras, o coquinho, no lugar do palmito, garantindo a preservação da palmeira mata adentro.