Qual a doenca q foi transmetida atraves do açai

image

Quais são os tipos de transmissão de doenças?

Contato indireto: essa transmissão consiste na transferência do micro-organismo causador da doença via algum objeto que foi contaminado pelo doente. Esses objetos que são capazes de transportar o agente causador de doença de um indivíduo para outro são chamados de fômites. 1. Conjuntivite

Como evitar doenças transmitidas pelo solo?

Para evitar as doenças transmitidas pelo solo é importante não andar descalço, evitar o consumo de alimentos e água possivelmente contaminadas e investir na melhora das condições de saneamento básico.

Como os micro-organismos podem ser transmitidos ao ser humano?

Os micro-organismos presentes nestes reservatórios podem ser transmitidos ao ser humano através da ingestão da água, do contato da pele durante o banho, na preparação de refeições ou através do consumo de alimentos lavados previamente com água contaminada.

Quais são as doenças transmitidas pelo solo contaminado?

Tétano O tétano é uma doença que pode ser transmitida pelo solo e causada pela bactéria Clostridium tetani, que entra no organismo através de ferimentos, cortes ou queimaduras de pele e libera toxinas.

image


Qual a doença que o açaí transmite?

A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).


Qual é a causa da doença de Chagas?

É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas.


Qual a relação entre a doença de Chagas e o consumo do açaí?

Embora o tal protozoário seja realmente o causador da enfermidade, hoje ele é passado adiante principalmente através do açaí contaminado – e só em menor proporção pela picada do inseto. Atualmente, cerca de 70% dos casos de Chagas têm como pano de fundo o consumo de açaí contaminado.


Qual é a doença transmitida pelo barbeiro?

Doença de Chagas (DC) ou Tripanossomíase Americana é uma infecção parasitária, antropozoonose, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como bicho-barbeiro.


Qual o tempo de vida de uma pessoa com doença de Chagas?

O transplante aumenta em torno de 80% a expectativa de vida dessa pessoa, que pode viver com qualidade em torno de 10 anos mais. Já há estudos que mostram que a evolução do transplantado com Chagas é tão boa ou melhor do que os transplantes realizados por outras causas.


Qual órgão a doença de Chagas afeta?

Caindo na circulação, o Trypanosoma cruzi afeta os gânglios, o fígado e o baço. Depois se localiza no coração, intestino e esôfago.


Como eliminar o barbeiro do açaí?

Entre os procedimentos recomendados está o tratamento por choque térmico dos frutos de açaí, para eliminar o protozoário Trypanosoma cruzi, agente causador da Doença de Chagas, e que pode ser encontrado no inseto conhecido como barbeiro.


Como a doença de Chagas é transmitida para o ser humano?

Transmissão: O Trypanosoma entra no sangue a partir do contato das fezes do inseto “barbeiro” com a pele ferida ou com a mucosa do olho, ou pela ingestão de alimentos contaminados com esse material. Pode ocorrer também recebendo transfusão de sangue ou transplante de pessoas com a doença.


Quais são os sintomas da picada do barbeiro?

Os principais sintomas são:Febre contínua, intermitente e prolongada por cerca de sete dias;Inchaço na face ou nos membros;Manchas vermelhas na pele;Inchaço nos gânglios;Inflamação no fígado ou no baço;Falta de ar;Problemas cardíacos agudos.


Como saber se o barbeiro está contaminado?

Marcos Boulos – No local da picada do barbeiro e da penetração das fezes infectadas pelo parasita, o primeiro sinal da inoculação é o inchaço. Se a picada for nas pálpebras, aparece o sinal de Romanã que se caracteriza pelos olhos vermelhos e inchados.


Como saber se é um barbeiro?

6:3811:11Suggested clip · 45 secondsAPRENDA A IDENTIFICAR O PERCEVEJO BARBEIRO EM CASA …YouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Dengue

A Dengue é uma doença provocada por um vírus que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O mosquito se contamina com o vírus quando pica uma pessoa que já estava com a doença.


Zika

Essa doença é provocada pelo vírus Zika, que pode ser transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, assim como por outro mosquito, o Aedes albopictus, ambos muito parecidos. Os mecanismos de transmissão pelos mosquitos são os mesmos observados para a Dengue.


Chikungunya

A Chikungunya é provocada pelo vírus do mesmo nome. Assim como a Zika, a doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e por seu parente próximo, o Aedes albopictus. Também neste caso, os mecanismos de transmissão são os mesmos observados para as outras doenças veiculadas por estes mosquitos.


Febre Amarela

A Febre Amarela é a quarta doença importante transmitida pelo mosquito Aedes aegypti no meio urbano e pelo mosquito Haemagogus em regiões de matas. Não há registro de infecção natural do Aedes albopictus pelo vírus da Febre Amarela.


1. Mononucleose infecciosa

A mononucleose, popularmente conhecida como doença do beijo, é uma doença infecciosa causada pelo vírus Epstein-Barr, que pode ser transmitida facilmente de pessoa para pessoa através da saliva, sendo comum de aparecer após beijar pessoas desconhecidas em festas, por exemplo.


2. Gripe e resfriados

A gripe é causada pelos vírus do tipo Influenza, enquanto o resfriado pode ser causado por mais de 200 tipos de vírus como rinovírus e coronavírus, e ambos podem ser transmitidos pelo beijo.


3. Herpes

O herpes labial é causado pelo vírus herpes simples, que pode infectar a região dos lábios ou da região íntima pelo contato com a saliva de pessoas que têm este vírus. A transmissão é feita pelo contato direto com lesões das pessoas infectadas, principalmente através do beijo.


4. Catapora

Também conhecida como varicela ou cobreiro, a catapora é uma doença muito contagiosa, causada pelo vírus da varicela-zoster, que ocorre principalmente em crianças, no entanto adultos que nunca tiveram ou que não foram vacinados, podem ser contaminados. A infecção é feita pela saliva ou pelo contato com as lesões da pele.


5. Caxumba

A caxumba, também conhecida como papeira ou parotidite, também é uma infecção viral causada pelo vírus Paramyxovirus que pode ser transmitida por gotículas de saliva e leva à inflamação das glândulas salivares e sublinguais.


6. Candidíase

A candidíase também é conhecida como sapinho e é causada por fungos do gênero Candida. Algumas espécies de fungo estão presentes em nossa pele naturalmente e outras podem causar a doença, principalmente se a imunidade estiver baixa, podendo ser transmitidas através do beijo.


7. Sífilis

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum, mas que também pode ser transmitida pela saliva, em pessoas que têm pequenas feridas na boca.


1. Larva migrans

A larva migrans cutânea, também conhecida como bicho geográfico, é causada pelo parasita Ancylostoma braziliensis, que pode ser encontrado nos solos e penetrar pele, através de pequenos ferimentos, provocando uma lesão avermelhada no local de entrada.


2. Ancilostomíase

A Ancilostomíase, também conhecida como ancilostomose ou amarelão, é uma verminose provocada pelos parasitas Ancylostoma duodenale e Necator americanus, cujas larvas podem permanecer e se desenvolver no solo, até que penetram através da pele de pessoas que entram em contato, especialmente ao andar descalços.


3. Ascaridíase

A ascaridíase, popularmente conhecida como lombriga, é uma doença infecciosa causada pelo parasita Ascaris lumbricoides, que leva ao aparecimento de sintomas intestinais, como dor abdominal, cólica, dificuldade para evacuar e perda de apetite.


4. Tétano

O tétano é uma doença que pode ser transmitida pelo solo e causada pela bactéria Clostridium tetani, que entra no organismo através de ferimentos, cortes ou queimaduras de pele e libera toxinas.


5. Tungíase

A tungíase é uma parasitose mais conhecida como bicho-de-pé, também chamado de bicho-de-areia ou bicho-de-porco, provocada pelas fêmeas grávidas de uma espécie de pulga, chamada de Tunga penetrans, que costuma habitar solos que contêm terra ou areia.


6. Esporotricose

A esporotricose é uma doença provocada pelo fungo Sporothrix schenckii, que habita a natureza e está presente em locais como solo, plantas, palha, espinhos ou madeira.


7. Paracoccidioidomicose

A paracoccidioidomicose é uma doença infecciosa causada pela inalação dos esporos do fungo Paracoccidioides brasiliensis, que vive no solo e em plantações, sendo, por isso, mais comum de acontecer em agricultores e moderadores de áreas rurais.


Panorama geral das doenças provocadas por micro-organismos

As doenças infecciosas são os distúrbios causados ​​por micro-organismos – como bactérias, vírus e fungos – e algumas figuram entre as 10 principais causas de mortes no mundo.


Para começar, alguns conceitos relevantes

Primeiramente, é interessante saber que um patógeno é um micro-organismo com potencial para causar doenças. Infecção é a invasão e multiplicação de micróbios patogênicos em um indivíduo ou população. Já o termo doença é quando a infecção causa danos às funções ou sistemas vitais do indivíduo.


Doenças causadas por bactérias

Algumas espécies de bactérias são responsáveis por causar doenças conhecidas. Veja a seguir alguns exemplos, seus agentes causadores, principais sinais e sintomas, formas de tratamento e prevenção:


Doenças causadas por vírus

As doenças causadas por vírus, também conhecidas como viroses, são bastante comuns. Existem viroses que são relativamente simples, como os resfriados, em contrapartida, há aquelas que desencadeiam quadros mais graves, até mesmo sem cura, como é o caso da AIDS.


Doenças causadas por fungos

Algumas enfermidades provocadas por fungos são bastante conhecidas pela população em geral. O que muitos não sabem é que, apesar de aparentemente inofensivas, podem causar problemas graves quando aliadas à imunidade baixa.


Cenário atual

Apesar de todos os esforços empenhados no Brasil e no mundo, como o desenvolvimento de pesquisas, vacinas e medicamentos, e do amplo conhecimento sobre as principais doenças causadas por micro-organismos, elas ainda são de grande incidência. Em suma, a informação continua a ser uma das principais armas para a prevenção e o controle desses males.

image

Leave a Comment