• Escolher e aplicar as técnicas e os métodos pedagógicos mais adequados aos objectivos, ao público-alvo e ao contexto da formação; • Distinguir os diferentes métodos pedagógicos; • Descrever as vantagens e a importância da criatividade em meio pedagógico; • Identificar estratégias inclusivas de públicos diferenciados; OBJETIVOSESPECÍFICOS
Por que a escola desenvolve as ações pedagógicas e administrativas?
A escola como todo se desenvolve as ações pedagógicas e administrativas para que o plano de trabalho elaborada seja uma das finalidades de obter resultados positivos da equipe que desempenharam seus papeis a fim de encontrar soluções diversas dentro do estabelecimento de ensino.
Qual a relação entre administrativo e pedagógico?
Medeiros defende que “somente assim” entenderemos que a administração educacional tem o pedagógico como inerente à sua compreensão e concretização, quando orientada pela intersubjetividade. “É ação e coordenação interessada e preocupada pelo pedagógico da escola” (Medeiros, 2002, p.183).
Por que a administração precisa ser incorporada a dimensão pedagógica?
Nesse contexto, a administração é mediação, pois possibilita o alcance do fim, isto é, no caso da escola, a realização efetiva do pedagógico.
Quais são as estratégias pedagógicas?
As estratégias pedagógicas correspondem aos diversos procedimentos planejados e implementados por educadores com a finalidade de atingir seus objetivos de ensino. Elas envolvem métodos, técnicas e práticas explorados como meios para acessar, produzir e expressar o conhecimento.
Quais são as estratégias pedagógicas?
As estratégias pedagógicas correspondem aos diversos procedimentos planejados e implementados por educadores com a finalidade de atingir seus objetivos de ensino. Elas envolvem métodos, técnicas e práticas explorados como meios para acessar, produzir e expressar o conhecimento.
Quais estratégias o professor deve adotar para promover a inclusão respeitando as especificidades de cada aluno?
Confira, a seguir, 4 estratégias pedagógicas que auxiliarão sua escola a vencer os desafios da inclusão escolar de alunos portadores de deficiência.Conheça as necessidades de cada aluno. … Promova campanhas de inclusão escolar. … Faça avaliações individuais. … Invista em tecnologia.
O que são estratégias de ensino na educação infantil?
As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento. Essas técnicas são essenciais para extrair o melhor aproveitamento do aluno, ajudando-o a adquirir e a fixar o conteúdo que foi ministrado.
Quais são os cinco princípios norteadores do PPP projeto político pedagógico explique cada um deles?
De acordo com Veiga (1991, p. 82), os princípios do PPP são: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade/autonomia e valorização do magistério. Esses possuem um caráter permanente e fundamentado nas ações pedagógicas.
O que podemos fazer para promover a educação inclusiva?
Propor um projeto político-pedagógico inclusivo, que inclua espaços acolhedores de aprendizagem e planos de desenvolvimento individuais dos alunos. Promover a flexibilização do currículo para que os estudantes se desenvolvam de acordo com suas necessidades e avanços.
O que fazer para promover a inclusão?
Como promover a diversidade e inclusão nas empresas COMEÇAR PELA ALTA LIDERANÇA. … GARANTIR A IGUALDADE, INCLUSÃO E NÃO-DISCRIMINAÇÃO. … ASSEGURAR O BEM-ESTAR E A SEGURANÇA. … FOCAR EM EDUCAÇÃO E TREINAMENTOS. … ESTIMULAR CONVERSAS SOBRE DIVERSIDADE E INCLUSÃO. … CRIAR UMA ÁREA SEPARADA NA EMPRESA.
O que são estratégias de aprendizagem?
Mas o que são estratégias de aprendizagem? Elas consistem em um conjunto de técnicas e metodologias que têm como objetivo facilitar a transmissão e a gestão de conhecimento. As estratégias utilizadas precisam estar de acordo com o perfil dos alunos, além de serem capazes de despertar o interesse dos educandos.
O que se entende por estratégia?
O que é Estratégia: Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.
O que é a estratégia em um plano de aula?
As estratégias didáticas podem ser definidas como a arte de aplicar ou explorar os meios e condições favoráveis e disponíveis, visando atingir objetivos específicos. O trabalho docente não trata apenas de um conteúdo, mas de um processo que envolve um conjunto de pessoas na construção de saberes.
Quais os cinco princípios que norteiam a gestão escolar democrática?
206 – O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e …
Qual é o princípio norteador de um projeto pedagógico?
QUAL É O PRINCÍPIO NORTEADOR DE UM PROJETO PEDAGÓGICO? A intencionalidade, isto é, algo que se apresenta como desejado e necessário.
Quais são os princípios do PPP Segundo Ilma Passos Veiga?
O projeto político-pedagógico é entendido, neste estudo, como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério.
Como desenvolver estratégias pedagógicas inclusivas
O ponto de partida deve ser o próprio estudante. É preciso empenhar-se em conhecê-lo bem. Partir do seu repertório e dos seus eixos de interesse torna o processo de ensino-aprendizagem muito mais espontâneo, prazeroso e significativo.
Avaliação
A avaliação na perspectiva inclusiva é um processo contínuo e contextualizado, no qual a referência deve ser a trajetória individual do estudante, sem que haja classificações ou comparações. Isso porque a educação inclusiva parte do pressuposto de que cada pessoa tem um modo singular de acessar, produzir e expressar o conhecimento.
Plano educacional individualizado (PEI)
O plano educacional individualizado (PEI) é um instrumento de planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, cuja referência é a trajetória individual de cada um.
Quem faz as políticas públicas de educação?
As políticas educacionais são propostas, estudadas e criadas a partir de leis que são votadas pelo membros Poder Legislativo (deputados federais e estaduais, senadores e vereadores) em cada uma das esferas de governo: federal, estadual e municipal.
As leis sobre educação
As políticas de educação são garantidas pela Constituição Federal e por outras leis, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96).
Estratégias pedagógicas: Simular situações reais
A primeira estratégia pedagógica é tornar as aulas mais dinâmicas e práticas proporcionando a aplicação do conteúdo no dia a dia dos alunos fora da escola.
Conclusão
Várias pesquisas científicas têm constatado que as metodologias ativas tendem a promover uma melhor aprendizagem quando comparadas ao ensino tradicional.
Como Desenvolver Estratégias Pedagógicas Inclusivas
Planejamento Pedagógico
-
O planejamento pedagógico tem como finalidade definir os objetivos e as estratégiasque orientam o processo de ensino-aprendizagem. No contexto da educação inclusiva, o planejamento deve ser contínuo e colaborativo. Ao mesmo tempo, deve valorizar os interesses e atender às necessidades de cada estudante. Isso significa pensar aulas desafiadoras para…
Material Pedagógico
-
Material pedagógicoé todo e qualquer recurso utilizado em sala de aula com uma finalidade específica de ensino e aprendizagem. A educação inclusivaprevê o uso de diferentes materiais pedagógicos para alcançar um mesmo objetivo de ensino. Nesse caso, a referência para a escolha ou desenvolvimento de atividades deve ser o próprio estudante, suas necessidades (ba…
Avaliação
-
A avaliação na perspectiva inclusiva é um processo contínuo e contextualizado, no qual a referência deve ser a trajetória individual do estudante, sem que haja classificações ou comparações. Isso porque a educação inclusiva parte do pressuposto de que cada pessoa tem um modo singular de acessar, produzir e expressar o conhecimento. Por essa razão, a avaliaçã…
Plano Educacional Individualizado
-
O plano educacional individualizado (PEI) é um instrumento de planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, cuja referência é a trajetória individual de cada um. O modelo mais comum, adotado por escolas e redes de ensino no Brasil e em outr…