
Qual é o assoalho da boca?
O ASSOALHO DA BOCA. A maior parte do limite inferior da boca é recoberta pela língua, cuja base se apóia numa camada de feixes musculares tensos, situada entre os dois lados da mandíbula. Sob a língua há uma prega mucosa que se estende até a gengiva, na base da boca: é ofrénulo lingual freio que prende a língua ao assoalho da boca.
Quais são os limites da boca?
Tecnicamente, a boca apresenta seis limites principais. O da frente é formado pelos lábios. Dos dois lados, as bochechas. Em cima, uma abóbada formada pelos palatos dum e mole. No fundo, há uma passagem que estabelece comunicação entre a cavidade e os compartimentos mais internos.
Quais são os compartimentos da boca?
O da frente é formado pelos lábios. Dos dois lados, as bochechas. Em cima, uma abóbada formada pelos palatos dum e mole. No fundo, há uma passagem que estabelece comunicação entre a cavidade e os compartimentos mais internos. Embaixo, finalmente, a boca é limitada pela língua e região sublingual.

Qual o papel da boca na digestão dos alimentos?
Na boca o alimento é rasgado e triturado pelos dentes e, com a ajuda da língua, é misturado com a saliva. O bolo alimentar segue da boca para a faringe e da faringe para o esôfago, sendo levado por meio de movimentos peristálticos até o estômago.
Qual e o canal que empurra os alimentos para o esôfago?
FaringeFaringe: canal com cerca de 14cm de comprimento que liga a boca ao esôfago, responsável pela passagem de alimento.
Qual e o papel da epiglote?
Sua função é impedir a ligação da faringe com a laringe, evitando, assim, a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestório. A epiglote funciona como uma espécie de válvula que se fecha durante a deglutição e se abre para permitir o fluxo de ar durante a respiração.
Qual e a função da nasofaringe?
A nasofaringe é a parte mais alta das vias aéreas, situada logo atrás do nariz e acima do palato mole. A nasofaringe serve de passagem a partir do nariz à garganta, para o ar até a traqueia, brônquios e pulmões.
Quais são o canal alimentar?
O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
O que canal alimentar?
O sistema digestório é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Fazem também parte desse sistema as seguintes glândulas acessórias: glândulas salivares, pâncreas e fígado. A digestão inicia-se na boca, com a ação da saliva e dos dentes.
Quais as principais estruturas da nasofaringe?
Nasofaringe: corresponde à primeira região da faringe, a região nasal. Ela está situada atrás do nariz. Na nasofaringe, observa-se a presença de quatro aberturas, duas para as tubas auditivas (eustaquianas) e duas para o nariz (coanas).
O que é nasofaringe e orofaringe?
A faringe é dividida entre nasofaringe ou rinofaringe (localizada atrás da cavidade nasal, liga-se à orofaringe); orofaringe (localizada atrás da cavidade oral, liga-se à cavidade bucal); e a laringofaringe (parte inferior da faringe e continuação da orofaringe, liga-se à laringe e ao esôfago).
Como é formada a região nasofaringe?
É composta por tecido linfóide, que forma uma das porções do anel linfático de Waldeyer. Está conectada à cavidade timpânica através da tuba auditiva, que permite a passagem de ar entre as cavidades e, consequentemente a manutenção do equilíbrio de pressão entre elas.