Qual a importância do açaí

image


Qual a importância do AA?

AA é uma Irmandade que reúne portadores de alcoolismo, uma doença incurável. Sua proposta é ajudar o dependente de álcool a parar de beber, o único requisito para frequentar os grupos é o desejo sincero de interromper o consumo da bebida alcoólica. Foi criado em 1935, visando à abstinência total do álcool.


O que significa os Alcoólicos Anônimos?

34Alcoólicos Anônimos são, de acordo com sua literatura oficial, “uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo” (Alcoólicos Anônimos 1996).


Porque os alcoólicos são anônimos?

Com efeito, o anonimato opera como um mecanismo simbólico fundamental no processo saúde-doença vivenciado dentro de A.A., ligando-se diretamente à fabricação da identidade do “doente alcoólico em recuperação” e, por essa via, à reconstrução subjetiva dos membros da irmandade.


Qual é a origem dos AA?

Alcoólicos Anónimos teve o seu início em 1935 em Akron, Ohio, como resultado do encontro de Bill W., um corrector da Bolsa de New York, com o Dr. Bob S., médico cirurgião. Eram ambos alcoólicos considerados irrecuperáveis.


Qual é o lema dos Alcoólicos Anônimos?

um dia de cada vezCom o lema “um dia de cada vez”, os alcóolicos anônimos de Brasília tentam viver longe do vício. Um dos frequentadores do A.A que já está sem consumir a droga há mais de 30 anos afirmou que não importa o tempo que fica sem ingerir o álcool, mas a disposição de permanecer por mais tempo.


Por que não beber em AA?

Nas palavras da Associação Médica Americana: “O álcool, além de sua propriedade viciante, possui também um efeito psicológico que modifica o pensamento e o raciocínio. Uma só dose pode mudar o processo mental de um alcoólico, de modo que ele acha que pode agüentar outra…


Quanto tempo dura uma reunião do AA?

Em algumas reuniões pode ter a presença de um convidado especial que vai relatar a sua história de dependência e recuperação. Há também alguns encontros que há temas específicos. Cada reunião do Alcoólicos Anônimos duram cerca de 1h a 1h30.


Como participar dos Alcoólicos Anônimos?

O único requisito para fazer parte de A.A. é o desejo de parar de beber, se este for o seu caso e quiser conhecer melhor como funciona A.A., basta Clicar Aqui https://69544529.myownmeeting.net/login , para participar de nossas reuniões, digite seu nome e clique em ingressar, os companheiros(as) irão lhe receber com …


Quais são AA?

Os Alcoólicos Anónimos ou Alcoólicos Anônimos (AA) são uma comunidade com carácter voluntário de homens e mulheres que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas.


Quando foi criado o AA?

1935, Akron, OhioAlcoholics Anonymous / Fundada em


Quantos grupos de AA existem no mundo?

Surgido no ano de 1935 em Akron, Ohio, a irmandade tem como marco a publicação do livro “Alcoólicos Anônimos”, em 1939. A partir daí a obra se expandiu, atualmente o AA está presente em 186 países, contando com aproximadamente 120 mil grupos.


Nomes vernáculos

  1. Proto-Nawiki[4]: *manakʰa-i
  2. Proto-Maku Oriental[5]: *bãdãk’
  3. Proto-Chapacura[6]: *ʔiɾam
  4. Kwazá[7]: wiriɁu

See more on pt.wikipedia.org


Etimologia

  • O termo “açaí” é oriundo do tupi yasa’i, “fruta que chora” “terra”, em alusão ao suco desprendido pelo seu fruto.[1]

See more on pt.wikipedia.org


Origem Popular

  • De acordo com o folclore brasileiro, existia uma tribo indígena muito numerosa na Amazônia. Época que os alimentos estavam escassos, sendo difícil conseguir comida a todos. Então, o caciqueItaki tomou uma decisão cruel. Resolveu que, a partir daquele dia, todas as crianças recém-nascidas seriam sacrificadas, evitando o aumento populacional desta tribo. Um dia a filh…

See more on pt.wikipedia.org


Descrição

  • É uma espécie monocotiledônea nativa da várzea da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, Peru e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre e Tocantins), assim como de Trinidad e Tobago e das bacias hidrográficas da Colômbia e Equador que desembocam no Oceano Pacífico.[9] O açaí é …

See more on pt.wikipedia.org


Usos

  • O açaí é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constitui o palmito. Assim, pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. O fruto é colhido por trabalhadores que sobem nas palmeiras com auxílio de um trançado de folhas amarrado aos pés – a peconha. Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina p…

See more on pt.wikipedia.org


Informação nutricional

  • O açaí é rico em gordura, onde grande parte são monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%),[38] que são benéficas e também estão presentes no abacate e azeite, auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL, melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração e previnem, até mesmo obesidade, problemas de …

See more on pt.wikipedia.org


Ver também

Leave a Comment