
A escolha entre ações ordinárias ou preferenciais é uma decisão muito pessoal que leva em conta os objetivos do investidor. Por exemplo, se o investidor pensa em aplicar seus recursos para o longo prazo, talvez investir em ações ON seja mais interessante, já que garante tag-along.
Qual a diferença entre ação preferencial e ordinária?
Ou seja, a ação preferencial é um pouco mais segura do que a ordinária. O ponto negativo das ações preferenciais é que o acionista NÃO tem direito de voto nas assembleias da empresa.
Quais são as ações preferenciais?
Estas ações concedem ao seu detentor o direito de voto em assembleia e o direito de participação nas decisões da companhia. Já as ações preferenciais, que são conhecidas como ações PN, são aquelas que possuem o final 4 em seu código de negociação (ticker).
Qual a diferença entre acionistas preferenciais e ordinários?
No caso de liquidação ou dissolução da empresa, por exemplo, são os acionistas preferenciais que possuem prioridade no reembolso de capital e não os ordinários. Enquanto as preferenciais são representadas por vários números, as ordinárias são representadas apenas pelo número 3.
Quais são as ações ordinárias?
As ações ordinárias, também conhecidas como ações ON, são aquelas que possuem o final 3 em seu código de negociação (ticker). Estas ações concedem ao seu detentor o direito de voto em assembleia e o direito de participação nas decisões da companhia.

Qual melhor tipo de ação ordinária ou preferencial?
As ações preferenciais costumam ter maior liquidez, portanto, tendem a ser mais negociadas na Bolsa de Valores. Assim, fica mais fácil encontrar pessoas interessadas a negociá-las. Caso a empresa do seu interesse esteja listada no chamado Novo Mercado, ela só terá ações ordinárias.
Qual a vantagem de comprar ações ordinárias?
Entre as principais vantagens das ações ordinárias, está o fato de que, mesmo tendo poder de voto, o investidor não é responsabilizado pelas dívidas da empresa, uma vez que elas continuam sendo responsabilidade dos controladores dos ativos.
Qual a diferença entre ações e Units?
Units são ativos compostos por mais de uma classe de ação, isto é, são uma espécie de “pacote” que ao adquirir o investidor toma posse de ações preferenciais e ordinárias. Normalmente, as Units são constituídas por mais de uma classe de ações, como, por exemplo: 1 ação ordinária (ON) + 2 ações preferenciais (PN).
Qual a diferença entre as ações PETR3 e PETR4?
As ações PETR3 (Ordinárias) garantem direito de voto enquanto as ações PETR4 (Preferenciais) dão prioridade na distribuição de dividendos.
O que é uma ação ordinária?
O que são Ações Ordinárias (ON)? As ações ordinárias (ON) são aquelas que oferecem o direito de voto em assembleias e eleições empresariais. Ou seja, a ON permite que o investidor participe das decisões do negócio, podendo votar em assembleias importantes.
Qual é a principal característica das ações ordinárias?
As ações ordinárias têm como principal característica garantir ao investidor o direito de votar nas assembleias. Você já sabe que ações são frações de uma empresa. E estas partes, são divididas em duas categorias, de acordo com os direitos que conferem aos acionistas: ordinárias (sigla ON) ou preferenciais (sigla PN).
Por que unit é ruim?
O problema das Units é a mentalidade da empresa em não dar a mínima importância para o pequeno investidor. Aqui, podemos desconsiderar se tem tag along ou não em relação às PNs, mas é o pensamento da companhia em pecar em aspectos de governança, não abertura do controle e nenhuma proteção ao minoritário.
O que significa ação Units?
As Units são um modelo de ativo que agrupa uma ou mais ações de uma empresa que possuem negociações na Bolsa de Valores. As Units também são conhecidas como Certificados de Depósitos de Ações. Em uma Unit podemos ter diferentes opções de ativos, como ações preferenciais (PN) e ações ordinárias (ON).
O que é ação tipo Unit?
As units nada mais são que uma espécie de pacote de classes de ações variadas que são negociadas de forma agrupada, ou seja, unidas. Assim, trata-se de um conjunto que contempla tanto as ações ordinárias como ações preferenciais de uma empresa listada na bolsa de valores.
Qual a diferença entre 3 e 4 ações?
3 – O número 3 representa as ações ordinárias de uma empresa. Um exemplo é o código VALE3, referente à ação ordinária da Vale. 4 – O número 4 representa as ações preferenciais de uma empresa.
Qual a melhor ação da Petrobras para investir?
Ações Preferenciais Essas ações normalmente terminam com o número 4, como é o caso da PETR4. Assim sendo, para investidores iniciantes ou que desejam ampliar ainda mais seus rendimentos, a compra das ações PETR4 costuma ser uma boa opção.
Quando a PETR3 paga dividendos?
O pagamento será realizado em duas parcelas iguais, sendo que a primeira parcela, no valor de R$ 1,857745 por ação preferencial e ordinária em circulação, será paga em 20 de junho de 2022. Já a segunda parcela, no valor de R$ 1,857745 por ação preferencial e ordinária, será paga em 20 de julho de 2022.
Ordinária ou preferencial: qual tipo de ação se encaixa melhor na sua estratégia?
Com o crescente interesse dos brasileiros pela bolsa de valores e a maior facilidade para negociar renda variável, com as plataformas digitais, conhecer o mercado financeiro se tornou quase obrigatório para pequenos investidores.
Como identificar os tipos de ações?
Ao abrir seu capital em um IPO (oferta pública de ações) para levantar recursos, as empresas disponibilizam “partes” do capital social da empresa para que qualquer pessoa possa comprar e se tornar sócio. Essas “partes” são as ações.
Mas qual é a diferença entre elas?
É claro que não é só o nome e o número que muda. Adquirir cada tipo de papel tem suas vantagens e desvantagens. O importante é entender qual característica se ajusta ao seu modo de operar na bolsa, sua estratégia e perfil de investidor. Confira, abaixo, as características de cada uma.
Ordinária dá direito a voto
A principal diferença entre as ações é o direito a voto. Os “ordinaristas” (quem têm ações ON) podem participar das assembleias periódicas da empresa e votar. Por exemplo, para aprovar ou rejeitar a construção de uma nova fábrica.
ON leva vantagem se empresa mudar de dono
Uma situação que pode fazer o preço da ação ON superar o da PN é a expectativa de que a empresa seja vendida para outra companhia ou para um grande investidor.
Algumas empresas garantem direito também à ação PN
O “tag along” pode valer também para as ações PN em algumas empresas, caso esse direito esteja previsto no estatuto ou a companhia esteja no Nível 2 da B3, um dos segmentos diferenciados.
Devo escolher ON ou PN?
“Se a empresa na qual você quer investir tiver ações ON e PN, a primeira coisa que você deve olhar é qual delas apresenta maior liquidez [é mais fácil de negociar]”, disse Felipe Silveira, analista da corretora Coinvalores.
Ação preferencial costuma ter mais liquidez
Normalmente, a ação preferencial tem mais liquidez, ou seja, é mais fácil de ser comprada e vendida, mas isso não é uma regra. No caso da Petrobras, tanto o papel ON como o PN são facilmente negociados na Bolsa.
Devo escolher ação ordinária ou preferencial?
“Se a empresa na qual você quer investir tiver ações ON e PN, a primeira coisa que você deve olhar é qual delas apresenta maior liquidez [é mais fácil de negociar]”, disse Felipe Silveira, analista da corretora Coinvalores.
Ação ordinária tem vantagem se empresa mudar de dono
Uma situação que pode fazer o preço da ação ON superar o da PN é a expectativa de que a empresa seja vendida para outra companhia ou para um grande investidor.
Algumas empresas garantem direito também à ação preferencial
O “tag along” pode valer também para as ações PN em algumas empresas, caso esse direito esteja previsto no estatuto ou a companhia esteja no Nível 2 da B3, um dos segmentos diferenciados.
Ações preferenciais (PN)
Esse tipo de ação é o mais requisitado e cobiçado pelos investidores, pois são mais pulverizadas no mercado que as ações ordinárias, sendo mais fácil a venda e a compra.
Conclusão
Independentemente do tipo de ação que você escolher, as ações têm como característica o alto risco e as oscilações. Seja ao longo prazo ou a curto prazo os investidores ganham com essa alteração nos preços das mesmas.
1. O QUE É UMA AÇÃO (ORDINÁRIAS E PREFERENCIAIS)?
Se eu fosse explicar pra você o que são ações, sejam elas ordinárias ou preferenciais, como se você tivesse cinco anos, eu diria que ela é “um pedacinho” da companhia que a emitiu. Ou seja, um ativo padronizado que é a menor fração de tudo o que a empresa é.
5. COMO INVESTIR EM AÇÕES NA PRÁTICA?
A primeira coisa que você precisará fazer é abrir uma conta em uma corretora de valores. É necessário: essa empresa faz o meio de campo entre você e a bolsa de valores.
6. RISCOS DE INVESTIR EM AÇÕES
Os riscos das ações, em última instância, estão ligados diretamente à volatilidade delas, tanto para cima quanto para baixo, isto é, tanto na valorização quanto na desvalorização.
8. COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR
O Raio X Preditivo é a metodologia que sistematiza a Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas, ferramentas que possibilitam a aplicação dos conceitos.
9. CONCLUSÃO
Ações ordinárias ou preferenciais? Não importa. O fundamental é que nossa tomada de decisão para compra e venda desses papeis seja baseada em fatores reais e condizentes com a verdade de como a bolsa de valores funciona.
O que é uma ação?
As pessoas que se encontram no processo de aprender como investir dinheiro cedo ou tarde irão perceber que uma das formas mais rentáveis de fazer o seu dinheiro render é investindo em empresas.
Qual a melhor ação, ordinária ou preferencial?
A melhor opção de investimento irá depender obviamente do perfil de investidor da pessoa que estiver pensando em comprar a ação, as cores não são somente preto ou branco neste caso..
O que é uma ação?
Antes de saber quais são os tipos de ações existentes, precisamos dar um passo atrás e explicar o que são ações. Então vamos lá: ações representam uma fração do valor de uma empresa ou sociedade anônima.
Quais são os tipos de ações?
Quem já entende um pouco sobre ações, ou já investe nesse mercado, sabe que existem dois tipos de ações mais conhecidos: ações ordinárias e preferenciais.
Como escolher entre ações ordinárias e preferenciais?
Essa é uma dúvida que surge na cabeça de muitas pessoas na hora de investir e saber quais tipos de ações escolher. Como são as mais populares, as ações ON e PN costumam ficar entre as que causam dúvidas.
Tipos de ações: quais são as principais classes?
Talvez você já tenha reparado que algumas ações têm um código formado por letras e um número, certo? É basicamente isso mesmo. Para facilitar sua negociação na Bolsa de Valores, as ações têm um código formado por: 4 letras e 1 número.
Unificação dos tipos de ações: tendências da Bolsa brasileira
Quem acompanha o mercado percebeu uma transformação interessante: a redução da divisão em dois tipos de ações – preferencial e ordinária. Na prática, isso representa o aumento na possibilidade de unificar as ações em um tipo só, em apenas ordinárias.
Como investir nos diferentes tipos de ações?
Você aprendeu quais são os tipos de ações existentes e agora quer colocar tudo isso em prática? Beleza. Vamos te mostrar o passo a passo básico para investir em ações, independentemente do tipo:

as Diferenças Entre OS Tipos de Ações
Qual É Melhor: Ações Ordinárias Ou Preferenciais?
-
Sendo assim, agora vem a pergunta principal: qual é a melhor opção para se comprar? Na verdade, para o pequeno investidor, os analistas costumam recomendar as ações preferenciais. O motivo? Elas possuem maior liquidez. Ou seja, são mais fáceis de serem negociadas na bolsa. Outro ponto interessante é pode ser mais compensador do ponto de vista de qu…
Bônus – O Exemplo Da PETR3 E Da PETR4
-
Já chegando ao fim, vale a pena a gente lembrar aqui das ações da Petrobras. Ela possui ambas versões: ações ordinárias ou preferenciais. Por isso, existem os sticker PETR3 e PETR4. Mas, a XP Investimentoschama a atenção para o caso da Petrobras, que é considerada uma exceção à regra. Primeiro, para entender isso, vamos retomar tudo o que falamos até aqui. Anote aí porqu…