Qual açao ajuizar para cobrar impostos atrasados pelo antigo proprietario

Quais as consequências de se atrasar o pagamento de impostos?

Não pagar o imposto gera multas, cobranças e inscrição nos órgãos de inadimplência. No caso de não pagar o IPTU, o imóvel pode ser inscrito em dívida ativa municipal e a pessoa física ser ré em ação de execução fiscal, o que pode até levar o imóvel a leilão, caso não seja feita a quitação ou uma renegociação da dívida.

Como regularizar a cobrança do imposto atrasado?

Regularizar a cobrança adimplindo o imposto atrasado, geralmente com incidência de multas e juros de mora; Discordar da cobrança e apresentar uma impugnação ao débito pela via administrativa, questionando excesso, pagamento feito e não reconhecido, prescrição, dentre outras questões.

O que fazer quando o contribuinte atrasou o pagamento de um imposto?

O Ente Público enviará notificações, poderá realizar fiscalizações ou mesmo oferecer outras maneiras para a extinção do crédito tributário, sempre agindo dentro e na forma da lei.

Quais são os créditos tributários que subrogam-se na pessoa dos adquirentes?

Os créditos tributários relativos a impostos cujo fato gerador seja a propriedade, o domínio útil ou a posse de bens imóveis, e bem assim os relativos a taxas pela prestação de serviços referentes a tais bens, ou a contribuições de melhoria, subrogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, salvo quando conste do título a prova de sua quitação.”

Leave a Comment