
Qual é a origem da Guarda?
Existe mesmo na localidade de Vale de Estrela (a 6 km da cidade da Guarda) um padrão que marca o ponto triplo onde as três bacias hidrográficas se encontram. Nos primeiros séculos da romanização da Península Ibérica habitavam a região da Guarda povos lusitanos.
Quais são as freguesias da Guarda?
Até 2013, a cidade da Guarda era oficialmente constituída pelas freguesias urbanas da Sé, São Vicente e São Miguel, entretanto unidas numa só ( Freguesia da Guarda ). Desde a reorganização administrativa de 2012/2013, o município da Guarda está dividido em 43 freguesias:
Como é a gastronomia do município da Guarda?
A gastronomia do município é muito diversificada, com destaque para o Caldo de Grão, o Bacalhau à Conde da Guarda, Bacalhau à Lagareiro, o Cabrito Assado, as Morcelas da Guarda e o Arroz Doce . Álvaro Amaro (2013-2019) – eleito pela coligação PSD/CDS. O município da Guarda foi o berço de várias personalidades, entre as quais:
Como saber o nome do meu anjo da Guarda?
Descubra o nome do seu anjo da guarda Basta a sua data de nascimento PROCURE O NOME DO SEU ANJO PELA SUA DATA DE NASCIMENTO. Graças aos trabalhos de um teólogo místico do século VI, chamado Dionísio, o Areopagita, chegaram até nós os conhecimentos dos anjos.

Evolução
Nos últimos anos, o Direito de Família passou por uma significativa evolução histórica. Em especial, com a edição da Constituição Federal Brasileira de 1988, surgiram algumas importantes modificações.
Conceito
Para Waldyr Grisard Filho (2013, p. 58/59) [1], o vocábulo guarda é empregado em sentido genérico para exprimir proteção, observância, vigilância ou administração.
Como é chamado meu anjo da guarda?
Ao consultar o calendário dos anjos abaixo, você descobrirá não apenas o nome do seu anjo da guarda, mas também seu lugar na hierarquia celestial, suas principais virtudes, bem como seus poderes e atributos que podem ser chamado pela oração.
Cálculo do nome dos anjos da guarda
Paralelamente às religiões monoteístas, baseadas em um cânone próprio (Tanakh, Bíblia, Alcorão), a tradição esotérica que se desenvolveu nos últimos dois milênios procurou estabelecer a lista completa de nomes de anjos, sua classificação e a atribuição de seus poderes.
Calendário dos anjos da guarda
Graças ao calendário dos anjos do KarmaWeather abaixo, descubra o nome do seu anjo da guarda de acordo com o seu nascimento (assim como o mestre do coro de arcanjos), cuja ordem ele pertence na hierarquia celestial e as principais virtudes associado a isso.
O que você precisa saber sobre guarda compartilhada
Sem dúvida alguma, a guarda compartilhada é uma ferramenta que vem a dar efetividade à pessoa humana e à família. Uma grande conquista para a sociedade .
A lei da guarda compartilhada
Até 2008, a regra geral era que a guarda dos filhos seria concedida para apenas um dos genitores, aquele que melhor apresentava condições para cuidar do filho. Na grande maioria das vezes, a mãe.
Guarda compartilhada é obrigatória?
Será que há uma obrigação em optar pela guarda compartilhada ou ela pode ser escolha do casal? A princípio, a guarda compartilhada é regra geral quando se fala em definição da guarda. A monoparentalidade deve ser a exceção.
Aspectos processuais da guarda compartilhada
A guarda compartilhada pode ser definida em qualquer momento, seja em ação autônoma ou pedido cumulado em outra ação de natureza familiar ( o que costuma acontecer).
Dúvidas frequentes sobre guarda compartilhada
A guarda compartilhada estabelece a criança e o adolescente como prioridade absoluta, preocupando-se com a participação e contribuição de ambos os pais de forma unânime e equilibrada.
Ana Cristina Baruffi
Advogada (OAB 93271/PR). Bacharela em Direito pela UFGD – Dourados/MS. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNIGRAN. Mestre em Direito Processual Civil pela UNIPAR – Umuarama/PR. Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito e…

Descrição geral
A Guarda é uma cidade portuguesa com 1 056 metros de altitude máxima, sendo a mais alta cidade do país. Com 26 446 habitantes (2021) no seu perímetro urbano, é a capital do Distrito da Guarda, estando situada na região estatística do Centro e sub-região das Beiras e Serra da Estrela.
É sede do município da Guarda com 712,1 km² de área e 40 126 habitantes (ce…
História
Nos primeiros séculos da romanização da Península Ibérica habitavam a região da Guarda povos lusitanos. Entre os quais os igeditanos, os lancienses opidanos e os transcudanos. Estes povos unidos sob uma autêntica federação viriam a resistir à romanização durante dois séculos. Ao contrário dos latinizados, estes povos não consumiam vinho, mas antes cerveja de bolota. …
População
(Obs.: Número de habitantes “residentes”, ou seja, que tinham a residência oficial neste município à data em que os censos se realizaram.)
(Obs.: De 1900 a 1950 os dados referem-se à população “de facto”, ou seja, que estava presente no município à data em que os censos se realizaram. Daí que se registem algumas diferenças relativamente à designada população residente.)
Lendas
Segundo uma lenda, no tempo da Reconquista, havia uma jovem Ana apaixonada por Alfonso III das Astúrias que seguiu o rei, vestida de soldado. Depois duma batalha, o rei descobriu o segredo de Ana e emocionado, mandou construir um castelo para Ana viver, tornando-se a guardiã daquelas terras.
Geografia
A Guarda é sobranceira ao Vale do Mondego, insere-se no último contraforte Norte da Serra da Estrela é a cidade mais alta de Portugal, quanto à altitude da área urbana do município, com altitude máxima de 1 056 metros.
Fruto desta altitude é também o curioso facto de esta região pertencer a três bacias hidrográficas – Mondego, Douro e Tejo, contribuindo desta forma para os recursos hídricos das regiões de Lis…
Organização administrativa
Até 2013, a cidade da Guarda era oficialmente constituída pelas freguesias urbanas da Sé, São Vicente e São Miguel, entretanto unidas numa só (Freguesia da Guarda).
Desde a reorganização administrativa de 2012/2013, o município da Guarda está dividido em 43 freguesias:
Património arquitetónico e arqueológico
A cidade tem vários monumentos arquitetónicos, na sua maioria situados no centro histórico:
• Sé Catedral da Guarda
• Igreja de São Vicente
• Igreja da Misericórdia
Património natural
Encontram-se classificadas como árvores de interesse nacional:
• Todo o arvoredo do Hospital da Guarda
• Castanheiro de Guilhafonso
Mais património natural da região:
• Cão da Serra da Estrela – sem dúvida um dos mais interessantes canídeos de …