Qual açao devo entrar para cobrar minhas cotas no consorcio

O que é cota de consórcio?

De forma resumida, a cota de consórcio tem como objetivo fazer com que você consiga realizar um projeto ou conquistar um sonho de vida de uma maneira muito mais planejada.

Como vender uma cota de consórcio?

O consorciado inadimplente não pode participar das assembleias, dos sorteios, votar e efetuar lances, além de ter que pagar eventuais juros e multas sobre os valores das parcelas. Agora, para vender uma cota de consórcio, é preciso, primeiro, encontrar um interessado em comprá-la.

Como aderir a um consórcio?

Para aderir a um consórcio, é preciso que o interessado busque uma administradora, empresa responsável por reunir as pessoas em grupos específicos de acordo com os tipos de bens. Eles podem ser carros, motos, náuticos, casas, apartamentos, terrenos, reformas, entre muitos outros.

Como posso ser contemplado no consórcio?

Como você pode ter observado ao ler a nossa matéria, no consórcio, você pode ser contemplado de duas maneiras: por sorteio ou por lance e, portanto, não há como prever a data de sua contemplação. Um abraço! Responder Thaináoutubro 21, 2020 às 17:17 Tenho um consórcio em andamento. Fui contemplada, mas não vou pegar a moto.


Como resgatar o valor pago no consórcio?

O consorciado cancelado/ desistente terá direito a restituição na contemplação da cota ou no encerramento do grupo somente o que pagou de fundo comum abatida a multa contratual. Somente através de uma ação judicial é possível receber a restituição com correção monetária.


Como funciona a devolução de dinheiro de consórcio?

Projeto prevê devolução imediata de quantia paga por consorciado excluído. O Projeto de Lei 2659/20 prevê a devolução imediata de quantias pagas por quem desistir ou for excluído de consórcio durante a pandemia de Covid-19. A proposta, do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), tramita na Câmara dos Deputados.


Como receber dinheiro de consorciado desistente?

Desistência ao decorrer do contrato De acordo com a Lei 11.795/2008, o consorciado desistente pode receber o dinheiro investido no consórcio antes que o grupo seja encerrado desde que seja sorteado como “cota cancelada”. Os sorteios acontecem todos os meses.


Como receber o fundo de reserva do consórcio?

O fundo de reserva não utilizado deve ser acrescido de rendimento financeiro, conforme previsto em contrato. O pagamento ocorre por forma de depósito na conta cadastrada dos clientes ou por meio de contato do cliente com o SAC.


Quanto eu perco se desistir de um consórcio?

Desse modo, o consumidor que desistir do consórcio terá direito a receber parte do que pagou de volta, pois o que é vedado é a PERDA TOTAL DAS PARCELAS PAGAS.


Quando se cancelar um consórcio receber dinheiro volta?

Como recuperar o dinheiro do consórcio cancelado? O cancelamento do consórcio apenas desobriga o consorciado a efetuar o pagamento das próximas parcelas, informado anteriormente. A devolução do que já foi pago não será imediata!


O que se recebe no final do consórcio?

Quando o grupo de consórcio se encerra, é possível que exista saldo referente ao fundo de reserva, caso ele não tenha sido totalmente utilizado pelo grupo. Nessa caso, os recursos são devolvidos proporcionalmente a todos os participantes que cumpriram com o contrato.


Como vender um consórcio cancelado?

Se por algum motivo o cliente teve problemas para continuar pagando sua cota de consórcio e esta foi cancelada saiba que pode sim vender consórcio, basta que tenha pago aproximadamente valores acima de 35% das prestações que já podemos fazer uma boa proposta.


Como reaver fundo de reserva?

Uma vez pago, o montante que constitui o fundo de reserva passa a fazer parte do saldo do condomínio. Logo, não pode ser distribuído ou restituído aos condôminos, mesmo que o proprietário venha a se desfazer de sua unidade.


Como saber o valor do fundo de reserva?

Aí é simples: basta dividir a taxa de fundo de reserva pelo número de meses do consórcio. Logo, 2% dividido por 60 meses será igual a 0,033% ao mês. Assim, sobre uma carta de crédito de 100 mil reais, será preciso pagar ao fundo de reserva aproximadamente 33 reais por parcela.


Quem deve pagar o fundo de reserva?

O pagamento do fundo de reserva é um dever de todos os condôminos. Em situações de locação do imóvel, segundo a Lei 8.245, de 1991, que dispõe sobre normas para locações de imóveis urbanos, é dever do locador arcar com os custos do fundo de reserva. X – pagar as despesas extraordinárias de condomínio.


Quanto tempo demora para receber o dinheiro do consórcio?

Quanto tempo demora para pegar o dinheiro no consórcio? Quem foi contemplado no consórcio e já está com todas as parcelas pagas, deve aguardar o prazo de 180 dias para o recebimento em dinheiro do valor da carta de crédito. Mas, caso o grupo já tenha sido encerrado, o prazo cai para 60 dias.


Como fazer uma declaração de devolução de dinheiro?

No geral, para fazer uma carta de reembolso é preciso descrever as seguintes informações:local e data;identificação do destinatário e pronome de tratamento;vocativo, chamando e iniciando a mensagem;solicitação e justificativa;despedida;assinatura;nome do remetente.


Parcelas em atraso no consorcio, o que fazer?

O primeiro passo é entrar em contato com a administradora, porque ela já possui experiência com muitas situações e certamente apresentará uma ideia de como resolver a sua situação.


Parcelas em atraso no consorcio – Diluir mensalidade

Situações inesperadas podem acontecer, e as administradoras colocam à disposição do participante especialistas que podem dar todo o suporte necessário. Em casos assim, existe a possibilidade de diluir parcelas.


Parcelas em atraso no consorcio: Contrate um seguro

Algumas administradoras compreendem que existem situações que podem acontecer e infelizmente, muitas delas, podem prejudicar o investimento, por esse motivo oferecem a opção de seguro.


O que acontece com as parcelas em atraso no consorcio?

Os pagamentos das parcelas contribuem para que outras pessoas possam realizar o sonho da casa própria, o carro 0km ou mesmo usado, contratar o serviço desejado ou sua moto nova.


Como funciona o Consórcio?

O consórcio baseia-se na formação de um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de conquistar um bem (sendo casa, carro, moto etc.). Todo mês, as pessoas pagam parcelas, que somam um montante.


Conquiste o seu sonho

Com mais de 18 anos no mercado, o Consórcio Nacional possui uma vasta experiência no mercado e já ajudou milhares de Consumidores a realizarem os seus sonhos!


Qual é a finalidade de uma cota de consórcio?

De forma resumida, a cota de consórcio tem como objetivo fazer com que você consiga realizar um projeto ou conquistar um sonho de vida de uma maneira muito mais planejada.


Como ela influencia no processo de aquisição?

Por meio dessa modalidade de investimento, você encontra uma forma mais flexível para adquirir um bem. É válido ressaltar que podem ser bens móveis (veículos, aeronaves, máquinas, embarcações e equipamentos em geral) ou imóveis (casas, terrenos, apartamentos e reformas).


O que é e como funciona um grupo de consórcio?

Um grupo de consórcio é a reunião de pessoas com o mesmo objetivo, geralmente a aquisição de um mesmo bem. Quem se encarrega de organizar o grupo é a administradora de consórcios, que também tem a responsabilidade de estabelecer o número de cotas, prazos e demais condições do contrato.


Como comprar uma cota de consórcio?

O primeiro passo para comprar uma cota de consórcio é encontrar uma administradora reconhecida no mercado e que seja transparente em suas políticas. Depois disso, o mais indicado é realizar uma simulação. Boas administradoras permitem que você faça isso sem nenhum compromisso.


O que analisar antes de contratar um consórcio?

Antes de mais nada, certifique-se de que você está lidando com uma administradora idônea e com credibilidade no mercado. Isso vale não apenas para consórcios, mas para qualquer contrato, afinal, é sempre importante fazer negócio com quem se pode confiar. Certifique-se de que a administradora é autorizada pelo Banco Central.


É possível desistir ou transferir uma cota?

Caso você desista do consórcio durante seu andamento, seu dinheiro será devolvido com as reduções e as condições previstas em contrato. Por isso, é importante ler o contrato atentamente e entender quais são essas condições antes de assinar.


É permitido vender uma cota de consórcio?

Sim, existe essa possibilidade tanto para cotas que já foram contempladas quanto para aquelas que ainda não foram sorteadas. Essa é uma saída quando nos vemos em dificuldades financeiras que impedem a continuidade do pagamento das parcelas ou ainda quando nossos planos mudam.


Como a cota funciona?

Para fins práticos, a cota de consórcio funciona atrelada a um número, como se fosse um protocolo de participação. O numeral associado a ela serve como uma identificação em meio ao grupo que tem os mesmos interesses que você.


Como adquirir uma cota para o consórcio?

Ter uma cota consorciada significa que você, agora, faz parte de um grupo que compartilha os mesmos interesses de aquisição. As de consórcio s de veículos, por exemplo, levam à compra de carros quando são contemplados. Já as de imóveis envolvem o mercado imobiliário e assim por diante.


Como funciona o consórcio?

O consórcio parte de um princípio de compra coletiva muito simples, que começa com a reunião de um grupo de pessoas interessadas em adquirir o mesmo tipo de bem. A partir daí, cada membro contribui mensalmente para a formação de um fundo comum, que serve para satisfazer os desejos de cada consorciado de comprar um veículo ou um imóvel, por exemplo.


Quais são os índices utilizados para o reajuste?

Agora que você sabe como funciona o consórcio, pode estar se questionando sobre quais são os índices utilizados para calcular o reajuste. Se essa é sua dúvida, saiba que os parâmetros variam de acordo com o bem, mas eles devem ser indicados no contrato.


Como funciona a mudança das parcelas?

Considerando que o crédito precisa ser reajustado, também há a necessidade de alterar periodicamente o valor das parcelas. Em outras palavras, isso significa que o reajuste da parcela serve para manter a carta de crédito sempre suficiente para atender àquilo que o consorciado de fato deseja, sem depender do momento em que a contemplação ocorrerá.


Veja um exemplo prático

Como exemplo, vamos imaginar que você comprou uma cota de um grupo de consórcios de imóveis com crédito de R$100 mil, em 180 meses. A primeira parcela foi paga em julho de 2019. Um ano após a primeira assembleia do grupo, foi incrementado ao valor da parcela o reajuste do INCC.


Por que o reajuste no consórcio é benéfico?

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que reajustar não é sinônimo de aumentar o preço. No consórcio, o reajuste significa o realinhamento do valor do crédito com o valor de mercado de um bem ou de um serviço.


Quando devo me informar sobre os reajustes?

Como vimos, não há uma regra que fixe um determinado índice para cada setor. Sendo assim, o critério de reajuste vinculado a cada grupo, em particular, deve ser claramente informado pela administradora antes do interessado assinar o contrato de adesão.


Avalie antes de agir

Conheça, por exemplo, o histórico e as credenciais da administradora. Não deixe ser levado por promessas sem saber o que realmente a empresa já fez no mercado de consórcios. Para não cair em nenhuma armadilha, pesquise o nome da empresa em sites de reclamação e vá atrás de depoimentos de clientes na internet.


O Contrato

Antes de mais nada, o consorciado que deseja transferir a sua cota deve ler atentamente o contrato. É nele que constará se o indivíduo pode ou não realizar esse tipo de operação e quais as condições para fazer isso.


A venda do consórcio

A pessoa que transfere sua cota juntamente com as condições contratuais para outra pessoa, geralmente, procura uma compensação financeira, afinal, diversas parcelas já foram pagas.


Procedimentos para a transferência

Para iniciar o processo de transferência do consórcio é preciso solicitar à administradora o termo de transferência padrão da empresa e nele informar os dados da cota, do cedente de do cessionário do contrato. Junto a esse termo devem ser anexados os documentos do comprador e do vendedor exigidos pela administradora.


Documentação para a transferência

O tipo de documentação exigida para a transferência vai variar de acordo com a situação da cota (se é contemplada ou não, se há um bem ou não) e de acordo com cada administradora.

Leave a Comment