
A queda da meta da Selic “força” as taxas dos títulos federais para baixo; isso achata também a remuneração dos títulos bancários, reduzindo os custos dessas instituições que, por consequência, ficam com mais margem para oferecer crédito mais barato ao correntista. O contrário ocorre quando essa meta se eleva.
Quem ganha com a alta da Selic?
Dessa forma, o Banco Central ter que lançar mão de um instrumento que desacelera a economia justamente num momento em que ela precisaria ganhar tração é o que torna o remédio mais amargo do que de costume. Quem ganha com a alta da Selic? O aumento da Selic é positiva para os bancos que poderão obter maior spread em operações de crédito.
O que é a Selic e para que serve?
É importante lembrar que a Selic é um instrumento da política monetária utilizado para conter a inflação. Sendo assim, ao mesmo tempo que você está ganhando uma taxa de juros maior nos seus investimentos de renda fixa, a inflação também está mais alta
Como funciona a taxa Selic?
A Selic é a taxa básica de juros da economia, e funciona como um indexador que baliza todas as demais taxas: empréstimos, financiamentos, juros do cheque especial e cartões de crédito, títulos públicos federais, remuneração dos investimentos em renda fixa, etc. Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você.
Qual a importância do aumento da Selic para os bancos?
O aumento da Selic é positiva para os bancos que poderão obter maior spread em operações de crédito. Spread é a diferença entre a taxa que o banco paga pegar dinheiro emprestado (por exemplo, através da emissão de CDBs) e a taxa que ele cobra para emprestar esse dinheiro.

Qual o melhor investimento com a alta da Selic?
Debêntures.Tesouro Direto.Renda Fixa.Fundos Multimercados.LCI e LCA.CDBs.
Qual o melhor investimento com a Selic baixa?
Quais são as 7 principais oportunidades de investimento com a Selic baixa?Títulos do Tesouro. Para quem deseja aplicar nos títulos do Tesouro, existem alternativas além do Tesouro Selic. … CRIS e CRAS. … Debêntures. … Fundos imobiliários. … Ações. … Fundos de ações. … ETFs.
Quais ações ganham com a alta da Selic?
Ações de bancos e seguradoras podem ter ganhos com elevação da taxa de jurosA Selic subiu 1 ponto percentual e atingiu 12,75% ao ano. … Historicamente, o setor bancário é um dos que se beneficiam com a alta da taxa Selic.More items…•
O que acontece com a queda da taxa Selic?
Com a queda da Selic, caem os juros em todo o mercado. Isso significa juros mais baixos para empréstimos e investimentos produtivos, como maquinário, modernização e até mesmo consumo. Sim, taxa básica de juros mais baixa sempre é um artifício diretamente relacionado aos estímulos ao consumo.
Qual o melhor investimento hoje 2022?
O Ibovespa caminha para ficar na liderança da lista dos melhores investimentos em 2022 no primeiro trimestre. Já o bitcoin ocupa a última posição no ranking. Segundo o levantamento, no acumulado até o dia 23 de março, o principal indicador da bolsa de valores brasileira acumulava um avanço de 13,02%.
Qual o melhor investimento em 2022?
Multimercados: sem Petrobras na carteiraMelhores fundos multimercados em 12 mesesRetorno em maio (%)Retorno em 3 anos (%)Spx Nimitz Feeder FIC Mult1,3849,04Gap Multiportfolio Fc FI Mult3,4353,68Vista Hedge Fc FI Mult2,9058,84Kapitalo K10 Fc FI Mult2,93–6 more rows•4 days ago
O que acontece com a bolsa Quando a Selic aumenta?
Os setores mais impactados com a alta da Selic Olhando diretamente para os ativos na Bolsa de valores, alguns papéis e setores podem ser penalizados com a alta dos juros. Segundo Leandro Saliba, head de renda variável da AF Invest, o grupo mais castigado são as empresas alavancadas, ou seja, as que possuem dívidas.
Como a Selic afeta a renda fixa?
Assim, a pressão sobre os preços de bens e serviços tende a aumentar, elevando a inflação. Para os investidores, um corte na Selic pode significar um menor rendimento relativo em investimentos de renda fixa, especialmente os pós fixados – aqueles que seguem o rendimento da taxa Selic.
Quem se beneficia dos juros?
Na prática, os setores que dependem de mais renda da população vão sentir mais este momento de alta da Selic: como a construção civil. Isso porque juros mais altos aumentam o custo financeiro no mercado imobiliário, e afetam a demanda por imóveis no curto e médio prazo.
O que acontece quando a taxa de juros estão baixas?
O que acontece quando a taxa de juros está baixa? Quando a Selic está em um nível baixo, a economia ganha um “gás” a mais. Os bancos ficam mais interessados em emprestar dinheiro para empresas e pessoas, incentivando o consumo da população e colocando mais dinheiro em circulação no mercado.
O que acontece com a redução da taxa de juros?
E essa redução se espalha para as taxas de juros de toda a economia. Com juros menores, o crédito fica mais barato para empresas e consumidores e as aplicações financeiras rendem menos. Por isso, os consumidores e empresas têm menos estímulo para economizar e mais incentivo para tomar crédito e gastar.
O que faz a taxa Selic subir e cair?
O que faz a Selic subir e cair A atuação do Banco Central acontece no que se chama de “mercado aberto”. Basicamente, o que ele faz é comprar e vender títulos públicos federais, todos os dias, aumentando ou diminuindo a oferta deles, de modo que a manter os juros próximos do valor definido pelo Copom.
O que é taxa Selic?
Se você buscar no Google “ o que é taxa Selic ”, vai suar muito para encontrar uma resposta correta sobre o assunto. Infelizmente, a web está cheia de erros e imprecisões sobre a taxa básica de juros da economia. Por isso, vamos aproveitar para esclarecer sua definição de forma detalhada.
Como a Selic se movimenta?
Uma variação na taxa média dos títulos públicos interfere diretamente os bancos, já que essa oscilação se reflete na rentabilidade de seus produtos de investimento.
Por que chegamos a essa queda percentual da taxa?
Falamos sobre a relação entre o custo do dinheiro captado pelos bancos e os juros cobrados no reempréstimo desse dinheiro. Vamos falar agora do impacto dessa correlação de forças sobre a inflação.
Quais as consequências da queda da taxa Selic?
A queda da taxa Selic afeta a economia e os investimentos, de forma geral. A seguir explicaremos as consequências em cada uma dessas frentes. Acompanhe!
Onde investir com essa queda da Selic?
Analistas projetam Selic a 4,5% a.a. em 2020 e a inflação em torno de 3,32%. Se essas perspectivas se confirmarem, quem aplicar em renda fixa (CDB, LCI/LCA, poupança ou Tesouro Direto) vai acabar tendo um rendimento real negativo (rentabilidade brutal menor do que a inflação).
Como investir na Selic
Os juros do cheque especial ficarão 0,58% mais baixos, caindo dos atuais 280,92% ao ano para 279,29% ao ano. Apesar da baixa variação, a diferença pode ser sentida nas operações de crédito mais longas e caras, como no financiamento de um carro.
Como aplicar na Selic
De acordo com o economista Jair Casquel Junior, devido a pequena variação da taxa Selic, é preciso ter cautela. Caso você tenha uma reserva de dinheiro, a opção mais assertiva é a aplicação.
Principais títulos públicos
É um tipo de investimento pós-fixado, ou seja, o aplicador só vai saber quanto vai receber no final do prazo contratado, já que a variação está atrelada à Selic.
Negociação de dívidas
O economista Jair Casquel Junior considera este um bom momento para a renegociação de dívidas tanto para pessoas físicas quando jurídicas, “é possível fazer um bom negócio pra ter um ganho de capital”.
Sobre a Taxa Selic
Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A sigla é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia
Definição da Taxa Selic
O número que serve como referência para todas as taxas de juros do mercado é definido pelo Copom, grupo composto pela direção do Banco Central. Eles se reúnem para definir o caminho da Selic – sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia.
Consumo das famílias continua deprimido
A Selic cai também em função da fraqueza da economia, principalmente pelo consumo das famílias, principal componente da demanda agregada (60% do total), que permanece deprimido.
De olho nos investimentos!
A Selic cai e você tem que ficar atento aos seus investimentos. Isso porque quem tem títulos de renda fixa prefixados e atrelados à inflação vai perder dinheiro.
Aplicações
O novo corte da Selic deve reduzir o rendimento das fontes de aplicação preferidas dos brasileiros: a poupança e os títulos de renda variável como o Tesouro Direto.
Créditos
Apesar de a Selic ter caído de 14,25% para 4,5% ao ano ao longo dos últimos cinco anos, os juros praticados pelo mercado de crédito ainda estão muito longe desse patamar.
Eduardo Mira
Eduardo Mira é o especialista em renda variável da Me Poupe!. Professor e investidor há mais de 20 anos, é analista CNPI-T e especialista em finanças e investimentos, com pós-graduação em pedagogia empresarial, MBA em gestão de investimento e profissional ANBIMA CPA-10 e CPA-20. Também tem passagem por banco e corretora de investimentos.
Se engana quem pensa que taxa alta é totalmente positivo para quem tem dinheiro na renda fixa
É importante lembrar que a Selic é um instrumento da política monetária utilizado para conter a inflação. Sendo assim, ao mesmo tempo que você está ganhando uma taxa de juros maior nos seus investimentos de renda fixa, a inflação também está mais alta