O crime de rixa está tipificado no artigo 137 do Código Penal, que pune a participação em rixa, exceto se for para separar os “briguentos”. As penas são detenção de 15 dias a 2 anos, ou o pagamento de multa. É um delito de baixa ofensividade que recentemente foi criminalizado como crime autônomo.
Qual é o caráter da rixa no direito penal?
No direito penal, a rixa tem caráter de multiplicidade de participantes, é crime coletivo, o que evidencia a dificuldade no reconhecimento destes, usando desse artifício para praticarem, além de lesões corporais recíprocas, atos de vandalismo e destruição, tal como desse arcabouço tem atingindo diretamente a ordem pública.
Quais são os crimes de rixa?
A rixa simulada não é considerada crime de participação em rixa ainda que resulte em algum tipo de agressão, como dispõe o artigo 137, pois não possui o animus rixandi e sim o animus jocandi, como afirma GRECO (2012) Há alguns casos de crimes que ocorre o concurso material, como o homicídio e a lesão corporal grave.
Qual a relação da morte com o delito de rixa?
A morte ou lesão corporal de natureza grave devem ter relação de causalidade com o delito de rixa, ou seja, que a rixa seja causa do resultado (BITENCOURT, 2011).
Por que a Rixa é um crime autônomo?
A rixa nem sempre foi considerada como ela é hoje hoje, um crime autônomo, por muito, o Direito Romano somente disciplinava as lesões graves e os homicídios que aquela poderia ocasionar, não criminalizando a rixa.
Qual o tipo penal do crime de rixa?
1.DO CRIME DE RIXA O crime de rixa está tipificado no artigo 137 do Código Penal, que pune a participação em rixa, exceto se for para separar os “briguentos”. As penas são detenção de 15 dias a 2 anos, ou o pagamento de multa. É um delito de baixa ofensividade que recentemente foi criminalizado como crime autônomo.
É considerado crime participar de rixa?
O crime de rixa, tipificado pelo artigo 137 do Código Penal, é a conduta praticada por três pessoas ou mais, na qual todas se encontram em uma briga na qual não é possível diferenciar quem são os autores ou a vítima do crime.
O que se entende por rixa?
A rixa, no vocabulário popular, é sinônimo de “rolo”, “fuzuê ou”baderna”. Na sua definição jurídica, em específico, deduz-se em participar de luta tumultuosa e confusa travada por três ou mais pessoas, entre si, com uso de violências (ou vias de fato, que é menos que uma lesão corporal) recíprocas.
Por que a rixa é um crime Plurissubjetivo?
O crime será plurissubjetivo na hipótese em que o concurso de agentes seja imprescindível para sua configuração (crime de concurso necessário).
O que diz o artigo 129 do Código Penal?
129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena – detenção, de três meses a um ano.
O que é o artigo 137?
137 – Participar de rixa, salvo para separar os contendores: Pena – detenção, de quinze dias a dois meses, ou multa. Parágrafo único – Se ocorre morte ou lesão corporal de natureza grave, aplica-se, pelo fato da participação na rixa, a pena de detenção, de seis meses a dois anos.
O que é a exceção da verdade?
Ação que permite ao acusado por crime de calúnia ou difamação provar o fato atribuído à pessoa que se julga ofendida. Pode ser usada quando o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções.
São crimes contra a honra?
Três são os crimes contra a honra previstos pelo Código Penal: calúnia (art. 138), difamação (art. 139) e injúria (art. 140).
O que é considerado difamação?
Difamar – atribuir fato negativo que não seja crime. Injuriar – atribuir palavras ou qualidades negativas, xingar. Caluniar -é dizer de forma mentirosa que alguém cometeu crime.
São crimes plurissubjetivos?
Os crimes plurissubjetivos, também chamados de plurilaterais ou de concurso necessário, são aqueles necessariamente praticados por mais de uma pessoa. Dessa forma, sem o concurso de pessoas, o crime não estará tipificado.
Qual a diferença entre rixa é crime multitudinário?
Já em relação à segunda distinção, entende-se que na rixa, as condutas são contrapostas e os ataques, recíprocos. No delito multitudinário, as condutas são paralelas e não há ataques recíprocos.
É possível a modalidade culposa da rixa?
Não se exige qualquer fim especial de agir. Pune-se a troca de agressões, independentemente de qualquer dos participantes resultar ferido. Caracteriza-se pela ocorrência de agressões recíprocas generalizadas, mesmo estando claramente definida a posição dos contendores. É possível a modalidade culposa da Rixa.
INTRODUÇÃO
Diante dos movimentos sociais frequentes no Brasil, é comum o indício de tumultos que se tornam brigas violentas incriminadas de crimes de rixa. Esse tipo penal está previsto no artigo 137 do Código Penal e possui duas modalidades, a rixa simples e a qualificada, nos casos de lesão corporal grave e homicídio.
1.DO CRIME DE RIXA
O crime de rixa está tipificado no artigo 137 do Código Penal, que pune a participação em rixa, exceto se for para separar os “briguentos”. As penas são detenção de 15 dias a 2 anos, ou o pagamento de multa. É um delito de baixa ofensividade que recentemente foi criminalizado como crime autônomo.
Informações sobre o texto
Este texto foi publicado diretamente pelas autoresa. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.