Quem não precisa de fiador para o FIES?
Quem NÃO precisa de fiador para o FIES O programa dispensa a apresentação de fiador nos três casos a seguir: Bolsistas parciais do ProUni: Se você possui bolsa parcial do ProUni e vai usar o FIES para financiar o restante da mensalidade do mesmo curso em que é bolsista, não precisa apresentar um fiador.
Quais são as modalidades do Fies?
2) Conheço as modalidades do FIES? Há duas modalidades do FIES: o Fundo de Financiamento Estudantil e o Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES). FIES: em termos de financiamento, o FIES é vantajoso por ter juros zero (correção da inflação e as taxas).
Como é classificada a competência do foro?
A competência de foro pode ser classificada em relativa ou absoluta. Segundo Marcus Vinicius Rios Gonçalves: As regras gerais de competência, formuladas pelas leis federais, para indicação do foro competente, podem ser divididas em duas categorias: as absolutas e as relativas.
Qual a diferença entre o FIES 1 e 2?
O FIES 1 tem juro zero e é concedido a mais de 100 mil beneficiários todos os anos. Essa modalidade é destinada a quem comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. O FIES 2 tem juros de 3% ao ano e é destinado a candidatos com renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.
O que é o Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo que ajuda os estudantes a entrar nos cursos de graduação em faculdades privadas. Contudo, os estudantes não precisam pagar tudo de uma vez, já que usam o financiamento.
Quais cursos tem no Fies?
O Fies é válido para cursos de graduação presenciais com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Posso usar o Prouni e o Fies ao mesmo tempo?
Sim, mas depende do caso! Muita gente busca fazer a complementação do Prouni usando o Fies, caso tenha conseguido uma bolsa de 50% no primeiro programa.
O que é a Pré-seleção do Fies?
A pré-seleção é a primeira etapa para quem deseja participar do Fies. É necessário que o estudante manifeste interesse no financiamento no portal oficial do programa.
Como é a Seleção do Fies?
Se o perfil do candidato for pré-selecionado, ele passará para a fase de seleção. Essa fase tem como critério a nota do Enem, levando em consideração as opções de curso selecionadas pelo estudante.
O Fies tem cotas?
Tem sim! Há vagas específicas para as ações afirmativas. É justamente no momento da inscrição que você precisa selecionar qual o tipo de cota que está concorrendo (pretos, pardos, indígenas).
Como funciona a Nota de Corte do Fies?
A nota de corte é a nota do último candidato selecionado. Isso quer dizer que, na hora do processo seletivo, as pessoas que tiveram uma nota maior do que a nota de corte têm chances de conseguirem o financiamento.
Preciso de fiador para o FIES?
Depende. Algumas pessoas estão dispensadas de apresentar fiador. Além disso, existem dois tipos diferentes de fiança que o contratante do FIES pode usar. Saiba mais nos próximos tópicos.
O que é a fiança convencional
Na fiança convencional o estudante pode apresentar até dois fiadores. A renda do fiador (ou a soma das rendas dos dois fiadores) deve ser duas vezes maior que a mensalidade do curso, já com desconto.
O que é a fiança solidária
Para entrar na fiança solidária, o aluno deve formar um grupo de 3 a 5 estudantes que participem do FIES e sejam da mesma instituição de ensino e campus (o curso não precisa ser o mesmo).
Faculdades que participam do FIES
Ainda está em dúvida sobre qual faculdade financiar? Para dar uma forcinha, fizemos uma lista com ótimas instituições de ensino que sempre participam do FIES.