Quando o juiz julga os embargos à execução?
Uma vez que já apresentou suas alegações na ação principal de execução, a manifestação do embargado será limitada a contrapor os pontos alegados pelo embargante. Em regra, o juiz julgará de imediato os embargos à execução.
Quais são os recursos cabíveis no Juizado Especial Cível?
2.2 Efeitos, Características e Prazos dos Embargos de Declaração no Juizado Especial Cível Os embargos de declaração, é um recurso cabível contra “qualquer decisão judicial” (art. º 1.022 CPC ), como meio para esclarecer, complementar ou corrigir erro material, no ensinamento de Moacyr Amaraldos Santos:
Qual a importância dos Juizados Especiais Cíveis?
Posteriormente, em 1988, a Constituição Federal (BRASIL, 1988) determinou à União, Estados e ao Distrito Federal, por meio de seu art. 98, inciso I, a criação de Juizados Especiais Cíveis, visando a conciliação, o julgamento e a execução de causas cíveis de menor complexidade.
O que o juiz pode fazer em caso de acolhimento dos embargos?
Em sede decisória, caminhando no sentido de acolhimento dos Embargos, o juiz poderá tornar sem efeito a arrematação ou a adjudicação e determinar novo praceamento do bem ou a remoção da constrição, conforme o caso.
O que fazer após a impugnação ao cumprimento de sentença?
Sendo a impugnação ao cumprimento da sentença rejeitada, será considerada uma decisão interlocutória, onde cabe o recurso de agravo de instrumento. Se houver o acolhimento parcial, seguirá normalmente e nesse caso o recurso cabível será o agravo de instrumento.
É necessário garantir o juízo para embargar a execução no Juizado?
É obrigatória a segurança do Juízo pela penhora para apresentação de embargos à execução de título judicial ou extrajudicial perante o Juizado Especial (Enunciado 117 – FONAJE).
Quando Cabe embargos à execução no Juizado Especial?
IX – o devedor poderá oferecer embargos, nos autos da execução, versando sobre: a) falta ou nulidade da citação no processo, se ele correu à revelia; b) manifesto excesso de execução; c) erro de cálculo; d) causa impeditiva, modificativa ou extintiva da obrigação, superve- niente à sentença.
Qual recurso no Juizado?
Nos Juizados Especiais Cíveis Federais pode ser manejado o recurso (inominado) contra sentença (art. 41 da Lei nº 9.099/1995 c/c art. 1º da Lei nº 10.259/2001), os embargos de declaração contra sentença ou acórdão (art. 48 da Lei nº 9.099/1995 c/c art.
Como garantir o juízo nos embargos à execução?
O STJ, resolveu afastar a exigência da garantia nos embargos à execução com base nos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa. Logo, havendo comprovação inequívoca da ausência de patrimônio do executado, os embargos à execução fiscal devem ser recebidos sem a garantia do juízo.
Como garantir o juízo na execução Juizado Especial?
Observa-se que o legislador estipulou, como pressuposto de recebimento dos embargos do devedor, a penhora de bens, sendo necessário, portanto, que o juízo esteja garantido, preferencialmente através de depósito judicial, para a análise da peça processual defensiva.
Qual recurso para embargos à execução no Juizado Especial Cível?
Esse entendimento foi referendado pelo FONAJE (Fórum Nacional de Juizados Especiais) por meio do enunciado nº 143, que dispõe: “A decisão que põe fim aos embargos à execução de título judicial ou extrajudicial é sentença, contra a qual cabe apenas recurso inominado.”
Quando posso entrar com embargos à execução?
Após o ajuizamento da execução pelo credor, o executado poderá opor os embargos à execução para se defender, no prazo de 15 dias, independentemente de pagamento de caução, oferecimento de depósito ou penhora (art. 914 e 915 do NCPC).
É possível execução no Juizado Especial?
O processo de execução de títulos no juizado especial cível é orientado pelos principais critérios recortados para esta análise: da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, todos dispostos no Art. 2º da lei federal 9.099/95.
Quais são as peças cabíveis no juizado especial cível?
9.099/95 relaciona quais as ações que poderão ser ajuizadas no Juizado Especial Cível, sendo as mais comuns: danos causados em acidente de trânsito, cobrança de cheque sem fundos ou outro título de crédito, cobrança de taxas de condomínio, cobrança de honorários de profissionais liberais (advogados, engenheiros, …
Como fazer recurso no juizado especial cível?
O recurso será interposto no prazo de dez dias, contados da ciência da sentença, por petição escrita, da qual constarão as razões e o pedido do recorrente. § 1º O preparo será feito, independentemente de intimação, nas quarenta e oito horas seguintes à interposição, sob pena de deserção.
Quais são os recursos previstos na Lei 9.099 95?
A Lei nº9099/95 prevê apenas dois tipos de recursos: os Embargos Declaratórios e o Recurso Inominado, previstos nos artigos 48 e artigo 41 da Lei nº9099/95.
O que são os embargos à execução?
Os embargos à execução constituem uma ação autônoma de conhecimento prevista no Novo CPC, que serve com opção de defesa para quem suporta um processo de execução forçada .
Como funcionam os embargos à execução?
Uma vez que o credor ajuizou uma ação de execução e cumpridos os requisitos legais para tanto, é comum que o magistrado profira decisão recebendo a ação e determinando a expedição de mandado de citação e penhora de tantos bens quanto bastem para garantir a execução.
Penhora, depósito ou caução nos embargos à execução
Ponto relevante sobre os embargos é quanto a necessidade de penhora, depósito ou caução. Como bem diz o comando do art. 914, os embargos poderão ser opostos independentemente de penhora, depósito ou caução.
Prazos dos embargos à execução
Questão importante acerca dos embargos à execução é o prazo. A redação do art. 915 deixa clara que os embargos serão oferecidos em 15 dias, contados de forma comum ( art. 231, CPC c/c 219, Novo CPC).
Impugnação aos embargos à execução
Como visto, os embargos à execução possuem forma de ação autônoma. Em decorrência da forma de oposição dos embargos do executado, é certo que a parte embargada (exequente) deverá ter a oportunidade de apresentar sua defesa nestes autos, para que assim o procedimento tenha continuidade.
Embargos à execução fiscal no Novo CPC
É manifesto que o processo de execução fiscal é regido pela Lei 6.830/80, comumente chamada de Lei de Execução Fiscal, ou apenas LEF. Contudo, com a entrada em vigor da nova lei processual civil, é válida a reflexão acerca da aplicabilidade do novo código processual nas execuções fiscais.
Custas e valor da causa nos embargos à execução
Em concordância com o já exposto, os embargos à execução assumem forma de ação de conhecimento, então devem estar sujeitos aos requisitos da petição inicial, dispostos nos arts. 319 e 320.
João Victor Teixeira Camargos Diniz
Pós Graduado em Advocacia Cível pela Escola Superior de Advocacia da OAB/MG. Pós graduando em Direito Penal e Processo Penal pela instituição Verbo Jurídico.
Informações sobre o texto
Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.
Afinal quais são os recursos cabíveis nos Juizados Especiais Federais?
Inicialmente, antes de se realizar uma análise pormenorizada, é interessante trazer, de forma direta, quais os recursos possíveis no âmbito dos Juizados Especiais Federais. São eles:
Recurso de Medida Cautelar
Em tese, é sabido que as decisões interlocutórias, em sede de Juizados Especiais Federais, são decisões irrecorríveis, conforme se depreende da leitura do art. 5º, da Lei 10.259/2001. Contudo, conjugando-se os arts.
Embargos de Declaração
Os embargos de declaração são uma espécie de recurso já conhecida desde o Código de Processo Civil e que também foi incorporada ao microssistema dos Juizados Federais. A funcionalidade é exatamente a mesma daquela prevista no diploma legal geral, ou seja, cabem embargos de declaração, em sede de Juizado, perante sentença ou acórdão para:
Recurso Inominado
A ser interposto no prazo de 10 dias úteis, o recurso inominado é cabível de sentenças proferidas nos Juizados que extinguem o feito com ou sem resolução do mérito (art. 5º, Lei 10.259/2001).
Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas
Inicialmente, ressalta-se que o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas trata-se de instrumento inovador trazido pelo Novo CPC e que pode ser utilizado quando houver (art. 976, CPC):
Recurso Extraordinário
A previsão para o recurso extraordinário está disposta no art. 102, inciso III, da Constituição Federal de 1988. De acordo com Savaris e Xavier (2017), são três a condições exigidas para o cabimento desde recurso:
Incidente de Uniformização de Jurisprudência
Os pedidos de uniformização de jurisprudência podem ser tanto em âmbito regional quanto nacional. Tendo em vista certa complexidade do tema, ele será dividido em dois momentos: os incidentes de uniformização regionais e os incidentes nacionais.
Peculiaridades de cada Recurso
Em todos os microssistemas cabem a reclamação constitucional para preservar a competência do STF e garantir a autoridade de suas decisões (art. 102, I, l da CF c/c art. 156 do RISTF).
Outros meios de impugnação
Mais e mais, além dos recursos e da reclamação, há três formas de impugnação autônomas: a ação rescisórias (vedada no âmbito dos juizados especiais, conforme previsão do art.
Objeção Aos Atos Executivos
Ações Prejudiciais à Execução E Ao Cumprimento de Sentença
-
Além das espécies próprias de defesa no processo de execução e no cumprimento de sentença explicitadas anteriormente, existem também determinadas ações que podem, de forma reflexa ou imprópria, constituírem um meio de defesa do executado. Sob este enfoque, observa-se a ação declaratória de inexigibilidade de débito ou de inexistência de relação jur…
Conclusão
-
À vista de todo o discurso ventilado ao longo do presente trabalho, foi possível observar que, embora o processo de execução e o cumprimento de sentença tenham um trâmite notavelmente mais encurtado em relação às demais espécies processuais, posto que seu único objetivo é compelir o devedor a adimplir com uma obrigação previamente constituída e dotada de executi…
Referências Bibliográficas
-
ASSIS, Araken de.Manual do Processo de Execução. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001, 7ª ed. BELTRAME, José Alonso.Dos Embargos do Devedor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002, 3ª ed. DINAMARCO, Cândido Rangel.Instituições de Direito Processual Civil. São Paulo: Malheiros, 2009, v. 4, 3ª ed. NEGRÃO, Theotonio; GOUVÊA, José R. F.; BONDIOLI, Luis G. A.; FONSECA, Joã…
Notas
-
in “Instituições de Direito Processual Civil”, p. 31. Vide o artigo 585, do Código de Processo Civil. De acordo com a Súmula n° 279, do Superior Tribunal de Justiça, “é cabível execução de título extrajudicialcontra a Fazenda Pública”. O artigo 475-N, do Código de Processo Civil traz em seu bojo o rol dos títulos executivos judiciais. Nesta hipótese, observa-se a intimação na pessoa do …