Quais são as substâncias tóxicas que causam doenças endocrinológicas?
Benzeno, chumbo e cádmio foram ligados a doenças endocrinológicas nas décadas de 1920 e 1930. São diversas as substâncias tóxicas que têm efeitos sobre a saúde humana. O alumínio, por exemplo, causa alterações no hipotálamo e na hipófise, a alta exposição a esse elemento pode levar à degeneração de células dessas glândulas.
Quais são os efeitos das substâncias tóxicas sobre a saúde humana?
São diversas as substâncias tóxicas que têm efeitos sobre a saúde humana. O alumínio, por exemplo, causa alterações no hipotálamo e na hipófise, a alta exposição a esse elemento pode levar à degeneração de células dessas glândulas.
Quais os efeitos tóxicos do álcool?
Problemas cardíacos e vasculares. O excesso de álcool no organismo pode causar problemas circulatórios e no coração. Isso acontece porque a substância aumenta as taxas de colesterol e triglicerídeos, o que gera o acúmulo de gordura nas artérias.
Quais são as doenças causadas pelo consumo excessivo de álcool?
Uma das doenças causadas pelo consumo excessivo de álcool é a pressão arterial elevada. Quando uma pessoa bebe excessivamente, seu sistema nervoso pode ser interrompido. Os resultados incluem a constrição dos vasos sanguíneos que levam à pressão arterial elevada, acidente vascular cerebral, doença cardíaca e doença renal.
Quais são as doenças tóxicas?
Exemplo: botulismo, intoxicação estafilocócica e toxinas produzidas por fungos; – toxinfecção causada por alimentos: são doenças que resultam da ingestão de alimentos que apresentam organismos prejudiciais à saúde e que liberam substâncias tóxicas. Exemplo: cólera.
Quais são os tipos de toxicidade?
Existe uma escala contínua de toxicidade relativa com três níveis básicos: substâncias que são essencialmente não tóxicas e que podem ser consumidas numa dosagem de pelo menos dez vezes a mais do que normalmente são ingeridas, sem nenhum efeito substancialmente nocivo; substâncias que são levemente tóxicas e que podem …
Qual é o nome da doença causada pela intoxicação por chumbo?
Saturnismo ou plumbismo (do latim Saturnismus, de saturnus, nome que os alquimistas davam ao chumbo) refere-se a intoxicação por chumbo de um organismo.
Quais são as doenças transmitidas por água ou alimentos contaminados?
Conheça as principais doenças que podem ser transmitidas pela água.Diarreia por Escherichia coli. A bactéria Escherichia coli, também conhecida como E. … Amebíase. … Cólera. … Leptospirose. … Disenteria bacteriana. … Hepatite A. … Esquistossomose. … Febre tifoide.More items…
O que é toxicidade é como pode ser definida?
a toxicidade pode ser definida como a capacidade da substância química de provocar intoxicação e que portanto, independe das condições de exposição, tais como: propriedades físico-químicas, duração e frequência de exposição e dose/ concentração.
Como ocorre a toxicidade?
Os maiores fatores que influenciam na toxicidade de uma substância são: freqüência da exposição, duração da exposição e via de administração. Existe uma relação direta entre a freqüência e a duração da exposição na toxicidade dos agentes tóxicos.
Quais as principais fontes de intoxicação por chumbo?
Há diversas fontes e origens de exposição a este metal e em sua maioria são de origem antropológica, ou seja, por ação do ser humano, como nos casos dos rejeitos de minérios, produção de metais e plásticos, fertilizantes e pesticidas, derretimento de minérios, extração de petróleo e sistema de exaustão de veículos, …
Quais os tipos de intoxicação por chumbo e como ocorre?
– EXPOSIÇÃO AGUDA (níveis sanguíneos de chumbo (BPb) > 60-80 μg/dL> Efeitos nos sistemas nervosos central e periférico; distúrbios da hematopoiese e disfunção dos túbulos renais. Com níveis mais altos de exposição (BPb > 80-120 μg/ dL) Encefalopatia aguda com convulsões, coma e morte.
O que o chumbo pode causar no corpo humano?
Como o chumbo não é absorvido pelo organismo, a exposição contínua eleva os níveis de acumulação e potencializa o risco das lesões. Os sintomas clássicos são irritabilidade, cefaléia, tremor muscular, alucinações, perda da memória e da capacidade de concentração.