
Quais são as doenças causadas pela poluição do ar nas metrópoles?
Confira doenças causadas pelo ar contaminado. A poluição do ar nas grandes metrópoles pode causar várias doenças de efeito pulmonar e no sistema nervoso. São manchas avermelhadas pelo corpo acompanhadas de febre, tosse, mal estar, conjuntivite, perda de apetite e coriza. O contágio acontece por meio de saliva e secreções respiratórias.
Quais são as doenças causadas pelo ar contaminado?
A poluição do ar nas grandes metrópoles pode causar várias doenças de efeito pulmonar e no sistema nervoso. São manchas avermelhadas pelo corpo acompanhadas de febre, tosse, mal estar, conjuntivite, perda de apetite e coriza.
Como evitar doenças transmitidas pelo solo?
Para evitar as doenças transmitidas pelo solo é importante não andar descalço, evitar o consumo de alimentos e água possivelmente contaminadas e investir na melhora das condições de saneamento básico.
Quais são os sintomas da aterosclerose?
Na prática o doente exibe sintomas convulsivos, contracções musculares involuntárias e desmaios. Aterosclerose é um termo geral que designa várias doenças nas quais se verifica espessamento e perda de elasticidade da parede arterial.

1 – Sarampo
São manchas avermelhadas pelo corpo acompanhadas de febre, tosse, mal estar, conjuntivite, perda de apetite e coriza. O contágio acontece por meio de saliva e secreções respiratórias.
2- Asma
se trata de inchaço e estreitamento das vias do pulmão o que causa dificuldade respiratória, falta de ar, aperto no peito e tosse. A poluição do ar é um agravante para a asma.
4 – Rinite
A disfunção gera irritação no nariz, na boca, nos olhos, na garganta e na pele. As pessoas acometidas por esse mal sofrem com coriza, espirros, lacrimejamento dos olhos.
6 – Pneumonia
Infecção que inflama os alvéolos pulmonares de um ou ambos os pulmões, que podem ficar cheios de líquido. A pneumonia causa febre alta, tosse seca, dor no peito e fraqueza.
7 -Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo, perda de força na face e nos membros de um lado do corpo e da visão em um ou nos dois olhos. Também pode causar dor de cabeça.
8 – Mal de Parkinson
Os neurônios que produzem dopamina são destruídos em processo lento e progressivamente em razão da poluição do ar. A doença envolve tremores, lentidão dos movimentos, rigidez muscular e inclinação do corpo pra frente.
9 – Alzheimer
Envolve perda de memória. A pessoa com alzheimer repete afirmações e perguntas que já foram feitas, se perde em lugares familiares e se esquece do nome de membros da família. A doença tem origem em fatores genéticos, mas o efeito da poluição do ar no cérebro estimula o seu surgimento.
1. Enfisema pulmonar e bronquite
O enfisema e a bronquite, conhecidos como doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, é mais frequente em pessoas com mais de 45 anos e surgem porque a fumaça do cigarro causa inflamação no tecido que reveste as vias respiratórias, dificultando a passagem do ar e levando a lesões permanentes e que reduzem a capacidade do pulmão para efetuar as trocas gasosas de modo eficiente..
2. Infarto e AVC
O cigarro produz alterações cardiovasculares, acelerando os batimentos cardíacos e contraindo as principais artérias, o que leva à alteração no ritmo dos batimentos cardíacos e aumento da pressão arterial, o que pode provocar infarto, angina, AVC e aneurisma.
3. Impotência sexual
O fumo causa impotência em homens, especialmente com menos de 50 anos, tanto por alterar a liberação dos hormônios importantes para o contato íntimo, como por inibir o fluxo sanguíneo que bombeia o sangue para o pênis, necessário para manter a ereção, além de também interferir na qualidade do esperma.
4. Doenças reumáticas
O tabagismo aumenta o risco de desenvolver a artrite reumatoide, com presença de dor, inchaço e vermelhidão nas articulações, principalmente nas mãos, e aumentam a gravidade e dificuldade do seu tratamento, já que diminui a eficácia dos medicamentos para tratar artrite.
5. Úlceras gástricas
O cigarro favorece o surgimento de novas úlceras, atrasa a sua cicatrização, interfere na efetividade do tratamento para erradicá-las e aumenta as complicações relacionadas às úlceras.
6. Alterações visuais
As substâncias da fumaça do cigarro também aumentam o risco de desenvolvimento de doenças oculares, como catarata e degeneração macular, por aumentar as chances de disfunção e inflamação das células.
7. Alterações da memória
O cigarro está associado ao aumento do risco de desenvolver demência, tanto pela doença de Alzheimer, quanto por lesões cerebrais decorrentes de micro-AVCs.
1. Larva migrans
A larva migrans cutânea, também conhecida como bicho geográfico, é causada pelo parasita Ancylostoma braziliensis, que pode ser encontrado nos solos e penetrar pele, através de pequenos ferimentos, provocando uma lesão avermelhada no local de entrada.
2. Ancilostomíase
A Ancilostomíase, também conhecida como ancilostomose ou amarelão, é uma verminose provocada pelos parasitas Ancylostoma duodenale e Necator americanus, cujas larvas podem permanecer e se desenvolver no solo, até que penetram através da pele de pessoas que entram em contato, especialmente ao andar descalços.
3. Ascaridíase
A ascaridíase, popularmente conhecida como lombriga, é uma doença infecciosa causada pelo parasita Ascaris lumbricoides, que leva ao aparecimento de sintomas intestinais, como dor abdominal, cólica, dificuldade para evacuar e perda de apetite.
4. Tétano
O tétano é uma doença que pode ser transmitida pelo solo e causada pela bactéria Clostridium tetani, que entra no organismo através de ferimentos, cortes ou queimaduras de pele e libera toxinas.
5. Tungíase
A tungíase é uma parasitose mais conhecida como bicho-de-pé, também chamado de bicho-de-areia ou bicho-de-porco, provocada pelas fêmeas grávidas de uma espécie de pulga, chamada de Tunga penetrans, que costuma habitar solos que contêm terra ou areia.
6. Esporotricose
A esporotricose é uma doença provocada pelo fungo Sporothrix schenckii, que habita a natureza e está presente em locais como solo, plantas, palha, espinhos ou madeira.
7. Paracoccidioidomicose
A paracoccidioidomicose é uma doença infecciosa causada pela inalação dos esporos do fungo Paracoccidioides brasiliensis, que vive no solo e em plantações, sendo, por isso, mais comum de acontecer em agricultores e moderadores de áreas rurais.
Quais são as Causas da Amiloidose?
A causa da amiloide a ser produzida e a coleta nos tecidos não é conhecida. O risco de obter amiloidose não está ligado ao que uma pessoa come (incluindo a quantidade de proteína) ou faz a vida ou à quantidade de estresse na vida de alguém
Como é Feito o Tratamento da Amiloidose?
Não há cura para a amiloidose. O tratamento de uma doença subjacente – se existe – pode fazer com que a amiloidose desapareça.
O que é Amiloidose?
A amiloidose é uma condição em que muito de uma determinada proteína (amiloide) se reúne nos órgãos, de modo que eles não conseguem trabalhar normalmente. A amiloidose pode afetar o coração, os rins, o fígado, o baço, o sistema nervoso, o estômago ou os intestinos. A condição é rara (afetando menos de 4.000 pessoas nos Estados Unidos a cada ano), mas pode ser fatal.
Fissura anal
A fissura anal é um problema que pode acontecer em qualquer fase da vida. É caracterizada por uma espécie de ferida no canal ou margem anal e pode ocorrer de maneira crônica ou aguda.
Verrugas anais
As verrugas anais (conhecidas por condilomas) podem surgir em função da contaminação pelo vírus HPV (papiloma humano).
Hemorroidas
As hemorroidas são vasos sanguíneos associados a um tecido conjuntivo que estão presentes fisiologicamente, mas que quando aumentadas, podem ou não causar sintomas, como dor e sangramento anal.
Fístula anal
A fístula anal é uma ferida que se forma entre o fim do intestino e a pele do ânus, criando uma espécie de túnel pequeno.
Como Fazer um Heredograma?
Para montar um heredograma são utilizados símbolos específicos que representam a genealogia familiar. Ou seja, as relações de parentesco e as características presentes na família. Observe alguns símbolos mais comuns utilizados em heredogramas no quadro a seguir.
Exemplo de Heredograma
Nos heredogramas cada linha representa uma geração. No modelo abaixo há três: na geração I há um casal, na geração II estão os seus filhos e na geração III os seus netos.
JUNAAB convida você para participar de uma de nossas reuniões a distância
Agradecendo por tudo que vivenciamos juntos nos Legados de Recuperação, Unidade e Serviço em 2020, em especial a partir dos meses de pandemia, com alegria convidamos a todos para participarem de uma de nossas reuniões à distância,
A história de recuperação e sobriedade de milhares de homens e mulheres
Em 10 de Junho de 2021, Alcoólicos Anônimos completa 86 anos de existência no mundo. Em comemoração a esta importante data, a JUNAAB está disponibilizando também um vídeo institucional sobre Alcoólicos Anônimos.
