Qual e a açao das fibras superiores do trapezio

image

O músculo trapézio tem vários pontos de origem ao longo da linha média da região posterior do pescoço e do dorso. As fibras superiores se originam no terço medial da linha nucal superior e na protuberância occipital externa do osso occipital. Esses fibras têm um trajeto descendente em direção a seu ponto de inserção.

Full
Answer

Quais são as fibras do trapézio?

Do ponto de vista anatômico e cinesiológico o trapézio apresentam três divisões, fibras, feixes ou porções. No texto será denominação como fibras. Assim, o músculo apresenta fibras superiores ou descendente, fibras mediais e fibras inferiores ou ascendente.

Quais são os diferentes tipos de trapézio?

O trapézio é uma figura da geometria plana formada por quatro lados. Dois deles são paralelos e chamados de bases. Ele é considerado um quadrilátero, tal qual o retângulo, o losango e o quadrado. Importante destacar que ele é chamado de quadrilátero notável. Isso porque a soma de seus quatro ângulos internos totaliza 360°. Tipos de Trapézio

Quais são os aspectos anatómicos e clínicos relacionados com o músculo trapézio?

Elevação da omoplata (fibras superiores), retração da omoplata (fibras médias), depressão da omoplata (fibras inferiores), rotação ascendente da cavidade glenoidal Este artigo irá discutir todos os aspectos anatómicos e clínicos importantes relacionados com o músculo trapézio. O músculo trapézio é um músculo triangular e plano da cintura escapular.

O que acontece quando o músculo trapézio contrae a coluna vertebral?

Os livros de anatomia e cinesiologia trazem que o músculos trapézio como um todo, ou seja, quando tanto as fibras superiores, mediais e inferiores contraem ao mesmo tempo, produzirão o movimento de adução escapular, assim levando a escápula em direção a coluna vertebral (Figura 4).

image


Qual é a função do trapézio superior?

A principal função do músculo trapézio é estabilizar a escápula em sua posição anatômica, principalmente durante movimentos do ombro ou do membro superior.


Onde fica o trapézio superior?

Trapézio superior (ou descendente) tem origem no occipital e nas primeiras vértebras cervicais. Insere-se no bordo posterior da clavícula e o faz a elevação dos ombros.


Quem inerva trapézio?

XI nervoA função básica do XI nervo é a de inervar os músculos trapézio e esternocleidomastoideo (ECM). O XI nervo é constituído de dois componentes: um craniano ou interno e outro espinhal ou externo.


Quais são as partes do trapézio?

Os elementos do trapézio são:Quatro lados;Dois lados paralelos entre si e dois não paralelos;Quatro vértices;Quatro ângulos internos, cuja soma é igual a 360º;Duas diagonais.


Como palpar trapézio superior?

Músculo Trapézio: porção superior Paciente de pé e de costas para o examinador. O examinador solicita ao paciente uma abdução de braço com cotovelo flexionado acima de 90º aproximadamente e faz uma leve resistência. Com sua mão sensitiva, deverá palpar o músculo com seus dedos desde sua origem até próximo ao acrômio.


Onde fica o trapézio no ombro?

O músculo trapézio, presente na região mais superficial do dorso junto ao grande dorsal, possui um formato característico, pois seus pontos de inserção ocorrem na parte posterior inferior da cabeça, nos ombros e na 12° vértebra torácica.


Quais são as propriedades do trapézio?

Propriedades básicas Acontece que todo trapézio tem quatro lados, por isso, a soma dos ângulos internos do trapézio é sempre igual a 360°. A soma entre um ângulo interno e o ângulo externo adjacente a ele é sempre igual a 180°. Essa propriedade vale para qualquer polígono, portanto, é válida para trapézios.


O que é trapézio na musculação?

O trapézio é responsável pela sustentação dos braços, dos ombros e até mesmo da coluna vertebral, além de ser fundamental para a estabilidade e o alinhamento destes.


Quantas faces tem um trapézio?

Trapézio (geometria)Trápezio retânguloArestas e Vértices4Área


Qual é a figura de um trapézio?

O trapézio é uma figura da geometria plana formada por quatro lados. Dois deles são paralelos e chamados de bases. Ele é considerado um quadrilátero, tal qual o retângulo, o losango e o quadrado.


Quais são as características comuns aos três tipos de trapézio?

Tipos de trapézioTrapézio retângulo: quando é formado algum ângulo reto dentro da figura, ou seja, algum ângulo possuir 90°.Trapézio isósceles: quando os lados não paralelos do trapézio possuem o mesmo tamanho.Trapézio escaleno: quando os lados não paralelos possuem tamanhos diferentes.


Qual é a figura que representa um trapézio?

Um quadrilátero plano convexo é um trapézio se, e somente se, possui dois lados paralelos, ou seja, o trapézio é um quadrilátero que possui um par de lados paralelos.


O que é bom para dor no trapézio?

Deixar o trapézio descansar e aplicar gelo sobre os músculos pode ajudar a aliviar a dor. Alguns medicamentos anti-inflamatórios também podem diminuir a inflamação e a dor. As massagens nos chamados pontos-gatilho também ajudam muito na dor.


Onde fica o dorso do corpo humano?

O dorso é a região entre o pescoço e a região glútea. Ele contém a coluna vertebral (medula espinhal) e dois compartimentos de músculos do dorso: compartimentos extrínseco e intrínseco.


Onde se localiza o músculo grande dorsal?

O músculo grande dorsal faz parte da região posterior e inferior do tronco e cintura escapular, tem a forma de um triângulo, onde a base é a coluna vertebral tendo como o seu vértice a região axilar.


Como trabalhar o músculo trapézio?

Suspenda o peso um pouco abaixo da linha da cintura, com os cotovelos estendidos e os ombros para trás. Encolha os ombros, contraindo a musculatura do trapézio. Segure por alguns segundos e volte à posição inicial. Lembre-se de manter os cotovelos estendidos durante esse exercício para fortalecer o trapézio.


Caracteristicas

O trapézio é um músculo plano e superficial; na verdade, é o mais superficial de todos os músculos da região. É um músculo uniforme, ou seja, existe um trapézio esquerdo e um direito, localizado simetricamente.


Cirurgia e outros usos

Por ser um músculo grande, tem sido utilizado com sucesso em cirurgias de reconstrução muscular em defeitos no pescoço e na cabeça. A técnica é chamada retalho músculo-cutâneo vertical trapézio.


Origem

As fibras desse músculo deixam a escala occipital, o ligamento do pescoço e os processos espinhosos das vértebras cervicais e torácicas, especificamente da vértebra C7 a T12.


Inervação

É inervado pelo ramo externo do nervo craniano acessório ou também chamado nervo espinhal acessório. Esse nervo inerva o trapézio e também o músculo esternocleidomastóideo.


Irrigação

O ramo superficial descendente da artéria cervical transversa irriga a parte média e lateral do trapézio. Enquanto isso, o ramo profundo da mesma artéria (artéria dorsal da escápula) também irriga o trapézio.


Síndromes

O trapézio é frequentemente alvo de contraturas que produzem pontos-gatilho miofasciais. Estas são frequentemente a causa de dores de cabeça transitórias ou cervicogênicas.


A parte central dos trapézios

As fibras musculares da porção central do trapézio originam-se na porção cervical e torácica das vértebras e entram no processo acromial da escápula. As fibras musculares da região central se ramificam quase horizontalmente.


O fundo dos trapézios

As fibras musculares da porção inferior do trapézio originam-se na porção torácica da coluna e entram na escápula, seguindo um ângulo diagonal para baixo.


Qual o ponto de origem e inserção do músculo romboides?

Antes de mencionar o ponto de origem e inserção dos romboides é preciso lembrar que eles estão abaixo do trapézio medial. Portanto, a sua visualização e palpação é impossível. O romboide menor tem seu ponto de origem nos processos espinhoso de sétima vértebra cervical até a primeira vértebra torácica.


Quais os movimentos que os romboides realizam?

Os romboides atuam em conjunto com o trapézio, levantador da escápula e serrátil anterior para estabilizar a escapula sobre a caixa torácica durante os movimentos de carga.


Para treinar os romboides quais exercícios podem ser realizado no treinamento resistido com pesos?

É importante salientar é que os romboides são na grande maioria das vezes acionados durante a execução de exercícios para costas. Ou seja, muitos exercícios como por exemplo puxadas em remada, principalmente no final da fase concêntrica do movimento ocorrerá o movimento de adução.


Quais os pontos de fixação (origem e inserção) do músculo trapézio?

Do ponto de vista anatômico e cinesiológico o trapézio apresentam três divisões, fibras, feixes ou porções. No texto será denominação como fibras. Assim, o músculo apresenta fibras superiores ou descendente, fibras mediais e fibras inferiores ou ascendente.


Quais os movimentos que o trapézio como um todo e os seus conjuntos de fibras específicos realizam quando contraem de forma concêntrica?

Um primeiro ponto que deve-se ter claro em mente, é que o trapézio produzirá movimentos dinâmicos da escápula.


Quais os movimentos fazer quando o objetivo é treinar o músculo trapézio como um todo, somente as fibras superiores ou ainda as fibras inferiores?

Como descrito acima no texto, quando o músculo trapézio contrai-se como um todo, ele (trapézio) produzirá o movimento de adução escapular. Assim, para produzir a treinabilidade de todo o músculo trapézio é interessante que o personal trainer venha prescrever par ao seu cliente o exercício de crucifixo invertido.


Caracteristicas

O trapézio é um músculo plano e superficial, na verdade é o mais superficial de todos os músculos da região. É um par de músculos, ou seja, existe um trapézio esquerdo e um direito, localizados simetricamente.


Cirurgia e outros usos

Por ser um músculo grande, tem sido usado com sucesso em cirurgias de reconstrução muscular em defeitos no pescoço e na cabeça. A técnica é chamada de retalho de pele do músculo trapézio vertical.


Origem

As fibras deste músculo vêm da escala occipital, do ligamento do pescoço e dos processos espinhosos das vértebras cervicais e torácicas, especificamente das vértebras C7 a T12.


Inervação

É inervado pelo ramo externo do nervo craniano acessório ou também chamado de nervo espinhal acessório. Este nervo supre o trapézio e também o músculo esternocleidomastóideo.


Irrigação

O ramo descendente superficial da artéria cervical transversa supre o trapézio medial e lateral. Já o ramo profundo da mesma artéria (artéria dorsal da escápula) também supre o trapézio.


Fibras superiores

As fibras superiores elevam a clavícula e indiretamente também causam a elevação da escápula, ação que ocorre quando a clavícula é virada sobre a articulação esternoclavicular. Também permite que a cabeça seja movida para o mesmo lado do músculo e girada para o lado oposto.


Fibras médias

As fibras médias participam da elevação da escápula juntamente com as fibras superiores, sendo as mais ativas durante o movimento de adução (movimento escapular no sentido medial), embora na realidade esse movimento ative todo o músculo em geral.


¿ Qual é o trapézio que tem os lados congruentes?

Trapézio Isósceles: também chamado de trapézio simétrico, ele apresenta dois lados congruentes (possuem a mesma medida) e dois lados diferentes.


¿ Como é o trapézio?

O trapézio é uma figura da geometria plana formada por quatro lados. Dois deles são paralelos e chamados de bases. Ele é considerado um quadrilátero, tal qual o retângulo, o losango e o quadrado.


¿Que é um trapézio?

O trapézio é uma figura da geometria plana bastante presente no nosso dia a dia. Trata-se de um polígono que possui quatro lados, sendo dois lados paralelos (conhecidos como base maior e base menor) e dois não paralelos (lados oblíquos). Como todo quadrilátero, ele possui duas diagonais, e a soma dos seus ângulos internos é sempre igual a 360º.


¿ Qual a característica principal do trapézio isosceles?

Existem duas propriedades que são específicas do trapézio isósceles. A primeira delas é que os ângulos da base, assim como os lados não paralelos, são congruentes.


¿ Como é o trapézio?

Definimos como trapézio todo quadrilátero que possui dois lados paralelos. Os lados paralelos são conhecidos como base maior e base menor. Como todo quadrilátero, possui duas diagonais, e a soma dos ângulos internos é igual a 360º.

image


Caracteristicas

Image
O trapézio é um músculo plano e superficial; na verdade, é o mais superficial de todos os músculos da região. É um músculo uniforme, ou seja, existe um trapézio esquerdo e um direito, localizado simetricamente.

See more on maestrovirtuale.com


Cirurgia E Outros Usos

  • Por ser um músculo grande, tem sido utilizado com sucesso em cirurgias de reconstrução muscular em defeitos no pescoço e na cabeça. A técnica é chamada retalho músculo-cutâneo vertical trapézio. A técnica de Mayer também tem sido utilizada para efetuar a transferência do trapézio para o úmero, principalmente em pacientes com paralisia do ombro por lesão do plexo …

See more on maestrovirtuale.com


Origem

  • As fibras desse músculo deixam a escala occipital, o ligamento do pescoço e os processos espinhosos das vértebras cervicais e torácicas, especificamente da vértebra C7 a T12. As fibras superiores se originam da parte superior e medial do pescoço (ligamento nucal). Enquanto isso, as fibras do meio deixam o processo espinhoso das vértebras C7 através do T3, ligadas aos se…

See more on maestrovirtuale.com


Inserção

  • Os fascículos musculares são direcionados para três estruturas que são: a coluna vertebral da escápula, o acrômio e a clavícula. As fibras musculares da parte superior do trapézio são dispostas em uma direção descendente e oblíqua e inseridas na borda posterior e superior da clavícula. Por outro lado, as fibras da porção média são dispostas transve…

See more on maestrovirtuale.com


Inervação

  • É inervado pelo ramo externo do nervo craniano acessório ou também chamado nervo espinhal acessório. Esse nervo inerva o trapézio e também o músculo esternocleidomastóideo. O nervo acessório corresponde ao nervo craniano XI. Sua função é claramente motora e danos nesse nervo causarão sérias limitações para encolher os ombros e dificuldade em mover a cabeça. O …

See more on maestrovirtuale.com


Irrigação

  • O ramo superficial descendente da artéria cervical transversa irriga a parte média e lateral do trapézio. Enquanto isso, o ramo profundo da mesma artéria (artéria dorsal da escápula) também irriga o trapézio. Da mesma forma, recebe um pequeno suprimento sanguíneo do ramo colateral da artéria supraescapular e do ramo dorsal das artérias intercostais posteriores (primeiro ramo).

See more on maestrovirtuale.com


Funções

  • A função bilateral dos músculos trapézios é distender a coluna vertebral nos níveis cervical e torácico. Ambos os músculos são agonistas. No entanto, a função muscular pode ser estudada de acordo com suas divisões e características de suas fibras. Nesse sentido, pode-se dizer que a contração dos músculos superior, médio e inferior produz movimentos diferentes.

See more on maestrovirtuale.com


Síndromes

  • Pontos-gatilho miofasciais
    O trapézio é frequentemente alvo de contraturas que produzem pontos-gatilho miofasciais. Estas são frequentemente a causa de dores de cabeça transitórias ou cervicogênicas. Os pontos de gatilho podem ser causados ​​por trauma ou por sobrecarga de peso ou pressão. Exemplo de tra…
  • Tendinopatias
    Afetação e inflamação do tendão muscular. Exemplo: torcicolo (impedimento de girar o pescoço), causado pela ruptura do músculo ou de seus ligamentos.

See more on maestrovirtuale.com


Referências

  1. Simons D, Travell J, Simons L. (2007). Dor e disfunção miosfacial, o manual dos pontos-gatilho. Volume 1. 2ª edição, Editorial Panamericana. Espanha Disponível em: books.google.
  2. «Músculo trapézio» Wikipedia, A enciclopédia livre. 15 de agosto de 2019 às 03:45 UTC. 15 de setembro de 2019 às 04:56 pt.wikipedia.org
  3. Saldaña E. (2015). Manual de anatomia humana. Disponível em: oncouasd.files.wordpress
  1. Simons D, Travell J, Simons L. (2007). Dor e disfunção miosfacial, o manual dos pontos-gatilho. Volume 1. 2ª edição, Editorial Panamericana. Espanha Disponível em: books.google.
  2. «Músculo trapézio» Wikipedia, A enciclopédia livre. 15 de agosto de 2019 às 03:45 UTC. 15 de setembro de 2019 às 04:56 pt.wikipedia.org
  3. Saldaña E. (2015). Manual de anatomia humana. Disponível em: oncouasd.files.wordpress
  4. Gallego-Gónima S, Herrera-Montoya J, Ruiz-Cuervo A, Cárdenas-Castellanos Y. Experiência clínica com o retalho músculo-cutâneo trapézio vertical na reconstrução de cabeça e pescoço. Cir. plast. iber…

Leave a Comment