Quais são as características da Palmeira do açaí?
A palmeira do açaí apresenta folhas grandes, compridas e recortadas em tiras, de cor verde-escura, atingindo até 2 metros de comprimento. Geralmente, as folhas são usadas na cobertura das casas. Essa planta possui cachos de flores miúdas amarelas, que surgem predominantemente de setembro a janeiro, podendo aparecer quase o ano todo.
Qual o significado da Palmeira?
As características da palmeira a distinguem de todas as demais árvores e são muito representativas pelo seu simbolismo intrínseco. Uma palmeira não se arranca facilmente, porque possui uma das raízes mais fortes.
Qual a cor da palmeira azul?
Originária da Ilha de Madagascar, a Palmeira Azul é exótica e muito diferente das demais. Suas folhas grandes e em formato de leque possuem um tom prateado, fazendo uma leve referência a cor azul. Sem dúvida é uma bela planta para ornamentar a casa.
Qual a altura da Palmeira?
As palmeiras são plantas tropicais oriundas principalmente de países da África, América Latina e Sul da Ásia. Esse tipo de planta cresce muito podendo atingir até 40 metros de altura em algumas espécies, como a Palmeira Imperial.
Como se chama a palmeira do açaí?
Ficha Técnica. O açaí ou açaizeiro é uma palmeira nativa da região amazônica, cujos deliciosos frutinhos, são amplamente consumidos pela população local e vem conquistando o Brasil e o resto do mundo nas últimas décadas.
Qual a função da palmeira do açaí?
A palmeira pode ser utilizada para a extração do palmito, além da produção de frutos utilizados na fabricação do “vinho do açaí”, que é um dos principais alimentos das populações ribeirinhas.
Qual é o nome da árvore do açaí?
açaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.
Qual a diferença entre palmeira juçara e açaí?
“O açaí é mais utilizado para a produção de polpa de frutas. Os frutos tanto da juçara (euterpe edulis), quanto do açaí (euterpe oleracea) são muito parecidos e por isso são confundidos. Só que o fruto do açaizeiro vai ter uma oferta de polpa maior. A juçara é muito mais utilizada para a produção de palmito.
Quanto tempo leva para produzir um pé de açaí?
período da floração à frutificação: 5 a 6 meses. produção da planta adulta (após 6 – 7 anos): em média 15 kg/estipe. produtividade: em média 24 toneladas por hectare.
Qual é o verdadeiro palmito?
O palmito pode ser extraído do caule de diversas espécies de palmeiras, mas as comumente encontradas para consumo são as da juçara, da pupunha e do açaizeiro (ou açaí). A palmeira juçara (Euterpe edulis) é nativa da Mata Atlântica, enquanto que as outras espécies são da Amazônia.
Como é o pé de açaí?
A árvore do açaí é uma palmeira que pode ficar bem alta, suas raízes são profundas e precisam de bastante espaço para se desenvolver. Por isso, caso você tenha interesse em cultivar açaí em casa, dê preferência ao plantio diretamente no solo, em terra firme.
O que é uma árvore de açaí?
O açaizeiro ou palmeira-açaí (Euterpe oleracea) é a planta que produz o açaí: fruto de cor roxa, popular em alguns lugares do Brasil no preparo de alimentos e bebidas.
Como é a árvore do cupuaçu?
O cupuaçu é fruto do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), uma árvore típica da Amazônia brasileira, de família próxima à do cacaueiro. O cupuaçuzeiro pode medir entre 10 e 15m de altura e necessita de um solo firme, fértil e com boa retenção de água para se desenvolver.
Como é chamado o açaí no Maranhão?
No Maranhão, o famoso açaí é conhecido como juçara. Porém, não são exatamente a mesma fruta, conheça a diferença e conheça a festa tradicional da juçara em São Luís.
O que é fruto juçara?
NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: JUÇARA vem do tupi guarani e significa “O que dá farpas ou lascas” isso devido a formação do tronco. Também chamada de Içara, Palmito doce, Palmito branco e Açaí da Mata Atlântica.
Como é o fruto do açaí?
Fruto: É uma drupa globosa, com diâmetro entre 1 e 2 cm e peso médio de 1,5 g, com casca roxa ou verde, conforme o tipo, com mesocarpo-polpa de 1 mm de espessura e endocarpo volumoso e duro, de forma próxima à do fruto, com uma semente.
1 – Washingtonia Filifera
De caule ligeiramente mais largo embaixo, a palmeira Washingtonia ou Palmeira-de-saia é bem grande, ideal para ser usada em exteriores. É natural dos Estados Unidos e México, e necessita de muito sol.
2 – Washingtonia Robusta
Parecida com a anterior, mas com caule mais fino, é conhecida por tolerar muito bem os transplantes. Você pode transportá-la de um vaso, por exemplo, para um solo maior, que ela continua firme e forte!
3 – Palmeira Dracena Arbórea
A Dracena Arbórea é típica de climas tropicais e natural da Guiné. Muito usada tanto para compor ambientes internos quanto externos, pois é muito versátil. Possui folhas mais longas e caule fino. Dentro de vaso, seu crescimento fica limitado.
4 – Palmeira Azul
A folhagem azulada diferente dos outros tipos de palmeiras é o principal chamativo desta espécie. Deve ser plantada em espaços abertos e amplos, já que pode alcançar 12 metros de altura em todo o seu esplendor! Também por esse motivo é necessário plantar as mudas com 8 metros de distância uma da outra.
5 – Palmeira Leque
Apesar de ser considerada de pequeno porte, a palmeira leque possui folhas grandes e em formato triangular, que faz com que muitas pessoas optem por esse tipo de palmeira para decorar interiores.
6 – Palmeira Bambu
Conhecida por sua capacidade de purificar o ar, a palmeira bambu também é muito utilizada em interiores, já que é bem delicada e resistente à ambientes com sombra. Com caule e folhas finas, ela é delicada e, por isso mesmo, dá um ar de leveza ao ambiente.
Palmeira Imperial
A Roystonea Oleracea ou palmeira imperial é muito conhecida por sua grandiosidade: de caule liso, geralmente cinza escuro, em toda a sua plenitude ela pode alcançar 40 metros! Ela recebeu esse nome justamente por ser a favorita dos imperadores e da classe burguesa antiga, e é bem possível que você encontre-a por aí em jardins botânicos e museus imperiais..
Tipos de palmeiras para vaso: Decore com plantas tropicais
Os tipos de palmeiras para vaso são espécies de plantas com porte médio ou pequeno que tem o seu desenvolvimento bloqueado quando cultivados em espaços restritos como nas jardineiras, vasos, latas ou cachepots.
Tipos de palmeiras para jardins residenciais: Analise as espécies para compor o seu espaço
Se você deseja criar um ambiente tropical na sua casa, existem diversos tipos de palmeiras para jardins residenciais que podem ser plantados em áreas grandes ou pequenas. Antes de adquirir uma muda, verifique o espaço disponível e o porte da planta adulta.
Tipos de palmeira para jardim: Invista em um paisagismo exuberante
Nas áreas grandes residenciais ou praças públicas os tipos de palmeiras para jardim podem ser de porte médio ou grande. No paisagismo, os tipos de palmeiras para quintal são sempre uma opção interessante para criar um ambiente harmonioso, bonito e com fácil manutenção, ainda mais quando combinadas com uma linda iluminação de jardim.
Tipos de palmeiras de pequeno porte: Cultive em pouco espaço
Se você não tem muito espaço no seu jardim ou mora em apartamento, cultive tipos de palmeiras de pequeno porte. Essas espécies são ótimas para plantar em vasos de plantas ou em jardins na área externa.
Tipos de palmeiras ornamentais: Abuse da diversidade de formas e cores
Os tipos de palmeiras ornamentais de grande porte são muito empregados em empreendimentos residenciais e corporativos por sua imponência e apelo visual. No paisagismo, os tipos de palmeiras ornamentais criam cenários tropicais e paradisíacos.
1. Palmito pupunha: o mais comum entre os tipos de palmitos
O palmito pupunha é o mais presente no mercado e o mais sustentável, pois, ao contrário dos outros tipos de palmitos, ele possibilita o plantio e replantio em um curto período de tempo e a palmeira não morre ao ser cortada.
3. Palmito açaí: alternativa ao palmito juçara
Macio e suculento, esse palmito assemelha-se com o juçara. É nativo da Mata Atlântica e despontou no mercado quando o juçara entrou em ameaça de extinção.
4. Palmeira Real: sabor brando e delicado
O palmito extraído da palmeira real é menos comum, no entanto, oferece um produto de textura macia, cor branca e sabor brando e delicado, entre o doce e o amargo.
Palmeira e suas raízes
A raiz de uma palmeira penetra de 3 á 4 km embaixo da terra, ela possui uma das raízes mais fortes que uma árvore pode ter; com isso é muito difícil arrancar uma palmeira, suas raízes chegam até aonde pode se encontrar água. E por ser tão enraizada assim , a palmeira pode suportar grandes tempestades.
Palmeira e as estações
Outro fato interessante da palmeira, é que ela se adapta em qualquer ambiente, e não muda conforme as estações do ano, ou seja, florescem o ano inteiro.
Palmeira se verga,mas não quebra
É incrível a palmeira, pois o vento por mais forte que seja, faz com que ela se curve, chegando a tocar o chão; mas a palmeira não se quebra. Pelo contrário passa o vento e lá está a palmeira de volta, na sua posição.