
O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.
Qual a diferença entre amor e paixão?
A diferenciação entre o amor e a paixão já foi tema de estudo de inúmeros filósofos e psicólogos ao longo dos anos. Platão, por exemplo, alega que a paixão é o desejo de vislumbrar algo que não consiste na realidade essencial, ou seja, contentar-se em viver com um ideal imaginário.
Qual a diferença entre paixão e compaixão?
A paixão pode ser vista como desejo, emoção e intensidade. Compaixão pode ser expressa como cuidado, empatia e caridade. Elas, por vezes, podem estar estreitamente relacionadas uma com a outra e ser expressas ao mesmo tempo.
Qual o significado de paixão?
Em sua origem no latim, está relacionado com o verbo “sofrer”. Ou seja, desde a origem do termo, o significado de paixão está relacionado com o sofrimento. Isso leva a pessoa apaixonada a pensar e agir inúmeras vezes em função do outro, negando sua própria individualidade.
Qual é a função da Paixão?
E, sua principal função seria estreitar os laços entre os indivíduos e possibilitar a reprodução da espécie. A psicologia afirma que o término do período da paixão é algo absolutamente normal e saudável, tanto para a mente quanto para as relações entre as pessoas.

Qual é a diferença entre a paixão e ação?
Na paixão, a coisa desejada surge na imagem de um fim externo; na ação, como idéia posta internamente por nosso próprio ato de desejar e, portanto, como algo de que nos reconhecemos como causa, interpretando o que se passa em nós e adquirindo a idéia adequada de nós mesmos e do desejado.
Qual a diferença entre paixão e compaixão?
Paixão pode ser vista como começando com uma sensação interna que se manifesta externamente como uma expressão de emoção. Compaixão, por outro lado, seria algo que você estende e dá como um ato a outra pessoa.
Qual é a diferença entre amor e paixão?
Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.
O que é uma paixão?
Paixão é um sentimento humano, geralmente ligado a uma outra pessoa. Ele costuma surgir quando um indivíduo encontra alguém que admira e faz com que seu coração bata mais forte. No entanto, o sentimento de paixão não é eterno, e se apresenta de diversas formas.
Como saber se é paixão?
As características físicas costumam ter uma importância maior na paixão. As pessoas se sentem atraídas pelos olhos, lábios, pele, sorriso, entre outros, do outro. São pequenos detalhes que fazem o coração palpitar ao vê-los. A paixão faz com que os casais queiram estar sempre na presença um do outro.
O que vem primeiro o amor ou a paixão?
Quando começa e quando termina Alguns estudos sobre o comportamento humano dizem que a paixão pode durar algumas semanas ou anos (1 a 2 anos, em média). Após este período, das duas uma: fim de relacionamento ou início de uma história de amor. Ao contrário da paixão, o amor não acontece à “primeira vista”.
Quanto tempo dura a paixão?
“Vários estudos, tanto americanos quanto europeus, chegaram à conclusão semelhante: a paixão, esse estado de alteração mental e física muito característico, dura de 12 a 48 meses. A média é de dois anos.
Quais são os sintomas do amor e da paixão?
O resultado dessas alterações hormonais são aquelas conhecidas por quem já experimentou o sentimento da paixão: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, corpo mais quente e excesso de suor, falta de apetite, insônia, além da sensação de bem-estar e prazer quando se está com a pessoa amada.
A Paixão
A paixão é a fase inicial de toda a relação. Sabe quando seu coração bate rápido quando vê a pessoa de que gosta? Esse é um dos sinais mais comuns da paixão. Ela é a fase inicial de toda relação de cunho afetivo e sexual.
O amor
O amor é um sentimento muito difícil de se definir. Segundo os dicionários, o amor é uma forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais. Mas essa definição não define exatamente o que é o amor. Amar uma pessoa é, acima de tudo, compreendê-la e apoiá-la.
A diferença entre amor e paixão
O amor é um sentimento posterior a paixão. Às vezes você se apaixona por uma pessoa e a paixão simplesmente vai embora. Mas em casos especiais, depois da paixão vem o amor, esse sentimento incondicional e eterno que é tão idealizado pelas pessoas. O amor é a paixão amadurecida.
O que é paixão?
A paixão é um sentimento humano caracterizado por uma atração muito forte por outra pessoa. Essa atração é intensa, envolvente e inclui um entusiasmo muito grande. Quando alguém sente a paixão, diz-se que o indivíduo está apaixonado por outro alguém. Quando isso ocorre, é natural que surja uma forte atração física e emocional, que inclui o desejo sexual.
O que é amizade?
A amizade é um tipo de relação que construímos com as pessoas, que envolve lealdade, admiração pelas características do outro e afeto por ele , mas sem atrações romântico-sexuais.
Como diferenciar esses sentimentos?
Como citamos no início do texto, as relações humanas são bastante complexas. Nem sempre fica fácil categorizar aquilo que sentimos como amor, paixão ou amizade. Podemos estudar listas de sinais para cada um desses sentimentos, mas a verdade é que a linha que os delimita é muito tênue.
O interno versus o externo
As diferenças entre paixão e compaixão podem primeiro ser conceituadas como internas e externas. Paixão pode ser vista como começando com uma sensação interna que se manifesta externamente como uma expressão de emoção. Compaixão, por outro lado, seria algo que você estende e dá como um ato a outra pessoa.
Uma sem a outra
Diz-se que paixão e compaixão tendem a levar uma a outra. No entanto, elas são muitas vezes independentes. A paixão pode ser o início do cuidar intensamente de algo ou alguém e que pode levar a mostrar compaixão, mas nem sempre. Por exemplo, no mundo dos negócios, a paixão pelo trabalho é encorajada, mas a compaixão é muitas vezes esquecida.
Nível de intensidade
Quando se pensa em compaixão, pensa-se em alguém cuidando de uma causa ou de um indivíduo. Isso não é paixão. A compaixão pode fazer com que você se importe, mas não com que se aja naquilo em um nível intensificado. Um exemplo seria uma pessoa que vê os sem-teto e sente tristeza e compaixão por sua situação. Ela pode agir doando dinheiro.
Consistência do compromisso
Quando se pensa em paixão você pode vê-la como algo que conduz uma pessoa ao longo e através de múltiplas experiências. Paixão, dessa forma, leva tempo para desaparecer. Uma pessoa apaixonada está comprometida com alguém ou algo de uma forma que a leva a expressar essa situação ao longo do tempo.
