Qual é o conceito de espiritualidade?
Assim, a espiritualidade pode ser vista como a qualidade ou estado de coragem e vigor. No Novo Testamento, há um vocábulo grego que remete ao conceito de espírito. Essa palavra é pneuma e traz a ideia de algo que se reconecta a Deus após a morte física.
Qual a relação entre espiritualidade e religião?
Nesta relação dizemos que a espiritualidade é uma experiência humana com sagrado, transcendente e a religião é a forma como nós vivemos essa experiência. Religião deriva da palavra “religare” que, em latim, significa religação. Ligar algo a alguém ou vice versa.
Qual é a importância da espiritualidade na vida?
A espiritualidade está ligada à busca do ser por um significado na sua existência, um propósito de vida. Também envolve o entendimento e a capacidade de vivenciar diferentes assuntos que estão além do material e das coisas que podemos perceber na rotina.
Por que a Bíblia fala sobre a espiritualidade?
Apesar disso, no diálogo com Jesus é orientado que se não nascesse de novo não poderia ver o Reino de Deus. Fé e crer são parte da espiritualidade e não da religião. Ter uma espiritualidade segundo a Bíblia, é uma escolha! Deus não obriga ninguém, por isso que temos o livre-arbítrio.
Qual é o objetivo da espiritualidade?
A espiritualidade faz com que você olhe para dentro de você e consiga perceber com mais clareza aonde quer chegar, te guiando em momentos de instabilidade e funcionando como um verdadeiro norteador. Esse ponto é um grande diferencial, principalmente com tantas imposições que recebemos da sociedade nos dias de hoje.
Como é a espiritualidade?
A espiritualidade pode ser definida como uma “propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio”. A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.
O que está ligado a espiritualidade?
A espiritualidade pode ser definida, de acordo com Puchalski1, como uma dimensão da humanidade, podendo ser expressa por meio de crenças, valores ou práticas, representando a busca do indivíduo por conexão e transcendência, seja através de amigos, família, trabalho, animais, natureza ou qualquer coisa considerada …
Qual a influência da espiritualidade na vida das pessoas?
A espiritualidade diminui a ansiedade, a depressão e o estresse. É uma importante aliada da saúde mental e, consequentemente, da saúde física. O suporte social da religião, especialmente para quem frequenta alguma congregação, também traz benefícios.
O que é ser uma pessoa espiritual?
Têm foco; mas conseguem perceber e enxergar as coisas em suas múltiplas ligações e complexidade com a vida, em geral. Agem localmente pensando globalmente. Estão conectadas com suas verdadeiras essências. São pessoas que expressam a sua verdade interior sem medo ou sentimento de culpa; porém com gentileza e respeito.
Quais os exemplos de espiritualidade?
Uma conversa sobre espiritualidadeEspiritualidade Neotestamentária. … Espiritualidade ascético-monástica. … Espiritualidade Bíblico-meditativa. … Espiritualidade místico-contemplativa. … Espiritualidade da Reforma. … Espiritualidade Pietista. … Espiritualidade Fundamentalista. … Espiritualidade Carismática.More items…
O que a Bíblia fala sobre a espiritualidade?
Além disso, também não podemos nos esquecer das atitudes que nos tornam pessoas melhores e nos conectam com Deus. Elas são a base da espiritualidade. Em Mateus, os bem-aventurados são definidos como: “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.
Como promover a espiritualidade?
Confira a seguir uma lista com seis ideias para inspirar você e seu grupo a adotarem essa prática.1 – Espiritualidade por meio de desenhos. … 2 – Trocar problemas e soluções na dinâmica religiosa. … 3 – A vida é uma folha em branco. … 5 – Ficar de frente com pessoas do grupo e conversar. … 6 – Cineclube sobre espiritualidade.
Qual a importância da espiritualidade na formação humana?
O desenvolvimento humano, científico, tecnológico e espiritual contribuem na formação de cidadãos capazes de promoverem transformações sociais, que possuem vistas para o bem estar social, no plano pessoal e coletivo. Por isso é tão importante trabalhar as relações espirituais em jovens.
Como o meu relacionamento com a espiritualidade influencia os demais aspectos da minha vida?
Os resultados principais apontam que a espiritualidade influencia os relacionamentos interpessoais dos jovens aprendizes e está ligada ao cotidiano destes, como a família, amigos, relações amorosas, experiências de preconceito e a vida em geral, atingindo tanto o aspecto físico, como o psíquico e o relacional.
Qual a importância da espiritualidade para o desenvolvimento e a formação da pessoa humana?
O fato é que a espiritualidade humana pode nos indicar um caminho, rumo ou uma posição a partir da qual, pode-se melhor compreender a nossa sociedade, suas múltiplas facetas e o âmago de suas dificuldades.
Porque é Importante
A espiritualidade é importante para que possamos funcionar plenamente, todos os aspectos de nós mesmos devem ser equilibrados. Nossa mente, corpo e espírito precisam estar em harmonia uns com os outros.
Como é ter espiritualidade
Você experimenta momentos espirituais quando caminha pela floresta e se conecta com a natureza, caminha ao longo de uma bela praia, quando vê o pôr do sol ou quando acalma a sua mente, independente de onde esteja.
Um Estudo Profundo pra Você ir Além
Se você deseja dar um passo além, recomendo fortemente que acesse o conteúdo único logo abaixo, pois vai agregar muito mais conhecimento na sua busca por ser um ser humano melhor.
Espiritualidade na Bíblia
A busca da espiritualidade deve ser uma meta para todos os cristãos. É um processo no aperfeiçoamento no caráter humano. Somos desafiados a buscar essa perfeição em todas suas dimensões, porque o Senhor promete em sua Palavra que “ aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus ” ( Filipenses 1:6 ).
Espiritualidade e Religião
Espiritualidade não é religião e nunca será. Nesta relação dizemos que a espiritualidade é uma experiência humana com sagrado, transcendente e a religião é a forma como nós vivemos essa experiência. Religião deriva da palavra “religare” que, em latim, significa religação. Ligar algo a alguém ou vice versa.
Positividade
Uma pessoa espiritual tem maior facilidade para demonstrar gratidão, otimismo e generosidade. Isso faz com que enxergue a vida de uma maneira mais positiva, o que faz toda a diferença no seu bem-estar e nos resultados que irá obter em tudo o que fizer ao longo da vida.
Compaixão
Mais uma característica das pessoas espiritualizadas é que elas são mais compassivas. Assim, sentem mais empatia pelos outros, o que as leva a buscarem fazer o bem e ajudar aqueles que estejam precisando.
Relacionamentos positivos
A forma positiva de ver a vida, combinada com a boa autoestima, faz com que os relacionamentos das pessoas espiritualizadas sejam mais saudáveis e equilibrados. Isso é ótimo porque os relacionamentos também contribuem para o bem-estar e equilíbrio emocional.
Autorrealização
As pessoas espirituais estão sempre em busca de uma vida melhor e consideram o crescimento pessoal e a realização como um objetivo central. Assim, a espiritualidade se torna uma motivação para a melhoria contínua, seja como indivíduo, profissional, amigo, familiar e assim por diante.
Valorização das experiências
Por darem significados para as coisas, as pessoas espiritualizadas desfrutam ao máximo de cada experiência. Assim, enxergam até mesmo os momentos simples de forma especial, como um almoço com a família, uma paisagem bonita ou terem um tempo para si mesmas.
1. Pratique a atenção plena
A prática da atenção plena, ou mindfulness, consiste em se concentrar totalmente no momento presente. Você pode fazer isso observando um objeto, pensando em uma palavra, caminhando, sentado na sala da sua casa, tomando banho e fazendo o que mais desejar.
2. Tenha momentos de reflexão
A rotina agitada, em que uma tarefa vem em seguida da outra, prejudica a prática da espiritualidade. Que tal separar alguns minutos do seu dia para refletir sobre as experiências vividas, seus sentimentos e a vida em geral?
1. Melhora a saúde mental
Um dos principais benefícios de termos uma vida espiritual está relacionado com a saúde mental. Os assuntos espirituais ajudam que a pessoa entenda a sua importância, sentindo-se como alguém útil.
2. Contribui para os relacionamentos interpessoais
O viver em harmonia com o próximo é um dos princípios mais conhecidos da Bíblia. O convívio em uma comunidade cristã é importante para que aprendamos a lidar com a opinião do outro, respeitar as diferenças e crescer em união. O exemplo de Jesus deve novamente ser considerado, ou seja, devem aprender a tratar a todos com calma e serenidade.
3. Ajuda a aumentar a autoestima
Sabermos que tem um Deus que nos ama e que se preocupa com cada um de nós é uma forma de manter a autoestima elevada. Muitas pessoas se sentem sozinhas e desamparadas, às vezes sem amigos ou motivação para viver, porém, reconhecer o amor de Cristo nas suas vidas pode fazer toda a diferença.
4. Traz mais motivação no dia a dia
Uma vida sem propósito pode diminuir nossa motivação e nos levar a um estado de desânimo e, até mesmo, depressão. Esse é um problema que também acontece no meio cristão, porém, a espiritualidade pode ajudar a nos motivar para encararmos nossos problemas e desafios.
5. Reduz o estresse
A espiritualidade pode ser desenvolvida de várias maneiras, pela oração, nos serviços religiosos, no estudo da Bíblia, meditação, por meio da arte, entre outras opções. Dessa maneira, os cristãos costumam encontrar nessas atividades uma forma de estar mais conectadas com Deus.
6. Afasta dos vícios
A busca pelo relacionamento com Deus, a participação em atividades ou cerimônias religiosas ajudam a desenvolver hábitos saudáveis. Desse modo, contribuem para que a pessoa se afaste dos vícios, sejam eles quais forem.
O que seríamos sem espiritualidade?
Se a espiritualidade é o entendimento do que vai além daquilo que é material, sem a espiritualidade tudo o que nos restaria seria o mundo material, aquilo que é tangível. O grande objetivo da vida se resumiria a sobreviver o maior tempo possível e da forma mais confortável.
O ponto de equilíbrio
Ao se falar em equilíbrio e bem-estar, entramos no ponto no qual a espiritualidade se faz tão necessária. Ao perguntar para uma pessoa qualquer o que é necessário para que ela seja feliz, é provável que ela lhe responda que ter um bom local para morar, comida na mesa, um trabalho e uma família poderiam sustentar a felicidade almejada.
O que é espiritualidade? A espiritualidade pode ser compreendida como a busca constante pelo significado da vida a partir da conexão com o Todo ou Algo Maior, traduzindo-se na prática como Equilíbrio, Amor, Paz, Compaixão, Reconexão, Essência, Felicidade e Harmonia
Certamente, cada pessoa tem sua própria ideia do que é espiritualidade. No entanto, quando paramos para refletir sobre o real conceito da palavra, muitas vezes ficamos sem respostas.
Espiritualidade vs Religião
Como mencionei na introdução, as religiões são meios para praticar a espiritualidade. Entretanto, na essência, religião e espiritualidade são bastante distintas.
Conclusão: o que é espiritualidade
Praticamente todos os pontos de vista concordam que a espiritualidade está relacionada à busca pelo sentido e propósito da vida por meio da transcendência do mundo físico.