
Como parte da primeira etapa do Censo Escolar 2020, as escolas de educação básica devem verificar as matrículas dos alunos que possuem mais de um vínculo de escolarização em turmas presenciais. A ação deve ser feita através do módulo Confirmação de Matrícula no Sistema Educacenso até o dia 21 de agosto.
Qual a finalidade do Censo Escolar?
Finalidade – O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.
Qual a diferença entre a data base do Censo Escolar 2020 e a tramitação do processo?
Ou seja, se na data base do Censo Escolar 2020 o processo estava aprovado, então se declara “sim”; se estava em avaliação pelo conselho, deve-se declarar “em tramitação”; se a escola ainda não iniciou o processo no conselho, deve-se declarar “não”, mesmo que até o fim da coleta essa situação tenha sido alterada. Você sabia?
Como fazer a confirmação de matrícula no censo?
A ação deve ser feita através do módulo Confirmação de Matrícula no Sistema Educacenso até o dia 21 de agosto. Esse processo, que começou no dia 3 de agosto, marca o fim do período de coleta de dados do Censo Escolar 2020.
Como é feita a coleta do Censo da Educação Básica?
A coleta do Censo Escolar da Educação Básica está dentro dos padrões da organização seriada, segundo os quais os conteúdos são estruturados em programas de estudos anuais e a progressão do aluno ocorre anualmente, série a série (ano a ano), com base nos conhecimentos acumulados em cada período.

Quanto ao Censo Escolar?
Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País.
Como iniciar o censo?
Os formulários devem ser preenchidos on-line, na plataforma Educacenso, pelo diretor ou responsável pela escola, com apoio das secretarias municipais e estaduais de educação. Os gestores podem obter mais informações na página do Censo Escolar na internet.
Como é feita a coleta de dados do Censo Escolar?
Desde 2007 a coleta do censo da educação básica vem sendo feita pela internet, com o sistema Educacenso, que possibilitou precisão de dados. As informações deixaram de ser agregadas por escola e passaram a ser individualizadas.
Como fazer o Educacenso passo a passo?
1º passo: acessar o site www.educacenso.inep.gov.br,click no menu autenticar. 2º passo: digite o CPF do usuário e senha (a mesma utilizada no ano anterior). 1º passo: ATUALIZAÇÃO DOS DADOS. confira, corrija e altere, caso necessário, o Cadastro da Escola (Identificação, Caracterização e Dados Educacionais).
Como fazer o cadastro no Censo Escolar 2021?
A coleta da segunda etapa do Censo Escolar 2021, a Situação do Aluno, segue em andamento até o dia 17 de março. Os gestores das escolas e das redes de ensino devem enviar as informações de movimento e rendimento dos estudantes, ao término do ano escolar, por meio do Sistema Educacenso.
Como preencher Educacenso 2021?
Os usuários dessas escolas deverão acessar o Sistema Educacenso no endereço eletrônico http://educacenso.inep.gov.br, utilizando o CPF e a senha cadastrada, para conferir e atualizar os dados cadastrais das escolas, além de informar os dados do gestor.
Como o censo escolar é realizado sua periodicidade e o sistema de coleta?
O Censo Escolar é realizado anualmente, em duas etapas: a Matrícula Inicial e a Situação do Aluno. O período de coleta é definido por meio de Portaria, e o início da coleta se dá na última quarta-feira do mês de maio, instituído como o Dia Nacional do Censo Escolar, conforme a Portaria MEC nº 264/07.
Quais são as etapas do censo?
O censo abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular; educação especial; educação de jovens e adultos (EJA); e educação profissional.
Quais são os quatro formulários do Censo Escolar?
O Censo Escolar tem como instrumento investigativo a coleta de informações detalhadas por meio de quatro formulários distintos, que são: ( ) Escola; Instituição; Gestores; Alunos.
Como preencher o Censo Escolar 2022?
Censo Escolar: como preencher O Censo Escolar é feito pelo Sistema Educacenso, ferramenta digital que coleta e organiza os dados censitários. As informações são enviadas pelas escolas em duas etapas: matrícula inicial e situação do aluno, que acontecem em períodos diferentes do ano vigente.
Como cadastrar criança no Censo?
A escola deve procurar o responsável pelo Censo Escolar junto à entidade hierarquicamente superior à escola (secretaria de educação municipal/estadual ou Setec/MEC) e solicitar o cadastramento de um responsável pela escola com nível de acesso de Superusuário no Sistema Educacenso.
O que é a identificação única no Censo Escolar?
– Os alunos e docentes já cadastrados no Educacenso possuem um código numérico chamado de ID – Identificação Única atribuída pelo INEP, composta de 12 dígitos.
Como funciona
O Censo Escolar é uma pesquisa estatística educacional considerada a mais importante no ramo da educação. A aplicação da pesquisa é coordenada pelo Inep em parceria com secretarias estaduais e municipais da educação. A aplicação do Censo Escolar é obrigatória e é regulamentada por instrumentos normativos que exigem a aplicação em prazos definidos.
Para que serve o Censo Escolar
O Censo Escolar tem como objetivo entender como está a estrutura e aplicação da educação no país. Os resultados permitem o acompanhamento da efetividade das políticas públicas de educação que geram dados que servem de subsídios para monitoramento e desenvolvimento da educação brasileira.
Censo Escolar 2019
Em maio deste ano iniciou a coleta com a divulgação do cronograma divulgado pelo Inep. O prazo para coleta dos dados foi até 31 de julho. Os diretores e dirigentes das escolas do país, através do Educacenso informaram os dados referentes às matrículas realizadas neste ano.
Importância do Censo Escolar
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a pesquisa estatística educacional mais importante do país. Coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Censo é realizado de modo colaborativo pelas secretarias estaduais e municipais de educação.
Mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19
Por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e da suspensão das aulas presenciais nas escolas de todo o país, um cronograma diferente foi elaborado. A Portaria Inep nº 357/2020 traz os detalhes de execução e estabelece, extraordinariamente, o dia 11 de março como data de referência.
Matrícula ou renovação da matrícula?
Uma dúvida que ocorre frequentemente tem que ver com a distinção entre matrícula e renovação da mesma. A matrícula refere-se à primeira inscrição na educação pré-escolar ou na escolaridade obrigatória (1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico ou qualquer outro ano, caso se trate de transferências de alunos vindos de sistemas de ensino internacionais).
O que significa alteração do percurso do aluno?
A mudança de percurso formativo é uma das situações em que a renovação não se opera de forma automática. Considera-se que ocorre uma alteração no percurso escolar do aluno quando, por exemplo, um aluno que frequenta o ensino regular pretende passar a frequentar o ensino à distância, ou ao contrário.
Se entregar a matrícula mais cedo, tenho mais hipóteses?
Desde que a matrícula seja feita dentro do prazo, o dia em que é feita não é relevante para a obtenção de vaga na escola pretendida. Expirados os prazos normais de matrículas escolares, o encarregado de educação ainda pode apresentar o pedido de matrícula.
O aluno tem de ir ao médico de família antes da matrícula?
Não existe a obrigação de os alunos fazerem exames médicos para ingressar na escola. Porém, o Ministério da Educação aconselha a consulta do Programa de Saúde Infantil e Juvenil da Direção-Geral da Saúde ou o contacto com o centro de saúde.
Onde se fazem as matrículas?
Este ano mantém-se, como regra, que a matrícula seja preferencialmente apresentada online, no Portal das Matrículas. Para isso, basta aceder ao link, escolher o perfil “Login da/o Encarregada/o de Educação” e fazer o login com os seus dados de acesso.
Idade para matricular uma criança
A frequência do pré-escolar destina-se às crianças a partir dos três anos até à entrada no primeiro ciclo do ensino básico. Esta frequência é facultativa. Se uma criança completar três anos até ao dia 31 de dezembro do ano a que respeita a matrícula, pode ser matriculada, mas fica aceite a título condicional, ou seja, depende da existência de vaga.
Como saber a que agrupamento de escolas pertence a minha morada?
A via mais imediata será através do contacto com o estabelecimento escolar mais próximo da residência, que saberá dar a informação procurada. Neste momento aconselha-se o contacto telefónico, para evitar contactos presenciais.
