Qual filosofo denfendia a ideia da açao etica

image

Full
Answer

Qual foi o primeiro filósofo a tratar da ética?

Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) foi o primeiro filósofo a tratar da ética como uma área própria do conhecimento, sendo considerado o fundador da ética como uma disciplina da filosofia.

O que é a ética para os filósofos antigos e Kant?

Ética. A noção de Ética para os filósofos antigos e Kant A Ética é a área da Filosofia que discute o comportamento moral. Diversas, porém, podem ser as interpretações a respeito do agir moral, como são as de Aristóteles e Kant.

Qual a importância da ética na filosofia?

A Ética é a área da Filosofia que discute o comportamento moral. Diversas, porém, podem ser as interpretações a respeito do agir moral, como são as de Aristóteles e Kant. A razão humana, para Kant, seria a fonte legítima de moralidade, pois por meio dela o homem questiona se sua ação é moralmente universal

Quais as principais características da ética para os filósofos?

Muitos filósofos importantes estudavam e definiam a ética. Para Aristóteles, por exemplo, toda a racionalidade prática visa um fim ou um bem e a ética tem como propósito estabelecer a finalidade suprema que está acima e justifica todas as outras, e qual a maneira de alcançá-la. Essa finalidade suprema, para Aristóteles, é a felicidade.

image


Qual filósofo fala sobre ética?

Aristóteles, Kant e o Utilitarismo são vertentes fundamentais que sintetizam a essência do que é estudar Filosofia, mais especificamente o ramo da ética.


Como Platão defendia a ética?

A ética, segundo Platão, deve ter por base a idéia da ordem ou da justa proporção que consiste em equilibrar elementos diversos que desemboquem no mesmo fim. Por exemplo, a justa medida entre o prazer e a inteligência, é por meio deste equilíbrio que as ações humanas atingem o bem.


Quem foi o primeiro filósofo a escrever sobre a ética?

Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) foi o primeiro filósofo a tratar da ética como uma área própria do conhecimento, sendo considerado o fundador da ética como uma disciplina da filosofia.


O que diz o filósofo Aristóteles sobre a ética?

A ética de Aristóteles (384 a.C — 322 a.C.) é uma teoria da virtude, isso quer dizer que os princípios éticos estão determinados pelo caráter, ou melhor, pelo caráter virtuoso de uma pessoa. A teoria ética aristotélica está presente na obra Ética a Nicômaco, uma das obras fundamentais do filósofo clássico grego.


Qual a contribuição de Platão para o campo da ética?

Quais são os argumentos que esclareçam a contribuição de Platão para a ética? Para Platão a realidade fica dividida em três mundos distintos e contrapostos: um, inferior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação.


O que é o racionalismo ético de Platão?

“A função dos governantes”, afirma Platão em sua obra A República, “é assegurar que o povo leve uma vida digna, a qual exige habilidade intelectual e conhecimento da ética e da moralidade”.


Quais filósofos deram início ao estudo da ética?

Podemos citar vários pensadores, que em distintas épocas refletiram sobre a ética. Os pré-socráticos, os sofistas, Platão, Sócrates, os Estóicos, os pensadores Cristãos, Spinoza, Nietzsche, dentre outros dedicaram-se vivamente ao tema.


Quem iniciou o estudo da ética?

Diante de tal constatação, quem cunhou o termo “ética” e expandiu esse campo de estudo foram filósofos dos quais você provavelmente já deve ter ouvido falar: Sócrates, Platão e Aristóteles.


O que os filósofos pensam sobre a ética?

A Ética é a área da Filosofia que discute o comportamento moral. Diversas, porém, podem ser as interpretações a respeito do agir moral, como são as de Aristóteles e Kant. A Ética é uma parte da filosofia prática também conhecida por filosofia moral.


Quais são os principais filósofos que fundamentam sobre a ética?

Nos séculos XVIII e XIX, o francês Jean-Jacques Rousseau e os alemães Immanuel Kant e Friedrich Hegel (1770-1831) são os principais filósofos a discutir a ética.


Por que podemos considerar a ética aristotélica uma ética?

1)A ética aristotélica é considerada uma “ética dos fins”, pois essa ética considerada o agir humano de forma ética traz paz ao espírito humano. Agindo de maneira ética o ser humano pode então chegar a felicidade plena, com isso, o homem pode pensar no bem comum e assim pensar em colocar em prática.


Como podemos entender Segundo Aristóteles a felicidade como um conceito ético?

A felicidade para Aristóteles consiste na realização humana e no sucesso daquilo que o homem pretende obter ou fazer e assim ele o faz no seu mais alto grau em excelência humana, ou seja, para ele chegar onde deseja desenvolve suas virtudes (areté), suas qualidades de caráter a qual possibilitarão atingir sua …


Kant e o Imperativo Categórico

A área da ética que enfrenta a questão do modo como devemos viver é a Ética Normativa, que floresceu na época do Iluminismo, quando os filósofos passaram a entender que aquilo que deveria pautar as escolhas morais deveria ser a razão humana, e não os valores religiosos.


A diferença entre Ética Formalista e Ética Aplicada

A ética de Kant pode ser entendida como formalista, ou seja, ele apresenta uma forma de agir moralmente correta, mas não especifica o que devemos ou não fazer em situações concretas.


O que os filósofos antigos pensavam sobre a Ética?

Desde os sofistas a preocupação sobre o comportamento humano faz-se presente. A ética dos sofistas era relativista, ou seja, para eles não havia normas que poderiam ser universalmente válidas, o contrário do que disse Kant séculos depois.


Aristóteles e a ética do equilíbrio

A preocupação da ética de Aristóteles, também racionalista como a de Platão, era relacionar mais profundamente o homem com a vida na pólis. Por isso, abandonou o dualismo platônico corpo-alma.


As virtudes: o justo meio

A virtude ( areté) é a expressão maior da excelência de uma pessoa, de sua integridade, de sua identidade. A paixão, por outro lado, torna-a confusa, dividida entre desejos contrários, conflitantes, opostos. Alguém sob o domínio da paixão pode inclinar-se ao vício, que é o excesso ou a falta da paixão.


Política e Estado

Como Platão, Aristóteles também faz um estudo dos regimes políticos, divididos em monarquia, aristocracia e politeia ou república. Tal qual Platão, Aristóteles considera que cada um deles pode degenerar a monarquia, em tirania; a aristocracia, em oligarquia; a democracia, em anarquia.


¿ Como é a ética de Kant?

Ser autônomo, para Kant, significa ser capaz de agir de acordo com normas morais, agir por dever. Isso nos diferencia de outros animais e simples objetos, como caixas ou tesouras. Para agirmos corretamente, então, temos que respeitar essa qualidade humana.


¿ O que é racional para Kant?

Kant pensava que todo ser racional deveria aceitar a ideia de que uma ação só é correta quando pode ser universalizada. Reconhecer que uma ação como a falsa promessa não pode ser universalizada e afirmar que ela ainda assim é correta seria contraditório. Uma pessoa que pensasse assim não apenas estaria sendo imoral. Se trata de alguém irracional.


Quem foi Platão

Essa pergunta pode até parecer absurda. Isso porque o nome dessa grande personalidade do mundo grego é muito conhecido. No entanto, se nós te perguntássemos quando Platão nasceu ou qual é a razão para ele ser tão conhecido, talvez você não saiba. É bem provável que não.


O que Platão pensava sobre a ética

Para que você entenda o que o filósofo entendia como ética, é importante mencionar primeiro outra das suas ideias. Platão afirmava que a alma humana era divisível em três partes. Uma delas é racional, a qual nos faz buscar o conhecimento. Outra delas é irascível, sendo a responsável pela produção de emoções.


Considerações finais sobre a ética para Platão

Como você pôde ver, Platão foi um grande pensador da Grécia Antiga que desenvolveu uma concepção sobre o que é ética. Nós buscamos apresentar de maneira resumida e simplificada qual foi a ideia do filósofo grego.

image


Kant E O Imperativo categórico

Image
A área da ética que enfrenta a questão do modo como devemos viver é a Ética Normativa, que floresceu na época do Iluminismo, quando os filósofos passaram a entender que aquilo que deveria pautar as escolhas morais deveria ser a razão humana, e não os valores religiosos. O imperativo categóricode Kant é uma impo…

See more on preparaenem.com


A Diferença Entre Ética Formalista E Ética Aplicada

  • A ética de Kant pode ser entendida como formalista, ou seja, ele apresenta uma forma de agir moralmente correta, mas não especifica o que devemos ou não fazer em situações concretas. O filósofo Hegelcriticou o formalismo de Kant e propôs uma ética vinculada à história, ao contrário do que ele entendia ser a ética kantiana, que, por não levar em conta a história e o desenvolvime…

See more on preparaenem.com


O Que OS Filósofos Antigos Pensavam sobre A ética?

  • Desde os sofistas a preocupação sobre o comportamento humano faz-se presente. A ética dos sofistas era relativista, ou seja, para eles não havia normas que poderiam ser universalmente válidas, o contrário do que disse Kant séculos depois. Sócrates já dizia algo no mesmo sentido que Kant, mas, para ele, a alma humana era, em sua essência, razão e ne…

See more on preparaenem.com


Aristóteles E A Ética Do Equilíbrio

  • A preocupação da ética de Aristóteles, também racionalista como a de Platão, era relacionar mais profundamente o homem com a vida na pólis. Por isso, abandonou o dualismo platônico corpo-alma. Em sua obra, Aristóteles investigou as formas de governo que permitiriam que os homens tivessem uma vida melhor em sociedade. Para ele, “o homem é um animal político”, ou …

See more on preparaenem.com

Leave a Comment