Qual mecanismo de açao das sulfas

image

Mecanismo de ação As sulfonamidas são inibidoras competitivas da enzima bacteriana sintetase de dihidroperoato (são análogos do seu substrato o ácido para-aminobenzóico — PABA). A enzima catalisa uma reação necessária à síntese de ácido fólico, necessário para a síntese de precursores de DNA e RNA) nas bactérias.

Full
Answer

Qual é o efeito das sulfas?

O efeito das sulfas é potencializado pelo trimetoprim (ANDRADE, 2002). O trimetoprim, uma diaminopirimidina, é um análogo estrutural do ácido diidrófólico e atua inibindo a enzima diidrofolato redutase, responsável pela transformação do ácido diidrofólico em ácido tetraidrofólico.

Qual é o mecanismo de ação da sulfonamida?

A sulfanilamida é uma sulfonamida antibacteriana. É uma molécula contendo o grupo funcional sulfonamida ligado a uma anilina. Na linguagem popular, é um antibiótico que atua no controle da reprodução das bactérias, acabando com as infecções. Como age o trimetoprim?

Qual é a fórmula geral dos ácidos sulfínicos?

Além disso, estes pertencem ao grupo das amidas derivadas de outros compostos conhecidos ácidos sulfínicos, cuja fórmula geral é representado como R (S = O) OH, em que o átomo de enxofre está ligado por uma ligação dupla a um átomo de oxigénio e ligações simples com o substituinte R e o grupo OH.

Quais são as propriedades e características das sulfonamidas?

Sulfonamidas possuem propriedades e características diferentes de acordo com a configuração estrutural tendo, que depende dos átomos que formam a cadeia da molécula que R e a disposição dos mesmos. É possível classificá-los em três classes principais:

image


Qual é o mecanismo de ação das sulfas?

Sulfonamidas – Mecanismo de Ação São análogos estruturais do ácido para- aminobenzóico (PABA). São inibidores competitivos da enzima bacteriana (diidropteroatosintetase) responsável pela incorporação do PABA no ácido diidropteróico, precursor imediato do ácido fólico (ácido dihidrofólico). São bacteriostáticos.


Para que servem as sulfas?

As sulfonamidas agem impedindo que as bactérias produzam uma forma de ácido fólico de que necessitam para crescer e se multiplicar. (Consulte também Considerações gerais sobre antibióticos. Eles são ineficazes contra infecções virais e a maioria das demais infecções. Os antibióticos destroem os microrganismos…


Como agem as sulfas e a trimetoprima?

Os fármacos agem sinergisticamente no bloqueio sequencial do metabolismo do ácido fólico bacteriano: A trimetoprima previne a redução de desidrofolato a tetraidrofolato. O sulfametoxazol inibe a conversão do ácido p-aminobenzoico em desidropteroato.


Qual o mecanismo de ação do trimetoprima?

Mecanismo de ação É um farmaco análogo do ácido fólico e como tal o substitui na enzima diidrofolato redutase bacteriana que o sintetiza. É portanto um antagonista do ácido fólico, inibindo a sua formação pela bactéria. O ácido fólico é essencial para a replicação das bactérias, já que é usado na duplicação do DNA.


Quais são os medicamentos sulfonamidas?

O grupo das sulfonamidas compreende seis drogas principais: sulfanilamida, sulfisoxazol, sulfacetamida, ácido para-aminobenzóico, sulfadiazina e sulfametoxazol, sendo as duas últimas de maior importância clínica.


Por que as sulfas matam bactérias mas não células humanas?

Como as células humanas obtêm o seu ácido fólico da dieta, e não possuem a enzima, não são afetadas. As bactérias, no entanto, são incapazes de absorvê-lo, e precisam produzi-lo, logo elas são afetadas nas doses usadas e param de se reproduzir.


Qual o efeito do sulfametoxazol trimetoprima?

Em ordem de frequência, encontramos efeitos gastrintestinais (náuseas, lesões na boca, diarreia), reações de pele e zumbidos nos ouvidos, que desaparecem com a suspensão do tratamento. O sulfametoxazol + trimetoprima pode aumentar a produção de urina em pacientes com edema de origem cardíaca.


Para que serve sulfametoxazol trimetoprima serve para diarréia?

O sulfametoxazol trimetoprima pode ser usado para o tratamento de doenças bacterianas como pneumonia, infecção urinária, cistite, pielonefrite, bronquite, shiguelose, diarréia do viajante, granuloma inguinal, meningite, toxoplasmose ou infecção no ouvido.


Para que serve sulfametoxazol trimetoprima para que serve?

Ação do medicamento: A associação sulfametoxazol+trimetoprima é utilizada em casos de infecções causadas por germes sensíveis aos compostos do produto. É indicado para o tratamento de infecções respiratórias, urinárias, gastrintestinais e outros tipos de infecções.


Qual o mecanismo de ação do Bactrim?

Bactrim® é um quimioterápico com propriedades bactericidas (capaz de matar a bactéria), com duplo mecanismo de ação. Bactrim® contém dois compostos ativos, que agem sinergicamente inibindo dois passos consecutivos da biossíntese do ácido folínico necessário aos microrganismos, e assim eliminando‑os.


Qual é o mecanismo de ação do Metronidazol?

Mecanismo de Ação: O produto da redução do metronidazol tem propriedades citotóxicas (de vida curta), interage com o DNA, inibindo a síntese do ácido nucléico, causando a morte da célula.


Para que serve o antibiótico azitromicina?

Considerado um dos medicamentos mais importantes do século 20, a azitromicina é usada frequentemente no tratamento de infecções respiratórias ou sexualmente transmissíveis.


Definição

A sulfametoxazol-trimetoprima (TMP-SMX) é uma combinação de dois agentes antimicrobianos que atuam sinergicamente contra uma ampla variedade de bactérias.


Apresentação do sulfametoxazol-trimetoprima

Comumente, encontra-se a associação de trimetoprim com sulfametoxazol, sendo denominado dicotrimazol ( Bactrim ® ). Várias formulações de sulfametoxazol trimetoprim (TMP-SMX) estão disponíveis para uso.


Mecanismos de ação

Os dois componentes, TMP e SMX, atuam sequencialmente para inibir os sistemas enzimáticos envolvidos na síntese bacteriana do ácido tetrahidrofólico. As células humanas conseguem aproveitar o folato exógeno para o metabolismo, enquanto as bactérias dependem da produção endógena.


Farmacocinética do sulfametoxazol-trimetoprima

A absorção de uma sulfonamida, isto é, a passagem da droga do seu local de administração para o sangue, é feita por difusão passiva. Ligam-se a proteínas plasmáticas de forma variável.


Indicações

O TMP-SMX (sulfametoxazol-trimetoprima) possui amplo espectro de ação, atuando em bactérias gram-positivas e gram-negativas, P. jirovecii e alguns protozoários.


Contraindicações

A função renal comprometida resulta no prolongamento da meia-vida de cada medicamento. O acúmulo de TMP-SMX (sulfametoxazol-trimetoprima) e metabólitos ocorre quando a depuração da creatinina é inferior a 30 mL / minuto, necessitando de ajuste de dose.


Efeitos adversos

As reações adversas mais comuns ao TMP-SMX são sintomas digestivos e farmacodermias como erupção morbiliforme e prurido cutâneo. Outras reações incluem febre, cefaléia, tremores, nefrotoxicidade, flebite, vasculite, hipercalemia, doença do soro e anafilaxia.


Mecanismo de ação

As sulfonamidas são inibidoras competitivas da enzima bacteriana sintetase de dihidroperoato (são análogos do seu substrato o ácido para-aminobenzóico — PABA). A enzima catalisa uma reação necessária à síntese de ácido fólico, necessário para a síntese de precursores de DNA e RNA) nas bactérias.


Síntese

As sulfonamidas são preparadas pela reação de um cloreto de sulfonila com amônia ou amina. Certas sulfonamidas (sulfadiazina ou sulfametoxazol) são algumas vezes misturadas ao fármaco trimetoprim, que atua contra a di-hidrofolato redutase.


Resistência

Há genes espalhados em plasmídeos que conferem a algumas estirpes de bactérias resistência a este agente. As bactérias resistentes produzem enzimas não inibidas por este agente.


Mecanismo de ação

No caso de medicamentos produzidos a partir destes produtos químicos, estes têm propriedades bacteriostáticas (que pare o crescimento de bactérias) de vasta aplicabilidade, especialmente para a remoção da maioria dos organismos considerados de Gram positivo e Gram negativo.


Classificação

Sulfonamidas possuem propriedades e características diferentes de acordo com a configuração estrutural tendo, que depende dos átomos que formam a cadeia da molécula que R e a disposição dos mesmos. É possível classificá-los em três classes principais:


Mecanismo de ação

No caso de medicamentos produzidos a partir dessas substâncias químicas, eles possuem propriedades bacteriostáticas (que paralisam o crescimento de bactérias) de ampla aplicabilidade, principalmente para a eliminação da maioria dos organismos considerados Gram-positivos e Gram-negativos.


Classificação

As sulfonamidas têm propriedades e características diferentes, dependendo da configuração estrutural que possuem, que depende dos átomos que compõem as cadeias R da molécula e de sua disposição. É possível classificá-los em três classes principais:

image


definição


Apresentação Do Sulfametoxazol-Trimetoprima

  • Comumente, encontra-se a associação de trimetoprim com sulfametoxazol, sendo denominado dicotrimazol ( Bactrim ® ). Várias formulações de sulfametoxazol trimetoprim (TMP-SMX) estão disponíveis para uso. 1. Comprimido oral de dosagem única (SS) – 80 mg TMP / 400 mg SMX 2. Comprimido oral de dupla força – 160 mg TMP / 800 mg SMX 3. Suspensão oral – 40 mg TMP …

See more on sanarmed.com


Mecanismos de Ação

  • Os dois componentes, TMP e SMX, atuam sequencialmente para inibir os sistemas enzimáticos envolvidos na síntese bacteriana do ácido tetrahidrofólico. As células humanas conseguem aproveitar o folato exógeno para o metabolismo, enquanto as bactérias dependem da produção endógena. O efeito das duas drogas é sinérgico, pois atuam em passos diferentes da síntese d…

See more on sanarmed.com


Farmacocinética Do Sulfametoxazol-Trimetoprima

  • A absorção de uma sulfonamida, isto é, a passagem da droga do seu local de administração para o sangue, é feita por difusão passiva. Ligam-se a proteínas plasmáticas de forma variável. As sulfas são metabolizadas no fígado e excretadas na forma íntegra ou metabolizadas pelos rins. Não atuam em locais ricos em ácido paminobenzóico (PABA) como as inf…

See more on sanarmed.com


Indicações

  • O TMP-SMX (sulfametoxazol-trimetoprima) possui amplo espectro de ação, atuando em bactérias gram-positivas e gram-negativas, P. jiroveciie alguns protozoários. Está indicado nas infecções do trato urinário, altas e baixas, uretrites e prostatites agudas ou crônicas. Tem sido menos recomendado no tratamento empírico das infecções mais graves, devido à frequência c…

See more on sanarmed.com


Contraindicações

  • A função renal comprometida resulta no prolongamento da meia-vida de cada medicamento. O acúmulo de TMP-SMX (sulfametoxazol-trimetoprima) e metabólitos ocorre quando a depuração da creatinina é inferior a 30 mL / minuto, necessitando de ajuste de dose. Pacientes urêmicos e com hipoalbuminemia podem ter redução da ligação às proteínas e aumento do volume de distr…

See more on sanarmed.com


Efeitos Adversos

  • As reações adversas mais comuns ao TMP-SMX são sintomas digestivos e farmacodermias como erupção morbiliforme e prurido cutâneo. Outras reações incluem febre, cefaléia, tremores, nefrotoxicidade, flebite, vasculite, hipercalemia, doença do soro e anafilaxia. Os efeitos de risco de vida, que são mais prováveis ​​de ocorrer em pacientes com HIV e adultos mais velhos, inclue…

See more on sanarmed.com

Leave a Comment