O que é e como funciona o DIU?
O DIU (Dispositivo Intra Uterino) é um mecanismo contraceptivo, inserido no útero da mulher por um médico ginecologista. De acordo com o Relatório Técnico da Organização Mundial da Saúde, o DIU exerce seu efeito anti-fertilidade de forma variada e pode interferir no processo reprodutivo antes mesmo do óvulo atingir a cavidade uterina.
Quais são os efeitos dos DIUs?
Os DIUs são muito eficazes. Os DIUs não têm efeitos gerais sobre todo o corpo (sistêmicos). A mulher precisa tomar apenas uma decisão contraceptiva a cada três, cinco ou dez anos. Há cinco tipos de DIU disponíveis nos Estados Unidos no momento. Quatro deles liberam uma progestina (levonorgestrel).
Qual a diferença entre o DIU e o hormonal?
Qual a diferença entre os dois? Ambos impedem a penetração e passagem dos espermatozoides, não permitindo seu encontro com o óvulo. A grande diferença é que o DIU é feito de cobre, um metal, e não possui nenhum tipo de hormônio, enquanto o DIU Hormonal libera um hormônio dentro do útero.
Qual a importância do acompanhamento pós-inserção do DIU com cobre?
MANU TÉCNIC AR 380 29 . O acompanhamento pós-inserção do DIU com cobre é de gran- de importância para o seguimento das orientações acerca do planeja- mento reprodutivo e garantia da efetividade contraceptiva do método, quando constatado o correto posicionamento do dispositivo na avaliação de retorno.

Qual o mecanismo de ação do DIU?
O cobre tem ação espermaticida, isto é, destrói os espermatozóides, impedindo sua penetração no útero. Já o DIU com hormônio libera a progesterona no útero gradualmente, por cinco anos. Esse hormônio altera a secreção do colo uterino impedindo e dificultando a penetração dos espermatozóides.
Qual o mecanismo de ação do DIU de cobre suas vantagens e desvantagens?
Diferente do DIU Mirena, o modelo de dispositivo de cobre não envolve o uso de hormônio. Sua ação se dá por meio de ionização, em que o cobre cria um ambiente hostil para a sobrevivência do espermatozoide. Dessa forma, impedindo que aconteça seu encontro com o óvulo e resulte em um possível fecundação.
O que é o DIU e qual sua função?
DIU é a sigla de Dispositivo Intrauterino. Isto significa que é um dispositivo que é colocado dentro do útero. O dispositivo intrauterino (DIU) é um método anticoncepcional reversível, de longa duração, e de alta eficácia.
Quais os pontos positivos e negativos do DIU?
DIU de cobre Sua eficácia é de 5 a 10 anos. Pontos positivos: Tem uma longa duração, não precisando ter controle diário ou mensal. Ele pode ser uma ótima alternativa para as mulheres que não querem utilizar hormônio. Pontos negativos: A colocação e retirada precisa ser feita por uma profissional da saúde.
Quais são as vantagens de usar o DIU?
“Ele diminui o risco de anemia, diminui cólica e é uma vantagem para quem tem endometriose”, diz a ginecologista Ilza. O DIU hormonal age da mesma forma que o de cobre: a ovulação ocorre normalmente, mas ele impede que o espermatozoide suba até o óvulo devido à liberação de progesterona no útero.
Quem usa o DIU menstrua?
O DIU de cobre não impede a ovulação, então você ainda menstruará. Mas é comum que as pessoas tenham fluxos menstruais mais intensos ou mais longos, bem como escape ou sangramentos não previstos, durante os primeiros meses de uso (10, 14).
Como funciona o DIU para evitar a gravidez?
Como o DIU de cobre previne a gravidez O cobre libera íons de cobre no útero. Os íons alteram os fluidos na trompa de Falópio e no útero, tornando-os inóspitos para o esperma (1). O esperma que entra nessas partes do corpo não é viável e não consegue fertilizar um óvulo (3).
Como o DIU fica dentro do útero?
Após colocado no interior do útero, o DIU fica com um ou dois fios que se estendem do colo do útero até parte da vagina. O DIU é um dispositivo colocado no interior do útero que pode ou não liberar hormônios.
¿O que é o DIU de cobre?
O DIU de cobre é uma estrutura de plástico flexível que possui porções recobertas por fios de cobre. Esse método previne a gravidez por causar mudanças no endométrio e no muco cervical, o que impede que os espermatozoides cheguem até o óvulo. Além disso, o DIU de cobre provoca danos aos óvulos por causa do cobre presente em sua estrutura.
¿ Qual é o DIU que tem hormonas?
Atualmente estão disponíveis no mercado o DIU de cobre e o Sistema Intrauterino com Levonorgestrel (SIU-LNG), que também é chamado de DIU Hormonal. O DIU de cobre não contém hormônios, enquanto o hormonal é responsável por liberar levonorgestrel, um progestógeno.
¿ Quais os eforams colaterais do DIU de cobre?
O DIU de cobre pode desencadear alguns efeitos colaterais, como sangramento prolongado e intenso, sangramento irregular e cólicas menstruais. Em casos em que o DIU provoca menstruações intensas, o dispositivo pode contribuir para a ocorrência de anemia. Desse modo, mulheres com problemas relacionados à coagulação podem ser afetadas com o uso desse método.
¿ O que é o SIU LNG?
O SIU-LNG é um sistema intrauterino que se destaca pela liberação de levonorgestrel, um hormônio progestógeno (semelhante ao hormônio natural chamado de progesterona). O nome comercial desse sistema é Mirena®, sendo comum a denominação DIU Mirena®. Esse sistema possui também forma de T, mas não possui fios de cobre enrolados em sua estrutura.
Mecanismo de ação do DIU
A ação é principalmente na cavidade uterina. Acredita-se que o principal mecanismo de ação do dispositivo intrauterino é a transformação do ambiente uterino em um ambiente hostil aos espermatozoides, evitando a sua chegada até as trompas ou tendo efeito espermicida.
Efeitos Adversos
Os efeitos adversos mais comuns que levam à retirada do DIU são o aumento do sangramento e da cólica menstrual (exceto naqueles com progestágenos-mirena) – 5 a 15% de retirada/ano.
Infecções
As infecções relacionadas ao uso do dispositivo intrauterino ocorrem por contaminação prévia da cavidade uterina ou durante a inserção, quando pode haver contaminação da cavidade uterina pelos germes da flora vaginal. A colocação adequada, com todos os cuidados de antissepsia, NÃO aumenta o risco de infecção.
Gestação com DIU na Cavidade Uterina
Existe uma chance aproximada de 50% de abortamento. O DIU pode ser removido sem a instrumentação da cavidade uterina, principalmente se em controle com ultrassom for verificado que o DIU está abaixo do saco gestacional. Este fato, todavia, não consta descrito em literatura como uso de mirena.
DIU: o que é, quais os tipos e eficácia?
Existem vários métodos contraceptivos, mas nos últimos anos, o DIU se popularizou entre as mulheres graças à sua praticidade e eficácia; conheça mais sobre o Dispositivo Intrauterino.
DIU: o que é?
O Dispositivo Intrauterino é um objeto flexível de plástico em formato de T ou Y e mede cerca de 3 centímetros. Ele é inserido na cavidade uterina, onde pode permanecer por 5 a 10 anos, e não interfere nas relações sexuais. O procedimento é feito em consultório por um médico.
Tipos de DIU
No Brasil, atualmente, há dois tipos de DIU comumente utilizados: os de metal – DIU de cobre e o DIU Mirena®, que libera hormônios para impedir a fecundação.
3 dúvidas sobre o Dispositivo Intrauterino
Dentre as várias formas de se evitar uma gestação, o DIU se destaca como uma opção segura e prática. Ainda assim, algumas dúvidas podem surgir ao escolher passar pelo procedimento.
DIU Unimed-BH: orientações
Na Unimed-BH, a paciente pode receber orientações sobre o procedimento e encaminhamento diretamente com o ginecologista. Caso deseje obter mais informações sobre o assunto, basta entrar em contato por meio do número 4020-4020.
¿Quais os avantages do DIU hormonal?
Em relação aos DIU hormonais, têm a vantagem de não sofrer interferências de medicamentos, como, por exemplo, de antibióticos e de anticonvulsivantes.
11. DIU pode ser usado durante a amamentação?
O DIU pode ser usado durante a amamentação, seja DIU hormonal ou não hormonal.
1. O que é DIU de cobre?
O DIU de cobre é um DIU não hormonal que recebe esse nome porque o seu principal componente é um fio de cobre, que reveste todo o corpo do DIU.
3. O que é DIU Mirena®?
Também conhecido por SIU – Sistema Intrauterino, DIU hormonal ou DIU medicado.
6. O DIU é abortivo?
Os DIU não são abortivos. Sua ação impede a fecundação e, consequentemente, a gravidez.
8. Quais as vantagens do DIU de cobre?
O DIU de cobre é chamado de DIU não hormonal por não possuir hormônios em sua composição.
10. Quais as vantagens dos DIU hormonais (Mirena® e Kyleena®)?
Assim como os DIU não hormonais, o DIU Mirena® e o DIU Kyleena® atuam impedindo a fecundação, e por conterem levonorgestrel em suas composições, atuam inibindo a ovulação.

Introdução
O Que É O Diu?
-
O dispositivo intrauterino é um pequeno dispositivo de plástico em forma de T que costuma ser revestido com o metal cobre. No caso do SIU (DIU Mirena), o dispositivo é revestido com o hormônio progesterona, motivo pelo qual ele também é conhecido pelo nome alternativo de DIU hormonal. O DIU (ou o SIU) deve ser implantado dentro do útero da mulher através da vagina pel…
Mecanismo de Ação
-
Ao contrário do que muita gente pensa, o DIU não é um método abortivo. O mecanismo contraceptivo preciso ainda não foi totalmente elucidado, mas sabemos que o dispositivo intrauterino exerce seu efeito anticoncepcional de diversas formas, como, por exemplo: 1. Alterações no muco cervical (muco do útero), estimuladas pelo cobre ou pela progesterona,…
Quem Pode usar?
-
O DIU é um método contraceptivo indicado para quase todas as mulheres, mas ele é o ideal para aquelas que desejam um anticoncepcional de longa duração e que possa ser “esquecido”, já que, uma vez implantado, não é preciso fazer mais nada para que ele funcione adequadamente. O dispositivo intrauterino também deve ser o método de escolha para as mulheres que desejam u…
Contraindicações
-
Existem poucas contraindicações absolutas ao uso do dispositivo intrauterino. As principais são: Anormalidades anatômicas do útero: útero bicorno, estenose cervical e grandes miomas que distorçam a cavidade uterina são fatores que impedem o uso do DIU. obs: miomas que não causem distorções relevantes do útero ou que não atrapalhem a implantação do DIU não são c…
Diu de Cobre Ou Diu Mirena?
-
Para a maioria das mulheres, tanto o DIU quanto o SIU são excelentes opções de contracepção. Porém, dependendo das características pessoais, em alguns casos um tipo pode ser mais vantajosos que o outro. Exemplos:
Como É feita A Implantação No útero?
-
O DIU pode ser inserido em qualquer momento do ciclo menstrual, contanto que se tenha certeza de que a paciente não encontra-se grávida. A sua eficácia é imediata, independentemente do momento do ciclo. Em geral, porém, para evitar a implantação do dispositivo em mulheres que engravidaram recentemente, mas desconhecem a situação, a maioria dos médicos opta por im…
Efeitos Adversos E Complicações
-
Em cerca de 3 a 6% das pacientes, o dispositivo intrauterino pode sair espontaneamente no primeiro ano de uso. Este problema é mais comum em mulheres muito jovens, que que nunca tiveram filhos e ou que apresentem intenso fluxo menstrual. A perfuração do útero durante a inserção do DIU ocorre em cerca de 0,1% das pacientes. Na maioria dos casos que isso ocorre …
Onde Comprar E Preço
-
O dispositivo intrauterino pode ser comprado em qualquer farmácia. O DIU de cobre custa entre R$ 50,00 e R$ 150,00. O DIU hormonal é bem mais caro, saindo por cerca de R$ 600,00 a R$750,00.
Referências
- Emergency Contraception: A Last Chance to Prevent Unintended Pregnancy– Princeton University.
- Emergency contraception– UpToDate.
- Canadian Contraception Consensus (Part 3 of 4): Chapter 7 – Intrauterine Contraception– The Society of Obstetricians and Gynaecologists of Canada.
- Emergency Contraception – American Academy of Pediatrics.