Qual é o mecanismo de ação do lítio?
Mecanismos de ação do lítio O lítio pode simular o papel do Na+ em tecidos excitáveis, sendo capaz de penetrar canais de Na+controlados por voltagem que são responsáveis pela geração de potenciais de ação. Entretanto, não participa do bombeamento pela bomba Na+/K+ATPase, tendendo a se acumular no espaço intracelular.
Como o lítio age no transtorno bipolar?
Título. O lítio é utilizado como fármaco de primeira escolha no transtorno de humor bipolar devido a sua ação como estabilizador de humor. Possui efeito tanto na mania quanto na depressão bipolar e apresenta importante ação anti-suicídio.
Qual o efeito do Carbolitium no organismo?
O Carbolitium® (carbonato de lítio) pode causar tontura e sonolência e assim prejudicar a realização de atividades que requerem alerta. Operadores de máquinas devem ser orientados quanto aos efeitos do lítio e alteração de consciência.
Qual o princípio ativo do Carbolitium?
O Carbolitium® (carbonato de lítio) é indicado como adjunto aos antidepressivos na depressão recorrente grave, como um suplemento para o tratamento antidepressivo na depressão maior aguda, quando o paciente não obtém resposta total, após uso de antidepressivo clássico em dose efetiva, por 4 a 6 semanas.
Para que serve o lítio na psiquiatria?
Para que é que o lítio é utilizado? O lítio é eficaz no controlo de algumas doenças mentais e estados emocionais caracterizados por grandes e frequentes alterações de humor, muito incapacitantes. Tais perturbações são conhecidas em linguagem médica como Doença Bipolar, Doença Bipolar ou Perturbação do Humor Bipolar.
Qual melhor estabilizador de humor para bipolar?
Considero o Carbonato de Litio a medicação mais eficaz para o Transtorno bipolar na fase depressiva. Outras boas opções são a Quetiapina, a Lamotrigina ou a combinação Fluoxetina+Olanzapina. Abraço! As melhores alternativas recaem sobre a Quetiapina, o Lítio, e a Lamotrigina, podendo combiná-los se necessário.
Por que o lítio engorda?
O carbonato de litio, sal utilizado como estabilizador do humor, pode trazer d nutre seus efeitos adversos o aumento de peso por possuir um efeito antitireoideano que lentifica o metabolismo energético. A despeito disto é um tratamento efetivo para transtorno bipolar e depressões recorrentes.
Quais os efeitos colaterais do Carbolitium 300mg?
Diarreia, vômitos, sonolência, fraqueza muscular e falta de coordenação podem ser os primeiros sinais de intoxicação de lítio, e podem ocorrer em concentrações de lítio abaixo de 2,0 mEq/L. Em concentrações mais elevadas podem ocorrer vertigem, ataxia, visão turva, zumbido aumento do débito urinário.
Quais medicamentos não pode tomar com lítio?
À semelhança de outros fármacos utilizados para esta especialidade, o Carbonato de Lítio pode sofrer interação adversa com outros medicamentos em alguns pacientes.Haloperidol. … Carbamazepina. … Bloqueadores de canal de cálcio. … Metronidazol. … Fluoxetina. … Bloqueadores neuromusculares. … Anti-inflamatórios não hormonais. … Outros.
Qual é o genérico do remédio Carbolitium?
Carbonato de Lítio Biolab Genéricos 300mg, caixa com 500 comprimidos (embalagem hospitalar)
Qual a diferença do Carbolitium para o Carbolitium cr?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online O Carbilitium CR tem a absorção mais lenta, provocando menos efeitos colaterais gástricos. A substituição pode ser realizada, mas não podemos indicar como fazer aqui pela internet.
Para que é indicado o medicamento Carbolitium?
O Carbolitium CR® (carbonato de lítio) é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a freqüência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na profilaxia da mania recorrente; prevenção da fase …
Carbolitium – Indicações
O Carbolitium ® (carbonato de lítio) é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na profilaxia da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento de hiperatividade psicomotora.
Quando dado a um paciente em episódio maníaco, o Carbolitium ® (carbonato de lítio) pode normalizar os sintomas num período que varia de 1 a 3 semanas..
Contra-indicações de Carbolitium
O uso deste medicamento é contra indicado em caso de hipersensibilidade ao carbonato de lítio e/ou demais componentes da formulação. Não deve ser usado durante a gravidez e período de aleitamento.
Advertências
O lítio pode causar má formação fetal quando administrado à mulheres grávidas. Há relatos de o lítio ter causado efeitos adversos na fase de nidação embrionária em ratos, viabilidade embrionária em camundongos e no metabolismo in vitro dos testículos de ratos e espermatozóides humanos.
Interações medicamentosas de Carbolitium
À semelhança de outros fármacos utilizados para esta especialidade, o Carbolitium ® (carbonato de lítio) pode sofrer interação adversa com outros medicamentos em alguns pacientes.
Carbolitium – Posologia
Mania Aguda: Doses a partir de 600 mg ao dia. As doses devem ser ajustadas individualmente de acordo com os níveis séricos e resposta clínica. No tratamento agudo da mania recomenda-se litemias entre 0,8 e 1,4 mEq/l, o que equivale a 900 a 2400 mg/dia em dose fracionada 2 vezes ao dia.
Superdosagem
Níveis tóxicos do lítio estão próximos a níveis terapêuticos. Os pacientes e seus familiares devem estar atentos a sintomas precoces de intoxicação, interrompendo o uso da droga e informando o seu médico imediatamente. (VIDE ÍTEM REAÇÕES ADVERSAS).
Não há antídoto específico para o lítio.
Carbolitium – Informações
O carbonato de lítio é um pó cristalino branco, inodoro, de sabor levemente alcalino.
Para que serve Carbolitium
O Carbolitium® (carbonato de lítio) é indicado no tratamento de episódios maníacos no transtorno bipolar; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na prevenção da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento de hiperatividade psicomotora..
Precauções e advertências de Carbolitium
Para manter o nível de água no organismo durante o tratamento com o produto, recomenda-se beber pelo menos 1 litro a 1 e 1/2 litro de líquido por dia e dieta normal de sal.
Uso de Carbolitium na gravidez e amamentação
Carbolitium® (carbonato de lítio) atravessa a placenta e pode provocar malformações fetais. Assim, seu uso não deve ser feito por mulheres grávidas. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término.
Posologia, dosagem e instruções de uso de Carbolitium
Os efeitos benéficos do tratamento com Carbolitium® (carbonato de lítio) podem demorar algumas semanas para se manifestarem; assim, não interrompa o tratamento nem modifique as dosagens prescritas sem o conhecimento do seu médico.
Superdosagem de Carbolitium
Os níveis tóxicos de Carbolitium® (carbonato de lítio) são muito próximos dos níveis terapêuticos; assim, é importante que você e sua família estejam atentos a sinais que possam sugerir intoxicação por lítio. Os sinais iniciais de intoxicação por lítio são diarreia, vômitos, tontura, fraqueza e perda de coordenação motora.
Indicações do Lítio
O Lítio é indicado no tratamento da mania em pacientes com transtorno bipolar, na manutenção do tratamento de pacientes com transtorno bipolar, na prevenção da mania ou da fase depressiva e no tratamento de hiperatividade psicomotora.
Efeitos colaterais do Lítio
Os principais efeitos colaterais do Lítio incluem tremor, sede excessiva, aumento do tamanho da tireoide, urina excessiva, perda involuntária de urina, diarreia, enjoos, palpitações, ganho de peso, acne, urticária e falta de ar.
Contraindicações do Lítio
O Lítio é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, em pacientes com doenças renais e cardiovasculares, desidratação e em pacientes que estejam tomando remédios diuréticos.
Apresentação de Carbolitium
-
Comprimido revestido Embalagens com 50 comprimidos contendo 300 mg de carbonato de lítio. Uso Oral USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido revestido contém: carbonato de lítio …………………………………………………………………….. 300 mg excipiente q.s.p. ………………………………………………… 1 comprimido revestido Excipientes: amido, estearato de magnésio, laurilsulfato de sódio, povido…
See more on noticias.4medic.com.br
Carbolitium – Indicações
-
O Carbolitium® (carbonato de lítio) é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na profilaxia da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento de hiperatividade psicomotora. Q…
contra-indicações de Carbolitium
-
O uso deste medicamento é contra indicado em caso de hipersensibilidade ao carbonato de lítio e/ou demais componentes da formulação. Não deve ser usado durante a gravidez e período de aleitamento. O Carbolitium® (carbonato de lítio) não deve ser administrado em pacientes portadores de doenças renais e cardiovasculares, em indivíduos debilitados ou desidratados, e…
Advertências
-
O lítio pode causar má formação fetal quando administrado à mulheres grávidas. Há relatos de o lítio ter causado efeitos adversos na fase de nidação embrionária em ratos, viabilidade embrionária em camundongos e no metabolismo in vitro dos testículos de ratos e espermatozóides humanos. Estudos em ratos, coelhos e macacos comprovam o efeito teratog…
Uso Na Gravidez de Carbolitium
-
Categoria de risco na gravidez: C Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Interações Medicamentosas de Carbolitium
-
À semelhança de outros fármacos utilizados para esta especialidade, o Carbolitium ® (carbonato de lítio) pode sofrer interação adversa com outros medicamentos em alguns pacientes. Haldol: síndrome cerebral caracterizada por fraqueza, letargia, febre, tremores, confusão mental, sintomas extrapiramidais, leucocitose, elevação de enzimas séricas seguida de danos cerebrai…
Reações Adversas / Efeitos Colaterais de Carbolitium
-
A toxicidade do lítio está diretamente relacionado às suas concentrações plasmáticas. Níveis séricos acima de 1,5 meq/l representam maiores riscos de toxicidade, embora pacientes sensíveis possam apresentar estes quadros com litemia inferior a 1,5 meq/l. Diarreia, vômitos, sonolência, fraqueza muscular e alterações da coordenação podem ser os sinais precoces de u…
Carbolitium – Posologia
-
Mania Aguda: Doses a partir de 600 mg ao dia. As doses devem ser ajustadas individualmente de acordo com os níveis séricos e resposta clínica. No tratamento agudo da mania recomenda-se litemias entre 0,8 e 1,4 mEq/l, o que equivale a 900 a 2400 mg/dia em dose fracionada 2 vezes ao dia. A dose única não é recomendada no início do tratamento ou quando são necessárias dose…
Superdosagem
-
Níveis tóxicos do lítio estão próximos a níveis terapêuticos. Os pacientes e seus familiares devem estar atentos a sintomas precoces de intoxicação, interrompendo o uso da droga e informando o seu médico imediatamente. (VIDE ÍTEM REAÇÕES ADVERSAS). Não há antídoto específico para o lítio. Sintomas precoces de intoxicação podem ser tratados com a interrupção do tratamento e …
Carbolitium – Informações
-
O carbonato de lítio é um pó cristalino branco, inodoro, de sabor levemente alcalino. Cada grama representa 27mEq de lítio. Estudos pré-clínicos mostraram que o lítio altera o transporte do sódio nas células nervosas e musculares provocando uma alteração no metabolismo intraneural das catecolaminas, porém o mecanismo específico de ação do lítio no tratamento da mania é desc…
Apresentação de Carbolitium
Composição de Carbolitium
para Que Serve Carbolitium
Ação esperada de Carbolitium
-
Na ação clínica do lítio, salientam-se as seguintes características: – Controle relativamente rápido da crise maníaca (5 a 10 dias); – Ausência de qualquer efeito narcótico ou hipnótico; – Controle ambulatorial do paciente após a estabilidade inicial; – Possibilidade de completo retorno à vida anterior, ativa e útil. A medicação com o lítio apresen…