
Qual é a ação da gentamicina? A gentamicina pode ser usada no tratamento de diversos tipos de infecções bacterianas, particularmente àquelas causadas por bactérias Gram negativas. Ela é capaz de eliminar as infecções bacterianas no pulmão, pele, articulações, estômago, sangue e do trato urinário.
Quais são as consequências da gentamicina?
A Gentamicina pode provocar agressão ao epitélio de córneas mais sensíveis. Não são conhecidas interações com outros medicamentos. Irritação ocular transitória. Infecções secundárias por microrganismos não sensíveis. Solução oftálmica: instile 2 gotas nos olhos, 3 a 4 vezes por dia, ou a critério médico.
Como é feita a injeção de gentamicina?
A injeção de gentamicina deve ser injetada por via intravenosa (em uma veia) ou intramuscular (em um músculo). Quando a gentamicina é injetada por via intravenosa, é normalmente infundida (injetada lentamente) durante um período de 30 minutos a 2 horas uma vez a cada 6 ou 8 horas.
Como é absorvida a gentamicina?
A gentamicina é totalmente absorvida após sua administração por via intramuscular; em troca, sua absorção é escassa por via oral. Por via local tópica podem ser absorvidas quantidades significativas na superfície corporal. Distribui-se principalmente no líquido extracelular, com acumulação nas células do córtex renal.
Quais são os estudos sobre o uso do sulfato de gentamicina?
O uso de Sulfato de Gentamicina está embasado em estudos realizados e literaturas publicadas. 1. Behl, P.N. and Bhatia, R.K., Gentamicin – A New Topical Antibiotic, Indian J. Dermatol. 15:17-20, 1969.

Qual é a ação da gentamicina?
A gentamicina pode ser usada no tratamento de diversos tipos de infecções bacterianas, particularmente àquelas causadas por bactérias Gram negativas. Ela é capaz de eliminar as infecções bacterianas no pulmão, pele, articulações, estômago, sangue e do trato urinário.
Quais são as vias de administração de gentamicina?
VIA DE ADMINISTRAÇÃO: USO INTRAMUSCULAR, INTRAVENOSO, SUBCONJUNTIVAL, SUBCAPSULAR (cápsula de Tenon), NEBULIZAÇÃO OU INSTILAÇÃO INTRATRAQUEAL DIRETA. Cada ampola com 1 mL contém 20 mg de sulfato de gentamicina. Cada mL da solução contém 2 0mg de gentamicina, sob a forma de sulfato.
Como agem os aminoglicosídeos?
Os aminoglicosídeos agem impedindo que as bactérias produzam as proteínas que necessitam para crescer e se multiplicar. Esses antibióticos são mal absorvidos.
Qual é o mecanismo de ação do clindamicina?
A clindamicina funciona principalmente pela ligação à subunidade ribossômica 50s das bactérias. Este agente interrompe a síntese proteica, interferindo na reação de transpeptidação, o que inibe o alongamento precoce da cadeia em formação.
Como administrar gentamicina IV?
Administração intravenosa A solução pode ser infundida por um período de meia hora a duas horas. Em certas circunstâncias, a dose única de Sulfato de Gentamicina Injetável pode ser administrada diretamente na veia ou na borracha do equipo, lentamente, por um período de 2 a 3 minutos.
Como diluir gentamicina EV?
Diluir em 50 a 200 mL de SF, SG. IM profunda Não misturar a outros medicamentos. GENTAMICINA 10 mg/2 mL 80 mg/2 mL 15 e 30 ºC Protegido da luz. (Hipolabor) (Novafarma) Via subconjuntival Não é necessário reconstituir.
Qual a contra indicação dos aminoglicosídeos?
Se pacientes com insuficiência renal receberem concomitantemente aminoglicosídeos e altas doses de betalactâmico, a concentração sérica do aminoglicosídeo pode diminuir por que a interação in vivo é prolongada.
Qual é o mecanismo de ação das sulfonamidas?
Sulfonamidas – Mecanismo de Ação São inibidores competitivos da enzima bacteriana (diidropteroatosintetase) responsável pela incorporação do PABA no ácido diidropteróico, precursor imediato do ácido fólico (ácido dihidrofólico). São bacteriostáticos.
Quando usar aminoglicosídeos?
Os principais usos dos aminoglicosídeos são: septicemias, infecções do trato urinário, endocardites, infecções respiratórias, infecções intra-abdominais, meningites em recém-nascidos, infecções oculares, osteomielites e infecções de articulações.
Para que é indicado o cloridrato de clindamicina?
O cloridrato de clindamicina é um antibiótico indicado no tratamento de diversas infecções causadas por bactérias, entre as quais: Do trato respiratório superior (traqueia, seios da face, amígdalas, faringe, laringe, ouvido) e inferior (brônquios, pulmões).
Quais bactérias a clindamicina combate?
A clindamicina atua predominantemente em bactérias aeróbias gram-positivas e anaeróbios. Não tem ação contra aeróbios gram-negativos. Dentre os aeróbios gram-positivos, a clindamicina é indicada no tratamento de infecções por estreptococos e S. aureus, principalmente das cepas sensíveis à oxacilina.
Quais as vias de administração da clindamicina?
Fosfato de clindamicina deve ser utilizado por via intramuscular ou intravenosa.
Como a gentamicina age no organismo?
Aproximadamente uma hora após ser administrada por injeção intramuscular ou subcutânea, a gentamicina alcança níveis séricos bactericidas, permanecendo ativa durante 6 as 12 horas.
Contraindicações e cuidados necessários na administração
Assim como todo medicamento, o Gentatec® da Chemitec pode trazer efeitos adversos e requer atenção no que diz respeito às interações medicamentosas e incompatibilidade entre fármacos.
Período de carência e demais recomendações
Outros cuidados considerados essenciais dizem respeito ao tempo de carência após o uso da Gentatec®, especialmente no caso dos animais produtores de alimento destinado ao consumo humano. Em bovinos, por exemplo, o abate deve ser feito somente 30 dias após a última aplicação do medicamento.
Posologia
Dependendo do local da infecção a ser tratada e da sua gravidade, o produto pode ser administrado por via intramuscular, através da veia, aplicação nos olhos ou por inalação. O médico médico decidirá qual a via de administração adequada após avaliação da doença e características de cada doente.
Efeitos Colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns são tontura, vertigem, zumbido nos ouvidos, perda de audição, problemas graves de respiração, lentidão de movimentos, confusão, depressão, problemas de visão, diminuição do apetite, perda de peso, pressão baixa ou pressão alta, manchas na pele com coceira, sensação de queimação na pele, inchaço da garganta, febre, dor de cabeça, enjoos, vômitos, aumento da produção de saliva, aftas na boca, queda de cabelo ou dores nas articulações e juntas..
Contraindicações
Não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam a amamentar e por pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula ou a antibióticos da família da gentamicina como amicacina, canamicina ou neomicina.
Advertências e Precauções
Doentes com mais de 65 anos, problemas ou doenças nos rins, queimaduras extensas sobre a pele, problemas no sistema nervoso e músculos, como miastenia gravis, parkinsonismo ou botulismo infantil, devem consultar o médico antes de iniciar o tratamento.
Superdosagem
Uma vez que este medicamento é administrado por um profissional de saúde, a possibilidade de se tomar uma dose superior à indicada é baixa. No entanto, caso se sinta alguma reação adversa após tomar o remédio, deve-se consultar o médico com urgência.
Propriedades
Pertence ao grupo dos aminoglicosídeos. Estes são transportados de forma ativa através da parede bacteriana, unem-se irreversivelmente a uma ou mais proteínas receptoras específicas da subunidade 30 S dos ribossomos bacterianos e interferem com o complexo de iniciação entre o RNA mensageiro e subunidade 30 S.
Indicações
a) Por via sistêmica, para o tratamento de infecções ósseas, infecções em queimaduras, meningite, otite média aguda, otite média crônica supurada, pneumonia, septicemia, sinusite, infecções de pele e tecidos moles e infecções urinárias produzidas por Pseudomonas, Proteus, Escherichia coli, Klebsiella, Enterobacter, Serratia, Citrobacter e Staphylococcus (coagulase positivos e negativos); tratamento da endocardite bacteriana (administrada simultaneamente com uma penicilina).
Posologia
Administração parenteral <196> dose para adultos (intramuscular ou por infusão intravenosa): 1 a 1,7 mg/kg a cada 8 horas; doses pediátricas usuais <196> nascidos pré-termo e neonatos de até 1 semana: 2,5 mg/kg a cada 12 horas durante 7 a 10 dias; neonatos maiores e lactentes: 2,5 mg/kg a cada 8 horas; crianças: de 2 a 2,5 mg/kg a cada 8 horas.
Reações adversas
Via parenteral: ototoxicidade (perda de audição, sensação de tamponamento dos ouvidos), ototoxicidade vestibular (instabilidade, enjoos); nefrotoxicidade (hematúria, aumento ou diminuição do volume de urina); neurotoxicidade; náuseas e vômitos. Vias oftálmica e tópica: prurido, vermelhidão, edema ou outros sinais de irritação.
Precauções
Atravessa a placenta e pode ser nefrotóxica para o feto. Deve ser utilizada com precaução em prematuros e neonatos devido à sua imaturidade renal. Em pacientes com desidratação ou disfunção renal, aumenta significativamente o risco de toxicidade devido às elevadas concentrações séricas.
Interações
O uso simultâneo com anfotericina-B parenteral, bacitracina parenteral, cefalotina, ciclosporina, ácido etacrínico parenteral, furosemida parenteral, estreptomicina ou vancomicina pode aumentar a capacidade para ototoxicidade ou nefrotoxicidade.
Apresentação de Gentamicina
Solução oftálmica: frasco plástico conta-gotas contendo 5 ml de solução oftálmica estéril.
Pomada oftálmica: tubo contendo 3,5 g de pomada oftálmica estéril.
Gentamicina – Indicações
Infecções externas do globo ocular e seus anexos, causadas por microrgasnismos sensíveis à Gentamicina. Conjuntivite, ceratite, ceratoconjuntivite, úlcera de córnea, blefarite, blefaroconjuntivite e dacriocistite.
Advertências
O uso prolongado de antibióticos pode ocasionalmente favorecer a infecção por microrganismos não sensíveis, inclusive fungos. A Gentamicina pode provocar agressão ao epitélio de córneas mais sensíveis.
Gentamicina – Posologia
Solução oftálmica: instile 2 gotas nos olhos, 3 a 4 vezes por dia, ou a critério médico.
Pomada oftálmica: aplique uma pequena quantidade no saco conjuntival, de acordo com a indicação do médico.
Para maior comodidade, pode-se utilizar a solução oftálmica durante o dia e a pomada à noite, ao deitar-se.
Superdosagem
Em geral, superdosagens não provocam problemas agudos. Se acidentalmente, for ingerido, beba bastante líquido para diluir, ou procure orientação médica.
Gentamicina – Informações
A Gentamicina é um antibiótico aminoglicosídeo, ativo contra uma ampla gama de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas.
Dizeres legais
N° de lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho.
VENDA SOB A PRESCRIÇÃO MÉDICA SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA
MS-1.0147.0069
Resp. Téc.: Flávia Regina Pegorer CRF-SP n° 18.150
Como o Gentamicin funciona?
Gentamicin (sulfato de gentamicina) é um antibiótico aminoglicosídeo que inibe a produção de proteínas pelas bactérias, fazendo com que elas morram, combatendo a infecção.
Quais as contraindicações do Gentamicin?
Este medicamento é contraindicado para uso por pessoa que tem reação alérgica ou apresentou, em tratamentos anteriores, reações tóxicas à gentamicina ou a outros antibióticos aminoglicosídeos (por exemplo: amicacina, canamicina, neomicina, etc.).
O que devo fazer quando me esquecer de usar o Gentamicin?
Em caso de esquecimento tome sua dose assim que se lembrar e acerte novamente o horário das administrações (duas vezes ao dia ou três vezes ao dia, aproximadamente a cada 12 horas ou 8 horas, respectivamente).
Quais cuidados devo ter ao usar o Gentamicin?
Se você tiver problemas no sistema nervoso e músculos, como miastenia gravis, parkinsonismo ou botulismo infantil, Gentamicin (sulfato de gentamicina) será usado com precaução, pois pode aumentar a fraqueza muscular.
Advertências do Gentamicin
Os pacientes tratados com aminoglicosídeos deverão estar sob observação clínica, diante da possível toxicidade associada ao seu uso.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Gentamicin maior do que a recomendada?
Em casos de superdose, podem ocorrer as reações adversas descritas para a gentamicina. Se você estiver hospitalizado é pouco provável que ocorra superdose.
Resultados de Eficácia
Em um estudo randomizado, duplo-cego, 488 pacientes portadores de sinais clínicos de conjuntivite ou blefarite bacteriana aguda, ou de ambos, foram tratados com solução oftálmica de gentamicina 0,3% (n=243) ou solução de norfloxacino 0,3% (n=245) durante uma semana.
Gentamicina para que serve
A injeção de gentamicina é usada para tratar certas infecções graves que são causadas por bactérias como a meningite (infecção das membranas que cercam o cérebro e a medula espinhal) e infecções do sangue, abdômen (área do estômago), pulmões, pele, ossos e do aparelho urinário.
Advertência importante
Gentamicina pode causar sérios problemas renais, principalmente em pessoas mais velhas ou em pessoas que estão desidratadas. Informe o seu médico se tem ou já teve alguma doença renal.
Precauções e avisos
Antes de usar a injeção de gentamicina, informe o seu médico e farmacêutico se tem alergia à gentamicina, a outros antibióticos aminoglicósidos tais como amicacina, canamicina, neomicina, paromomicina, estreptomicina ou tobramicina, sulfitos ou a quaisquer outros medicamentos ou qualquer um dos ingredientes em gentamicina injeção.
Sulfato de Gentamicina, para o que é indicado e para o que serve?
Sulfato de Gentamicina é indicado no tratamento de infecções externas do globo ocular e seus anexos, causadas por microorganismos sensíveis à gentamicina. É indicado também para o tratamento de conjuntivite, ceratite, ceratoconjuntivite, úlcera de córnea, blefarite, blefaroconjuntivite e dacriocistite.
Quais as contraindicações do Sulfato de Gentamicina?
Sulfato de Gentamicina é contraindicado em pacientes com história de hipersensibilidade ao sulfato de gentamicina, ou a qualquer um dos demais componentes da sua fórmula.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Sulfato de Gentamicina?
Foram relatados casos de irritação ocular transitória, hiperemia conjuntival, hiperemia ocular, dor ocular, infecções secundárias por microrganismos não sensíveis e reações alérgicas (incluindo edema ocular, edema das pálpebras, eritema das pálpebras e secreção ocular).
Quais cuidados devo ter ao usar o Sulfato de Gentamicina?
O uso prolongado de antibióticos pode ocasionalmente favorecer a infecção por micro organismos não sensíveis, inclusive fungos. Pode-se desenvolver resistência bacteriana com o uso de Sulfato de Gentamicina.
Resultados de Eficácia
Em um estudo randomizado, duplo-cego, 488 pacientes portadores de sinais clínicos de conjuntivite ou blefarite bacteriana aguda, ou de ambos, foram tratados com solução oftálmica de gentamicina 0,3% (n=243) ou solução de norfloxacino 0,3% (n=245) durante uma semana.
Características Farmacológicas
Sulfato de Gentamicina é um antibiótico aminoglicosídeo, ativo contra uma ampla gama de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas.
Fontes consultadas
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Sulfato de Gentamicina Allergan (apresentação suspensão oftálmica) e Garamicina (apresentações creme e injetável).

Como A Gentamicina Age No organismo?
Conheça O Gentatec® Da Chemitec
-
Desenvolvido pela Chemitec, uma das maiores indústrias farmacêuticas veterinárias em atuação no mercado brasileiro, o Gentatec® é um medicamento de ação antibiótica que tem como princípio ativo a gentamicina. Trata-se de um medicamento apresentado em solução aquosa, que pode ser administrado por via subcutânea ou intramuscular, indicado para tratamento de infecç…
Contraindicações E Cuidados necessários Na Administração
-
Assim como todo medicamento, o Gentatec® da Chemitec pode trazer efeitos adversos e requer atenção no que diz respeito às interações medicamentosas e incompatibilidade entre fármacos. Por isso, a administração da droga deve ser feita sempre de maneira cuidadosa, sob a supervisão de um médico veterinário e sempre seguindo a dose recomendada pelo fabricante. Existe a pos…
período de Carência E Demais Recomendações
-
Outros cuidados considerados essenciais dizem respeito ao tempo de carência após o uso da Gentatec®, especialmente no caso dos animais produtores de alimento destinado ao consumo humano. Em bovinos, por exemplo, o abate deve ser feito somente 30 dias após a última aplicação do medicamento. Em caprinos, ovinos e aves, este período de carência é de 20 dias, e…
Indicação
Posologia
Efeitos Colaterais
Contraindicações
Mecanismo de Ação
- Como funciona?
Gentamicina é um antibiótico que inibe a produção de proteínas pelas bactérias, fazendo com que elas morram, combatendo a infecção.