
A bromoprida é um antiemético e regulador da motricidade gastroduodenal que estimula o peristaltismo gástrico a partir do centro, promovendo ativamente o esvaziamento do estômago. Atua primariamente na zona desencadeadora quimiorreceptora e, em grau menor, no centro do vômito.
Quais são os efeitos adversos da bromoprida?
A bromoprida é geralmente bem tolerada; os efeitos adversos mais comuns de seu uso são sonolência e fadiga. A bromoprida raramente pode causar sintomas extrapiramidais e, como ocorre com a metoclopramida, pode aumentar os níveis de prolactina.
Qual a diferença entre bromoprida e gotas pediátricas?
Guarde-o em sua embalagem original. Bromoprida solução oral: é um líquido viscoso de coloração amarela e odor de frutas. Bromoprida gotas pediátricas: é um líquido límpido, incolor a levemente amarelado. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Quais são os efeitos da bromoprida na motilidade gastrointestinal?
Os efeitos de bromoprida na motilidade gastrointestinal são inibidos por medicamentos com ação anticolinérgicas ou analgésicos opioides, como a morfina ou o fentanil. O efeito sedativo da bromoprida pode ser potencializado quando ela é administrada concomitantemente com sedativos, hipnóticos, narcóticos ou tranquilizantes.
Quais são as doses recomendadas para uso da bromoprida injetável?
A bromoprida, na forma de comprimidos ou cápsulas de 10 mg, deve ser tomada por via oral, sendo indicada somente para adultos. A dose recomendada é de 1 comprimido ou cápsula de 10 mg a cada 8 ou 12 horas, de acordo com a indicação médica. A dose máxima por dia não deve ser maior do que 60 mg. 4. Bromoprida injetável 10 mg/2 mL

Qual o mecanismo de ação do bromoprida?
A principal ação da bromoprida está relacionada ao bloqueio dos receptores da dopamina no sistema nervoso central e no trato gastrointestinal, de forma semelhante ao que faz a metoclopramida, mais conhecida pelo nome comercial Plasil.
Como aplicar bromoprida EV?
Modo de usar A bromoprida solução injetável via intravenosa (I.V.): o conteúdo deve ser injetado lentamente. Procure orientação médica. A bromoprida solução injetável via intramuscular (I.M.): o conteúdo deve ser injetado profundamente na região deltoide ou na região glútea .
Para que serve bromoprida EV?
Bromoprida está indicado para: Distúrbios da motilidade gastrintestinal; Refluxo gastroesofágico; Náuseas e vômitos de origem central e periférica (cirurgias, metabólicas, infecciosas e problemas secundários ao uso de medicamentos).
Quais as vias de administração da bromoprida?
doses em termos de Bromoprida. 10 a 20 mg por dia, via intramuscular ou intravenosa. exclusivamente por via intramuscular: 0,5 mg por kg de peso corporal por dia, divididos em 2 aplicações.
Como preparar bromoprida EV?
Injetável. EV: O conteúdo deve ser injetado lentamente (superior a 3min). Padrão HSL: 50mL em 15 minutos e 20mL em 5 minutos. IM: o conteúdo deve ser injetado profundamente na região deltoide ou na região glútea.
Como diluir bromoprida injetável?
Bromoprida cápsula ou comprimido: devem ser ingeridos com líquido por via oral. Bromoprida solução injetável IM: diluir o conteúdo da ampola com solução fisiológica de cloreto de sódio 0,9% ou glicose 5%. O conteúdo deve ser injetado profundamente na região deltóide ou na região glútea.
Quando devo tomar o bromoprida?
Tomar 1 cápsula de 12/12 horas ou de 8/8 horas, conforme orientação médica (dose máxima 60 mg/dia). Não há estudos dos efeitos de bromoprida administrada por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.
Como bromoprida age no organismo?
A bromoprida aumenta o tônus e amplitude das contrações gástricas e relaxa o esfíncter pilórico resultando no esvaziamento gástrico e aumento do trânsito intestinal. Possui também reconhecidas propriedades antieméticas.
O que é o efeito extrapiramidal?
“A reação extrapiramidal (ou sintomas extrapiramidais) diz respeito a sintomas que geralmente aparecem em distúrbios ou doenças que comprometem esse sistema neuronal, que está envolvido no controle do tônus e da postura”, explica Francisco Paumgartten, médico e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ …
Qual a diferença entre bromoprida e Dramin?
BromopridaA Bromoprida é um remédio indicado para facilitar a digestão, aliviar náuseas ou vômitos e evitar crises de refluxo gástrico. Dramin B6Tratamento e prevenção das náuseas e vômitos em geral, inclusive da gravidez, em pré e pós-operatórios, e de enjôos causados por viagens…
Como usar o brometo de ipratrópio?
A dose recomendada do brometo de ipratrópio solução para inalação deve ser administrada diluída até um volume final de 3-4mL em soro fisiológico, nebulizada e inalada até esgotar toda a solução utilizando-se aparelhos de nebulização disponíveis comercialmente.
Qual a diferença entre bromoprida e domperidona?
A bromoprida e a domperidona são medicações da mesma classe, ou seja de uma forma geral tem o mesmo efeito, a diferença entre elas basicamente é que a domperidona não passa à barreira hemato encefálica, diferentemente da bromoprida.
O que é a bromoprida?
A bromoprida, também conhecida pelo nome comercial Digesan, é um fármaco que age estimulando a motricidade gástrica e acelerando o esvaziamento do estômago, o que o torna útil nos casos de refluxo gastroesofágico e para os paciente com quadro de náuseas e vômitos.
Para que serve
Em resumo, a principal ação da bromoprida é acelerar o esvaziamento do estômago, fazendo com que alimentos presentes no seu interior sejam mais rapidamente transferidos para os intestinos.
Efeitos colaterais
A bromoprida é um medicamento bem tolerado pela imensa maioria maioria dos pacientes, apresentando poucos e raros efeitos colateiras graves. Entre as reações adversas mais frequentes podemos citar: inquietação, sonolência e cansaço, que ocorrem em aproximadamente 10% dos pacientes.
Uso durante a gravidez e lactação
A bromoprida é um medicamento que apresenta graduação C na categoria de risco na gravidez. Isso significa que não existem estudos científicos adequados e bem controlados sobre a ação desse fármaco nas mulheres grávidas.
Interações medicamentosas
Os efeitos de bromoprida na motilidade gastrointestinal são inibidos por medicamentos com ação anticolinérgicas ou analgésicos opioides, como a morfina ou o fentanil.
Para que serve
A bromoprida é indicada para tratamento ou prevenção de náuseas e vômitos, alterações dos movimentos do estômago e intestino, e para aliviar os sintomas causados por refluxo gastroesofágico, pois age bloqueando o efeito da dopamina no cérebro e no sistema gastrointestinal, além de aumentar o esvaziamento gástrico e os trânsito intestinal.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com bromoprida são inquietação, sonolência, cansaço excessivo, diminuição de forças ou esgotamento.
Quem não deve usar
A bromoprida não deve ser usada por crianças com menos de 1 ano de idade, por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham sangramento, obstrução ou perfuração gastrointestinal, epilepsia ou feocromocitoma.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Bromoprida maior do que a recomendada?
Até o momento não existem casos publicados de superdose com o uso de bromoprida. Entretanto, caso seja administrada uma dose muito acima da dose recomendada, o aumento teórico das reações adversas descritas anteriormente não pode ser descartado.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Bromoprida com outros remédios?
Os efeitos de Bromoprida na motilidade gastrintestinal são antagonizados pelas drogas anticolinérgicas e analgésicos narcóticos. Pode haver potencialização dos efeitos sedativos quando se administra Bromoprida junto com sedativos, hipnóticos, narcóticos ou tranquilizantes. Portanto, evite ingerir esses produtos durante o tratamento com Bromoprida.
Quais cuidados devo ter ao usar o Bromoprida?
O uso de Bromoprida deve ser cauteloso em gestantes, crianças, idosos, pessoas que sofrem de glaucoma, diabetes, doença de Parkinson, insuficiência renal, hipertensão, pessoas sensíveis à neurolépticos.
Resultados de Eficácia
A indicação, segurança e eficácia de Bromoprida para crianças podem ser avaliadas no artigo publicado por Abadia S.
Modos de ação do medicamento bromoprida
Bromoprida é um medicamento que estimula o movimento do tubo digestivo.
Tempo médio de início de ação: a ação de bromoprida se inicia 1 a 2 horas após administração por via oral.
Antes de usar o medicamento
O uso de bromoprida deve ser cauteloso em gestantes, crianças, idosos, pessoas que sofrem de glaucoma (aumento da pressão intraocular), diabetes, doença de Parkinson, insuficiência dos rins e pressão alta.
Reações adversas
Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reação muito comum: inquietação, sonolência, cansaço e lassidão (diminuição de forças, esgotamento).
Com menor frequência podem ocorrer insônia, dor de cabeça, tontura, náuseas, sintomas extrapiramidais (relacionados à coordenação dos movimentos), galactorreia (produção de leite excessiva ou inadequada), aumento das mamas em homens, erupções cutâneas, incluindo urticária ou distúrbios intestinais..
Superdose
Até o momento não existem casos publicados de superdose com o uso de bromoprida.
Estudos clínicos para profissionais da saúde
Resultados de eficácia
A indicação, segurança e eficácia de bromoprida para crianças podem ser avaliadas no artigo publicado por Abadia S.
Como tomar bromoprida?
Os comprimidos de bromoprida devem ser tomados com meio copo de água. A dose pode variar conforme prescrição médica. A dose máxima não deve ultrapassar os 60 mg por dia, ou seja, 6 cápsulas.
Quais são os efeitos colaterais da bromoprida?
Os efeitos colaterais mais comuns da bromoprida ocorrem em até 10% das pessoas que tomam a medicação e incluem agitação, sonolência, cansaço, falta de energia e desinteresse.
Quais são as contraindicações da bromoprida?
A bromoprida não deve ser usada por pessoas alérgicas aos componentes da fórmula do medicamento, pessoas com epilepsia ou com feocromocitoma (tumor na glândula suprarrenal).
Indicação
A bromoprida é indicada no tratamento de náuseas e vômitos, incluindo náuseas e vômitos pós-operatórios (NVPO); doença do refluxo gastroesofágico (GERD/GORD); e como preparação para estudos endoscópicos e radiográficos do trato gastrointestinal.
Efeitos adversos
A bromoprida é geralmente bem tolerada; os efeitos adversos mais comuns de seu uso são sonolência e fadiga. A bromoprida raramente pode causar sintomas extrapiramidais e, como ocorre com a metoclopramida, pode aumentar os níveis de prolactina.
Química
A bromoprida é uma benzamida substituída, intimamente relacionada à metoclopramida. É idêntico à metoclopramida, exceto pela presença de um átomo de bromo, onde a metoclopramida tem um substituinte de cloro.
Disponibilidade
A bromoprida não está disponível nos Estados Unidos ou no Reino Unido. É comercializado no Brasil pela Sanofi-Synthélabo com o nome comercial Digesan, pela LIBBS com o nome Plamet e como medicamento genérico.

O Que É
para Que Serve
-
Este fármaco faz com que seja aumentado o número de contrações gástricas, acelerando assim o trânsito intestinal proporcionando desta forma o esvaziamento gástrico. Por este motivo utiliza-se também esta substância como facilitadora em procedimentos radiológicos do trato gastrointestinal. Abaixo estão listadas as enfermidades para as quais se recom…
See more on culturaegastronomia.com.br
Contraindicação
-
Já a sua utilização não é recomendada nos seguintes casos: 1. Pacientes alérgicos aos componentes da fórmula; 1. Nos casos em que a motilidade gastrointestinal torna-se perigosa, tais como: perfuração gastrointestinal, obstrução mecânica e hemorragias; 1. Pacientes epiléticos; 1. Em pacientes com feocrimocitoma. Em gestantes, crianças, idosos, diabéticos, hip…
Posologia
-
A posologia recomendada este medicamento é de 1 a 2 gotas por quilo corporal, três vezes ao dia. A sua ação se dá entre 1 e 2 horas após a sua administração via oral. O armazenamento do medicamento deve ser realizado em temperatura ambiente. Jamais se deve utilizar o medicamento fora do prazo de validade, não só este medicamento como qualquer outro. Este …
Nomes Comerciais
-
Antes da ascensão dos medicamentos genéricos, a Bromoprida era conhecido apenas pelo seu nome comercial Digesan, empregado pelo laboratório Sanofi, um dos pioneiros em sua manipulação. Atualmente é possível encontrar em farmácias o medicamento bromoprida tanto pelo seu nome genérico quanto por outros nomes comerciais tais como: Digesan, Plamet, Diges…
Efeitos Colaterais
-
Como todo medicamento, o bromoprida possui efeitos colaterais, dentre eles pode-se citar: 1. Inquietação; 1. Dá sono; 1. Cansaço; 1. Fraqueza. Menos frequentes, mas possíveis: 1. Insônia; 1. Dor de cabeça; 1. Tontura e náuseas. Não é recomendado o uso prolongado deste medicamento, uma vez que trará uma série consequências ao paciente, dentre elas: 1. Ginecomastia; 1. Galact…
O Que É A Bromoprida?
para Que Serve
-
Em resumo, a principal ação da bromoprida é acelerar o esvaziamento do estômago, fazendo com que alimentos presentes no seu interior sejam mais rapidamente transferidos para os intestinos. A principal ação da bromoprida está relacionada ao bloqueio dos receptores da dopamina no sistema nervoso central e no trato gastrointestinal, de forma semelhant…
Nomes Comerciais
-
A bromoprida pode ser encontrada nas farmácias sob a sua forma genérica ou através dos seus vários nomes comerciais. Como já referido, o nome comercial mais famoso é Digesan, medicamento produzido pelo laboratório Sanofi-Aventis e que é considerado a marca de referência para a substância bromoprida. Os outros nomes comerciais comuns são: 1. Bromog…
Como Tomar
-
A bromoprida pode ser encontrada nas formas de cápsulas de 10 mg, em solução oral 1 mg/ml ou gotas 4 mg/ml. A ação do medicamento se inicia cerca de 30 minutos após administração por via oral e o seu pico de ação ocorre entre 1 e 2 horas. A alimentação não interfere na ação da bromoprida.
Efeitos Colaterais
-
A bromoprida é um medicamento bem tolerado pela imensa maioria maioria dos pacientes, apresentando poucos e raros efeitos colateiras graves. Entre as reações adversas mais frequentes podemos citar: inquietação, sonolência e cansaço, que ocorrem em aproximadamente 10% dos pacientes. Mais raramente, também podem ocorrer: 1. Insônia. 2. Dor de cabeça. 3. To…
Contraindicações
-
A bromoprida não deve ser utilizada nos seguintes casos: 1. Pacientes com antecedentes de alergia aos componentes da fórmula. 2. Quando a estimulação da motilidade gastrintestinal pode ser perigosa, como, por exemplo, na presença de hemorragia, obstrução mecânica ou perfuração gastrintestinal. 3. Pacientes epilépticos ou que estejam recebendo outros medicamentos que p…
Uso Durante A Gravidez E lactação
-
A bromoprida é um medicamento que apresenta graduação C na categoria de risco na gravidez. Isso significa que não existem estudos científicos adequados e bem controlados sobre a ação desse fármaco nas mulheres grávidas. Sendo assim, a bromoprida não deve ser administrada a grávidas a menos que, a critério médico, os benefícios potenciais para a paciente superem os p…
Interações Medicamentosas
-
Os efeitos de bromoprida na motilidade gastrointestinal são inibidos por medicamentos com ação anticolinérgicas ou analgésicos opioides, como a morfina ou o fentanil. O efeito sedativo da bromoprida pode ser potencializado quando ela é administrada concomitantemente com sedativos, hipnóticos, narcóticos ou tranquilizantes. A bromoprida pode diminuir a absorção de …
Referências
- Bromoprida Medley Farmacêutica Ltda. cápsulas 10 mg – Bula do fabricante.
- Bromoprida Prati-Donaduzzi Solução oral 4 mg/mL – Bula do fabricante.
- Bromoprida Novafarma Indústria Farmacêutica Ltda. Solução injetável 5mg/mL – Bula do fabricante.
- Pharmacokinetics and bioavailability of the anti‐emetic agent bromopride– Biopharmaceutic…
- Bromoprida Medley Farmacêutica Ltda. cápsulas 10 mg – Bula do fabricante.
- Bromoprida Prati-Donaduzzi Solução oral 4 mg/mL – Bula do fabricante.
- Bromoprida Novafarma Indústria Farmacêutica Ltda. Solução injetável 5mg/mL – Bula do fabricante.
- Pharmacokinetics and bioavailability of the anti‐emetic agent bromopride– Biopharmaceutics Drug Disposition.