Qual o mecanismo de açao da ranitidina

image

Mecanismo De Acção A ranitidina, uma amina alquil-furano quimicamente substituida, é um antagonista dos receptores H2, o qual bloqueia competitivamente a acção da histamina no receptor H2. A ranitidina inibe portanto a secreção basal e estimulada do suco gástrico, tanto em volume como em percentagem de ácido clorídrico.

Full
Answer

Qual a função da ranitidina?

Para o tratamento de manutenção, a dose recomendada é de 150 mg de manhã e à noite. Tratamento da produção anormalmente elevada de suco gástrico (Síndrome de Zollinger-Ellison): 150 mg 3 vezes ao dia, mas, se necessário, a dose pode ser aumentada de acordo com as instruções do médico.

Como a ranitidina pode reduzir o efeito do álcool?

Elevadas doses de ranitidina (ex. tais como doses utilizadas no tratamento do sindroma Zollinger-Elisson) podem reduzir a eliminação de procainamida e de N-acetilprocainamida o que resulta num nível plasmático aumentado destes medicamentos. O efeito do álcool pode aumentar com a ingestão de ranitidina. – Álcool

Quanto tempo dura o tratamento com ranitidina?

Em adultos com úlcera duodenal e úlcera gástrica, a dose geralmente indicada é de 150 mg, 2 vezes ao dia, ou uma única dose de 300 mg, à noite. Grande parte das úlceras cicatrizam em até 4 semanas de tratamento com cloridrato de ranitidina. Contudo, em alguns casos, dependendo da doença, o tempo de tratamento pode ser de até 3 meses.

Quais são os benefícios da ranitidina para o estômago?

A ranitidina pertence a um grupo de medicamentos chamados bloqueadores da histamina-2. Funciona reduzindo a quantidade de ácido que seu estômago produz. A ranitidina é usada para tratar e prevenir úlceras no estômago e intestinos. Ele também trata as condições em que o estômago produz muito ácido, como a síndrome de Zollinger-Ellison.

image


Qual é o mecanismo de ação ranitidina?

Mecanismo de Ação: Ranitidina inibe competitivamente a ação da histamina nos receptores H2 das células parietais, reduzindo a secreção ácida gástrica durante o dia e em condições basais noturnas, mesmo quando estimulada por alimentos, insulina, aminoácidos, histamina ou pentagastrina.


Qual mecanismo de ação dos medicamentos omeprazol e ranitidina?

Os medicamentos antissecretores reduzem a secreção de ácido gástrico bloqueando os receptores de histamina H2 (ranitidina), inibindo a bomba de prótons (omeprazol) ou por ação direta nas células parietais (misoprostol).


Qual o mecanismo de ação do pantoprazol?

Mecanismo de Ação do Pantoprazol Esse medicamento tem a função farmacológica de um inibidor de bomba de prótons, ou seja, promove a inibição específica e dose-dependente da enzima H+ K+ ATPase gástrica, essa enzima é responsável pela secreção de ácido clorídrico (HCl) pelas células parietais do estômago.


Qual é o mecanismo de ação do omeprazol?

O omeprazol reduz a secreção ácida gástrica por meio de mecanismo de ação altamente seletivo. Este medicamento produz inibição específica da enzima H+/K+-ATPase (“bomba de prótons”) nas células parietais.


Quanto ao mecanismo de ação diferencie o omeprazol e ranitidina?

O omeprazol é ligeiramente superior à ranitidina na inibição da produção ácida do estômago e alívio dos sintomas por essas doenças, além de apresentar melhor evolução na cicatrização da esofagite.


Qual é o mecanismo de ação dos medicamentos antiácidos?

O mecanismo de ação dos antiácidos inclui o aumento da secreção de bicarbonato e muco, aumento da produção e liberação de prostaglandinas e manutenção da microcirculação. Quando o poder de neutralização ácida é suficiente (pH>4), tanto a liberação de pepsina quanto a de gastrina é reduzida.


Como o pantoprazol age no estômago?

Pantoprazol é um medicamento classificado como “inibidor de bomba de prótons” (IBP), isto é, inibe uma estrutura localizada dentro de células específicas do estômago (as células parietais) responsáveis pela produção de ácido clorídrico. Pantoprazol atua na etapa final da secreção ácida, independente do estímulo desta.


Quanto tempo pantoprazol age?

O início de sua ação se dá logo após a administração da primeira dose e o efeito máximo é cumulativo, ocorrendo dentro de três dias. Após a interrupção da medicação, a produção normal de ácido é restabelecida dentro de três dias.


Para que serve o pantoprazol?

Para que serve Pantoprazol Medley Gastrites (inflamação do estômago) ou gastroduodenites (inflamação do estômago e do início do intestino) agudas ou crônicas e dispepsias não-ulcerosas (dor ou desconforto na região do estômago que não está relacionada com a presença de úlceras);


Qual a forma ativa do omeprazol?

O omeprazol é uma base fraca, concentrada e transformada na forma ativa em ambiente altamente ácido dos canalículos intracelulares dentro da célula parietal, onde inibe a enzima H+K+- ATPase (bomba de prótons).


Qual é o mecanismo da interação entre omeprazol e Clopidogrel?

Mecanismo da interação: Redução dos efeitos cardioprotetores do clopidogrel. O clopidogrel é um pró-fármaco cuja administração concomitante ao omeprazol provoca inibição da sua ativação.


Qual o tempo de ação do omeprazol?

Com quanto tempo tomando Omeprazol começa a melhorar a esofagite geralmente? Os sintomas costumam melhorar ainda na primeira semana, a cicatrização da mucosa pode demorar até 8 semanas.


¿Qué debe saber antes de empezar a tomar Ranitidina?

Antes de usar Ranitidina, deve-se falar com o seu médico se houver suspeitas de úlcera gástrica com sintomas como dor no estômago, enjoo, vômito ou sensação de estômago cheio ou pesado após as refeições, tiver doenças ou problemas nos rins ou fígado, porfiria aguda ou outras doenças, tiver de realizar exames laboratoriais de sangue ou urina ou se estiver a tomar outros medicamentos.


¿ Porque a ranitidina é contraindicada?

A ranitidina está contraindicada para mulheres grávidas ou que pretendem engravidar, que estão a amamentar e para pessoas com alergia ao Cloridrato de Ranitidina ou a algum dos componentes da fórmula.


Propriedades

Antagoniza a ação da histamina por bloqueio competitivo e seletivo dos receptores H 2. Atravessa a barreira placentária e é excretada no leite materno. Absorve-se bem e rapidamente (50% aproximadamente de uma dose oral) no trato gastrintestinal. Sua união às proteínas é baixa e metaboliza-se no fígado.


Indicações

Úlcera duodenal. Úlcera gástrica. Síndrome de Zollinger-Ellison. Tratamento de hemorragias esofágicas e gástricas com hipersecreção e profilaxia da hemorragia recorrente em pacientes com úlcera sangrante. Esofagite péptica. No pré-operatório de pacientes com risco de aspiração ácida (síndrome de Mendelson).


Posologia

Em adultos a dose usual é de 150 mg por via oral, 2 vezes ao dia, ou uma dose única de 300 mg à noite. Esta dose deverá ser mantida durante 4 a 6 semanas, mas pode ser suspensa antes, se o tratamento for efetivo.


Reações adversas

São raras e de escassa importância. Cefaleias ou erupção cutânea transitória, vertigem, constipação, náuseas. Em alguns casos foram observadas reações de tipo anafilático (edema angioneurótico, broncospasmo).


Precauções

A ranitidina não deve ser utilizada para corrigir dispepsias, gastrite nem incômodos menores. Deve-se ter precaução em pacientes com doença hepática preexistente. Geralmente, a suspensão do tratamento em úlcera duodenal recorrente reativa o processo ulceroso.


Interações

A ranitidina pode aumentar o pH gastrintestinal, por isso sua administração simultânea com cetoconazol pode produzir uma redução marcada da absorção deste.


Contraindicações

Hipersensibilidade à droga. Sua prescrição deve ser evitada durante a gravidez e o período de lactação. A relação risco-benefício deverá ser avaliada na disfunção hepática ou renal.


O que evitar tomando ranitidina?

Enquanto estiver tomando ranitidina evite beber álcool. Pode aumentar o risco de danos ao seu estômago .


O que acontece se perder uma dose de ranitidina?

Tome a dose de ranitidina esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.


Para que a ranitidina é usada?

A ranitidina reduz a azia e também os efeitos do refluxo gastroesofágico.


Como armazenar ou descartar este medicamento?

Como acontece com todos os medicamentos, as instruções da embalagem devem ser seguidas. A regra geral é manter os comprimidos na embalagem original e, neste caso, em local fresco.


O que acontece se eu esquecer uma dose?

Como vimos, esse medicamento não é seguro; portanto, é aconselhável buscar um médico especialista para suspender o uso ou começar a usar uma medicação alternativa.


Quem não deve tomar?

A ranitidina pode não ser segura em alguns casos. Na presença dessas doenças ou condições, o médico deve ser informado.


Para que serve (indicação)

A Ranitidina é indicada para tratar problemas como úlceras gástrica e duodenal, esofagite de refluxo, gastrite ou duodenites. Pode, inclusive, ser utilizada como substituto do Omeprazol, que trata casos de azia, má digestão, refluxo e indigestão.


Efeitos colaterais

Em geral, os efeitos colaterais da Ranitidina incluem tonturas, sonolência, insônia e vertigens. Outros sintomas são respiração ofegante, dor e aperto no peito, inchaço das pálpebras, face, lábios, boca ou língua, urticária ou fissuras na pele, febre, pele e olhos amarelados, redução dos batimentos cardíacos ou batimentos irregulares.


Contraindicações

A Ranitidina é contraindicada a gestantes, lactantes e pessoas com hipersensibilidade a algum componente da fórmula. Crianças menores de 1 mês de idade necessitam de avaliação minuciosa do médico antes de ingerirem esse medicamento, bem como pacientes com porfiria e insuficiência renal.


Composição

A Ranitidina xarope 15 mg/ml contém, a cada 1 ml, 16,8 mg de cloridrato de ranitidina e 1 ml e excipientes (ácido ascórbico, ciclamato de sódio, fosfato de sódio dibásico dodecaidratado, sacarina sódica di-hidratada, metabissulfito de sódio, sorbitol, metilparabeno, propilparabeno, glicerol, aroma de banana, aroma de groselha e água purificada).


Ranitidina

Ranitidina é o nome genérico ou químico do Zantac. É um antagonista H2 da histamina indicado para tratar úlceras duodenais, úlceras gástricas, esofagite erosiva, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e condições hipersecretoras, como a síndrome de Zollinger-Ellison.


Omeprazol

Omeprazol (O que é Omeprazol?) É o nome genérico do Prilosec. É classificado como um inibidor da bomba de prótons que bloqueia as bombas de ácido no estômago para reduzir a secreção de ácido. Como a ranitidina, é indicada para tratar úlceras duodenais, condições hipersecretoras, úlceras gástricas, esofagite erosiva e DRGE.


Comparação lado a lado com ranitidina e omeprazol

Ranitidina e omeprazol são duas opções de tratamento para problemas digestivos. Suas semelhanças e diferenças podem ser encontradas na tabela de comparação abaixo.


Resumo

Ranitidina e omeprazol são duas drogas semelhantes que tratam problemas digestivos. Embora ambos tratem doenças como a DRGE e a síndrome de Zollinger-Ellison, ambos são quimicamente diferentes. A ranitidina atua como um bloqueador da histamina, enquanto o omeprazol atua como um inibidor da bomba de prótons.

image


Indicação

Ranitidina é um fármaco comercializado como Antak® e genéricos como Antidin®, Iquego®, Ranitil®. É utilizado no tratamento de úlceras gástricas ou duodenais, esofagites por refluxo gastroesofágico e úlceras causadas por estresse. Age como antagonista dos receptores de histamina H2, processo esse que inibe a ligação de histamina ao H2 reduzindo a secreção de ácido gá…


Posologia


Efeitos Colaterais


Contraindicações


Mecanismo de Ação


Advertências E Precauções


Superdosagem


Armazenamento

  • Quais os males que pode me causar?
    Alguns dos efeitos colaterais de Ranitidina podem incluir respiração ofegante, dor e aperto no peito, inchaço das pálpebras, face, lábios, boca ou língua, urticária ou fissuras na pele, febre, sensação de fraqueza, náusea, perda do apetite, pele e olhos amarelados, redução dos batiment…

See more on bulario.com

Leave a Comment