Qual o mecanismo de açao do antibiotico cefalexina

Full
Answer

Quais são as indicações para o uso de cefalexina?

Exceto pelo casos de alergias às cefalosporinas, não há outras contraindicações absolutas ao uso da cefalexina. Mesmo pacientes com histórico de alergia à penicilina podem usar a cefalexina se o quadro alérgico for previamente estudado com testes cutâneos.

Qual foi a primeira vez que a cefalexina foi desenvolvida?

A cefalexina foi desenvolvida em 1967, e comercializada pela primeira vez em 1969 e 1970, por várias empresas, inclusive a Glaxo Wellcome e a Eli Lilly and Company, sob as denominações Keflex e Ceporex, entre outras. As versões genéricas do medicamento estão disponíveis sob vários nomes comerciais e a baixo custo.

Posso tomar cefalexina para cortar o efeito do anticoncepcional?

Sim, Cefalexina pode cortar o efeito do anticoncepcional, pois é um antibiótico e pode alterar a eficacia do anticoncepcional oral, sendo recomendado que utilize outros métodos contraceptivos. Cefalexina também pode ser conhecida comercialmente como Keflex, Keforal ou Keflaxina.


Qual o mecanismo de ação da cefalexina?

O mecanismo de ação desses agentes é igual ao das penicilinas – interferência com a síntese do peptidioglicano, após a ligação às proteínas ligadoras dos antibióticos β- lactâmicos, levando à quebra da parede celular bacteriana.


Qual a função do antibiótico cefalexina?

A cefalexina monoidratada é indicada para o tratamento das seguintes infecções causadas por bactérias sensíveis à cefalexina: sinusites (inflamação dos seios da face), infecções do trato respiratório, otite média (inflamação do ouvido médio), infecções da pele e tecidos moles, infecções ósseas, infecções do trato …


Qual a classe farmacológica da cefalexina?

CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS A cefalexina é um antibiótico semissintético do grupo das cefalosporinas para administração oral.


Qual é a eficácia da cefalexina?

A Cefalexina foi eficaz no tratamento de infecções da pele e de tecidos moles, assim como nas infecções traumáticas e do pós-operatório. Nos estudos clínicos, a cura bacteriológica foi notada em 93% dos pacientes tratados com infecções da pele e de estruturas da pele causadas por Staphylococcus aureus.


Quais as bactérias que a cefalexina combate?

A cefalexina é uma cefalosporina de 1ª geração com ações contra diversas bactérias, incluindo: Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermides, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes, Escherichia coli, Haemophilus influenzae, Proteus mirabilis, Klebsiella pneumoniae, Moraxella catarrhalis e Proteus …


Quanto tempo o antibiótico cefalexina começa a fazer efeito?

Quanto tempo leva para fazer efeito? De acordo com a bula, após a administração de cefalexina, via oral, em jejum, a sua absorção é rápida e os níveis sanguíneos máximos são geralmente atingidos em 1 hora, apesar de o tempo necessário para atingir níveis máximos poderem variar consideravelmente.


Qual é o grupo farmacológico da ceftriaxona?

A ceftriaxona é comercializada pelo laboratório Roche com o nome de Rocefin na Europa, Ásia e América Latina, pertence a uma classe química conhecida como cefalosporinas e é indicada para o tratamento da gonorréia endocervical não complicada, gonorréia uretral não complicada, infecção articular, infecção da pele e dos …


Quais os grupos funcionais da cefalexina?

A cefalexina é um antibiótico semi-sintético do grupo das cefaloporinas para administração oral. Quimicamente, é o ácido 7-(D-α-amino-α-fenilacetamido)-3-metil-3-cefem-4-carboxílico monoidratado.


Qual é o princípio ativo da cefalexina?

EspecificaçõesPrincípio AtivoCom CefalexinaForma de AdministraçãoVia OralClassificaçãoTarja VermelhaDoenças & ComplicaçõesPara Infecção, Para Infecção Urinária, Para OtitePartes do CorpoPara Ouvido, Para Pele, Para Sistema Respiratório, Para Uretra4 more rows


Qual o antibiótico mais forte para infecção?

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.


Qual é o melhor antibiótico para infecção urinária?

Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados por um médico e os mais comuns indicados para tratar este tipo de infecção incluem:Fosfomicina;Ciprofloxacino;Levofloxacino;Cefalexina;Amoxicilina;Ceftriaxona;Azitromicina;Doxiciclina.


Quanto tempo dura o efeito da cefalexina no corpo?

Fiz sete dias de tratamento com cefalexina, quantos dias leva pra esse medicamento sair do organismo? Até 16 horas.


Indicação

Cefalexina é indicada para o tratamento da sinusite bacteriana, otite média e para infecções do trato respiratório, do trato geniturinário, da pele, dos tecidos moles, ósseas e dentárias, em crianças e adultos.


Posologia

A dose recomendada de Cefalexina para adultos pode variar de 1 a 4 g por dia, administradas em diferentes doses ao longo do dia. Porém, a dose recomendada é geralmente de 250 mg, administrados de 6 em 6 horas.


Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Cefalexina incluem náusea, vômito, diarreia, má digestão, dor abdominal, urticária na pele, angioedema, coceira anal e genital, monilíase genital, vaginite e corrimento vaginal, tontura, fadiga, dor de cabeça, agitação, confusão, alucinações, artralgia, artrite e doenças articulares.


Contraindicações

Cefalexina está contraindicado para pacientes com alergia a cefalosporinas, a penicilinas, a outros antibióticos betalactâmicos ou a outros componentes da fórmula.


Mecanismo de Ação

A Cefalexina é um antibiótico que pertencente ao grupo das cefalosporinas, um composto que apresenta ação bactericida, capaz de eliminar as bactérias responsáveis pelos processos inflamatórios.


Advertências e Precauções

Antes de usar Cefalexina​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver diabétes, ingerir regularmente bebidas alcóolicas ou se tiver historial de alergia a antibióticos ou ao ácido acetilsalicílico.


Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Cefalexina​​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Cefalexina podem ser náusea, vômito, dor epigástrica, diarreia e sangue na urina.


Para que serve

A cefalexina é indicada para tratamento de infecções das vias respiratórias como faringite, otite média, sinusite, bronquite ou pneumonia, ou infecções genitourinárias como uretrite, cistite, pielite, anexite ou prostatite.


Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de cefalexina são náusea, vômitos, diarreia, dor abdominal, urticária, e, em alguns casos pode causar coceira anal ou genital.


Para que serve

A cefalexina é uma cefalosporina de 1ª geração com ações contra diversas bactérias, incluindo: Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermides, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes, Escherichia coli, Haemophilus influenzae, Proteus mirabilis, Klebsiella pneumoniae, Moraxella catarrhalis e Proteus mirabilis.


Nomes comerciais

A cefalexina é um antibiótico já existente no mercado há muitos anos. Você pode adquiri-la sob a forma genérica ou pelos vários nomes comerciais disponíveis, incluindo:


Como tomar

Como acontece com a maioria dos antibióticos, a sua dosagem e tempo de uso dependem de qual infecção estamos lidando. A dose máxima recomendada para adultos é de 4 gramas (4000 mg) por dia.


Interações medicamentosas

Os pacientes que fazem uso contínuo de anticoagulantes, como a Varfarina, devem tomar cuidado com a associação, pois a cefalexina aumenta o efeito anticoagulante, podendo causar elevação do INR (leia: VARFARINA (Marevan,Varfine, Coumadin) | Controle do INR ).


Para que serve cefalexina 500mg?

Cefalexina é indicada para o tratamento de infecções do trato respiratório, otite média (inflamação no ouvido), infecções na pele e tecidos moles, infecções urinárias e infecções ósseas.


Cuidados e contraindicações

Antes que o tratamento com cefalexina seja iniciado, informe ao seu médico se você já apresentou reações anteriores de alergia a algum medicamento, especialmente à cefalexina, a outras cefalosporinas, às penicilinas ou à penicilamina.


Fontes

As informações deste artigo foram tiradas da bula do medicamento Keforal®, produzido pela ABL, referência para alguns fabricantes de cefalexina 500mg genérico.


Cuidados ao tomar o medicamento

Antes de iniciar o tratamento com cefalexina monoidratada, verifique cuidadosamente se você já apresentou reações anteriores de alergia às cefalosporinas e às penicilinas.


Efeitos colaterais da cefalexina

De acordo com a bula, a reação adversa mais frequente tem sido a diarreia, sendo raramente grave o bastante para determinar a interrupção do tratamento.


Quanto tempo leva para fazer efeito?

De acordo com a bula, após a administração de cefalexina, via oral, em jejum, a sua absorção é rápida e os níveis sanguíneos máximos são geralmente atingidos em 1 hora, apesar de o tempo necessário para atingir níveis máximos poderem variar consideravelmente.


História

Image
Em 2012, a cefalexina foi um dos 100 medicamentos mais prescritos nos Estados Unidos.[17] No Canadá, foi o 5º antibiótico mais comum utilizado em 2013.[18] É um dos 15 medicamentos mais comuns e prescritos na Austrália.[19] A cefalexina foi desenvolvida em 1967,[20] e comercializada pela primeira vez em 1969 e 197…

See more on pt.wikipedia.org


Indicações

  • A cefalexina é utilizada nas infecções provocadas por microrganismos gram + e gram – susceptíveis, como por exemplo infecções urinárias, faringites, sinusites, infecções respiratórias, infecções da pele, otites, infecções dentárias e tecidos moles e amigdalites, obviamente todas infecções de origem bacteriana, pois o medicamento não possui qualquer ação contra vírus.[4][…

See more on pt.wikipedia.org


Farmacocinética

  • A cefalexina é absorvida de forma rápida no trato gastro-intestinal. Atravessa a barreira placentária e aparece em pequenas doses no leite materno. Pode ser eliminada através de hemodiáliseem caso de superdose.

See more on pt.wikipedia.org


Mecanismo de Ação

  • Lise da parede bacteriana.[26] Ela interrompe a síntese do peptidoglicano, ou seja, inibe a ação da enzima envolvida na transpeptidação, responsável pela ligação entre as cadeias de tetrapeptídeos do peptidoglicano;.com isso, não se formam as ligações entre tais cadeias, e ocorre a lise na parede celular da bactéria[27]. O mecanismo de ação desses agentes é igual ao …

See more on pt.wikipedia.org


Reações Adversas

  • Os efeitos adversos do medicamento são raros,[24]embora possa ocorrer: 1. Aparelho digestivo- náuseas, vômitos e diarreia sobretudo com doses elevadas. 2. Sangue- eosinofilia, agranulocitose e trombocitopenia ocorrem raramente. 3. Fígado- alterações das enzimas hepáticas e icterícia colestática (raro). 4. hipersensibilidade – pode provocar reações de hipersensibilidade caracteriz…

See more on pt.wikipedia.org


Contra Indicações E Precauções

  1. Em doentes com história de hipersensibilidade às penicilinas ou cefalosporinas[4][26]
  2. Em doentes com insuficiência renal, deve ser reduzida a posologia a critério médico.[4][25]
  3. Em doentes com porfiria.[4]
  4. Mulheres que amamentam.[4]

See more on pt.wikipedia.org


Interações Medicamentosas

  1. Não pode ser administrada concomitantemente com aminoglicosídeos.[26]
  2. Não pode ser administrada concomitantemente com anticoagulantes, heparina e agentes trombolíticos pela interferência na síntese de vitamina K.[29]
  3. Não pode ser administrada concomitantemente com probenecida, pois prolonga as concentrações séricas de cefalexina.

See more on pt.wikipedia.org


Ver também


Indicação


Posologia


Efeitos Colaterais


Contraindicações


Mecanismo de Ação

  • Como funciona?
    A Cefalexina é um antibiótico que pertencente ao grupo das cefalosporinas, um composto que apresenta ação bactericida, capaz de eliminar as bactérias responsáveis pelos processos inflamatórios. Após administração oral, a Cefalexina começa a fazer efeito cerca de 60 minuto…

See more on bulario.com


Advertências E Precauções


Superdosagem

Leave a Comment