Qual a diferença entre câncer e adenocarcinoma?
O que é o adenocarcinoma? Se o câncer surge de um tecido epitelial que contém glândulas, como o estômago, cólon, pâncreas, próstata ou mama, o carcinoma é chamado de adenocarcinoma (adeno = pertence a uma glândula). Na mama, o adenocarcinoma é o tipo mais comum de câncer, correspondendo a mais de 90% dos casos.
Quais são os tipos de adenocarcinoma da mama?
O adenocarcinoma da mama é dividido em dois grupos: Carcinoma ductal da mama, quando a origem do câncer são os ductos que transportam o leite. Carcinoma lobular da mama, quando a origem do câncer são os bulbos, pequenos sacos que armazena o leite.
Quais são os mecanismos que as células tumorais podem usar para impedir a ação do sistema imunológico?
Além disso, outro dos mecanismos que as células tumorais podem usar para impedir a ação do sistema imunológico é produzir mensageiros químicos com ação inibitória nas células imunológicas. Assim, eles criam imunossupressão em torno da área do tumor. Isso favorece a sobrevivência das células cancerígenas.
Quais são os tipos de carcinomas?
Carcinoma de grandes células (células grandes, arredondadas ou poligonais com abundante citoplasma); Carcinoma de pequenas células (células redondas com três vezes o diâmetro de um linfócito em repouso e citoplasma pouco evidente).
Qual o principal mecanismo de destruição de tumores?
Os macrófagos podem matar células tumorais específicas quando ativados por uma combinação de fatores, como linfocinas (fatores solúveis produzidos pelas células T) e interferon. São menos eficazes que os mecanismos citotóxicos mediados pela célula T.
Quais são os tipos de respostas imunológicas de forma geral mais eficazes contra tumores?
As respostas mais eficazes contra tumo- res, que surgem naturalmente, parecem ser mediadas principalmente por linfó- citos T. As respostas imunes frequentemente não conseguem impedir o crescimento de tumores. Há várias razões pelas quais a imunidade antitumoral é incapaz de erra- dicar as células cancerígenas.
Como se desenvolve a resposta imune contra tumores?
de tumores demonstrando que antígenos tumorais podem disparar uma resposta imune. alteração nos antígenos existentes que são encontrados nas células normais. Esses antígenos incluem receptores de membrana, reguladores do ciclo celular e apoptose, ou moléculas envolvidas nas vias de transdução de sinal.
Quais os principais tratamentos contra o câncer?
O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea.
Qual o tipo de resposta imune é desencadeada contra os tumores?
Resposta imune humoral O reconhecimento de antígenos tumor-associados pelas células T auxiliares CD4+ também pode desencadear uma resposta humoral mediada por células B, com consequente produção de anticorpos que reconhecem antígenos associados ao tumor.
Qual célula da resposta imunológica possui uma maior importância no combate aos tumores?
Células dendríticas são células apresentadoras de antígenos na barreira dos tecidos (p. ex., pele, linfonodos). Têm papel crucial no início da resposta imunitária específica do tumor.
Como o sistema imune responde a células tumorais?
VIGILÂNCIA IMUNOLÓGICA TUMORAL O sistema imune inato responde às células tumorais por meio das células natural killers (NK), enquanto que o sistema imune adquirido responde às elas por meio dos linfócitos T citotóxico (CD8+).
O que é imunologia de tumores?
A imunologia tumoral é o estudo das propriedades antigênicas dessas células transformadas (pois um grande problema para o hospedeiro consiste na semelhança dessas células com as células sadias), da resposta imunológica do hospedeiro contra essas células, das conseqüências do crescimento das células malignas para o …
Como o microambiente tumoral inibe a resposta imunológica?
tA iMUNE iNDUZiDA Alterações são frequentes no microambien- te tumoral e podem afetar de forma importante a resposta imune no interior do tumor. Uma pesquisa recente evidencia uma forte influência da presença de células apoptóticas no microambiente tumoral, modulando a progressão do câncer.
Qual é o tipo de tratamento?
São eles: a cirurgia, a radioterapia, a quimioterapia, a hormonioterapia, a imunoterapia, a terapia-alvo e o transplante de medula óssea.
O que é tratamento alternativo contra o câncer?
Os tratamentos alternativos podem ser usados por pacientes com dor oncológica junto com medicamentos contra dor, o que, às vezes, é denominado terapia complementar ou integrativa. Alguns pacientes acreditam que podem tomar uma dose menor de analgésicos quando também fazem uso de tratamentos alternativos.
Qual é a diferença entre quimioterapia e radioterapia?
A quimioterapia é um tratamento que utiliza um determinado medicamento, aplicado por via venosa ou oral, e que vai agir no corpo inteiro. A radioterapia é um tratamento localizado em uma determinada região do corpo.
Mecanismos de carcinogênese
O grupo busca entender os mecanismos de desenvolvimento, evolução, agressividade, e resposta terapeutica dos tumores do trato aerodigestivo, através de estudos translacionais e modelos in vitro, como linhagens celulares e modelos experimentais.
Pessoal
Pesquisadores visitantes:
Fernando Tadeu Trevisan Frajacomo, (bolsista de pesquisa / INCA) ( Lattes)
Nathalia de Oliveira Meireles da Costa, (bolsista de pesquisa / INCA) ( Lattes)
Publicações selecionadas
Penha RCC, Pellecchia S, Pacelli R, Pinto LFR, Fusco A. Ionizing Radiation Deregulates the MicroRNA Expression Profile in Differentiated Thyroid Cells. Thyroid. 28 (3):407-421. 2018. ( PubMed)
O que é o carcinoma?
O carcinoma é o tipo de câncer que surge quando uma célula epitelial qualquer sofre transformação maligna. Por exemplo, se a célula que sofreu mutação é uma célula epitelial do rim, o câncer que surge dela é o carcinoma de células renais; se a origem do câncer for a célula epitelial do fígado, conhecida como hepatócito, o câncer se chamará hepatocarcinoma.
O que é um câncer?
Se alguma célula sofre alteração do seu DNA, ela automaticamente se destrói, em um processo chamado de apoptose. A apoptose é um mecanismo de defesa que a natureza desenvolveu para evitar que células com DNA comprometido se multipliquem.