Quais são os agentes mutagénicos?
Os agentes mutagénicos, mutagénicos também conhecidos, são moléculas de uma natureza diferente que causam alterações na base de , como parte da cadeia de ADN . Dessa forma, a presença desses agentes amplifica a taxa de mutação no material genético. Eles são classificados em mutagênicos físicos, químicos e biológicos.
Qual é a função do agente umectante?
Os agentes umectantes fazem com que as moléculas de água se espalhem ainda mais. Um agente umectante também pode ser conhecido como surfactante , que é um tipo de produto químico que altera as propriedades dos líquidos , pois provoca alterações na tensão superficial do líquido.
Quais são as substâncias que interagem com os agentes oxidantes?
O oxigênio é considerado o mais comum dos agentes oxidantes. Um exemplo dessas reações orgânicas envolvendo a transferência de átomos é a combustão, que é uma reação produzida entre o oxigênio e algum outro material oxidável. 1 O que são agentes oxidantes? 2 Quais fatores definem a força de um agente oxidante? O que são agentes oxidantes?
Como os mutagênicos afetam a base do DNA?
A ação direta de certos mutagênicos pode afetar diretamente a base do DNA. Por exemplo, o ácido nitroso converte adenina em uma molécula semelhante, hipoxantina, por meio de uma reação de desaminação oxidativa.
O que é mecanismo de ação exemplos?
Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um “alvo” molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.
Quais são os agentes molhantes?
Na classe dos agentes molhantes foi escolhido o lauril sulfato de sódio, que é um tensoativo solúvel em água, usado para aumentar a dissolução e biodisponibilidade dos fármacos além de favorecer a permeabilidade cutânea. Também o docusato sódico que além de molhante também agiria como Page 13 13 desintegrante.
São exemplos de formas farmacêuticas estéreis?
Resposta correta 4. Pergunta 4 /1 São exemplos de formas farmacêuticas estéreis: Ocultar opções de resposta 1. cápsulas, soluções injetáveis, soluções oftálmicas, suspensões orais.
O que é forma farmacêutica Cite 5 Exemplos?
As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.
Quais são os medicamentos estéreis?
Medicamentos estéreis são aqueles que precisam passar por um processo para eliminar todos os contaminantes e são injetados nos pacientes.
O que são formas farmacêuticas estéreis?
Produtos estéreis: São formas farmacêuticas isentas de microorganismos viáveis. Todos os componentes e processos envolvidos no preparo devem ocorrer.
O que são produtos estéreis e não estéreis?
Produtos parenterais e oftálmicos têm exigência de esterilidade. Enquanto que os produtos orais e tópicos são referidos como produtos não estéreis, ou seja, admite-se a existência de um nível de contaminação.
Quais as formas farmacêuticas mais utilizadas?
Quais são as formas farmacêuticas mais comuns de medicações? As formas sólidas podem ser divididas, entre outras, em comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos. As formas líquidas principais são soluções, xaropes e extratos fluidos.
Quais são as principais formas farmacêuticas utilizadas atualmente?
As formas farmacêuticas podem ser sólidas, semissólidas, líquidas ou gasosas. Podem ser classificadas também pela via de administração do medicamento sendo parenteral, oral, oftálmica, retal, vaginal, cutânea, pulmonar, nasal, sublingual, entre outras.
Como saber a forma farmacêutica?
As formas farmacêuticas sólidas podem ser classificadas em cápsulas, drágeas, comprimidos, grânulos, supositórios e pós. As cápsulas são formas compostas por um envoltório comestível, que normalmente é à base de gelatina. Dentro desse envoltório, está princípio ativo.
¿ O que é mecanismo de defesa?
Os mecanismos de defesa são processos inconscientes dos indivíduos que têm a função de proteção, especificamente têm a intenção de proteger a ideia de si mesmo e sua autoestima.
¿ Como é o efecto de o que está é firmemente rejeitado?
O que está acontecendo é firmemente rejeitado com a convicção de que, se não é reconhecido como real, não acontece de verdade. O que o sujeito faz é bloquear esses eventos inaceitáveis, para que desta maneira não se tornem parte da consciência.
O que é uma mutação?
Antes de entrar na questão dos mutagênicos, é necessário explicar o que é uma mutação. Na genética, uma mutação é uma mudança permanente e herdável na sequência de nucleotídeos na molécula de material genético: DNA.
Tipos de agentes mutagênicos
Os agentes que causam mutações no material genético são de natureza muito diversa. Primeiro, exploraremos a classificação dos mutagênicos e daremos exemplos de cada tipo, depois explicaremos as diferentes maneiras pelas quais os mutagênicos podem produzir alterações na molécula de DNA.
Como eles agem: tipos de mutações causadas por agentes mutagênicos
A presença de agentes mutagênicos causa alterações nas bases do DNA. Se o resultado envolve a alteração de uma base de púrico ou pirimidina por uma da mesma natureza química, estamos falando de uma transição.
O que são agentes mutagênicos?
Todo elemento que se introduz no DNA e se expõe as células, promove uma alteração nas moléculas e, por essa razão, é chamado de agente mutagênico. Como o próprio o nome já induz, ele é capaz de transformar os genes e esses, por sua vez, repassam as informações alteradas para os seus descendentes.
Tipos de mutações
Químicas: Produzidas em laboratórios, algumas substâncias químicas quando entram em contato com as células do corpo causam uma transformação no material genético causando anomalias resultantes na ativação de células cancerígenas. Bem como a ação de radicais livres no organismo. Exemplo: o tabagismo;
Malefícios dos agentes mutagênicos e os seus usos pela ciência
Todos os tipos de agentes que alteram o material genético é maléfico à saúde humana, pois eles apresentam efeitos nocivos às células causando doenças, como o câncer. É importante, portanto, ficar atento aos hábitos do dia a dia, a fim de evitar ação desses elementos no organismo.
Mecanismos inespecíficos e específicos
No que concerne ao mecanismo de ação, os fármacos podem ser classificados em dois grandes grupos, a saber: fármacos estruturalmente inespecíficos e fármacos estruturalmente específicos.
Fármacos com ação inespecífica
Os fármacos estruturalmente inespecíficos são aqueles que não necessitam de alvos moleculares (receptores, canais iônicos, enzimas) para desencadear sua ação farmacológica.