Qual o mecanismo de açao dos hormônios esteroides

Qual é o mecanismo de ação dos AINEs? Os AINEsfuncionam por meio da inibição da função da enzima ciclo-oxigenase (COX) e, assim, reduzem a produção de prostaglandinas. Onde agem os AINEs?

Full
Answer

Quais são os esteroides?

Quando se analisa os esteroides do ponto de vista químico, eles são compostos lipossolúveis, derivados de triterpenos tetracíclicos. Os esteroides fazem parte de uma classe de lipídios que possuem uma estrutura em comum de hidrocarbonetos com 17 átomos de carbono ligados em quatro estruturas cíclicas, como mostra a figura abaixo.

Qual é o mecanismo de ação dos hormônios esteróides?

O mecanismo de ação dos hormônios esteróides é bastante semelhante em todos eles. No caso de compostos lipofílicos, eles se dissolvem sem dificuldade na membrana lipídica e penetram no citoplasma de suas células-alvo, que possuem receptores citoplasmáticos específicos para o hormônio ao qual devem responder.

Quais são os grupos funcionais que se ligam na estrutura base dos esteroides?

Dependendo dos grupos funcionais que se ligam na estrutura base dos esteroides, a molécula terá funções diferentes no organismo. Esses grupos funcionais podem ser diversos, mas os mais comuns são álcoois, ésteres, cetonas, aldeídos e ácidos carboxílicos.

Como os hormônios esteróides são sintetizados?

O primeiro passo da síntese ocorre nas mitocôndrias e consiste na ação de uma enzima chamada colesterol desmolase, pertencente à superfamília do citocromo P450 e também conhecida como “P450scc” ou “CYP11A1”, que promove a eliminação de 6 dos átomos de carbono na cadeia lateral ligados a C17.


Qual é o mecanismo de ação dos hormônios esteroides?

Todos os hormônios esteróides atuam por meio de receptores nucleares e alteram o nível de expressão de genes específicos. Eles também podem ter efeitos mais rápidos, provavelmente mediados por receptores na membrana plasmática.


O que é mecanismo de ação dos hormônios?

Mecanismos de ação hormonal São proteínas as quais, os hormônios correspondentes, com alta especificidade e afinidade, provocam mudanças conformacionais que desencadeiam reações modificadoras do metabolismo da célula-alvo, constituindo a resposta celular.


Como ocorre a síntese de esteroides?

Síntese dos hormônios esteroides A esteroidogênese é o processo biológico pelo qual os hormônios esteroides são sintetizados a partir do colesterol. Essa produção acontece nas glândulas adrenais e nas gônadas (testículos e ovários).


Quais são os hormônios esteroides?

Hormônios esteroides – corticosteroides, estrogênios, progesterona, androgênios, entre outras.


O que significa mecanismo de ação?

O mecanismo de ação é a interação química que uma determinada substância ativa exerce com o receptor produzindo uma resposta terapêutica.


Quais os mecanismos de transporte dos hormônios?

O mecanismo de ação de cada um dos grupos de hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas, sejam eles hidrossolúveis sejam lipossolúveis, possui receptores específicos na membrana celular ou no núcleo da célula.


Como ocorre o processo de síntese de proteínas?

A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.


Onde são encontrados esteroides?

Os esteróides são lipídios que não possuem ácidos graxos em sua estrutura. Eles atuam, nos organismos, como hormônios e, nos humanos, são secretados pelas gônadas, córtex adrenal e pela placenta.


Qual a principal função de um esteroide?

Os esteroides anabolizantes (EA) são drogas que têm como função principal a reposição de testosterona (hormônio responsável por características que diferem homem e mulher).


É um exemplo de esteroide?

Alguns exemplos destes esteróides são a hidrocortisona, dexametasona, mometasona e betametasona. Esteróides são compostos tetracíclicos (quatro anéis) de alta massa molecular. Aqueles contendo um ou mais grupos ─OH e nenhum grupo C═O são chamados esteróis.


O que são hormônios não esteroides?

HORMÔNIOS NÃO-ESTERÓIDES. São substâncias químicas produzidas pelo sistema endócrino com a função de regular processos fisiológicos. “Mensageiros do corpo”.


Qual esteroide é uma vitamina?

vitamina DO Hormônio Esteróide O primeiro fato você já conhece. A forma ativa de vitamina D é um hormônio esteróide e o mais potente no corpo. Os hormônios esteróides funcionam por “desmascarar” o genoma.


Qual é o mecanismo de ação do hormônio antidiurético?

O hormônio antidiurético atua nos rins promovendo a reabsorção de água. Esse hormônio é importante, pois evita a perda exagerada de água e garante a osmolaridade normal do sangue. Células osmorreceptoras no hipotálamo monitoram a osmolaridade do sangue e desencadeiam a liberação de ADH a partir da neuro-hipófise.


Quais as 3 classificações da ação hormonal?

Com base em sua estrutura química, os hormônios podem ser classificados em proteínas (ou peptídeos), esteroides e derivados de aminoácidos (aminas).


Qual o mecanismo de ação da testosterona?

Mecanismo de ação Os efeitos da testosterona em seres humanos e outros vertebrados ocorrem por meio de mecanismos múltiplos: por ativação do receptor de andrógenos (diretamente ou como DHT), por conversão em estradiol e ativação de certos receptores de estrogênio.


Qual o mecanismo de controle hormonal da secreção hormonal?

A regulação da secreção de diversos hormônios é feita por um mecanismo conhecido como feed-back negativo. A expressão inglesa feed-back (traduzida como “retroalimentação”) é usada para indicar a regulação de uma glândula pelo seu próprio produto final.


Estrutura esteróide

Os esteróides são compostos orgânicos muito diversos que têm em comum o que poderia ser considerado um núcleo pai, consistindo na fusão de três anéis de seis átomos de carbono (ciclo-hexanos) e um dos cinco átomos de carbono (ciclopentano).


Síntese

As células produtoras de hormônios esteróides estão localizadas principalmente no córtex das glândulas supra-renais, onde são produzidos glicocorticóides como cortisol, mineralocorticóides como aldosterona e hormônios sexuais masculinos, como desidroepiandrosterona e androstenediona.


Aldosterona como um exemplo

A ação da aldosterona é exercida principalmente no nível da porção final do tubo distal e nos ductos coletores, onde o hormônio promove a reabsorção do Na + e a secreção do K +.


Estrutura de esteróides

Esteróides são compostos orgânicos de natureza muito diversa que têm em comum o que poderia ser considerado um núcleo parental consistindo na fusão de três anéis de seis átomos de carbono (ciclohexanos) e um de cinco átomos de carbono (ciclopentano).


Síntese

As células que produzem hormônios esteróides estão localizadas principalmente no córtex das glândulas supra-renais, onde são produzidos glicocorticóides como o cortisol, mineralocorticóides como a aldosterona e hormônios sexuais masculinos como a desidroepiandrosterona e a androstenediona..


Aldosterona como exemplo

A ação da aldosterona é exercida principalmente ao nível da porção final do tubo distal e nos ductos coletores, onde o hormônio promove a reabsorção de Na + e secreção de K+.


Estradiol

É o principal hormônio sexual feminino produzido pelos ovários, que é a base dos estrógenos (outros hormônios sexuais femininos, tais como a progesterona).


Testosterona

É o principal hormônio sexual masculino, mas também está presente no corpo das mulheres. Sua produção se dá pelas três glândulas esteroidais, que são: córtex adrenal, testículos e ovários. É o hormônio que promove e mantém a produção de espermatozoides e de características masculinas, tais como barba, músculos e voz grossa.


Esteroides anabolizantes

Esteroides anabolizantes são drogas fabricadas para substituírem o hormônio masculino testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa etc. (efeito androgênico).


Estrutura esteróide

Image
Os esteróides são compostos orgânicos muito diversos que têm em comum o que poderia ser considerado um núcleo pai, consistindo na fusão de três anéis de seis átomos de carbono (ciclo-hexanos) e um dos cinco átomos de carbono (ciclopentano). Essa estrutura também é conhecida como “ciclopentanoperidrofe…

See more on maestrovirtuale.com


Síntese

  • As células produtoras de hormônios esteróides estão localizadas principalmente no córtex das glândulas supra-renais, onde são produzidos glicocorticóides como cortisol, mineralocorticóides como aldosterona e hormônios sexuais masculinos, como desidroepiandrosterona e androstenediona. As gônadas sexuais masculinas são responsáveis ​​pela produção de andróge…

See more on maestrovirtuale.com


Mecanismo de Ação

  • Se você precisar atualizar sua memória sobre o mecanismo de ação dos hormônios, é recomendável assistir ao vídeo a seguir antes de continuar lendo. O mecanismo de ação dos hormônios esteróides é bastante semelhante em todos eles. No caso de compostos lipofílicos, eles se dissolvem sem dificuldade na membrana lipídica e penetram no citoplasma de sua…

See more on maestrovirtuale.com


Aldosterona Como Um Exemplo

  • A ação da aldosterona é exercida principalmente no nível da porção final do tubo distal e nos ductos coletores, onde o hormônio promove a reabsorção do Na + e a secreção do K +. Na membrana luminal das principais células tubulares desta região, existem canais epiteliais de Na + e canais K + do tipo “ROMK” (do canal de potássio medial externo renalinglês ). A membrana ba…

See more on maestrovirtuale.com


Referências

  1. Ganong WF: Medula Adrenal e Córtex Adrenal, 25ª ed. Nova York, McGraw-Hill Education, 2016.
  2. Guyton AC, Hall JE: Adrenocortical Hormones, no Textbook of Medical Physiology, 13a ed, AC Guyton, JE Hall (eds). Filadélfia, Elsevier Inc., 2016.
  3. Lang F, Verrey F: Hormone, em Physiologie des Menschen mitPathophysiologie, 31ª ed., RF S…
  1. Ganong WF: Medula Adrenal e Córtex Adrenal, 25ª ed. Nova York, McGraw-Hill Education, 2016.
  2. Guyton AC, Hall JE: Adrenocortical Hormones, no Textbook of Medical Physiology, 13a ed, AC Guyton, JE Hall (eds). Filadélfia, Elsevier Inc., 2016.
  3. Lang F, Verrey F: Hormone, em Physiologie des Menschen mitPathophysiologie, 31ª ed., RF Schmidt et al. (Eds). Heidelberg, Springer Medizin Verlag, 2010.
  4. Voigt K: Endokrines System, In: Physiologie, 6a ed; R. Klinke et al. (Eds). Estugarda, Georg Thieme Verlag, 2010.


Estrutura de Esteróides

  • Esteróides são compostos orgânicos de natureza muito diversa que têm em comum o que poderia ser considerado um núcleo parental consistindo na fusão de três anéis de seis átomos de carbono (ciclohexanos) e um de cinco átomos de carbono (ciclopentano). Esta estrutura também é conhecida como “ciclopentanoperidrofenantreno”. Como os anéis estão mutuamente ligados, …

See more on pokemongoplanet.com


Síntese

  • As células que produzem hormônios esteróides estão localizadas principalmente no córtex das glândulas supra-renais, onde são produzidos glicocorticóides como o cortisol, mineralocorticóides como a aldosterona e hormônios sexuais masculinos como a desidroepiandrosterona e a androstenediona.. As gônadas sexuais masculinas são responsávei…

See more on pokemongoplanet.com


Mecanismo de Ação

  • Se você precisa refrescar a memória sobre o mecanismo de ação dos hormônios, é recomendável assistir ao vídeo a seguir antes de continuar lendo. O mecanismo de ação dos hormônios esteróides é bastante semelhante em todos eles. No caso dos compostos lipofílicos, eles se dissolvem sem dificuldade na membrana lipídica e penetram no citoplasma de suas …

See more on pokemongoplanet.com


Aldosterona Como Exemplo

  • A ação da aldosterona é exercida principalmente ao nível da porção final do tubo distal e nos ductos coletores, onde o hormônio promove a reabsorção de Na + e secreção de K+. Na membrana luminal das principais células tubulares dessa região, existem canais epiteliais de Na + e canais de K + do tipo “ROMK”. Canal de potássio medular externo renal). A membrana basol…

See more on pokemongoplanet.com


Referências

  1. Ganong WF: The Adrenal Medulla & Adrenal Cortex, 25ª ed. Nova York, McGraw-Hill Education, 2016.
  2. Guyton AC, Hall JE: Adrenocortical Hormones, em Livro de fisiologia médica , 13a ed, AC Guyton, JE Hall (eds). Filadélfia, Elsevier Inc., 2016.
  3. Lang F, Verrey F: hormônio, em Physiologie des Menschen mit Pathophysiologie, 31ª ed, RF …
  1. Ganong WF: The Adrenal Medulla & Adrenal Cortex, 25ª ed. Nova York, McGraw-Hill Education, 2016.
  2. Guyton AC, Hall JE: Adrenocortical Hormones, em Livro de fisiologia médica , 13a ed, AC Guyton, JE Hall (eds). Filadélfia, Elsevier Inc., 2016.
  3. Lang F, Verrey F: hormônio, em Physiologie des Menschen mit Pathophysiologie, 31ª ed, RF Schmidt et al (eds). Heidelberg, Springer Medizin Verlag, 2010.
  4. Voigt K: Endokrines System, In: Physiologie, 6ª ed; R Klinke et al (eds). Stuttgart, Georg Thieme Verlag, 2010.

Leave a Comment