Qual o mecanismo dr açao do antibiotico metronidazol

O mecanismo de ação do fármaco consiste na inibição da síntese de ácido desoxirribonucleico e na degradação do DNA. Efeitos adversos Os efeitos adversos do metronidazol são geralmente brandos, mas cefaleias e sintomas gastrointestinais são comuns. As reações mais graves compreendem estomatite, leucopenia, neurite periférica e ataxia.

Full
Answer

Quais medicamentos não podem ser administrados com metronidazol?

Metronidazol não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, medicamentos que contenham álcool na sua composição, Dissulfiram, anticoagulante oral como varfarina, Lítio, Ciclosporina, Fenitoína, Fenobarbital, 5-fluorouracil ou juntamente com Bussulfano.

Quais são as interacções do metronidazol?

Interacções: O metronidazol interfere com alguns testes laboratoriais bioquímicos, tais como a determinação da AST (GOT), ALT (GPT), HDL, triglicéridos ou glucose, quando os doseamentos se baseiam na diminuição da absorvância no espectro do ultravioleta. O metronidazol interfere com estas determinações conduzindo a resultados falsamente reduzidos.

Quais são os eventos adversos do metronidazol?

O metronidazol pode aumentar os eventos adversos do mebendazol, particularmente o risco de síndrome de Stevens-Johnson ou necrólise epidérmica tóxica. – Metronidazol

Quais são as doses de metronidazol?

O tempo e as doses também variam de acordo com a enfermidade e a gravidade. O metronidazol é encontrado com diferentes nomes comerciais (Flagyl, Meflagin, Metrobacter). E, como dissemos, ele pode ser combinado a outras substâncias. Mais um motivo para sempre consultar o profissional de saúde. Para comprar precisa de receita?


Qual o mecanismo de ação do antibiótico metronidazol?

Mecanismo de Ação: O produto da redução do metronidazol tem propriedades citotóxicas (de vida curta), interage com o DNA, inibindo a síntese do ácido nucléico, causando a morte da célula.


Como o metronidazol comprimido age?

Como o Metronidazol Comprimido FURP funciona? Metronidazol FURP é um anti-infeccioso que apresenta atividade antimicrobiana, que abrange exclusivamente microrganismos anaeróbios, e atividade antiparasitária. A absorção máxima ocorre entre 1 a 2 horas.


Onde o metronidazol atua?

O metronidazol é um bactericida potente, com excelente atividade contra bactérias anaeróbicas estritas (cocos gram-positivos, bacilos gram-negativos, bacilos gram-positivos) e certos protozoários como amebíase, tricomoníase e giardíase.


Qual o princípio ativo de metronidazol?

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. FLAGYL® pediátrico tem como princípio ativo o derivado benzoil do metronidazol, que permite apresentá-lo na forma farmacêutica suspensão. Cada 200 mg de benzoilmetronidazol corresponde a 125 mg de metronidazol.


Como saber se o metronidazol está fazendo efeito?

o tempo de melhora dos sintomas podem variar de acordo com a intensidade da inflamação e da resposta de cada mulher … porém com 2-3 dias de uso a coceira já deveria melhorar.


Pode tomar 2 comprimidos de metronidazol de uma vez?

A dose recomendada é de 2 g, em dose única, ou 250 mg, 2 vezes ao dia, durante 10 dias ou 400 mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias. O tratamento pode ser repetido, caso o médico considere necessário, depois de 4 a 6 semanas.


Quem usa metronidazol pode ter relação?

Existe também metronidazol de uso vaginal, não há proibição na relação sexual , a prudencia aconselha não realizar atividade sexual neste período de uso , porque pode causar desconforto á parceira, extravasar a medicação vaginal e evitar penetração de penis contaminados.


Para que serve o antibiótico metronidazol?

“Metronidazol é indicado para tricomoníase, vaginite, uretrite, giardíase, amebíase e outras infecções por bactérias”, exemplifica a farmacêutica-bioquímica Maria Aparecida Nicoletti, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP).


Quanto tempo dura o efeito do metronidazol no organismo?

Acabei o tratamento com metronidazol, quanto tempo devo esperar para poder beber de forma segura? A meia vida desse medicamento é de 8-10 horas, ou seja, ele fica no seu organismo por esse tempo, não devendo ingerir álcool nesse período.


Qual o grupo do metronidazol?

O metronidazol pertence à classe dos nitroimidazólicos, sendo utilizado como agente antiparasitário e antibiótico para organismos anaeróbios.


Para que serve metronidazol pomada como usar?

O metronidazol em gel ginecológico, popularmente conhecido por creme ou pomada, é um medicamento com ação antiparasitária que ajuda no combate a infeções vaginais provocadas pelo parasita Trichomonas vaginalis.


Como tomar o metronidazol para corrimento?

Remédios indicados: No caso de corrimento amarelado, o ginecologista pode recomendar o uso de:Metronidazol 500 mg de 12/12h uso oral, durante 7 dias consecutivos;Metronidazol gel 0,75%, uso intravaginal, por 5 noites;Clindamicina creme 2% uso intravaginal, por 7 noites.


Efeitos adversos

Os efeitos adversos do metronidazol são geralmente brandos, mas cefaleias e sintomas gastrointestinais são comuns. As reações mais graves compreendem estomatite, leucopenia, neurite periférica e ataxia .


Interações medicamentosas

O metronidazol pode interagir com outros medicamentos, entre os principais a cimetidina, a fenitoína, o fenobarbital, a varfarina, o lítio e o dissulfiram .


O que é o metronidazol e para que serve

O metronidazol é um medicamento antimicrobiano que funciona contra certas doenças causadas por bactérias ou protozoários.“ Metronidazol é indicado para tricomoníase, vaginite, uretrite, giardíase, amebíase e outras infecções por bactérias”, exemplifica a farmacêutica-bioquímica Maria Aparecida Nicoletti, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP)..


Para comprar precisa de receita?

O metronidazol só é adquirido com prescrição médica, que fica retida na farmácia. Isso porque seu uso indiscriminado favorece a resistência bacteriana e causa reações adversas sérias.


Quais os cuidados a serem tomados no tratamento

Antimicrobianos, em geral, não podem ser administrados quando há ingestão de bebidas alcoólicas. “A associação com álcool provoca uma reação que gera palpitações, calor, vermelhidão na face, falta de ar, mal-estar intenso, náuseas e vômitos”, informa Maria Aparecida.


Indicação

Metronidazol é indicado para o tratamento de infecções causadas por vermes, como giardíase, amebíase e tricomoníase, no tratamento de vaginites e uretrites causadas por Gardnerella vaginalis, e no tratamento de outras infecções causadas por bactérias anaerobias como Bacteroides fragilis, Fusobacterium sp, Clostridium sp, Eubacterium sp e cocos anaeróbios, em adultos e crianças..


Posologia

Geralmente, a dose recomendada é de 2 g de Metronidazol administradas em dose única, ou 250 mg administrados 2 vezes por dia, durante 10 dias, ou 400 mg administrados 2 vezes ao dia, durante 7 dias.


Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Metronidazol podem incluir dor no estômago, náusea, vômito, diarreia, gosto metálico na boca, inchaço na pele, urticária, vermelhidão e coceira na pele, dores de cabeça, convulsões, tontura, dificuldade de andar, confusão, alucinações, humor depressivo, visão dupla, miopia, visão borrada, coloração amarelada da pele e olhos ou febre..


Advertências e Precauções

Antes de usar Metronidazol, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver disfunção no sistema nervoso central com falência hepática, tiver doença severa, ativa ou crônica, do sistema nervoso central e periférico ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.


Mecanismo de Ação

Metronidazol é um composto com propriedades anti-infecciosas e atividade antimicrobiana, contra microorganismos anaeróbios, ou seja, microorganismos que crescem na presença de baixas concentrações ou completa ausência de oxigênio. Além disso, Metronidazol possui também uma atividade antiparasitária, eliminando vermes e parasitas do corpo.


Inibição da síntese da parede celular

Os fármacos que interferem na constituição da parede celular pertencem à classe dos β (beta) lactâmicos, considerados os antibióticos de maior uso na prática clínica.


Inibição da síntese proteica

Esses antimicrobianos agem nos ribossomos das bactérias, organelas responsáveis pela síntese de proteínas. Diferente dos ribossomos das células eucariontes, que consistem em duas subunidades 60S e 40S, os ribossomos das células procariontes são formados por subunidades 50S e 30S.


Inibição da síntese de ácidos nucleicos

Esta classe é representada pelas quinolonas e fluoroquinolonas. Atuam inibindo a ação da DNA girase e topoisomerase IV bacterinas, enzimas essenciais para a sobrevivência da bactéria. Como resultado da inibição enzimática, a replicação da molécula de DNA é comprometida, resultando na morte celular.


Destruição da membrana plasmática

Ocorre a desestabilização da membrana da célula bacteriana, por ação das polimixinas. Essas moléculas interagem com os lipopolissacarídeos (LPS) presentes na membrana celular, retirando o cálcio e magnésio que tem a função de estabilizar a membrana. Com a desestabilização, há o aumento da permeabilidade e morte celular.


Descrição geral


Efeitos adversos

Os efeitos adversos do metronidazol são geralmente brandos, mas cefaleias e sintomas gastrointestinais são comuns. As reações mais graves compreendem estomatite, leucopenia, neurite periférica e ataxia.
A ingestão com álcool pode provocar dores abdominais, vômito, enrubescimento e cefaleia. O metronidazol não deve ser usado em pacientes com alergia anterior ao metronidazol ou outro de…


Mecanismo de ação

O mecanismo de ação do fármaco consiste na inibição da síntese de ácido desoxirribonucleico e na degradação do DNA.


Interações medicamentosas

O metronidazol pode interagir com outros medicamentos, entre os principais a cimetidina, a fenitoína, o fenobarbital, a varfarina, o lítio e o dissulfiram.


Contra-indicações e Precauções

• Deve ser evitado no caso de problemas hepáticos, renais ou diálise
• As mulheres grávidas ou a amamentar não devem seguir o tratamento com o metronidazol
• Porfíria
• Deve ser evitado no caso de alergia a este ou outros antibióticos


Ligações externas

• Bula e posologia no Brasil
• Portal da farmácia
1. ↑ «Metronidazol comprimidos: o que é, para que serve e como usar». Tua Saúde. Consultado em 1 de abril de 2021
2. ↑ «Metronidazol: o que é, para que serve e os cuidados». Veja Saúde. Consultado em 1 de abril de 2021

Leave a Comment