
Quais são os nomes que possuem significados de acordo com as caractererísticas da árvore?
Muitos destes nomes possuem significados de acordo com as caractererísticas da árvore ou dos frutos que produz. Veja abaixo alguns exemplos. NOME POPULAR | NOME CIENTÍFICO. Abacateiro – Persea americana. Amoreira – Morus nigra.
Qual é a altura de uma árvore?
A árvore é mediana, crescendo entre 12 a pouco mais de 20 metros de altura e é típica da mata atlântica brasileira. Há várias sinonímias para se referir a essa espécie de árvore em sua classificação científica, até porque ainda existe algumas contestações quanto a sua taxonomia.
Qual a diferença entre Pêra e árvore?
Cuidado se for apreciar a fruta in natura, pois tem espinhos que podem machucar a gengiva. Várias espécies de pêra são valorizadas por seus frutos e sucos comestíveis, enquanto outras são cultivadas como árvores. É uma árvore mediana, entre 10 a 20 metros de altura, muitas vezes com uma coroa alta e estreita; algumas espécies são arbustivas.
Qual é o nome da árvore que produz frutos?
A Nogueira Pecan ou Pecã é uma arvore de grande porte e também frutífera, quer dizer que ela é uma árvore que produz frutos. Seu nome cientifico é CaryaIllinoinensis. Ela é popularmente conhecida por Nogueira Pecan, Noz Pecan e Pecan (Pecã).

Como se chama a árvore do açaí?
açaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.
Como é a árvore do açaí?
Características. É uma palmeira delgada e alta que pode atingir de 20 a 25 metros. Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, o que totaliza, em média, de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira e de 12 a 25 toneladas de frutos/ha/ano. Os troncos são lisos, roliços, longos, de cor clara, sem espinhos.
Qual é a palmeira do açaí?
O açaí, fruto da palmeira Juçara (Euterpe edulis Martius), vem sendo explorado por agricultores familiares catarinenses, que tiram dele o sustento sem comprometer a biodiversidade da floresta.
Qual a diferença entre palmeira juçara e açaí?
“O açaí é mais utilizado para a produção de polpa de frutas. Os frutos tanto da juçara (euterpe edulis), quanto do açaí (euterpe oleracea) são muito parecidos e por isso são confundidos. Só que o fruto do açaizeiro vai ter uma oferta de polpa maior. A juçara é muito mais utilizada para a produção de palmito.
Qual é a planta do açaí?
Euterpe oleracea MartO açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma planta nativa da Amazônia brasileira, sendo o Pará seu principal centro de dispersão natural.
Quanto tempo leva Pará produzir um pé de açaí?
período da floração à frutificação: 5 a 6 meses. produção da planta adulta (após 6 – 7 anos): em média 15 kg/estipe. produtividade: em média 24 toneladas por hectare.
Para que serve a palmeira do açaí?
As folhas são usadas para a cobertura de casas e na confecção de chapéus. Sua madeira é utilizada em construções rústicas. O açaí é uma palmeira típica da Região Amazônica. Além de ter um sabor delicioso e refrescante, é rico em lipídios e vitamina E, que ajuda a combater os radicais livres.
Quais são os tipos de palmeiras que existe?
Conheça agora os principais tipos de palmeiras utilizadas em jardins e escolha a idealPalmeira Areca. A palmeira areca é um tipo muito comum sendo vista em projetos paisagísticos internos e externos. … Palmeira Fênix. … Palmeira Garrafa. … Palmeira Imperial. … Palmeira Leque. … Palmeira Real. … Palmeira Rabo de Raposa. … Palmeira Ráfia.More items…•
Qual é o nome do fruto da palmeira?
Coquinho. O Projeto Juçara, desenvolvido durante 10 anos pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema), valorizou o fruto da palmeiras, o coquinho, no lugar do palmito, garantindo a preservação da palmeira mata adentro.
Como é chamado o açaí no Maranhão?
No Maranhão, o famoso açaí é conhecido como juçara. Porém, não são exatamente a mesma fruta, conheça a diferença e conheça a festa tradicional da juçara em São Luís.
O que é fruto juçara?
NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: JUÇARA vem do tupi guarani e significa “O que dá farpas ou lascas” isso devido a formação do tronco. Também chamada de Içara, Palmito doce, Palmito branco e Açaí da Mata Atlântica.
Como é o fruto do açaí?
Fruto: É uma drupa globosa, com diâmetro entre 1 e 2 cm e peso médio de 1,5 g, com casca roxa ou verde, conforme o tipo, com mesocarpo-polpa de 1 mm de espessura e endocarpo volumoso e duro, de forma próxima à do fruto, com uma semente.
Amoreira
Sendo um dos nomes de árvores mais populares entre os brasileiros, temos a amoreira, geralmente associada a amora, o fruto dessa especie. Segundo pesquisadores da área, essa árvore pode alcançar facilmente os 12 metros de altura. Em suas folhas, a forma de coração é a algo bem característico, geralmente apresentando bordas serrilhadas.
Bambu
Indo para uma árvore inconfundível na totalidade, o bambu apresenta características físicas únicas em toda a natureza. Geralmente, o bambu é utilizado em várias culturas para proteção de casas. Por outro lado, a plantação dessa árvore apresenta uma questão histórica, tendo seus primeiros indícios no Japão, país normalmente ligado a essa especie.
Castanheira
Também conhecida como castanha-do-Brasil, a Castanheira é a árvore mais conhecida de toda a amazônia. No entanto, diferente do que muitos pensam, a castanheira não está presente somente no Brasil, podendo ser achada em diversos países da América do Sul.
Jatobá
Como a castanheira, a jatobá também tem está presente na amazônia, sendo uma das árvores mais encontradas nessa região. No entanto, também é possível achar essa incrível especie na América Central e nas Índias Ocidentais.
Cedro
Diferente das já mostradas, o cedro é uma espécie de difícil acesso, sendo atualmente considerada rara em várias partes do mundo. No Brasil, essa árvore está presente nas formações florestais. Entretanto, ela é aparece com maior frequência na parte tropical brasileira, ou seja, no sudoeste.
Pau-brasil
Tendo seu nome desde o surgimento do Brasil, o pau-brasil apresenta uma incrível história mesmo antes de virarmos uma colonia de Portugal. Na época, os indignas utilizam a madeira do pau-brasil para quase tudo, chegando a fazer de instrumento de pesca até suas próprias casas.
Os Benefícios da Avelã Orgânica
São diversos os benefícios da avelã.
Avelã
Os quadros de composição bromatológica dão-nos o seguinte resumo sobre a composição da avelã (como fruto seco sem casca), infelizmente muito incompleto quanto ao conteúdo em vitaminas.
Aveleira: Características, usos, cultivo e cuidados mais importantes
Hoje o tema vai ser uma árvore. Uma das árvores de fruta mais conhecidas, não só pela sombra que proporciona e os usos que tal acarreta, também pelos benefícios e aplicações dos seus frutos, as avelãs.
Fruteira do mês: Avelã
Avelãs são um fruto seco muito saudável que ajuda à manutenção de músculos saudáveis e a diminuir o peso. Graças às suas gorduras saudáveis, contribui para a redução do mau colesterol.
Como cultivar a Árvore de Noz a partir das nozes
Este Website recorre ao uso de cookies para proporcionar uma melhor utilização pelos seus visitantes, bem como para assegurar que o mesmo se encontra em pleno funcionamento.
Cultivo de nozes vira alternativa de renda
A produção de leite continua sendo o carro-chefe da propriedade de Jacson Rodrigo Lizott, da comunidade de Campo Salles, interior do município de São Miguel do Oeste. Porém, além da dedicação com os animais, ele reservou três hectares da propriedade para cultivar a noz pecan.
Como plantar noz-pecã
Presente aqui desde 1870, quando foi trazida por imigrantes americanos para o interior do Estado de São Paulo, a nogueira-pecã (Carya illinoinensis) encontrou no Rio Grande do Sul a expansão para seu plantio um século depois.
A Nogueira Pecan
A Nogueira Pecan ou Pecã é uma arvore de grande porte e também frutífera, quer dizer que ela é uma árvore que produz frutos. Seu nome cientifico é CaryaIllinoinensis. Ela é popularmente conhecida por Nogueira Pecan, Noz Pecan e Pecan (Pecã). A palavra Pecan tem o significado de: noz que necessita de uma pedra para quebrar.
Jabuticabeira (Nome Científico: Plinia cauliflora)
Eis aqui um tipo de frutífera que resiste bem a baixas temperaturas (inclusive, a geadas), e que ainda pode servir de árvores ornamental para um jardim ou calçada, alcançando cerca de 10 m de altura. É um tipo de árvore que precisa de muita água para sobreviver, principalmente, no verão.
Amoreira (Nome Científico: Morus nigra)
Sendo uma espécie rústica, essa árvore frutífera consegue se adaptar aos mais diversos tipos de solo. No entanto, ela tem um ponto fraco: sofre com a falta de umidade. Portanto, ela não sobrevive em solo seco demais. Porém, ela não precisa levar luz direta do sol, no entanto, seus galhos crescerão diretamente na direção dele.
Romãzeira (Nome Científico: Punica granatum)
Esse é um tipo de árvore frutífera que se dá muito bem em vasos, tanto é que muitos a usam para belíssimas “bonsais”. Um tipo de árvore que precisa de água constantemente, principalmente quando o solo estiver muito seco. É também um tipo de frutífera que precisa de bastante luminosidade. Além dos frutos, a floração da romãzeira é belíssima.
Uvaieira (Nome Científico: Eugenia uvalha)
A árvore da uvaia chega a 13 m de altura, e é tipicamente brasileira, sendo nativa da nossa Mata Atlântica, mais precisamente nos estados de Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O aroma de seu fruto é suave, sendo bastante rico em vitamina C.
Coqueiro-Jerivá (Nome Científico: Syagrus romanzoffiana)
Sendo uma palmeira nativa da Mata Atlântica, essa árvore (também conhecida como baba-de-boi) dá uma fruta muito apreciada por animais, como papagaios, , e que também pode ser consumida por humanos, desde que se tenha paciência para descascá-la e comer sua amêndoa.
Cagaiteira (Nome Científico: Eugenia dysenterica)
Proveniente do cerrado, essa árvore frutífera pode chegar a 8 m de altura, com um fruto de polpa suculenta e ácida. Mesmo que o sabor seja agradável, a chamada cagaita não pode ser consumida em grande quantidades, visto que a fruta possui um poderosos efeito laxativo.
Guabiroba-Verde (Nome Científico: Campomanesia guazumifolia)
Importante árvore frutífera silvestre, a guabiroba-verde possui frutos bastante doces, e o melhor: comestíveis. Quando maduro, esse fruto pode ser consumido normalmente, e ainda pode ser aproveitado para sucos, e até mesmo sorvetes. A árvore mede cerca de 7 m de altura, e é bastante exuberante e bonita como um todo.
