I – OBJETO DA AÇÃO A presente ação tem por objetivo compelir os Requeridos fornecerem ao Requerente, o medicamento experimental representado por comprimidos de ” fosfoetanolamina sintética”, objetivando o tratamento de sua doença.
Como funciona a ação para fornecimento de medicamento?
A ação para fornecimento de medicamento já passou por várias fases na justiça brasileira. No início, conseguir uma liminar para obrigar o Estado a fornecer o medicamento não era muito complicado. Assim, bastava entrar com uma ação comprovando a necessidade do remédio e a dificuldade na sua obtenção.
Por que a decisão que determina o fornecimento de medicamentos não está sujeita ao mérito administrativo?
Por isso, a decisão que determina o fornecimento de medicamentos não está sujeita ao mérito administrativo, ou seja, conveniência e oportunidade de execução de gastos públicos, mas de verdadeira observância da legalidade” (STJ, 2ª Turma, RESP 857502/RS, decisão unânime, DJ 30/10/2006, p. 284).
Qual é a obrigação de fornecimento de fármacos às pessoas necessitadas?
No que diz respeito ao fornecimento de fármacos, às pessoas necessitadas, cabível pedi-los a qualquer dos Entes Públicos. É dizer, esses são solidariamente responsáveis pela disponibilidade do direito fundamental à saúde. (CF, art. 196) Inexiste obrigação isolada de um deles. (CF, art. 23, inc. II)
Quem tem direito a receber a medicação necessária e adequada ao tratamento do mal?
– Tem direito a Parte Autora a receber do Estado a medicação necessária e adequada ao tratamento do mal de que padece. (TRF4, AC 2003.72.00.004565-9, Quarta Turma, Relator Edgard Antônio Lippmann Júnior, publicado em 06/04/2005).
Qual a finalidade da administração de medicamentos?
Resumo. A administração de medicamentos é um processo que envolve a segurança do paciente, sendo de responsabilidade do profissional de enfermagem. É necessário que esses profissionais tenham a devida atenção para evitar o erro de medicação.
Quais os requisitos segundo do Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça para o fornecimento do medicamento?
Segundo consignou, para o deferimento, pelo Poder Judiciário, de determinada prestação de saúde, cinco requisitos cumulativos devem ser observados: a) a incapacidade financeira de arcar com o custo correspondente; b) a demonstração de que a não incorporação do medicamento não resultou de decisão expressa dos órgãos …
Como entrar com ação judicial para conseguir medicamento?
Como pedir medicamentos na justiça?Ingresse com uma ação no Juizado Especial Cível, se o valor total do tratamento (incluindo o medicamento) não ultrapassar 40 salários mínimos no período de 12 meses.Ingresse na justiça comum, com o auxílio de um defensor público ou advogado.
Como funciona a ação de medicamentos?
Ação de Medicamentos | Apoio Jurídico Para isso, é preciso comprovar os requisitos exigidos para a concessão do medicamento ou do tratamento pleiteado. Sendo certo que, caso haja uma alternativa viável para substituição do tratamento ou do medicamento indicado, esta será a opção que o Poder Judiciário estabelecerá.
III – DO PEDIDO DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA
Com isso, é indiscutível reconhecer como bem caracterizada a urgência no fornecimento do fármaco, requisitado por médico credenciado à rede pública de saúde. Cumpre observar, além disso, que, sobremodo, tratar-se de paciente com risco, mormente decursivo do material negado.
NEOPLASIA MALIGINA – NOVO CPC
Trata-se de modelo de petição inicial de ação para fornecimento de medicamento de alto custo, contra a União e Estado, na qual cumulado pedido antecipada de urgência (Novo CPC, art. 300), ajuizada com o propósito de se obter autorização judicial para se receber medicamento para tratamento de câncer (neoplasia maligna).
Ementa para citação
EMENTA: PREVIDENCIÁRIO. FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO. FALECIMENTO APÓS DEFERIMENTO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA. PERDA DE OBJETO. EXTINÇÃO DA AÇÃO. SUCUMBÊNCIA. PRINCÍPIO DA CAUSALIDADE. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.
1. Diante do falecimento do autor, resta configurada a perda do objeto da ação.
INTEIRO TEOR
Trata-se de ação ordinária ajuizada objetivando o fornecimento gratuito do medicamento Temozolomida (Temodal®) para tratamento de glioblastoma multiforme que acomete a parte autora.
Excelentíssimo (A) Senhor (A) Juiz (A) Federal Da Vara Federal de Curitiba – Pr.
Ação para Fornecimento de Medicamento
-
com pedido de antecipação de tutela em face da UNIÃO e do ESTADO do PARANÁ, ambas pessoas jurídicas de direito público, que poderão ser citadas por intermédio de seus representantes legais, com endereços, respectivamente, na Avenida Munhoz da Rocha, nº 1247 e Rua Conselheiro Laurindo nº 561, pelos motivos de fato e de direito que passa a expender. …
See more on endireito-cienciasjuridicas.jusbrasil.com.br
Consulta Processual – Detalhes Do Processo
-
Download Completo Nova Consulta Imprimir Voltar Antecipação de Tutela – Indeferida Capa do Processo Nº do Processo: 5035108-46.2016.4.04.7000 Data de autuação: 22/07/2016 11:36:10 Situação: MOVIMENTO-REMETIDO AO TRF Órgão Julgador: Juízo Federal da 3ª VF de Curitiba Juiz (a): MARCUS HOLZ Competência: Saúde Classe da ação: PROCEDIMENTO COMUM Proces…
1º Despacho
-
DESPACHO/DECISÃO 1. Defiro o benefício de gratuidade da justiça. Anote-se. 2. Trata-se de pedido de fornecimento do medicamento Panitumumab (VECTIBIX) a paciente portadora de neoplasia maligna (CID C20.0) em recidiva. Em relação ao custo do tratamento, assim se manifestou a DPU na petição inicial: “Porém, o tratamento apresentado com o medicamento Pa…