
Quais são as doses e as formas de aplicação da ivermectina?
As doses e as formas de aplicação da ivermectina variam de acordo com a doença. A dose de ivermectina é 200 mcg por kg de peso, por via oral em dose única. Para facilitar o cálculo do número de comprimidos, utilize a tabela abaixo.
Qual é o melhor momento para tomar o comprimido ivermectina contra piolhos?
O ideal é ministrá-lo ainda em jejum, cerca de uma hora antes da primeira refeição do dia. Ele é comercializado em farmácias por cerca de 3 a 30 reais, dependendo do nome comercial do medicamento. Você pode encontrá-lo como Ivermec, Plurimec, Levercitin ou Revectina. Para tomar o comprimido Ivermectina contra piolhos, siga a tabela abaixo:
Quais são os estudos sobre a secreção de ivermectina na amamentação?
Há carência de estudos também sobre a secreção de ivermectina na amamentação (NIH, 2021). Os achados dos estudos in vitro sugerem que a ivermectina inibe as proteínas transportadoras nucleares denominadas importina alfa/beta-1, as quais são fundamentais para o transporte intracelular utilizado por diferentes vírus no processo infeccioso.
Quem pode tomar ivermectina no período de gravidez?
Entretanto ela é contraindicada para uso por pacientes alérgicos à ivermectina ou a algum dos componentes da fórmula, em crianças com menos de 15 Kg ou menores de 5 anos e não deve ser utilizada no período de gravidez.

Estrongiloidíase – Filariose – Ascaridíase – Escabiose – Pediculose
A dosagem recomendada de Ivermectina para o tratamento destas afecções numa única dose oral visa fornecer aproximadamente 200 mcg de Ivermectina por kg de peso corporal. Consulte a Tabela 1 para orientar-se em relação à dosagem. Em geral, não são necessárias outras doses.
Oncocercose
A dosagem recomendada de Ivermectina para o tratamento da oncocercose é uma dose oral única que visa fornecer aproximadamente 150 mcg de Ivermectina por quilo de peso corporal. Consulte a Tabela 2 para orientar-se em relação à dosagem.
Para que serve Ivermectina
Ivermectina é indicada para o tratamento de várias condições causadas por vermes ou parasitas, como elefantíase, lombriga, sarna e piolhos, para adultos e crianças acima de 5 anos.
Ação esperada de Ivermectina
A ivermectina é um medicamento que atua contra várias espécies de parasitas e vermes. Sua ação se dá por meio da paralisação da musculatura de vermes e parasitas, ocasionando suas mortes e eliminando-os do seu corpo.
Contraindicações e riscos de Ivermectina
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes alérgicos à ivermectina ou a algum dos componentes da fórmula, por pacientes com meningite ou outras afecções do Sistema Nervoso Central.
Precauções e advertências de Ivermectina
Após o tratamento com ivermectina, os pacientes com oncodermatite hiperreativa podem apresentar maior probabilidade que outros de sofrer reações adversas severas, especialmente edemas e agravamento da oncodermatite.
Interações medicamentosas de Ivermectina
Não há relatos sobre interações medicamentosas com a ivermectina; no entanto, deve ser administrada com cautela a pacientes em uso de medicamentos que deprimem o Sistema Nervoso Central, como medicamentos para o tratamento de insônia, ansiedade, alguns analgésicos ou mesmo bebidas alcoólicas.
Uso de Ivermectina na gravidez e amamentação
Gravidez: não existem estudos adequados sobre o uso do produto em mulheres grávidas. Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgiãodentista.
Reações adversas de Ivermectina
As reações adversas são, em geral, de natureza leve e transitória. Durante o tratamento com ivermectina podem ocorrer raramente as seguintes reações: diarreia, náusea, falta de disposição, dor abdominal, falta de apetite, constipação e vômitos.
Modo de ação do medicamento ivermectina
Ivermectina é um medicamento que atua contra várias espécies de parasitas e vermes.
Contraindicações
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes alérgicos à ivermectina ou a algum dos
componentes da fórmula, por pacientes com meningite ou outras afecções do Sistema Nervoso Central.
Este medicamento é contraindicado para uso por crianças com menos de 15 Kg ou menores de 5 anos.
Estudos mostraram doses entre 150 mcg/kg a 200 mcg/kg por dia, dose única, via oral, dependendo do tipo
de infecção que o paciente apresente..
Antes de usar o medicamento
Após o tratamento com ivermectina, os pacientes com dermatite de origem oncológica podem apresentar maior probabilidade que outros de sofrer reações adversas severas, especialmente edemas e agravamento da oncodermatite;
Cuidados de conservação da ivermectina
Conservar em temperatura ambiente ( 15ºC a 30ºC) e proteger da luz e umidade.
Se armazenado nas condições indicadas, o medicamento se manterá próprio para consumo pelo prazo de
validade impresso na embalagem externa.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Modos de uso da ivermectina
Os comprimidos de ivermectina devem ser ingeridos com água.
Em geral, uma dose única do medicamento é suficiente para a eliminação de vermes e parasitas. A necessidade, ou não, de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica e/ou realização de testes
laboratoriais.
Em casos de esquecimento da dose
Esse item não é aplicável a este medicamento, pois trata-se de medicamento de dose única.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Superdose
Na intoxicação acidental ou na exposição significativa a quantidades desconhecidas de formulações
veterinárias de ivermectina em humanos, seja por ingestão, inalação, injeção ou exposição de áreas do
corpo, os seguintes efeitos foram relatados com maior frequência: lesões cutâneas até urticária, inchaço, dor
de cabeça, tontura, falta de disposição, náusea, vômitos, dor abdominal, diarreia, convulsões, alteração do
equilíbrio, falta de ar, alterações na sensibilidade.
Ivermectina serve para tratar ou prevenir COVID-19?
Não, até o momento não há nenhum ensaio clínico ou metanálise de alta qualidade demonstrando que a ivermectina tenha qualquer efeito benéfico para os pacientes com COVID-19.
Efeitos colaterais
Na maioria dos casos, o tratamento com ivermectina não provoca efeitos colaterais e quando o fazem, eles costumam ser leves e transitórios. Diarreia, náuseas com ou sem vômitos, astenia, dor abdominal, anorexia e constipação intestinal.
Contraindicações
A ivermectina não deve ser utilizada em pacientes com história de reação alérgica a qualquer um dos componentes do medicamento, em pacientes com meningite ou outros problemas agudos do sistema nervoso central.
Meta-análises e revisões sistemática
Diversos estudos indicam possível redução do tempo à resolução das manifestações clínicas da doença, redução dos níveis de marcadores inflamatórios, aceleração do clearance viral e menor taxa de mortalidade entre os pacientes que receberam ivermectina, quando comparado com outras drogas ou placebo.
Consensos atuais
Devido a ausência de evidências conclusivas favoráveis que sustentem os efeitos benéficos efetivos do uso da ivermectina, os consensos internacionais e brasileiros de diferentes instituições, incluindo o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Infectologia não recomendam o uso de ivermectina para profilaxia pré e pós-exposição, tratamento precoce ou em pacientes hospitalizados com Covid-19 (Brasil, 2021; NIH, 2021).
