Qual o tempo da açao de ivermectina

image

Quanto tempo dura o efeito da ivermectina no organismo? Geralmente usada em dose única, este medicamento é rapidamente absorvido por via oral, atingindo uma concentração máxima no sangue em 4 horas, sendo eliminado em até 18 horas do organismo. Como tomar ivermectina para escabiose?

Full
Answer

Quanto tempo leva para a ivermectina ser eliminada?

Em geral, a Ivermectina leva pouco mais de 01 (hum) dia para ser eliminada do organismo humano, com uso de dose única diária. Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online.

Quais são as reações adversas da ivermectina?

As reações adversas são, em geral, de natureza leve e transitória. Durante o tratamento com Ivermectina podem ocorrer raramente as seguintes reações: diarreia e náusea, astenia, dor abdominal, anorexia, constipação e vômitos. Tontura, sonolência, vertigem e tremor. Prurido, erupções e urticária.

Quais são as concentrações plasmáticas da ivermectina?

Após a administração oral da Ivermectina, as concentrações plasmáticas são aproximadamente proporcionais à dose. A concentração plasmática máxima é atingida em aproximadamente quatro horas após a ingestão. A meia-vida plasmática é de 22 a 28 horas nos adultos, e o volume aparente de distribuição é de aproximadamente 47 litros.

Quem pode tomar ivermectina no período de gravidez?

Entretanto ela é contraindicada para uso por pacientes alérgicos à ivermectina ou a algum dos componentes da fórmula, em crianças com menos de 15 Kg ou menores de 5 anos e não deve ser utilizada no período de gravidez.

image


Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Ivermectina?

As reações adversas são, em geral, de natureza leve e transitória. Durante o tratamento com Ivermectina podem ocorrer raramente as seguintes reações: diarreia e náusea, astenia, dor abdominal, anorexia, constipação e vômitos.


Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Ivermectina maior do que a recomendada?

Foi observada letalidade significativa em camundongos e ratos após doses orais únicas de 25 a 50 mg/kg e de 40 a 50 mg/kg de ivermectina, respectivamente. Não foi observada letalidade significativa em cães após doses orais únicas de até 10 mg/kg.


Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Ivermectina com outros remédios?

Não há relatos sobre interações medicamentosas com a Ivermectina; no entanto, deve ser administrada com cautela a pacientes em uso de drogas que deprimem o Sistema Nervoso Central.


Quais cuidados devo ter ao usar o Ivermectina?

Após o tratamento com drogas microfilaricidas, os pacientes com oncodermatite hiperreativa ( sowda) podem apresentar maior probabilidade que outros de sofrer reações adversas severas, especialmente edemas e agravamento da oncodermatite.


Resultados de Eficácia

A estrongiloidíase é uma infecção parasitária que pode desenvolver quadros clínicos graves e que, além do comprometimento intestinal, pode causar lesões cutâneas, broncopulmonares, hepáticas, biliares, miocárdicas e mesentéricas.


Características Farmacológicas

Ivermectina contém Ivermectina, um antiparasitário de amplo espectro, derivado das avermectinas, uma classe isolada de produtos de fermentação do Streptomyces avermitilis.


Estrongiloidíase – Filariose – Ascaridíase – Escabiose – Pediculose

A dosagem recomendada de Ivermectina para o tratamento destas afecções numa única dose oral visa fornecer aproximadamente 200 mcg de Ivermectina por kg de peso corporal. Consulte a Tabela 1 para orientar-se em relação à dosagem. Em geral, não são necessárias outras doses.


Oncocercose

A dosagem recomendada de Ivermectina para o tratamento da oncocercose é uma dose oral única que visa fornecer aproximadamente 150 mcg de Ivermectina por quilo de peso corporal. Consulte a Tabela 2 para orientar-se em relação à dosagem.


Modo de ação do medicamento ivermectina

Ivermectina é um medicamento que atua contra várias espécies de parasitas e vermes.


Contraindicações

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes alérgicos à ivermectina ou a algum dos
componentes da fórmula, por pacientes com meningite ou outras afecções do Sistema Nervoso Central.
Este medicamento é contraindicado para uso por crianças com menos de 15 Kg ou menores de 5 anos.
Estudos mostraram doses entre 150 mcg/kg a 200 mcg/kg por dia, dose única, via oral, dependendo do tipo
de infecção que o paciente apresente..


Antes de usar o medicamento

Após o tratamento com ivermectina, os pacientes com dermatite de origem oncológica podem apresentar maior probabilidade que outros de sofrer reações adversas severas, especialmente edemas e agravamento da oncodermatite;


Cuidados de conservação da ivermectina

Conservar em temperatura ambiente ( 15ºC a 30ºC) e proteger da luz e umidade.
Se armazenado nas condições indicadas, o medicamento se manterá próprio para consumo pelo prazo de
validade impresso na embalagem externa.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido.


Modos de uso da ivermectina

Os comprimidos de ivermectina devem ser ingeridos com água.
Em geral, uma dose única do medicamento é suficiente para a eliminação de vermes e parasitas. A necessidade, ou não, de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica e/ou realização de testes
laboratoriais.


Em casos de esquecimento da dose

Esse item não é aplicável a este medicamento, pois trata-se de medicamento de dose única.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.


Superdose

Na intoxicação acidental ou na exposição significativa a quantidades desconhecidas de formulações
veterinárias de ivermectina em humanos, seja por ingestão, inalação, injeção ou exposição de áreas do
corpo, os seguintes efeitos foram relatados com maior frequência: lesões cutâneas até urticária, inchaço, dor
de cabeça, tontura, falta de disposição, náusea, vômitos, dor abdominal, diarreia, convulsões, alteração do
equilíbrio, falta de ar, alterações na sensibilidade.


Como usar

O uso da ivermectina deve ser feito de acordo com a orientação do médico, sendo normalmente recomendado tomar o medicamento com água em jejum, uma hora antes da primeira refeição do dia. A ivermectina normalmente é usada em dose única e a quantidade de comprimidos pode variar de acordo com o peso da pessoa e doença a ser tratada.


Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com ivermectina são diarreia, náusea, vômitos, fraqueza e falta de energia generalizada, dor abdominal, perda do apetite ou prisão de ventre. Geralmente, essas reações são leves e de curta duração.


Quem não deve tomar

Este remédio está contraindicado para grávidas, mulheres que estejam amamentando, crianças com menos de 5 anos ou 15 kg e pacientes com meningite ou asma. Além disso, também não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade à ivermectina ou qualquer outro dos componentes presentes na fórmula.


Ivermectina e COVID-19

O uso da ivermectina contra a COVID-19 tem sido amplamente discutido na comunidade científica, isso porque o antiparasitário demonstrou possuir ação antiviral contra o vírus responsável pela febre amarela, ZIKA e dengue e, por isso, se supôs que poderia também ter efeito contra o vírus da COVID-19.

image

Leave a Comment